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Manutenção, Mecânica & ElétricaDicas para testar o ar condicionado
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Almeidão
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Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 29 Set 2023, 21:31

grahhhh escreveu:Fuente del Mensaje Então, andei pesquisando sobre, uns meses atras comprei um segundo vectra (97) pra retirada de peças (por 1500 ter um carro inteiro pra tirar reposição foi uma pechincha kkkkkk), e pensei, se estragar qualquer coisa tenho de onde tirar, porém a parte de arrefecimento e ventoinhas do 97 é beem diferente, o meu é um 98 e não tem cebolão, não tem os 2 pressostatos do ar condicionado (alta e baixa), tem tudo é controlado pelo módulo. Porém eu não quero ter que comprar um sensor novo sem nescessidade, ja fiz isso uma vez com o sensor de rotação e no fim não precisava ter comprado era apenas o conector que tava com problema.
Esse "transdutor" trabalha com sinal PWM (um sinal digital) alimentando as informações pro módulo, que controla tudo, desde armar as ventoinhas, até compressor e tudo mais, no meu conhecimento esse tipo de sistema só era aplicado pros vectras de 2001/2002 pra frente, meu primo tem um 2000 que ainda usa o sistema eletromecânico de cebolão e pressostato de alta e baixa.
Ai a minha dúvida era como testar o sensor em sí pra eliminar ele da equação e procurar outro motivo pra não armar o compressor, ou trocar ele mesmo.


Antes de você mexer nisto, eu tive problemas sério no compressor do meu carro, ele não funcionava na lenta só se fosse acelerado, talvez possa ser este o problema. do seu e era na tomada retangular que fica ali no lado do servofreio, tem umas travinhas para tirar eu até quebrei aquelas travinhas, e depis puxar a trava de cor vermelha ou rosada por cima, deu um certo trabalho para abrir até eu aprender como era. Ao abrir eu até desanimei porque a tomada era 100% nova, por dentro e tudo brilhando e ao remontar o problema tinha acabado, lógico tirei fora e joguei um WD 40 e andei mais uns meses até viajr e deixar ele parado no aeroporto e o problema voltou, tirei a tomada outra vez e meti graxa de slilicone nos contatos dela e já faz mais ou menos uns 10 anos isto e segue perfeito até hoje. Checa isto, quem sabe!
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Acacio Mutchal
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Dicas para testar o ar condicionado

por Acacio Mutchal » 29 Jan 2025, 12:46

Opa boa tarde pessoal! Tenho um Vectra B 96/97 2.0 8v GLS, estou com um problema faz quase um ano e ninguém consegue resolver... O carro simplesmente com o ar condicionado desligado trabalhar normal, no momento que ligar o ar anda do por mais de 35/40 minutos ele chega a 100graus, o ar parede a eficiência e para de gelar.. várias vezes já desci olhar a ventoinha pro lado de dentro do motor está para... Sistema de arrefecimento é todo novo, tudo mesmo, inclusive quando fiz colocaram um radiador tubular, sabendo que estava errado posteriormente troquei por um brasado marca visconde... Enfim, não sei mais o que fazer, levo os caras dizem que o carro está funcionando normal e que não tem o que fazer... Mas não creio que seja normal um carro a 100 graus com a ventoinha parada... Detalhe, meu Vectra na caixa de relés na frente da bateria não te fusíveis, são apenas relés

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chirola
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Dicas para testar o ar condicionado

por chirola » 29 Jan 2025, 13:43

Acacio Mutchal escreveu:Fuente del Mensaje várias vezes já desci olhar a ventoinha pro lado de dentro do motor está para.

opa, bom pelo seu comentario e esse o problema , com o ar ligado as duas ventoinhas ficam ligadas direto na velocidade 1 , no vectra trabalham sempre as duas juntas se parar uma ou para as ventoinhas com o ar ligado esta errado .
o ar condicionado desliga pela preção gerada no sistema de gas dele isso e normal , e um modo de preteção

Almeidão
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Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 29 Jan 2025, 14:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Acacio Mutchal escreveu:Fuente del Mensaje várias vezes já desci olhar a ventoinha pro lado de dentro do motor está para.

opa, bom pelo seu comentario e esse o problema , com o ar ligado as duas ventoinhas ficam ligadas direto na velocidade 1 , no vectra trabalham sempre as duas juntas se parar uma ou para as ventoinhas com o ar ligado esta errado .
o ar condicionado desliga pela preção gerada no sistema de gas dele isso e normal , e um modo de preteção


No caso do 96 é diferente Chirola, ele tem dois cebolões, um quando atinge a temperatura já estourando o motor ó ar desliga. O que percebi que o carro nçao liga as ventoinhas ao ligar o ar. Estou certo Acacio? Bem tem algo errado e muito errado ai, o Vectra ao ligar o ar as duas ventoinhas entram em funcionamento e o seu carro tem um monte de relês e eu ainda nunca tive um por perto para analizar o funcionamento geral deles, Mas algo para averiguar no carro e trocar e colocar novos para começar acertar seriam os relês e direi o que pose ser feito ali e para o ar talvez acertaria, não sei dizer se o cebolão ainda segue perfeito e a melhor opção neste modelo seria mudar o sistema para o modelo 97/98 em diante que será um cebolão duplo.
O que pode ser feito de imediato:
Todos os relês na frente da bateria de cor verde, voce usar um DNI 0101 com 4 terminais e todos os marrons usar um DNI 8115 ou 0115 e outros mais que tenham 5 terminais de 30 ou 40 amperes. O relê do ar é um cinza se tiver com 6 terminias, se tiver errado tem que usar o certo do ar que pode ser o DNI 8117. Tem um outro ai que é quase laranja, pode ser também o DNI 8115 ou 0115.
O unico teste que posso passar para você seria os relês verdes, fazendo um jump no 30 com 87 com a chave desligada um deles terão que girar as ventoinhas na baixa, se girar uma só já podes condenar um dos marrons e infelizmdente não sei lhe dizer qual é o do segundo estagio mas sempre jump no 30 com 87 observando os numeros no relê, mas tenha certeza que os relês estejam certos, que sçao invertidos, porque os verdes do vectra todos são invertidos. Segundo teste, com a chave ligada jumpear um verde que podemos supor que possa ser o segundo estagio e junto com o primeiro tem que girar as ventoinhas do segundo estagio e se girar uma somente volta o problema para um marrom, pra ser sincero é be complicado testar isto sem conhecimento e por isto eu sem pensar trocaria primeiro todos os relês.

Um Detalhe se o meu carro chegar em 95 graus eu me desespero, se chegar 100 acho que eu me infarto. Então está tudo errado ai e temperatura alta quando não queima junta, danifica bem os pistões e as vezes deixando os ovalizados.

Alguma coisa relacionada a relês que no manual de reparação nos pede a trocar a cada 50 mil km e eu troco com 2 anos ou se der defeito. Se o seu carro já tiver mais de 50 mil Km jpa teve o lucro suficiente sobre esta peça.
Meu 97/98 é diferente do seu, mas o funcionamento é mais ou menos assim e o do meio é marrom apesar que ali todos são pretos.
https://www.youtube.com/watch?v=QblqWvAMYkg

E abaixo como testar as bases do relê, pelo menos o primeiro e o segundo estagio mais um marrom o teste é igual mesmo o carro sendo diferente, você precisa jumpear os verde 30 com 87 separado para descobrir qual seriam os da ventoinhas sendo o preimeiro estagio chave desligada e o segundo com ela ligada.
https://www.youtube.com/watch?v=e7IOOhk3sp8
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