O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTemperatura alta com tudo novo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

223 mensagens
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 13 Out 2015, 13:41

Parceiros "tsouzacosata" e "osni": Movi nossas últimas mensagens para este tópico pela questão se enquadrar melhor aqui!

Aproveitando alguem tem dicas sobre o eletroventilador do condensador, pois o meu esta fazendo barulho, acredito ser o rolamento.

Osni, neste link (viewtopic.php?f=44&t=5410) vc encontra informações.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 13 Nov 2015, 17:21

Bom pessoal, vim aqui relatar como está a situação da temperatura atualmente:

Depois de muito quebrar a cabeça, e trabalhando em cima da hipótese de minhas ventoinhas estarem fracas, mandei recondicioná-las. Feito primeiro a do radiador, percebi que assim que acionava as ventoinhas, a temperatura não mais subia, e aos poucos o ponteiro ia caindo. Porém, com o carro em movimento, ainda era difícil ver chegar até os 88° no painel, onde se desligam as ventoinhas. Mas notei que em dias de menos calor, e de noite, qdo a temperatura ambiente é mais amena, a temperatura da líquido de fato baixa até esses 88°, sem muita demora. Isso me animou um pouco, então parti mandar a ventoinha do condensador pra oficina.
Já com ela montada novamente, não vi mais nenhuma diferença na temperatura de trabalho. Apenas parece que, pelo barulho, essa segunda ventoinha agora gira mais forte. A sensível melhora que houve não me deixou suficientemente satisfeito.

E pra completar a minha insatisfação, nessa semana voltaram a postar neste tópico (viewtopic.php?f=45&t=2182) o que me fez ver só agora a explicação do Almeidão sobre o cebolão 741 88/83° - que equipa os V A - e que eu mesmo havia perguntado mais de um ano atrás, mas não tinha mais visitado o tópico:

Almeidão escreveu:
Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:Este não seria bom para o seu carro porque ele ficaria ligado direto, assim que a temperatura alcançar o valor dele, ele liga e não desliga mais.

Ô almeidão, diz aí o por que disso que eu fiquei curioso... :47:

Porque o cebolão recebe agua muito quente ao sair do motor, bem superior a 83º e o sistema de radiador usado no vectra faz com que esta entrada fica mais tempo quente. Logo ventoinha vai acionar aos 88º e tirar um pouco de calor do radiador, mas nunca levará ele a 83º na saida para ele desligar e assim ela ficará ligada direto.

Entendamos que o grau informado é um pouquinho mais alto que o normal e os cebolões estão preparados para isto e são mais altos também, mas mesmo assim é uma temperatura bem baixa para o Vectra e sistema de radiador tipo palheta onde ele tem um poder maior de refrigeração, porem a caixa de entrada está sempre mais quente porque a passagem do radiador é fina e demorada para ser mais eficiente e este local onde está sempre mais quente é onde fica os cebolões mergulhados...

Na realidade, eu já estou de saco cheio! Vou tentar dar por encerrada essa história e tocar as coisas assim mesmo. Às vezes até parece que estou procurando pêlo em ovo - por tanto que já revirei esse sistema! Pelo menos não ocorre mais superaquecimento. O máximo que chega a temperatura real da água aferida pelo scanner é uns 93°, quando usando o ar condicionado se aciona o segundo estágio. E segue a vida...
JULIANO -

Imagem

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 15 Nov 2015, 18:45

Ju_Bueno escreveu:O máximo que chega a temperatura real da água aferida pelo scanner é uns 93°, quando usando o ar condicionado se aciona o segundo estágio. E segue a vida...

Acho que vc está preocupado à toa, neste caso.

Só para citar exemplo de comparação, o Omega australiano que tive, 3.8 V6 99, estava com tudo em ordem, termostática, radiador, aditivo arrefecimento ok, a temperatura ficava um pouco mais baixa com o ar condicionado ligado (ele tinha um modo de leitura através do CB que mostrava a temperatura real, e não do ponteiro), sendo que com o ar desligado, a temperatura chegava até os 105 graus para só então ser acionado o segundo estágio das ventoinhas.

Pegamos o carro com 30.000km e o vendi com 150.000km, sem nenhum problema.

Portanto, se vc disse que a temperatura mal passa dos 93 graus, está até baixa, e acho que o seu não tem mais problema nehum, baseado no que vc me falou da temperatura no scanner.

