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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 12 Mai 2014, 20:11

muito bom o resultado ...

reparando nas fotos da pra ver que os bancos do colletion são mais claros que do elite ...

e tambem curtir o painel estilo GTX

Thiago M.
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago M. » 13 Mai 2014, 11:26

Não sei se comentaram aqui heheheh...mas pra dar um acabamento legal e ao mesmo hidratar os bancos de Couro eu uso o óleo Johnsons no meu VCD...
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larussosan
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por larussosan » 13 Mai 2014, 13:13

Eu já ouvi falar que Óleo Johnson puro, sem aromatizantes é bom para hidratar couro... Eu não sei até que ponto é bom e acabo ficando com medo de passar, acabo passando produto próprio mesmo e não é muito caro pelo custo beneficio :47:
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Thiago M.
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago M. » 13 Mai 2014, 13:58

larussosan escreveu:Eu já ouvi falar que Óleo Johnson puro, sem aromatizantes é bom para hidratar couro... Eu não sei até que ponto é bom e acabo ficando com medo de passar, acabo passando produto próprio mesmo e não é muito caro pelo custo beneficio :47:

Tive 4 carros com banco de couro, 2 saveiros 1 omega CD e esse Vectra e sempre usei o Johnson neles e olha que umas das saveiros fiquei 4 anos com ela e quando vendi o couro tava zeradinho e hidratado
obs: edit no numero de carros com Couro kkkk

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por larussosan » 13 Mai 2014, 16:04

Thiago M. escreveu:
larussosan escreveu:Eu já ouvi falar que Óleo Johnson puro, sem aromatizantes é bom para hidratar couro... Eu não sei até que ponto é bom e acabo ficando com medo de passar, acabo passando produto próprio mesmo e não é muito caro pelo custo beneficio :47:

Tive 4 carros com banco de couro, 2 saveiros 1 omega CD e esse Vectra e sempre usei o Johnson neles e olha que umas das saveiros fiquei 4 anos com ela e quando vendi o couro tava zeradinho e hidratado
obs: edit no numero de carros com Couro kkkk


Agora o meu medo passou :38:
Com toda esta experiência em carros com banco de couro não tenho mais dúvidas
Vlw Thiago!!!
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por rgapski » 13 Mai 2014, 17:15

Pessoal,

O que nunca se deve utilizar é silicone ou vaselina pura!
O silicone, embora não pareça (por conta do efeito brilhoso) acaba ressecando o couro, agindo principalmente nas camadas mais externas, provocando escamação.
A vaselina não é tão agressiva como o silicone, mas a hidratação é apenas superficial.

Penso que os cremes tipo nivea e óleo johnson são mais adequados pra pele de humanos vivos, e creio que haja uma grande diferença para pele de animais mortos que passam pelo processo de curtição e tingimento.
Na composição do Oleo Johnson e Creme Nívea, podemos notar que são basicamente compostos por parafina liquida, vitaminas, acidos, etc.

Por isso que prefiro utilizar os hidratantes próprios para couro, pois são feitos com óleos derivados de gordura animal.
Eu uso o hidratante da mothers. Custa uns 30~40 reais, e dura muito.
Hidrato meus bancos mensalmente. Já apliquei pelo menos umas 5 vezes no carro todo e ainda tem produto pra mais umas 20... rs
Depois que aplico, o couro fica muito mais macio.

Fiz um teste há algum tempo com o hidratante da lexol e fiquei de cara. É de longe o melhor que já vi!
Quando acabar meu mothers, vou comprar um kit de limpeza e hidratação da marca.

Abs!
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Janderson » 13 Mai 2014, 18:18

Extra, extra, notícia quentinha saindo do forno, rsrsrs...

Falando em hidratante de couro, volta e meia entro no site da Miromi pra conferir as novidades, eis que me deparo com o lançamento essa semana do produto abaixo, tô pensando seriamente em comprar esse assim que terminar o meu da Meguiars, achei show de bola, e nem tão caro, vejam aí e opinem :

http://www.miromi.com.br/mothers-condic ... 200gr.html

Abraços
Janderson
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 11:59

Janderson escreveu:Extra, extra, notícia quentinha saindo do forno, rsrsrs...

