O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTemperatura alta com tudo novo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

223 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Thiago Menezes » 29 Set 2014, 23:46

WolneyJr escreveu:
Adriano cruz escreveu:WolneyJr, no seu carro está com tudo ok agora ou tem algum problema ? Dá uma olhadinha no cabo massa da bateria positivo e negativo porque com o tempo eles oxidam e podem causar interferência fazendo com que o painel marque errado, aí tem que colocar um reforço no alternador e na carroceria para a bateria nos 2(fácil de qualquer eletricista fazer). Seu reservatório de água está muito sujo, você usa aditivo no sistema ? Usar aditivo também ajuda o motor trabalhar mais frio. Bons aditivos: DELPHI, HAVOLINE XLC, PARAFLU UP, COLLANT UP, BARDAHL. :88:

Sim sim adriano. Tem algumas coisas aí pra revisar. O carro nao usa aditivo. Pretendo começar a usar porem o bom é ter uma grana porque pode começar a estourar tudo quando botar. Mas o que mais me preocupa é essa "baba" de óleo na tampa de válvulas. O dono anterior falou que mesmo trocando a junta volta a acontecer e ja vi muita gente falando que nao é bom plainar a tampa nem o cabeçote. Mas em breve vou dar uma revisada nessas coisas e posto foto ai pra vcs. Porque Vectra merece cuidados neh kkk.. Nao vou deixar assim nao. Um abraço. E obrigado pelas dicas.

Se a junta for original e a tampa do comando não estiver empenada resolvi sim o problema com vazamento!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 30 Set 2014, 07:47

Exatamente, e se tiver é só trocar a tampa, que não passa de 150,00 na concessionária.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

Fabio Kura
GL Member
GL Member
Nome Completo: FABIO AZEVEDO SILVA
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por Fabio Kura » 02 Out 2014, 16:37

passei por isso... resolvi hoje, era o pressustato do ar condicionado que não estava acionando a tomada do segundo estagio da ventuinha.... troquei os dois por via das duvidas, dei uma carga de gas, e até agora ele ta trabalhando em 90 graus com ar ligado, mas vou fazer o teste final quando sair do trampo no engarrafamento

takeshita
GL Member
GL Member
Nome Completo: sergio tatsuo takeshita
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por takeshita » 03 Out 2014, 22:28

Amigo, passei o maior perrengue com meu vectra 2003 CD plus 2.0 8v. o carro sempre foi exato na temperatura (90º). um dia fui pra faculdade e no retorno para casa, peguei um engarrafamento daqueles. do nada o carro esquentou. o cabeçote vazou e tive de trocar ele e todas as peças que vcs imaginam. depois do serviço feito, o carro continuou esquentando. varetei meu radiador (delphi), troquei todos os sensores, bomba d'água e nada. pesquisando sobre isso, junto com meu eletricista, acordamos em instalar um cebolinha direto no radiador, pois como viajo muito e sempre para longe, estava disposto a todo para resolver. meu vectra anterior (um GLS 2.0 1998) sempre trabalhou abaixo do meio e com ar, no meio. a instalação desta cebolinha de temperatura esfriou o carro e minha cabeça. hoje to sossegado. o sistema de refrigeraçao anterior é mais eficiente, no novo a valvula queimada ferra o carro. no sistema antigo, se ela queimar, a ventuinha fica ligada direto. se vc nao encontrar o problema, fala com um eletricista de confiança que ele pode fazer esta adaptaçao pra você.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 04 Out 2014, 07:28

Takeshita, se o sistema de refrigeração anterior é mais eficiente eu não sei, só sei que o meu ainda é o original comandado pela central e até hoje nunca tive problemas sem trocar nenhum sensor. Está gora com mais de 195.xxx km rodados. E o ponteiro do meu nunca chega em 90.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Out 2014, 09:34