Lembro que vc falando que colocou a termostática de 82 graus. Tenho um catálogo da própria Wahler onde diz aqui que a correta para o Vectra A é a de 87 graus, sendo a de 82graus para o 16v. No caso a válvula certa seria a Wahler 4144.87.

Outro fato curioso...

Sabemos que o painel marca sempre a temperatura bem abaixo da real.

No meu omega 2.2, que está funcionando tudo ok, termostática de 87 graus, troquei o sensor do painel (o original neste caso é VDO) por um da marca Wahler, e notei que o sensor Wahler marca a temperatura real mesmo... Tanto é que, sem o ar ligado, vendo no scanner a ventoinha do meu 2.2 só é acionada o primeiro estágio próximo dos 100 graus, hora 99, ora 99, ora 102, exatamente o que marca no painel que marca 100 no momento.

Cabe lembrar que o Omega 2.2 não possui cebolão, e a ventoinha é controlada pelo módulo de injeção, recebendo sinal unicamente do sensor de temperatura da injeção, que até o troquei por "medo" por um original Delphi, mas o funcionamento permaneceu o mesmo com o sensor antigo e o novo.

Portanto, o seu com 93 graus no scanner, desencana de vez que não está alto, fica tranquilo.

Espero ter esclarecido um pouco... E fica a dica, o painel é só pra ter uma base, o que vale é analisar no scanner.

Curiosidade 2... O astra Belga, de 95/96, usa vávula de 92 graus!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 16 Nov 2015, 11:18

Marcio, esse negócio de usando ar condicionado a temperatura ficar mais baixa, é coisa de carro mais novo?
Notei isso em alguns relatos sobre Vectra C, vi tb num Celtinha que meu cunhado teve, mas não me lembro de ninguém relatar isso sobre o B, muito menos no A.

Last_Warrior escreveu:Outro fato curioso... sabemos que o painel marca sempre a temperatura bem abaixo da real.

No meu omega 2.2, que está funcionando tudo ok, termostática de 87 graus, troquei o sensor do painel (o original neste caso é VDO) por um da marca Wahler, e notei que o sensor Wahler marca a temperatura real mesmo... Tanto é que, sem o ar ligado, vendo no scanner a ventoinha do meu 2.2 só é acionada o primeiro estágio próximo dos 100 graus, hora 99, ora 99, ora 102, exatamente o que marca no painel que marca 100 no momento.

Tb achei achei curioso no Vectra A o painel marcar 5° a mais. Quando comecei a pesquisar sobre arrefecimento, isso me confundiu um pouco no início, pois eu acompanhava aqui relatos de temperatura de donos de Vectra B - que já segue esse padrão de marcar menos no painel. Tanto é que depois de fazer a medição com o scanner, levei pra um técnico em painéis e marcadores aferir. Ele regulou o aparelho para o ponteiro indicar 90°, como fazia em todos os carros, só que no meu marcou 94°. Ele tb acho estranho. Mas se reparmos bem, a metade da escala da temperatura no painel do Vectra A vai bater nos 94°, aproximadamente, e não nos 90°.

Daí, pra tirar a teima, fui contatando alguns donos de Vectra A pra saber a temperatura de trabalho no carro deles e as informações todas batiam com a do meu carro. Ah, e no scanner usado, um Rasther II, ele tinha como temperatura máxima aceitável 95° para o meu o Vectra A.

Last_Warrior escreveu:Acho que vc está preocupado à toa, neste caso... o seu com 93 graus no scanner, desencana de vez que não está alto, fica tranquilo.

É, vou tentar não me estressar mais com isso.
Só mais uma pergunta: do jeito que ficou meu sistema, ventoinhas acionando aos 88° reais e, na maioria das vezes, não conseguindo baixar pros 83° pra desligar permanecendo então ligadas direto com temperatura aos 85~86° aproximadamente, o que pode me ocasionar de problemas? A médio-longo prazo desgaste nos motores dos eletroventiladores?
Abs!
JULIANO -

Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 14:32

Ju_Bueno escreveu:Marcio, esse negócio de usando ar condicionado a temperatura ficar mais baixa, é coisa de carro mais novo?
Notei isso em alguns relatos sobre Vectra C, vi tb num Celtinha que meu cunhado teve, mas não me lembro de ninguém relatar isso sobre o B, muito menos no A....