Falando em hidratante de couro, volta e meia entro no site da Miromi pra conferir as novidades, eis que me deparo com o lançamento essa semana do produto abaixo, tô pensando seriamente em comprar esse assim que terminar o meu da Meguiars, achei show de bola, e nem tão caro, vejam aí e opinem :

http://www.miromi.com.br/mothers-condic ... 200gr.html

Abraços
Janderson

Lembra do que o Rapha disse de compostos orgânicos para o corpo humano?

Esse aí tem... :88:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Julinho Viol » 16 Mai 2014, 13:23

Esta é direcionada para o Arquiteto

vi em msg anteriores que vc tem uma politriz da DWT, seria essa do link abaixo? se for achei o preço excelente

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... 0w---110-v

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 16 Mai 2014, 21:16

Blz Julinho,

tenho esta mesmo ... não e a mais leve do mercado mas tem todos

os recursos importantes ...velocidade variavel e rolamentada :88:

pra completar vc vai precisar de algumas boinas e um suporte com base de velcro

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 23:22

A V8 tem tudo isso e já tem o velcro ...
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 17 Mai 2014, 12:22

tive a impressão que a v8 do site não tem regulagem de velocidade ...

o que pra min faz muita diferença, mas ela e roto orbital deve trabalhar em velocidade menor

mas ainda assim acho que limita o uso, tem hora que e preciso um pouco de mais velocidade

dependendo do serviço ...

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Julio Cesar » 17 Mai 2014, 12:39

Julinho Viol escreveu:Esta é direcionada para o Arquiteto

vi em msg anteriores que vc tem uma politriz da DWT, seria essa do link abaixo? se for achei o preço excelente

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... 0w---110-v
Comprei no mesmo site a mesma politriz, muito boa, recomendo o site viu..
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Janderson » 17 Mai 2014, 21:53

Amigo Léo, não queria "te sugar" nos seus conhecimentos, mas eu esse ano queria muito comprar um brinquedinho para polir/encerar os filhotes, não tô conseguindo mais dar conta de 3, fico sem braço uma semana, rsrsrs...não dá nem para dirigir depois da cera, rsrsrs...

Mas então, sempre ouvi falar que a politriz é mais agressiva, é mais focada a quem tem maior controle, mais profissional, pintura mais judiada, etc...e que a roto-orbital era mais aconselhada para entusiastas como nós, que é mais difícil dar merda no caso de o cara não ter muito conhecimento, então tô bem inclinado a ir de roto-orbital, porém um comentário teu me chamou a atenção, a história da velocidade, mas tem controle de velocidade nas roto-orbital, será que não é velocidade suficiente ? , qual tua opinião meu amigo ?, isso tudo para pinturas como as nossas, nada judiado, etc...tenho medo de algo com muita rotação, alta rotação só no VCD 16v :102: .

Abraços
Janderson
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 17 Mai 2014, 22:05

Enquanto e Arquiteto não responde...

Eu vi um fuzileiros usando a V8 na posição dois do controle, que é até 1200rpm.

É bem suave viu? Não oferece risco.

As foto orbitais são muito mais caras...
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Janderson » 17 Mai 2014, 22:55

Valeu amigo Alcir :88: meu receio é que uma politriz é mais pra quem sabe mesmo, não hobbysta da vida, tenho medo ligar e ela sair "voando", quero uma coisa mais calma, que apenas dê um descanso pros braços e que seja uma "continuidade" desse trabalho braçal entende ?, não sei porque saí tão mais caro uma roto-orbital, andei olhando pelo comércio e a mais barata (com qualidade) tá quase 1000 estalecas, é fogo viu...olhei no E-Bay aquelas roto-orbital da própria Meguiars, é de cair o queixo, vendida já com bolsa, todas as boinas, kit completo mesmo, lindo o negócio, se me lembro bem algo em torno de uns 300,00 doláres, mas aí fica a pergunta, trazer como?, nesse país de M...que a gente vive que tudo é taxado é claro que vai sair mais caro que comprando aqui.

Abração
Janderson
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 17 Mai 2014, 23:38

material retirado do forum detalhe.net

sobre as orbitais ...

Guia rápido sobre orbitais ver. 2

Para quem já está familiarizado com o Detalhe, produtos e técnicas e quer evoluir para a orbital, aqui ficam algumas dicas sobre estas máquinas e sobre o polimento em si.

