Quando mau instalado com certeza abreviará a vida útil do cabeçote, principalmente os kits antigos em que o dono fechava a torneirinha do gnv e ai a ele ficava muito econômico, mas com mistura pobre e ai o cabeçote apresentava defeito. Nos kits de 5 geração, no ajuste de gnv, ele vai injetando mais ou menos gnv de acordo com a informação passada pela sonda lambda, com isso o ajuste fica o ideal e não tem como o cara ir lá fechar a torneirinha. O problema é que se já é ruim achar mecânico com conhecimento, imagina achar bons instaladores de gnv.
Quanto a estragar o motor (na verdade o cabeçote), alguns modelos mesmo usando o kit injetado, pode ter sua vida útil abreviada. Caso da Kombi antiga. Mas já tem retífica que vende o cabeçote reforçado já pra gnv.
A Chevrolet quando lançou o Astra Multipower em 2004 ela confiou tanto no seu motor que não reforçou o cabeçote. Se ela não confiasse no seu cabeçote, faria igual a Fiat que reforçou a sede de válvulas quando lançou o Siena Tetrafuel em 2007. Se usar gasolina batizada, também vai estragar seu cabeçote. Esses sensores citados, são para kits antigos. Os de 5 geração já trabalham em sintonia com central original do carro. O pc de bordo funciona quase que perfeito, mas o consumo ele simula como se tivesse usando o combustível líquido. Exemplo: o meu Vectra atualmente está marcando consumo de 4,7km/l etanol ai eu multiplico por 2.4 e dá o valor do consumo no gnv que é 11,28km/m na cidade e velocidade média de 27km/h.
Na Itália, a BRC (gigante mundial em gnv e glp), recebe carros direto das fábricas e instala glp/gnv de 5 geração em qualquer carro zero km e mantem a garantia de fábrica. Se pesquisar no youtube vai ver vídeos mostrando a instalação nesses veículos.
As 4 instaladoras que tem aqui na minha região (abc paulista - conheço os donos), todos tem carro com gnv injetado. A systemgas.com.br, a dona comprou um Jac J3 zero, perdeu a garantia e já colocou um kit zero e não teve problemas.
Quanto a comprar carro usado com gnv, minha esposa comprou em 2015 uma Ecosport 2011 2.0 At com 2 cilindros de gnv por baixo e kit LAndirenzo 5 geração. Compramos de único dono (dono tinha todas as nfs de manutenção e trocas de óleo) com 52.000km. Apenas mandamos trocar o fluido de arrefecimento (era o original ainda) e trocamos filtro e óleo do cambio automático, correia acessórios, etc. Já vai pra 73.000km sem nenhum problema. Apenas a luz do abs que de vez em quando acende quando chove, mas não grava código de avaria.
Agora jamais compraria um carro, em que o dono não tem histórico de manutenção (tipo qual óleo usava - nunca trocou oleo transmissão AT ou usava água de torneira no sistema de arrefecimento). Vimos várias Ecosports nessas condições sem gnv. Se comprássemos seria bucha na certa...
Tenho uns 4 vídeos no youtube em que mostro algumas configurações sobre o software de gnv da marca Lovato e Landirenzo
https://www.youtube.com/watch?v=DI1rcAtdlmo (nesse mostro como se faz o ajuste automático do gnv)
Abs