Eu concordo também com o takeshita que o anterior é melhor. Lógico que quem nunca teve problemas com o sistema novo vão discordar, só que quando dá problemas é terrivelmente difícil acertar e eu nunca vi um cebolão ser diferente nos graus para cima, já o sistema mais novo parece que isto acontece, não tenho a real certeza porque nunca mexi ainda, mas acompanho os comentários aqui. Com certeza se eu tivesse um problema deste e tivesse um sistema novo eu colocaria um velho urgente. Já tem uns 6 anos que coloquei o ultimo MTE 760 e já estou estudando para trocar este ano, eu não deixo estragar para trocar e acho que muitos deveriam fazer isto, mesmo com o sistema novo. Só não troco antes porque meu carro tem sensores que avisa alta temperatura e com isto fico tranquilo. Sabe o que ele me avisa como alta? 93º NO PAINEL.
Imagem

takeshita
GL Member
GL Member

por takeshita » 06 Out 2014, 20:48

o meu Vectra GLS 2.0 98 nunca passou de chegar no meio, mesmo com ar ligado por que a ventuinha já dispara a 88º. com isso chega a 90º mas já desce e, em algumas situações, trabalha perto do azul! é incrível isso. para ter motor e cabeça frios e funcionando, optei por instalar o cebolão no radiador, depois de estudar com meu eletricista os pontos positivos. se ela der problema, o carro fica com ela ligada direto. com este sinal, é só trocar e pronto, tudo normal. estes sistemas mais novos quando falham, levam no barato, R$ 1200 a R$ 1500 junto, fora a dor de cabeça para, do nada, levantar essa grana. Jamais condenando o sistema atual, mas quando falha, ferra nosso bolso.

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 07 Out 2014, 04:47

kkkkkkkk bom, até hoje não me lembro de ter visto alguém no clube dizer que o sistema mais novo é mais eficiente, só sei que acredito que ele no mínimo atenda as exigências do motor, se o meu é do mais novo ou do mais antigo pra mim tanto faz, só quero que ele não deixe meu motor queimar kkkkk :88:

takeshita
GL Member
GL Member

por takeshita » 07 Out 2014, 07:05

kkkkkkkk isso mesmo. não importa o sistema, o que vale e "motor e cabeça" friozinhos.

glauciano
Member
Member
Nome Completo: antonio glauciano pedrosa gomes
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por glauciano » 07 Out 2014, 11:20

Prezados, tive um problema parecido. Ligava o Ar e a temperatura do motor ia pra estratosfera. Entre muitas idas e vindas a css, casas de ar condicionado e quase uns 800 reais trocando tudo; Válvula termostática, sensor de temperatura, pressostato, troca da ventoinha dianteira, limpeza do condensador e radiador (quase foi trocado), troca de todos os relês da caixa em frente a bateria, troca do gás. e Nada disso resolveu o problema. Então um eletricista recomendou a substituição do chicote da caixa de reles do Ar, e quando estava procurando li um post de uma oficina que um gol estava com o mesmo problema que o meu, e por incrível que pareça foi resolvido com a re-conexão do fio terra (aterramento) do motor que estava rompido. Ufa!! fui procurar o terra do meu carro e para minha surpresa estava rompido. Passei no eletricista que colocou outro e pronto. TUDO RESOLVIDO!!! Ressalto que nem o techII da Jorlan de Brasilia detectou essa falha. Divido aqui com vocês para que se atentem a esse simples fio que manda em tudo que é elétrico no carro.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2014, 14:59

Sem duvida nehuma que o terra é importantissimo, incluo o que vai para o motor no meu caso fica na caixa de marcha e isto é necessário porque os calços são de borrachas e isola parte deste terra.

Já sobre os cebolões, não quis comentar sobre isto que quando ele estraga, ele liga direto as ventoinhas e lógico só não vê quem não quer ver. Já o outro sistema comandado pelo sensor da agua para a central, sinceramente não sei o que acontece mas possa ser que ela não funcione elevando a temperatura e ferrando o motor.

Óbvio que não estamos totalmente livre deste problema porque se queimar um fusível acontecerá o mesmo já que não temos sensores que nos avisem que a ventoinha não armou, eu até tenho, mas por que fiz. Em um geral ninguem tem e com certeza ai o cebolão dá show.

Muitos carros avisam acendendo a luz da injeção, porem acendem porque já estorou a junta. Já alguns Vectras, nem sei quais estando super quente e com a junta queimada ao desligar, ele não liga mais como proteção. Só não sei que proteção, porque na verdade ele deveria desligar para se proteger e não ao ser desligado não ligar mais.