Juliano,

Aproveitando a deixa eu passo o relato do Elite e do Corsa, que em ambos com ar ligado marca menos :88:

Abs!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 16 Nov 2015, 23:37

Pois é pessoal, ja no meu caso não consegui descobrir pra onde está indo o liquido do radiador.
Radiador novo e o mecanico ja jogou pressão no sistema mas não descobre vazamento.
Como a temp. nunca passa dos 93 no painel eu relaxei com isso.
Problema é que de uma semana pra cá o liquido praticamente baixou uns 6 dedos, deixando quase seco o reservatório.
Não bastasse isso o carro não quis ligar o que me fez pensar na bomba de combustivel, mas ao abrir aquela caixa de fusiveis na frente da bateria, os fusivel de 30(o primeiro verde, da direita pra esquerda) estava totalmente derretido.
Creio que tenha ocorrido porque o dia estava muito quente e com o A/C ligado e a ventoinha em segundo estágio ligado por muito tempo deve ter aquecido por ali.
O que não compreendo é como este fusivel tem relação com a injeção do carro, pq ao trocar o fusivel o carro voltou a ligar(e fazer aquele assobio de bomba do combust. trabalhando).
Pra melhorar agora quando ligo o carro bastam alguns minuto para o carro bater 90º e a ventoinha entrar no segundo estagio, mas sem conseguir baixar a temp., apenas impedindo ela de passar dos 93º. Ou seja vai pros 93º e baixa pra 90º, mas não menos que isso.

Ps: quando ligo o ar a ventoinha ta ligando o segundo estagio ja nos 80º.
Ps²: o nivel do oleo me parece estar um pouco acima da marca Max., mas não sei dizer se tem possibilidade de L. arrefecimento ter vazado para o oleo, pq até onde sei não queimou junta do cabeçote. Ou é possivel que o l.arrefecim. tenha vazado aos poucos mesmo sem queimar a junta?
Ps³: meu carro, por irresponsabilidade minha, continua sem válvula termostática.

Att.
Jonas.
Vá de Vectra!
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 17 Nov 2015, 00:02

No meu caso a junta não tinha queimado e sim houve uma pequena corrosão ai baixava água...
Outra dica se suas mangueiras estiverem muito duras após carro esquentar bem pode ser junta fique de olho.....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 17 Nov 2015, 08:55

jonas caruso escreveu:Pois é pessoal, ja no meu caso não consegui descobrir pra onde está indo o liquido do radiador.
Radiador novo e o mecanico ja jogou pressão no sistema mas não descobre vazamento.
Como a temp. nunca passa dos 93 no painel eu relaxei com isso.
Problema é que de uma semana pra cá o liquido praticamente baixou uns 6 dedos, deixando quase seco o reservatório.
Não bastasse isso o carro não quis ligar o que me fez pensar na bomba de combustivel, mas ao abrir aquela caixa de fusiveis na frente da bateria, os fusivel de 30(o primeiro verde, da direita pra esquerda) estava totalmente derretido.
Creio que tenha ocorrido porque o dia estava muito quente e com o A/C ligado e a ventoinha em segundo estágio ligado por muito tempo deve ter aquecido por ali.
O que não compreendo é como este fusivel tem relação com a injeção do carro, pq ao trocar o fusivel o carro voltou a ligar(e fazer aquele assobio de bomba do combust. trabalhando).
Pra melhorar agora quando ligo o carro bastam alguns minuto para o carro bater 90º e a ventoinha entrar no segundo estagio, mas sem conseguir baixar a temp., apenas impedindo ela de passar dos 93º. Ou seja vai pros 93º e baixa pra 90º, mas não menos que isso.

Ps: quando ligo o ar a ventoinha ta ligando o segundo estagio ja nos 80º.
Ps²: o nivel do oleo me parece estar um pouco acima da marca Max., mas não sei dizer se tem possibilidade de L. arrefecimento ter vazado para o oleo, pq até onde sei não queimou junta do cabeçote. Ou é possivel que o l.arrefecim. tenha vazado aos poucos mesmo sem queimar a junta?
Ps³: meu carro, por irresponsabilidade minha, continua sem válvula termostática.

Att.
Jonas.

