O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

457 mensagens
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 21 Out 2013, 12:39

Bruno Cesário escreveu:
Pedro Josino escreveu:Se o carro requer 4,5L e você só colocou 4,0L, provavelmente vai ficar baixo, assim eu imagino.

Sim, mas a questão é que ficou no primeiro traço, aquele do mínimo...ontem completei os 0,5l...e está marcando agora no segundo traço, um mais alto, onde fica escrito 1oil

Agora tá correto. Veja no manual do proprietário. Só não coloquei 4,5L na troca que utilizei o MILITEC. De fato, trocando o filtro e óleo de filtro sempre vai ser 4,5L mesmo.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil

por Bruno Cesário » 21 Out 2013, 15:04

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu:
Pedro Josino escreveu:Se o carro requer 4,5L e você só colocou 4,0L, provavelmente vai ficar baixo, assim eu imagino.

Sim, mas a questão é que ficou no primeiro traço, aquele do mínimo...ontem completei os 0,5l...e está marcando agora no segundo traço, um mais alto, onde fica escrito 1oil

Agora tá correto. Veja no manual do proprietário. Só não coloquei 4,5L na troca que utilizei o MILITEC. De fato, trocando o filtro e óleo de filtro sempre vai ser 4,5L mesmo.

Eu também uso Militec, mas não usei nessa ultima troca de óleo do Vectra. Mas mesmo quando uso ele, vc pode colocar a quantidade de óleo certa do carro que o Militec não vai interferir, depois do motor quente, ele "gruda" no motor, forma uma camada protetora, nao se mistura ao óleo.
Achei muito estranho a medida ter ficado no mínimo por conta de meio litro de óleo viu.
:52:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 21 Out 2013, 15:50

A velha máxima diz o seguinte, melhor faltar um pouco do que ter excesso...O prejuizo pode ser enorme, porque acaba gerando uma pressão maior no sistema e pressão aumenta viscosidade e aumento de viscosidade vai gerar atrito fluido e aí vira uma bola de neve que não para de dar problemas...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 21 Out 2013, 15:57

Bruno Cesário escreveu:Eu também uso Militec, mas não usei nessa ultima troca de óleo do Vectra. Mas mesmo quando uso ele, vc pode colocar a quantidade de óleo certa do carro que o Militec não vai interferir, depois do motor quente, ele "gruda" no motor, forma uma camada protetora, nao se mistura ao óleo.
Achei muito estranho a medida ter ficado no mínimo por conta de meio litro de óleo viu.

Acredito que está regra de colocar os 4,5L mesmo com MILITEC é para a troca seguinte a que você coloca o MILITEC. DIgo isto porque o MILITEC dura até 3 trocas. E na troca que ele foi adicionado, pedi para o mecânico colocar 4,3L + Militec e ficou quase no nível.

Agora que vou partir para a primeira troca depois de adicionar o MILITEC. Daí vou colocar os 4,5L e ver se fica no nível correto. Acredito que sim, porque após rodados 7,5milkm depois da adição do MILITEC - o mesmo já acondicionou as peças móveis do motor. Daí daqui mais 2 trocas que vou colocar outro.

Meu carro não baixa nível de óleo. Checo semanalmente. Monitoro sempre isso. E foi um assunto que pesquisei bastante antes de adotar o uso.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 21 Out 2013, 15:58

Ricardo Crispim escreveu:A velha máxima diz o seguinte, melhor faltar um pouco do que ter excesso...O prejuizo pode ser enorme, porque acaba gerando uma pressão maior no sistema e pressão aumenta viscosidade e aumento de viscosidade vai gerar atrito fluido e aí vira uma bola de neve que não para de dar problemas...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Foi por isso que optei em colocar somente os 4l. Só não imaginava que ía ficar com nível tão baixo assim.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 22 Out 2013, 03:26

A primeira vez que usei Militec eu não lembro se era na embalagem ou no site da empresa, dizia que o produto não era aditivo para óleo, portanto não substituía a quantidade de óleo recomendada pelo fabricante, pois ao atingir a temperatura ideal, o produto iria aderir as peças metálicas.

