O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSilencioso traseiro
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

73 mensagens
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Silencioso traseiro

por Pedro Josino » 26 Out 2013, 01:54

Vou abastecer o Vectra escondido da minha mãe, se ela descobre eu abastecendo de Podium eu acho que ela me expulsa de casa hahah..

Acho que só daqui a uns 3 meses é que vou fazer a mistura 60/40, pois passo uns 20 dias com um tanque. Quanto ao aditivo flex da ACDelco eu ainda tenho uns 5 deles aqui, uso a cada 4 tanques nos carros, da última vez que comprei, tinha uma promoção na Auto Acesso e eu comprei a caixa..

Amanhã vou lavar o carro e bato as fotos pra abrir um tópico pra ele..

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 26 Out 2013, 14:27

Pedro Josino escreveu:Ta nada, agora to andando na maciota pra economizar hahaha

Vovô mode [on]

Errado Pedro, tu vai ter que dar umas esticadas pra limpar o sistema e também para o motor se acostumar, dar uma descarbonizada básica :102:

Outra coisa boa de ser feita, modo Microsoft :9: hehehe...já fiz muito disso e sempre com resultados ótimos, pega um dia a noite que vc. não vai sair mais, vai na garagem e desliga os cabos da bateria, fecha o carro e vai dormir, deixa a noite inteira assim, noutro dia pela manhã (com paciência e sem pressa, além disso sem estar com a cara de sono para não sair cacá) ligue os cabos na sequência correta, vá e vire a chave de contato até o estágio de ligar as luzes espia do painel, não vire a chave pra ligar o motor, deixe assim por um minuto mais ou menos para o módulo adaptar o acelerador eletrônico, (vc. vai ouvir um zunido bem baixinho lá na frente de algo abrindo e fechando, é a borboleta de aceleração) daí dê a partida normal sem pôr o pé no acelerador nem nada, normal, deixa dar uma esquentada no motor e dentro de 20 minutos vá para algum lugar, faixa livre, que dê para dar umas boas aceleradas, estique a primeira marcha, não muito, não precisa forçar, já a segunda pra cima vá até os 6000 rpm, desce a lenha mesmo, faz isso umas 3 ou 4 passadas, que nem teste de revista automotiva, o módulo reconhecerá esse novo jeito e também a limpeza, a descarbonização que vai ocorrer dando umas puxadas de 3.500/4.000 rpms vai mudar muito o carro, pode acreditar, outra coisa boa seria alguma BR, pegar e dar uma paradinha no acostamento, vê se ninguém está vindo, daí saí dali esticando e cortando até chegar a 4ª marcha, não passa pra 5 ª, esticou as outras fica na 4ª com giro alto, faz esse tratamento de choque, volte pra casa e ao voltar já dentro da cidade, do bairro, ande normal para já ir dando uma esfriada e uma sossegada no motor.

Tudo isso só depois de andar um tempo com a Podium pra ela já ter feito alguma limpeza no sistema.

Agora Pedro, vc. vai ter que acelerar esse carro, carro que fica andando sempre na maciota fica mal acostumado, manco, com muita sujeira na TBI, cheio de falhas, carbonizado, etc...não respira direito entende, claro que falo assim não quer dizer esmerilhar, mas vez ou outra é muito bom para o carro a combinação de uma estrada e umas puxadas, metade dos teus problemas ou bem mais que isso vai acabar com uma mudança de uso do carro, até mesmo a história do escapamento apodrecendo vai acabar.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 26 Out 2013, 14:57

Realmente não tenho o hábito de andar com pé dentro não, costumo encostar o pé no acelerador e deixar o giro ir subindo e a velocidade também, eu tinha médias de 8.0Km/L no Vectra e 10.5Km/L no Gol 1.6 dessa maneira. De uns tempos para ca é que não consigo mais essa média, mas o fato é que o Vectra tem melhorado, meu último tanque já consegui 6.6Km/L, antes da última revisão ele andava na casa dos 5.0Km/L, acrdito que por causa da embreagem deslizando.