Podem me corrigir se estou errado, mas é assim o sistema. A luz acende para te dizer: Babaca, voce ferrou seu motor, ou seja não previne.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 09 Out 2014, 08:53

O eletricista colocou um reforço do negativo na minha transmissão quando foi feito reparo no meu alternador, fica bom mesmo. :88:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo

por Ju_Bueno » 03 Nov 2014, 11:29

Olha eu aqui de novo, e não é pra digitar a palavra "RESOLVIDO". Como o problema continua do mesmo jeito (pelo menos não agravou...) nesse fim de semana retomei o empenho. Tinha ficado nisso:

Postagem minha em 13/03/2014:
...terminada a montagem, o mecânico pôs o motor pra funcionar e achou que demora muito pra baixar a temperatura até a ventoinha desligar. Ele acha que o ventilador vira fraco...

Então, o próximo passo agora é com o eletricista. Procurar saber se o motor dela realmente está fraco, se é possível colocar um novo - de outro carro, com certeza, pois desse não deve se encontrar.
E segue mais um capítulo da novela sem fim...

Bem, levei o carango lá pro eletricista e ele me disse que não tem como saber se o motor da ventoinha está rendendo o que deveria. Assim como o mecânico, ele também achou fraca a primeira velocidade se comparado com outros veículos. Disse que se eu quiser colocar o motor novo ele pede a peça e troca; pode até ser que o novo seja mais forte, mas não há garantia alguma de que realmente seja e que ajude a melhorar a refrigeração. Ou seja, me arrisco a torrar uns R$ 300,00 e ver ficar tudo na mesma.

Alguém tem algum pitaco pra dar, principalmente quem já trocou ventoinha?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Felipe Alves Vieira
Member
Member
Nome Completo: Felipe Alves Vieira

por Felipe Alves Vieira » 07 Nov 2014, 19:38

Fala Ju_Bueno beleza,
Cara não aconselho vc a trocar, eu estava no mesmo dilema em relação ao primeiro estagio fraco.
só que eu cheguei a trocar e não mudou nada...
meu problema é que na hora que aciona o segundo estagio a ventoinha do radiador para literalmente e a ventoinha do condensador funciona normal no segundo estagio!!
espero que vc não tenha comprado ainda...

Felipe Alves Vieira
Member
Member

por Felipe Alves Vieira » 07 Nov 2014, 21:03

Fabio Kura escreveu:passei por isso... resolvi hoje, era o pressustato do ar condicionado que não estava acionando a tomada do segundo estagio da ventuinha.... troquei os dois por via das duvidas, dei uma carga de gas, e até agora ele ta trabalhando em 90 graus com ar ligado, mas vou fazer o teste final quando sair do trampo no engarrafamento

ola Fabio tudo bem, cara no caso do meu se eu subir uma serra forte! mesmo com o ar desligado ele aquece.

:47: Será que é o pressostato no meu caso?

pra complementar fiz um recurso tecnico (gambiarra) na ventoinha coloquei um interrupitor paralelo. na posição 1 fica o sistema normal se eu ver que vai esquentar passo pra posição 2 e ele baixa a temperatura na hora.... é melhor do que ele verver e fundir o motor do vecão

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 08 Nov 2014, 07:23

Felipe Alves Vieira escreveu:Fala Ju_Bueno beleza,
Cara não aconselho vc a trocar, eu estava no mesmo dilema em relação ao primeiro estagio fraco.
só que eu cheguei a trocar e não mudou nada...
espero que vc não tenha comprado ainda...

Felipe, acontecia no seu carro o mesmo que no meu: liga o primeiro estágio e fica ligado um tempão, baixa um pouco a temperatura mas não a ponto de desligá-la? Não tive mais problema com excesso de temperatura sem usar o ar condicionado, apenas demora d+ pra refrigerar. Em outro tópico um membro trocou a do condensador e deu certo, mas a do radiador, vc é o primeiro que eu fico sabendo.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Felipe Alves Vieira
Member
Member

por Felipe Alves Vieira » 11 Nov 2014, 03:00

é, eu tbm nunca vi ninguem com o caso igual ao meu..... mas to na luta pra descobrir, não sei se foi conhecidencia mas depois que troquei o sensor de rotação ficou assim...