Nunca coloquei no Vectra atual, fui adiando, adiando e já se passaram cinco anos. Faz 1 mês que troquei o óleo, rodei 500Km, não sei se coloco agora ou se espero a próxima troca daqui a 5 meses. Estou pensando em colocar até no câmbio.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 23 Out 2013, 19:48

Boa noite pessoal

Estou tendo um probleminha podem me ajudar?

Comprei meu vectrão elite semana passada, fui levar para trocar óleo e filtro e coloquei o 10w40! O anterior que estava colado no vectra não tinha marcação ai não teve como eu saber qual foi colocado -.-

Está tendo vazamento, achei que poderia ser protetor de carter que ficou sujo pelo serviço mal feito do posto, porém acabei de levar e outro rapaz levantou o carro e disse que o filtro está sequinho, passou uma espuma no protetor e falou comigo para dar uma olhada pois o vazamento vinha de cima e não pelo fato da troca de oleo.
Porém ele levantou uma ipotese, dizendo que se o óleo colocado antes era mais grosso e o que eu troquei que no caso é o pedido no manual poderia ser mais fino, talvez estivesse havendo esse vazamento.

E aí o que vocês acham?
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 23 Out 2013, 22:47, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 23 Out 2013, 21:24

Qual a quilometragem do seu carro?

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 23 Out 2013, 21:51

thiago.onacto escreveu:Boa noite pessoal

Comprei meu vectrão elite semana passada, fui levar para trocar óleo e filtro e coloquei o 10w40! O anterior que estava colado no vitro não tinha marcação ai não teve como eu saber qual foi colocado -.-

Está tendo vazamento, achei que poderia ser protetor de carter que ficou sujo pelo serviço mal feito do posto, porém acabei de levar e outro rapaz levantou o carro e disse que o filtro está sequinho, passou uma espuma no protetor e falou comigo para dar uma olhada pois o vazamento vinha de cima e não pelo fato da troca de oleo.
Porém ele levantou uma ipotese, dizendo que se o óleo colocado antes era mais grosso e o que eu troquei que no caso é o pedido no manual poderia ser mais fino, talvez estivesse havendo esse vazamento.

E aí o que vocês acham?

Junta da tampa de valvulas ou tampa de reservatório de óleo. Pode ver, tive o mesmo problema, e não há tanta diferença entre um 2.2 e 2.4 "ao olho". Até postei fotos de como arrumar.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 23 Out 2013, 22:46

Pedro Josino escreveu:Qual a quilometragem do seu carro?

57 mil km, Pedro!
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 23 Out 2013, 22:49

Bruno Cesário escreveu:
thiago.onacto escreveu:Boa noite pessoal

Comprei meu vectrão elite semana passada, fui levar para trocar óleo e filtro e coloquei o 10w40! O anterior que estava colado no vitro não tinha marcação ai não teve como eu saber qual foi colocado -.-

E aí o que vocês acham?

Junta da tampa de valvulas ou tampa de reservatório de óleo. Pode ver, tive o mesmo problema, e não há tanta diferença entre um 2.2 e 2.4 "ao olho". Até postei fotos de como arrumar.

Bruno, se não for muito incomodo pode colocar aqui pra mim o link sobre a manutenção que você fez? Obrigado!
Imagem

Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 23 Out 2013, 23:24

[quote="thiago.onacto"][/quote]
Segue
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =39&t=1928

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 23 Out 2013, 23:51

Bruno Cesário escreveu:
thiago.onacto escreveu:

Segue
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =39&t=1928

Obrigado Bruno, amanhã vou dar uma olhada!
Imagem

Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 23 Out 2013, 23:57

Por nada...amanha vc posta o que vc encontrou.
Galera...eu mudei pra uma cidade não tão distante de BH, alias, é perto, 40km, antes eu morava lá...mas agora eu ando mais em estradas, cuja velocidade mínima minha no modo grávida é de 80/90km/h, e motor sempre frio, no azul mesmo. Estou trocando óleo praticamente todo mês, queria prolongar isso...de sexta pra cá, já rodei 2mil km...será que dá pra segurar até quanto ?

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 24 Out 2013, 03:42

thiago.onacto escreveu:
Pedro Josino escreveu:Qual a quilometragem do seu carro?

57 mil km, Pedro!

Acho pouco rodado para haver vazamento por causa de óleo fino.

Rodei até os 45.000Km com o 20W50, desde então uso o 5W30 e nem sinal de vazamento.