Vias livres em Natal é algo impossível, a não ser na madrugada da terça feira as 3 horas da manhã hehe.. E olhe lá.. Não temos o trânsito de São Paulo mas para o tamanho da cidade está bem complicado. Há 5 anos atrás eu fazia um determinado percurso em 5 minutos, hoje o mesmo percurso leva 20 minutos.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 17:33

Janderson escreveu:
Pedro Josino escreveu:Ta nada, agora to andando na maciota pra economizar hahaha

Vovô mode [on]

Errado Pedro, tu vai ter que dar umas esticadas pra limpar o sistema e também para o motor se acostumar, dar uma descarbonizada básica :102:

Outra coisa boa de ser feita, modo Microsoft :9: hehehe...já fiz muito disso e sempre com resultados ótimos, pega um dia a noite que vc. não vai sair mais, vai na garagem e desliga os cabos da bateria, fecha o carro e vai dormir, deixa a noite inteira assim, noutro dia pela manhã (com paciência e sem pressa, além disso sem estar com a cara de sono para não sair cacá) ligue os cabos na sequência correta, vá e vire a chave de contato até o estágio de ligar as luzes espia do painel, não vire a chave pra ligar o motor, deixe assim por um minuto mais ou menos para o módulo adaptar o acelerador eletrônico, (vc. vai ouvir um zunido bem baixinho lá na frente de algo abrindo e fechando, é a borboleta de aceleração) daí dê a partida normal sem pôr o pé no acelerador nem nada, normal, deixa dar uma esquentada no motor e dentro de 20 minutos vá para algum lugar, faixa livre, que dê para dar umas boas aceleradas, estique a primeira marcha, não muito, não precisa forçar, já a segunda pra cima vá até os 6000 rpm, desce a lenha mesmo, faz isso umas 3 ou 4 passadas, que nem teste de revista automotiva, o módulo reconhecerá esse novo jeito e também a limpeza, a descarbonização que vai ocorrer dando umas puxadas de 3.500/4.000 rpms vai mudar muito o carro, pode acreditar, outra coisa boa seria alguma BR, pegar e dar uma paradinha no acostamento, vê se ninguém está vindo, daí saí dali esticando e cortando até chegar a 4ª marcha, não passa pra 5 ª, esticou as outras fica na 4ª com giro alto, faz esse tratamento de choque, volte pra casa e ao voltar já dentro da cidade, do bairro, ande normal para já ir dando uma esfriada e uma sossegada no motor.

Tudo isso só depois de andar um tempo com a Podium pra ela já ter feito alguma limpeza no sistema.

Agora Pedro, vc. vai ter que acelerar esse carro, carro que fica andando sempre na maciota fica mal acostumado, manco, com muita sujeira na TBI, cheio de falhas, carbonizado, etc...não respira direito entende, claro que falo assim não quer dizer esmerilhar, mas vez ou outra é muito bom para o carro a combinação de uma estrada e umas puxadas, metade dos teus problemas ou bem mais que isso vai acabar com uma mudança de uso do carro, até mesmo a história do escapamento apodrecendo vai acabar.

Abraços
Janderson

Eu já sou um pouco mais prático.

Desligue os cabos da bateria e una os dois. Ligu-os novamente e saia com o carro, andando em primeira por 3,5KM, não se preocupando se o carro vai gastar combustível ou não. Ande em 1 e 2 por mais 3,5KM. Faça mais 3,5KM em 1, 2, e 3. Após isso começe a deitar o reio até a 4 marcha.

Depois disso volte para casa na maciota para deixar o carro esfriar.

Lembre-se de ter podium no tanque...

Quanto ao primeiro minuto com o carro somente ligado na chave, acabei de aprender mais uma...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 26 Out 2013, 18:28

Alcir Andreoni escreveu:Quanto ao primeiro minuto com o carro somente ligado na chave, acabei de aprender mais uma...