1. Orbitais

1.1. O que são?

A maioria das chamadas "orbitais" são máquinas adaptadas das lixadoras de madeira. São conhecidas como lixadoras excêntricas ou roto-orbitais. Estas máquinas produzem no seu prato um movimento excêntrico que permite lixar, polir, etc.

O movimento roto-orbital, que também é conhecido lá fora como de "dual-action" (DA), consiste numa rotação muito lenta - quase livre - e num movimento orbital. Este movimento é um movimento livre do prato sobre os excêntricos, dando a ilusão de ser aleatório (na prática acaba por ser considerado como aleatório). O movimento do prato aproxima-se muito do movimento da aplicação circular de produto à mão. Como a máquina produz velocidades de orbita muito superiores às da mão, consegue mais trabalho em menos tempo.

Aqui no detalhe utilizamos a orbital com esponjas de polimento, que em conjunto com os "polishes" permitem polir as superfícies pintadas dos nossos automóveis.


1.2. Tipos de máquinas

1.2.1. Formato "ferro de engomar"

As lixadoras mais comuns e mais acessíveis têm o motor por cima dos excêntricos e do prato. Normalmente têm um prato com base de velcro, de 125mm ou 150mm de diâmetro. Costumam ter um saco de retenção de pó.

As velocidades vão até às 13000 orbitas por minuto (OMP). Algumas têm gatilho electrónico, outras têm apenas um regulador de velocidade. As que não permitem regulação não servem para o polimento automóvel.

As mais evoluídas já têm mecanismos de controlo de velocidade para um trabalho mais preciso, mais potência e até regulação do diâmetro de excentricidade.
Como exemplo temos a a DWD26410, a Bosch PEX420AE ou mesmo a Fartools.

1.2.2. Formato "L"

As lixadoras profissionais são, na sua maioria, em formato "L". Como exemplo temos a PorterCable 7424, Makita BO6040, Festool Rotex, DeWalt 443, etc.

Estas máquinas são máquinas para trabalho contínuo e muito potentes. Em todo o caso permitem trabalhos de precisão, tais como polimento. Como vantagem principal em relação às anteriores temos a ergonomia: são mais compactas e equilibradas.

1.3. O que devo procurar numa lixadora?

Queremos utilizar uma lixadora de madeira para polir superfícies pintadas em automóveis. Por isso mesmo nem todas servem.

Normalmente queremos uma máquina com um prato entre 125mm e os 150mm. Existem várias razões: tanto pela dimensão das esponjas mais adequadas (falaremos a seguir), como pela superfície a tratar (curvas e etc), como pela potência da máquina, como pela aplicação de acabamento (que é para isso que vai servir).

A máquina deve ter regulação de velocidade: seja por gatilho electrónico ou por potênciómetro. A segunda opção resulta numa operação mais cómoda.

O intervalo de velocidades da máquina deve estar entre as 3000 OMPs e as 6000OMPs. Máquinas que fazem 4000-12000 já servem, se bem que se deve ter sempre em mente que temos uma máquina um pouco desajustada e por isso devemos operá-la com cuidados.

A máquina deve ter um raio de excentricidade próximo dos 5mm.

Não deve ser muito pesada: um peso de mais de 3Kg é excessivo.

Era bom que tivesse estabilização de velocidade. O que é isso? É um mecanismo electrónico que permite que a máquina faça a mesma velocidade sem carga ou com carga. Ajuda a manter a aplicação de produtos (polish ou outros) de forma uniforme.


2. Polimento com orbital

Depois de ter a máquina, vamos polir!

Como é que se faz o polimento? O polimento é uma acção de fricção. Esta fricção é o resultado do tipo de produto (polish ou outro) e do tipo de esponja.

2.1. Esponjas

As esponjas para orbital utilizadas no detalhe são esponjas com base em velcro. Estas esponjas existem em várias densidades e permitem aplicar os polihes (ou outros produtos) de forma eficaz.

As esponjas caiem em três categorias: corte, polimento e acabamento.

