Levinthal escreveu:Raphael, que óleo é esse que vc comenta de colocar no filtro?
Abs.
Levinthal,
Todo filtro com elemento filtrante em espuma precisa, obrigatoriamente, ser umedecido com óleo para poder reter as partículas de poeira.
Mas isso não deve ser feito sempre, apenas depois que lava o filtro.
Depois de lavado e seco, você da uma lambuzada nele com óleo (pode ser de motor, óleo mineral que vende em farmácia, óleo de câmbio, etc). O importante é o filtro estar umedecido.
Os poros da espuma são maiores que os do papel (aqui surge o ganho no motor).
Como disse antes, o filtro de papel filtra por resistência, pois tem poros microscópicos para reter a maior parte das partículas.
Já o filtro de espuma não oferece muita resistência, por isso precisa estar umedecido com óleo, pois ele faz o papel de reter as partículas. A espuma é como um labirinto por dentro, assim a poeira vai batendo até encontrar com o óleo e ficar retida.
Abs.