O problema principal do seu carro é o pressostato do ar condicionado. Ele é que arma o segundo estágio para diminuir a pressão do gás quando for necessário, parece que ele está armando antes e por isto força o sistema porque o segundo estágio não pode ficar ligado direto, caso isto acontecer ele vai derreter os fusíveis, relê embaixo do volante e em um momento qualquer você ficará sem ventoinhas por isto e pode danificar o cabeçote, isto quase aconteceu comigo só não danificou nada porque meu carro tem sensor para alertar. Eu tenho hoje uns 3 pressostatos destes, nenhum custou menos de 100 reais e nenhum funcionou como deveria que era igual o original o qual não se acha para comprar. Tive que fazer uma mudança no meu sistema o qual não usa mais este pressostato e até agora funcionando perfeito.

O outro problema o qual você menciona da temperatura alta e não baixar ao ligar a ventoinha ou baixar pouco, se voce realmente tem um radiador novo e é de palheta como todos os vectras, alguma coisa falta no seu carro tipo uma termostática correta ou um cebolão correto.

O sumiço de água, se não vai para o motor, se não vai para as Câmaras e não vaza na tampa que deve ser boa ela tem que aparecer em algum luga, suponho eu que você deva usar um aditivo correto e se for um destes ele aparece, e os locais mais escondidos estão na cara do motor, na própria bomba ou no anel da caixa da termostática. Não é bico da termostática é caixa mesmo que fica na cara do motor.

Ainda sobre o Radiador, quero que saibas que eu coloquei um zero no meu carro e comprei um aditivo e coloquei nele, por não entender de aditivo comprei o que achei vidro mais bonito. O Radiador com 6 meses estava todo entupido e eu perdi ele e 6 meses para mim não é nada. Espero não ser o seu caso.

Sds
Imagem

vcezar
GL Member
GL Member
Nome Completo: Vinícius Cezar Oliveira dos Santos
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Temperatura alta com tudo novo

por vcezar » 01 Jan 2016, 08:27

No meu caso, depois de investigar a fundo a parte elétrica realizando a troca de reles inclusive, descobri que tanto o condensador quanto o filtro secador nunca haviam sido trocados. Esse carro rodou mais de
200.000 km. Estava tudo obstruído. O condensador apresentando vazamentos.
Depois de tudo trocado a ventilação melhorou significativamente e o carro não aquece mais! O ponteiro não sai mais da metade.
Quase retirei o miolo da válvula termostática. Aconselho que não façam isso antes de revisarem TUDO. A mesma coisa vale para o famoso kit verão, que por sua vez altera a originalidade do sistema. Não vale a pena!

Desejo um extraordinário 2016 pra todos!!!
Vectra Expression 2.2 8V 2002
Ex-Astra GSi16V 2.0 2003 (Branco)
Ex-Kadett GL 2.0 MPFI 1998 (Grafite)
Ex-Kadett SL 1.8 1991 (Prata)
Ex-Kadett SLE 1.8 1989 (Prata)

ediomar
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: ediomar diego souza
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Temperatura alta com tudo novo

por ediomar » 01 Jan 2016, 21:28

Olhando hoje descobri que meu Vectra está com o sensor MTE 4053 e verificando no catalogo eletrônico da MTE,o correto para o meu Vectra é o MTE 4051,vou comprar assim que abrir uma oficina e trocar,visto que esse sensor faz uma bagunça danada no comportamento do motor e das ventoinhas,parece estranho mas colocaram esse sensor em oficina,pra ver como tem mecânico que não se interessa em saber desses pequenos detalhes,quando trocar aviso sobre o comportamento do veiculo.

Douglas Gutierre
Member
Member
Nome Completo: Douglas Gutierre Dos Santos
Estado: Pará
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Douglas Gutierre » 03 Jan 2016, 15:49

Boa tarde amigos;

Estou com um problema em meu VECTRA C 2006 elite quando ando em estrada a temperatura fica baixa apos aos 150 km rodados quando preciso para em uma lombada ou semáforo a temperatura sobe que passa do meio,quase chegando ao vermelho.
Lembrando que troquei recentemente a correia dentaria e polias todas inclusive da propria correia e tambem válvula termostatica e bomba da agua o mecânico agora que retirar o cabeçote,porem nao tem nenhum sintoma de junta queimada,nao falha,nao tem vela suja de ferrugem e muito menos joga a agua para fora..
Gostaria que me ajudassem se possivel.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 03 Jan 2016, 21:24

Douglas Gutierre escreveu:Boa tarde amigos;

Estou com um problema em meu VECTRA C 2006 elite quando ando em estrada a temperatura fica baixa apos aos 150 km rodados quando preciso para em uma lombada ou semáforo a temperatura sobe que passa do meio,quase chegando ao vermelho.
Lembrando que troquei recentemente a correia dentaria e polias todas inclusive da propria correia e tambem válvula termostatica e bomba da agua o mecânico agora que retirar o cabeçote,porem nao tem nenhum sintoma de junta queimada,nao falha,nao tem vela suja de ferrugem e muito menos joga a agua para fora..
Gostaria que me ajudassem se possivel.