Vc chegou a trocar a ventoinha?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 11 Nov 2014, 10:30

Ainda não. Não recebi o orçamento do eletricista, mas estou propenso a trocar sim, apesar de não estar animado de que isso possa resolver de vez o problema. Tanta coisa que já tentei, gastando uma grana que a bem dizer nem tenho e até agora nada... :13:
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Nov 2014, 13:14

Se a ventoinha armar com o carro já em temperatura alta e demorar baixar sendo o carro com cebolão o problema é unicamente radiador:

Para entender isto é fácil, a agua quente entra na primeira parte do radiador onde está o cebolão e logo vai armar a ventoinha que começa a refrigerar a agua que está na frente da caixa passando pelo radiador, onde está o cebolão não será refrigerado agora, só no final do circulo, ou seja ali não refrigera nada ela segue refrigerando na frente pelas aletas do radiador. Esta agua refrigerada entra no motor quente e vai se misturando com que tem la no bloco que por sua vez continua esquentando já que o motor está ligado e gerando ali alta temperatura, mas como o radiador tem um poder maior, faz ela baixar. Neste caso a agua sai mais fresca passando pelo sensor de temperatura alterando o painel, entra na caixa onde está o cebolão e logo vai desligar lo porque a temperatura vai baixar, isto se o radiador tiver vazão total.

Agora um radiador com vazão comprometida, entra agua quente na caixa, liga a ventoinha, ela começa a girar e a agua circula bem menos que um radiador vazão total, logo esta pouca agua mais fria que circula pelo radiador não terá o poder de baixara a temperatura porque será misturada a uma quantidade maior de agua quente que está no bloco e cada vez esquentando mais. Seria o mesmo que pegar uma panela com agua quente no fogo e ir colocando colheres de agua fria aos poucos.

O que o pessoal precisa entender é que um radiador vazão total perto de um comprometido, a diferença é pouca e é impossivel ter isto olhando a agua circular no carro. Basta está 20% menos e a temperatura já vai subir e muito porque normalmente sobe na cidade onde o giro do motor não é alto e consequentemente a bomba gira bem memos e quem conhece bomba d'água sabe que baixo giro, é pouquissima pressão.

Eu fiz um filme sobre esta vazão e olhando a agua saindo não se nota muito a diferença, eu notei porque eu fiz e foi difícil segurar a mangueira na entrada do radiador comprometido. Este filme está por ai, nem lembro mais, mas se procurarem vão achar.

SEGUNDA PARTE SOBRE A VENTOINHA:
Aqui é para quem tem tudo perfeito e mesmo assim ela arma tarde e desliga normalmente, porem com temperatura ainda alta. CEBOLÃO ERRADO PARA O CARRO QUE ESTEJA USANDO.

TERCEIRA PARTE SOBRE A VENTOINHA:
Liga antes da hora e não desliga mais: CEBOLÃO ESTRAGADO.

Nunca vi um caso de ventoinha ficar lenta com o empo de uso, pra mim ela funciona ou não.

Estas informações é para o carro sem o ar ligado. Leiam com atenção e escolha a que lhes convém e se possivel olhe o filme que eu fiz e tenham em mente que o radiador velho a ventoinha ligava e ficava ligada direto sem baixar a temperatura mesmo usando MTE 760 que é baixo e muitas vezes fez eu para na pista por está em 95º. Meu carro hoje, mais de 5 anos depois disto nunca passou de 93 mesmo com o ar ligado e sempre usando aditivo para o radiador. Lembro que o Aditivo correto não refrigera, ele só não deixa o radiador entupir nunca, mantendo sempre a mesma vazão desde quando começou a usarlo, no meu caso comecei com Havoline neste radiador quando novo.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 11 Nov 2014, 13:53

Sabe o que me deixa intrigado?
-Radiador novo Delphi
-termostática nova 82°
-Cabeçote revisado
-bomba tb
-cebolão novo 88-83°
-as duas ventoinhas funcionam sempre juntas, e a almadiçoada da temperatura não baixa pra onde deveria baixar :62:
JULIANO -

Imagem

Imagem

223 mensagens