por Renato Bomdam »
02 Set 2014, 15:55
adriano-vrb escreveu:FALA AI GALERA.... ESTOU COM MUITO MEDO, POIS ESTAVA ANDANDO EM MEU VCD, ESTAVA A 30 KM P HORA, QDO DERREPENTE NOTEI QUE O BARULHO DO MOTOR FICOU ESTRANHO, ENTÃO OLHEI P O PAINEL E LA ESTAVA ELA, ACESA, ENTÃO IMEDIATAMENTE PAREI E DESLIGUEI O MOTOR. ABRI O CAPUT, E NOTEI QUE O OLEO ESTAVA NO NIVEL.... TROCADO A 50 KM, ENTREI NO CARRO LIGUEI NOVAMENTE E A LUZ APAGOU NA HORA, POREM APARTIR DESTE DIA A LUZ FICA PISCANDO E PERMANECE LIGADA POR MAIS OU MENOS UM SEGUNDO E APAGA, POREM ESTA SE REPETINDO MUITO, NOTEI TAMBEM Q ESTA HAVENDO LUBRIFICAÇÃO ENQUANTO A LUZ ESTA APAGADA, POIS ABRI A TAMPA DO OLEO E O OLEO ESTA COM BASTANTE PRESSÃO... ALGUEM AI PODE ME AJUDAR
.png)
Boa tarde a todos,
Não sei se o meu problema é exatamente o mesmo deste tópico. Porém, dei uma pesquisada boa em todos eles e acredito que este é o que mais se "encaixa" com o meu problema. Percebi que meu motor começou a fazer um barulho estranho, semelhante a uma bateção de válvula (parece um motor diesel daquelas saveiros antigas, sabem? faz um tectectectec forte, principalmente quando acelera). Pois bem, um dia depois que começou este barulho, percebi que a luz de pressão do óleo (aquela que parece uma lampada mágica, rsrsrs) começou a piscar, principalmente quando o motor ficava em rotação baixa/marcha lenta, que no meu caso está +/- nos 1000, 1100 giros. A luz fica piscando devagar quando o giro se aproxima disso, e pisca muito rapidamente quando o motor fica um tempo nessa faixa de giro. Ao acelerar, a luz se apaga. Lembrando que o barulho lá no motor continua. O manual diz que é normal esta luz ficar intermitente em baixas rotações, apagando-se quando a rotação aumenta.
Troquei o óleo já há 1500 km (Lubrax Tecmo Semisintético 15w40 + filtro). Não fiz limpeza de cárter nem troca de bujão. Pouco antes disso, troquei a junta da tampa de válvulas, que tava vazando pacas.
Como eu disse, não sei se o problema é o mesmo, acredito que sim. Caso positivo, será que a solução encontrada pelo amigo Will (limpeza do cárter, junta, interruptor de pressão e óleo novo) se aplicaria ao meu problema? Não queria ter que trocar o óleo de novo em tão pouco tempo, ou seja, $$ jogado fora...
Outra: saberiam dizer qual a gravidade do problema? O barulho, como eu mencionei, é alto e feio, será que tem problema se eu protelar um pouco o reparo ou é algo crítico?
Forte abraço
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005