Existem varias escolhas de esponjas disponíveis no detalhe. A escolha da esponja deve ser feita conforme o estado da superfície a tratar e também consoante a dimensão do prato. Normalmente deixa-se cerca de um centímetro entre o prato e a esponja, tendo esta sempre um diâmetro superior ao do prato. Isto deve-se, obviamente, a questões de segurança no trabalho - não queremos que o prato de velcro atinja a superfíce a tratar!

2.1.1. Corte

A esponja de corte é uma esponja densa que permite uma acção mais abrasiva.

Normalmente recorre-se ao corte para remover defeitos mais sérios da pintura. Muitas vezes usa-se este tipo de esponja em conjunto com os polishes mais abrasivos. Tudo depende das condições da pintura a tratar. Cada caso é um caso!

2.1.2. Polimento

A esponja de polimento é, como o nome indica, para polir. Queremos deixar a superfície uniforme, o verniz transparente e brilhante. É para isto mesmo. Normalmente é uma etapa imprescindível no tratamento das superfícies.

2.1.3. Acabamento

A esponja de acabamento é para acabamentos. Permite deixar a superfície com um brilho vibrante. É importante nas superfícies de côr escura e não tão essencial nas superfícies de côr clara.

2.2. Produtos

Já sabemos que tipos de esponjas existem, agora, que polishes existem?
Os produtos destinados ao tratamento das superficies pintadas caiem em três grandes categorias: compound, polish e glazer.

2.2.1. Compound

O compound é o tipo de produto mais abrasivo. É utilizado para retirar marcas de lixagem, defeitos graves. Normalmente aplica-se com máquina rotativa (não descrita neste guia). Esta gama de produtos tem vários níveis de abrasividade e normalmente não deixa a superfície com brilho. É possível aplicar alguns tipos de compound com orbital e com alguma técnica.

O compound disponível no detalhe.net é o Menzerna Power Gloss que tem características especiais. Apesar de ser destinado a ser aplicado com máquinas de polimento (rotativas), porque é muito fino consegue ser utilizado com sucesso com orbitais (desde que com alguma velocidade). Também devido às suas características especiais deixa a superfície com algum brilho.

2.2.2. Polish

O polish destina-se a limpar com profundidade ou a retirar defeitos ligeiros. Por si só deixa brilho e uniformidade.

Existem em vários níveis de abrasividade nos polishes. O 1Z UPP (Ultra Paint Polish) é o mais abrasivo. Depois vem o 1Z PP (Paint Polish) ou o Menzerna IP (Intensive Polish). Ainda existem o 1Z MP (Metalic Polish) e o Menzerna FF (Final Finish).

2.3. Que produto/esponja aplico?

A escolha da variável esponja e da variável produto deve ser decidida antes de polir. Na generalidade dos casos inicia-se com a esponja de polimento e com o produto de abrasividade média, ou seja, o polish (1Z PP ou Menzerna IP).

Dependendo da situação em mãos pode-se aumentar ou diminuir a abrasividade através da esponja, através do produto ou de ambos.

Esta questão é difícil de explicar. Normalmente requer a experiência para sabermos o que funciona em determinadas situações e o que não funciona noutras.

É importante nunca aplicar nenhum conjunto mais abrasivo do que o necessário.

2.3.1. Carro com pintura nova ou carro tratado

Se o carro tiver uma pintura jovem devemos em primeiro lugar deixar curar a tinta. Normalmente leva entre um a dois meses. Os puristas falam em seis. Durante este tempo é importante tomar bem conta da pintura, pois não está protegida e queremos que fique imaculada até ao tratamento. É aconselhável ser lavado todas as semanas com cuidado.

Se o carro já foi tratado e queremos apenas fazer o polimento de manutenção, podemos seguir a partir daqui.

Chegando à altura do tratamento podemos aplicar o detalhe completo (fora do âmbito deste guia). Na fase de polimento e como a superfície está em condições, basta aplicar produtos pouco abrasivos. Normalmente o 1Z MP é mais que suficiente para remover marcas da plasticina e pequenas sujidades.

Se o carro está isento de swirls também poderemos recorrer aos polishes químicos (Grojet ou PwC). Estes conseguem limpar a superfície e deixá-la com um aspecto impecável.