Já verificou se as ventoinhas estão ligando corretamente? Seria interessante trocar o sensor de temperatura e ver se melhora o comportamento do carro. Poderia ser o radiador também, mas como na estrada a temperatura fica normal, acho difícil. Se puder descrever também como está a temperatura no painel pra ter uma idéia melhor.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jan 2016, 10:13

Neste caso não é radiador, é ventoinha mesmo e pode ser o sensor o problema.
Imagem

kadu2007
Member
Member
Nome Completo: anizio jose costa
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por kadu2007 » 08 Jan 2016, 14:31

Olá. meu vectra 08/09, está com o seguinte problema, do nada a temperatura vai a zero e o ar condicionado desliga, aí vc tem q desligar o carro e ligar de novo, mas anda uns tres kilometros e acontece de novo, alguem já passou por esse problema?

Renan1
Member
Member
Nome Completo: Renan L. de Sousa
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Renan1 » 09 Jan 2016, 00:45

kadu2007 escreveu:Olá. meu vectra 08/09, está com o seguinte problema, do nada a temperatura vai a zero e o ar condicionado desliga, aí vc tem q desligar o carro e ligar de novo, mas anda uns tres kilometros e acontece de novo, alguem já passou por esse problema?

Kadu2007, o ar desliga por questão de segurança....mas só sabia q isso ocorria com a elevação da temperatura e não com a "queda"... :47:

Checa o sensor de Temperatura e os fios...pode ser só mal encaixe ou sujeira......

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Jan 2016, 18:09

pode ser o sensor de temperatura com problemas.
Imagem

EliasSafadinho
Member
Member
Nome Completo: eliezer moreira da silva

por EliasSafadinho » 22 Jan 2016, 11:34

o meu vectra 97 ta com o seguinte drama. ando normal com ele sempre com a temperatura abaixo dos 90 e se eu pegar rodovia e subir o giro com velocidade alta, ele vai subindo ate perto dos 100. tudo novo, radiador, cebolao mte760. sensor do painel, bomba dagua, VT magneti marelli de 82graus, . cara fico bolado porq so arma o segundo estagio la perto dos 100 e nao sei mais o q fazer. sera q pode ser radiador errado? reparo q na lenta ele nao circula agua e isso eh normal? me de uma ajuda ae galera. abracao

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 27 Jan 2016, 15:45

Almeidão escreveu:
O problema principal do seu carro é o pressostato do ar condicionado. Ele é que arma o segundo estágio para diminuir a pressão do gás quando for necessário, parece que ele está armando antes e por isto força o sistema porque o segundo estágio não pode ficar ligado direto, caso isto acontecer ele vai derreter os fusíveis, relê embaixo do volante e em um momento qualquer você ficará sem ventoinhas por isto e pode danificar o cabeçote, isto quase aconteceu comigo só não danificou nada porque meu carro tem sensor para alertar. Eu tenho hoje uns 3 pressostatos destes, nenhum custou menos de 100 reais e nenhum funcionou como deveria que era igual o original o qual não se acha para comprar. Tive que fazer uma mudança no meu sistema o qual não usa mais este pressostato e até agora funcionando perfeito.

O outro problema o qual você menciona da temperatura alta e não baixar ao ligar a ventoinha ou baixar pouco, se voce realmente tem um radiador novo e é de palheta como todos os vectras, alguma coisa falta no seu carro tipo uma termostática correta ou um cebolão correto.

O sumiço de água, se não vai para o motor, se não vai para as Câmaras e não vaza na tampa que deve ser boa ela tem que aparecer em algum luga, suponho eu que você deva usar um aditivo correto e se for um destes ele aparece, e os locais mais escondidos estão na cara do motor, na própria bomba ou no anel da caixa da termostática. Não é bico da termostática é caixa mesmo que fica na cara do motor.

