por Almeidão »
11 Nov 2014, 13:14
Se a ventoinha armar com o carro já em temperatura alta e demorar baixar sendo o carro com cebolão o problema é unicamente radiador:
Para entender isto é fácil, a agua quente entra na primeira parte do radiador onde está o cebolão e logo vai armar a ventoinha que começa a refrigerar a agua que está na frente da caixa passando pelo radiador, onde está o cebolão não será refrigerado agora, só no final do circulo, ou seja ali não refrigera nada ela segue refrigerando na frente pelas aletas do radiador. Esta agua refrigerada entra no motor quente e vai se misturando com que tem la no bloco que por sua vez continua esquentando já que o motor está ligado e gerando ali alta temperatura, mas como o radiador tem um poder maior, faz ela baixar. Neste caso a agua sai mais fresca passando pelo sensor de temperatura alterando o painel, entra na caixa onde está o cebolão e logo vai desligar lo porque a temperatura vai baixar, isto se o radiador tiver vazão total.
Agora um radiador com vazão comprometida, entra agua quente na caixa, liga a ventoinha, ela começa a girar e a agua circula bem menos que um radiador vazão total, logo esta pouca agua mais fria que circula pelo radiador não terá o poder de baixara a temperatura porque será misturada a uma quantidade maior de agua quente que está no bloco e cada vez esquentando mais. Seria o mesmo que pegar uma panela com agua quente no fogo e ir colocando colheres de agua fria aos poucos.
O que o pessoal precisa entender é que um radiador vazão total perto de um comprometido, a diferença é pouca e é impossivel ter isto olhando a agua circular no carro. Basta está 20% menos e a temperatura já vai subir e muito porque normalmente sobe na cidade onde o giro do motor não é alto e consequentemente a bomba gira bem memos e quem conhece bomba d'água sabe que baixo giro, é pouquissima pressão.
Eu fiz um filme sobre esta vazão e olhando a agua saindo não se nota muito a diferença, eu notei porque eu fiz e foi difícil segurar a mangueira na entrada do radiador comprometido. Este filme está por ai, nem lembro mais, mas se procurarem vão achar.
SEGUNDA PARTE SOBRE A VENTOINHA:
Aqui é para quem tem tudo perfeito e mesmo assim ela arma tarde e desliga normalmente, porem com temperatura ainda alta. CEBOLÃO ERRADO PARA O CARRO QUE ESTEJA USANDO.
TERCEIRA PARTE SOBRE A VENTOINHA:
Liga antes da hora e não desliga mais: CEBOLÃO ESTRAGADO.
Nunca vi um caso de ventoinha ficar lenta com o empo de uso, pra mim ela funciona ou não.
Estas informações é para o carro sem o ar ligado. Leiam com atenção e escolha a que lhes convém e se possivel olhe o filme que eu fiz e tenham em mente que o radiador velho a ventoinha ligava e ficava ligada direto sem baixar a temperatura mesmo usando MTE 760 que é baixo e muitas vezes fez eu para na pista por está em 95º. Meu carro hoje, mais de 5 anos depois disto nunca passou de 93 mesmo com o ar ligado e sempre usando aditivo para o radiador. Lembro que o Aditivo correto não refrigera, ele só não deixa o radiador entupir nunca, mantendo sempre a mesma vazão desde quando começou a usarlo, no meu caso comecei com Havoline neste radiador quando novo.