2.3.2. Carro nunca polido

Um carro nunca polido está claramente a necessitar de cuidados. Dependendo do tempo de vida e seu estado, podemos (regra geral) aplicar inicialmente um polish médio: PP ou IP. Depois de uma aplicação pode decidir-se se foi suficiente, se mais uma ou duas passagens são suficientes ou se é mesmo necessário aumentar a abrasividade da combinação esponja/produto.

Aconselha-se sempre a não aplicar mais abrasividade do que a necessária. Muitas vezes vale mais a pena aplicar duas ou três vezes um polimento médio do que ir directamente a um abrasivo. A camada de verniz protector da pintura é muito fina e não há necessidade em diminuí-la. Mais tarde fará falta!

2.4. Como faço o polimento?

Estando a esponja limpa e seca deve-se aplicar uma ou duas borrifadelas de QD. De seguida aplica-se o produto na esponja a usar, ou em pontos da esponja espalhados ou num circulo a meio da esponja.

Espalha-se o produto na superfície a tratar, com a máquina desligada, numa secção de 60cm por 60cm. Com a máquina poisada na superfície ligamo-la e trabalha-se o produto.

Sempre avançando devagar, deve-se percorrer um quadrado imaginário numa direcção. Quando se chega ao fim do quadrado numa passagem, volta-se para trás deixando que a esponja volte a cobrir metade do que a passagem anterior cobriu. Quando se chega ao fim do quadrado, segue-se na direcção perpendicular.



Continua-se nesta rotina até que o produto comece a apresentar indícios de ficar seco ou desaparecer. Aí pára-se. Depois basta retirar o excesso com um pano microfibras limpo e seco.

2.5. Que velocidade devo imprimir?
Para efeitos de corte superior devemos usar de velocidades mais elevadas, enquanto que para polir usamos velocidades intermédias. Para aplicar produtos de finalização, recomendam-se as velocidades mais baixas.





3. Notas finais

Nunca se devem misturar produtos diferentes na mesma esponja e/ou no mesmo pano. Devem-se sempre utilizar panos distintos para produtos distintos e o mesmo com as esponjas.

Os panos, como todos sabem, podem ser lavados na máquina. As esponjas da orbital não. O ideal é lavar com água morna e detergente da loiça. Fazem-se algumas passagens com detergente e no fim enxagua-se muito bem. A secagem é feita ao ar.

As esponjas, depois de lavadas e secas (tal como os panos), podem ser utilizadas com outros produtos.

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 17 Mai 2014, 23:56

resumindo as orbitais são uma evolução das rotativas

tem dupla acão no polimento , são mais leves e compactas portanto mais fáceis de manusear

e minimizam a possibilidade de efeitos colaterais como hologramas e marcas de boina ...

em contrapartida se vc for eliminar um risco com a técnica do lixamento utilizando um lixa 1200 ou mais grossa

ela pode não dar conta de eliminar os rastros da lixa ...


por isto ela e mais indicada para polimentos leves e finalização como aplicação de selantes e glazes

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Janderson » 18 Mai 2014, 00:26

Valeu mesmo Léo :88: bom material, um pouco extenso (porém não posso falar nada pois meus posts também são imensos, daí tu te vingou agora, kkkk...) mas bem "mastigado" apesar do português meio que da terrinha :38:

Acho que vou esperar um pouco e juntar mais uma grana e partir pra uma roto-orbital mesmo, só não vou comprar Meguiars pois só vou estar pagando a marca, nada a ver, para meu caso de pinturas boas, (mesmo o CD que não tem praticamente nada apesar da idade) vale a pena investir em algo mais seguro, a politriz mesmo tem mais rotação, é mais "selvagem" no manuseio, acho que mais pra ambiente profissional com grande quantidade de carros pra polir, coisa que precisa aguentar o tranco ligada todo dia, já a roto é para usar uma vez ou outra, tava pensando numa Kers, já ouvi falar bem dela, me parece que é mais forte que a Meguiars, essa sim mais focada em lustro.

Abração
Janderson
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Janderson » 18 Mai 2014, 00:32

Essa aqui Léo que tava pensando, o que vc. acha, aprova a compra ?

http://www.miromi.com.br/kers-roto-orbi ... -110v.html

Essa outra aqui é a Megs, um absurdo de caro, nada a ver esse valor:

http://www.miromi.com.br/meguiars-polit ... 110v2.html

Abraços
Janderson
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