Quando eu usava o óleo mais grosso era bem recorrente a necessidade da substituição da junta da tampa de válvulas, desde que mudei o óleo, não precisou mais. Eu havia substituído a junta uns 2 meses antes da troca do óleo. Já tem 1 ano e nada de vazamento.

Seu vazamento deve ser ocasionado por outra coisa e não pelo óleo fino.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 24 Out 2013, 09:25

Engraçado que o meu tava vazando mais pela junta da tampa do cabeçote com o óleo mais grosso. Coloquei o mais fino sintético e praticamente parou o vazamento.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 24 Out 2013, 11:02

Bruno Cesário escreveu:Por nada...amanha vc posta o que vc encontrou.
Galera...eu mudei pra uma cidade não tão distante de BH, alias, é perto, 40km, antes eu morava lá...mas agora eu ando mais em estradas, cuja velocidade mínima minha no modo grávida é de 80/90km/h, e motor sempre frio, no azul mesmo. Estou trocando óleo praticamente todo mês, queria prolongar isso...de sexta pra cá, já rodei 2mil km...será que dá pra segurar até quanto ?

Bruno, a unica forma segura de você poder aumentar um pouco isso seria utiilizando óleo sintético, mas na prática vai dar na mesma se o que você pretende é economizar dinheiro com óleo, pois o sintético é mais caro...

Não existe milagre quando o assunto é lubrificação. Rodou a quilometragem indicada ou deu seis meses de uso, tem de trocar...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 24 Out 2013, 13:45

Ricardo Crispim escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Por nada...amanha vc posta o que vc encontrou.

Bruno, a unica forma segura de você poder aumentar um pouco isso seria utiilizando óleo sintético, mas na prática vai dar na mesma se o que você pretende é economizar dinheiro com óleo, pois o sintético é mais caro...

Não existe milagre quando o assunto é lubrificação. Rodou a quilometragem indicada ou deu seis meses de uso, tem de trocar...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Eu tô usando o Selenia 5w30 API SL 100% Sintético, e acredite, compro ele a 19 REAL, lá o único óleo caro é o Helix 5w40 100% sintético que custa 49,oo. rs...Compro no Makro, fica ao lado do Carrefour de Contagem, na BR 381 sentido Betim. Lá óleo é preço de custo, comprando apenas 1 desse, sai a 20,38. Ou seja, até mais barato que o famoso 15w40 semi sintetico. Na Grand Tour depois de 10mil km, parece que o óleo ainda está todo lá. No vectra estou pensando em segurar até 15, mas tô com medo.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 24 Out 2013, 14:24

Bruno Cesário escreveu:Eu tô usando o Selenia 5w30 API SL 100% Sintético, e acredite, compro ele a 19 REAL, lá o único óleo caro é o Helix 5w40 100% sintético que custa 49,oo. rs...Compro no Makro, fica ao lado do Carrefour de Contagem, na BR 381 sentido Betim. Lá óleo é preço de custo, comprando apenas 1 desse, sai a 20,38. Ou seja, até mais barato que o famoso 15w40 semi sintetico. Na Grand Tour depois de 10mil km, parece que o óleo ainda está todo lá. No vectra estou pensando em segurar até 15, mas tô com medo.

Muito bom preço, aliás excelente esse valor para um sintético.

Sinceramente, não vale o risco trocar com 15 mil Km.
Faz um cálculo rápido dividindo o que você gasta por Km rodado com esse óleo nesses 10 mil Km que você vai ver que óleo é uma coisa muito barata pelo benefício que oferece...
Sendo que se o motor der pau por causa de óleo, você ainda vai ter de mandar fazer o motor ou trocar por outro e após feito isso vai ter obrigatoriamente que voltar a trocar o óleo nos 10 mil Km...Então, não vale a pena o risco de jeito nenhum...

Forte abraço!!!!!!!!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 24 Out 2013, 16:44

Bruno Cesário escreveu: No vectra estou pensando em segurar até 15, mas tô com medo.

Troco do meu estourando com 7500 km's rodados. Mesmo depois do MILITEC. Vou continuar assim e quero ver quanto este motor vai aguentar.

E te falar viu, de vez em quando, com ele quente, dou a famosa descarbonizada na TBI que é subir bem o giro na volta pra casa.

457 mensagens