Ainda sobre o Radiador, quero que saibas que eu coloquei um zero no meu carro e comprei um aditivo e coloquei nele, por não entender de aditivo comprei o que achei vidro mais bonito. O Radiador com 6 meses estava todo entupido e eu perdi ele e 6 meses para mim não é nada. Espero não ser o seu caso.

Sds

Opa Almeidão, sempre bom ouvir suas colocações. Grato.
Sobre o liq. arrefecimento , eu uso o rad cool da "bardal laranja" e pela sua dica dei uma fuçada e acho que encontrei o local de vazamento, pois esta tudo manchado embaixo de uma mangueira curta atrás do motor(pra quem olha o carro de frente). Vou troca-la pra ver se resolve.
Quanto ao pressostato vou investigar pois creio ser ainda o original de fabrica nele(2001) e fico na duvida de pegar um paralelo ja que original é dificil de achar.
Sabe o que você falou sobre a ventoinha ir pro saco? Pois é, a minha ta fazendo um rangido/assobio como se estivesse ressecada, acredito que pelo uso excessivo.
Ocorre que dando uma olhada no condensador do ar percebi que ele além de muito sujo está meio torto, como se o carro houvesse batido de frente sabe? Nunca havia notado isso. Será que seria melhor eu troca-lo ?
Notei também que a correio "V", aquela do alternador/ar condicionado, está meio frouxa. Vou troca-la e ja aproveito e troco também a polia/tensor do ar condicionado. Ele tem uma também não tem? Digo isso porque a um tempo troquei o tensor do alternador e creio que também ha um tensor no ar logo abaixo, não é?
Vá de Vectra!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Jan 2016, 16:10

Sobre o tensor, o mesmo do Alternador é também o do compresso do ar condicionado.

O condensador, o meu ficou muito tempo assim, bem torto mesmo super côncavo, quase encostava no outro radiador. Pra dizer a você que você deve trocar seria ser muito exigente como eu fiz no meu. Uma coisa é certa a temperatura melhorou mais de 30% quando com o ar ligado, talvez nem tanco sem ligar o ar, mas com ele ligado foi espantosa a diferença nas estradas, fica muito parecido ao andar sem ar ligado.

Sobre a mangueira que voe comenta, deve ser um S que sai do tubo plástico e vai para a bomba. Dá uma olhada melhor antes de trocar, talvez precisa mais alguma ali perto dela.
Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 30 Jan 2016, 15:37

Almeidão escreveu:Sobre o tensor, o mesmo do Alternador é também o do compresso do ar condicionado.

O condensador, o meu ficou muito tempo assim, bem torto mesmo super côncavo, quase encostava no outro radiador. Pra dizer a você que você deve trocar seria ser muito exigente como eu fiz no meu. Uma coisa é certa a temperatura melhorou mais de 30% quando com o ar ligado, talvez nem tanco sem ligar o ar, mas com ele ligado foi espantosa a diferença nas estradas, fica muito parecido ao andar sem ar ligado.

Sobre a mangueira que voe comenta, deve ser um S que sai do tubo plástico e vai para a bomba. Dá uma olhada melhor antes de trocar, talvez precisa mais alguma ali perto dela.

Então é um tensor só :47: ? Mas não tem nenhum rolamento/deslizante do a/c la embaixo não?

Pois é, sobre o condensador os preços tão bem salgados por aqui e to querendo viajar esse inicio de mes então ja viu o orçamento...
Ja comprei o pressostato como me aconselhou e vou aproveitar e trocar também o filtro secador que nunca foi trocado(eu nem sabia que precisava :6: ). Dou uma carga de gás(acho que é 900 nè?) e vejo se vai parar o chiadinho que fica quando liga o ar, além da questão da ventoinha ligando antes do necessário. Aliás a ventoinha vou ter de tirar antes de pegar a nova pois segundo o vendedor aqui existem dois modelos, uma de dois pinos e outra de tres, algo que não sabia :47:

Sobre a mangueira creio que é a do sistema de ar quente do carro, pois tem uma "entrando" e uma "saindo" logo abaixo dela como que no painel do carro entende? Vou troca-las.

Vou aproveitar e fazer a manutenção do motor de arranque que fez uns sons estranhos e não queria dar partida. Parece que o carro espera a viagem pra "pedir" revisão...KKkk
Mas é melhor aqui do que na estrada né :76:
Vá de Vectra!
Imagem

223 mensagens