É que o acelerador dos Vectras flex não é por cabo, é eletrônico, é controlado pela central da injeção, é drive by wire, tem um módulo dele em cima do pedal do acelerador, ele envia as informações para o módulo de injeção que então envia para o corpo de borboleta da injeção, esse tempo de espera (pode variar mas em média é 1 minuto) é para no momento que volta a energia (depois do reset total) haja um "aprendizado" da abertura da borboleta, posição de abertura, depois disso é normal, esse procedimento é só quando se desliga a bateria.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 26 Out 2013, 19:48

Não é mais fácil eu ir na concessionária e pedir para passarem o scanner e ativar um novo aprendizado da injeção? O carro vai segunda resolver um barulho da suspensão que voltou.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 21:41

Pedro Josino escreveu:Não é mais fácil eu ir na concessionária e pedir para passarem o scanner e ativar um novo aprendizado da injeção? O carro vai segunda resolver um barulho da suspensão que voltou.

Para zerar a ECU sim, mas o aprendizado da tbi você vai ter de fazer o que o JAndetson postou...
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 27 Out 2013, 01:16

Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:Não é mais fácil eu ir na concessionária e pedir para passarem o scanner e ativar um novo aprendizado da injeção? O carro vai segunda resolver um barulho da suspensão que voltou.

Para zerar a ECU sim, mas o aprendizado da tbi você vai ter de fazer o que o JAndetson postou...

Exato. Para o carro se adaptar a uma nova forma de condução e combustível. Ou a forma de condução depende do acelerador eletrônico?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 27 Out 2013, 10:26

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

Exato. Para o carro se adaptar a uma nova forma de condução e combustível. Ou a forma de condução depende do acelerador eletrônico?

Eu acredito que a forma de condução não depende do acelerador eletrônico, já que você esta refazendo o aprendizado da TBI.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 00:36

Sei lá gente, acho meio teoria da conspiração esse negócio de mercado original um material e reposição outro material... Pelo menos foi com experiência que tive com os Omega, vale mais o tipo de uso do que ser comprado na concessionária ou não...

Aliás no meu pretão, um escape não original chegou a durar mais que 100 mil km!! Isso mesmo, cem mil km. E foi comprado bem longe da concessionária, aqueles que a gente inclusive vai chorando o preço e matando o vendedor na unha!!kkkkkkkk

Vi que o nosso amigo mora em região litorânea, confere? Só isso já é suficiente para reduzir a durabilidade da peça. Some-se a combinação mortal para escapamento (trajetos curtos + motor não completamente aquecido na maioria dos trajetos) e o resultado é esse, seja o melhor escape do mundo.

Uma coisa que pode se fazer é, ao comprar uma peça nova, aplicar uma pintura caprichada em volta da peça, já ajuda bastante...

E também evitar os trajetos curtos que nem chegam a esquentar o escapamento!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 28 Out 2013, 14:17

Tudo bem, eu até concordo com o fato do tipo de percurso não ser o ideal, etc.. Em relação a questão litorânea eu vou discordar um pouco, acho que isso vale para aquelas pessoas que sequer lavam o carro, meu carro é lavado semanalmente e encerado na quinzena e sempre mando lavar o chassi e aplicar vaselina exatamente para proteger. É esse tipo de proteção que a turma do 4x4 aplica em seus carros.

O problema é que nós temos três carros que fazem exatamente o mesmo trajeto todos os dias, todos tem praticamente a mesma idade, rodam com o mesmo combustível e somente o Vectra passa por esse problema no silencioso, os outros dois carros tem o sistema de exaustão perfeitos, sendo utilizados nas mesmas condições.

Vou continuar atribuindo o problema a peça. Já decidi, não irei utilizar mais o silencioso original, vou optar por outra marca e ver o que acontece. A Arvin pode até ser a melhor marca, mas no meu carro já furou três silenciosos da marca em 5 anos, enquanto no mesmo período o Ka não furou nenhum e o Gol em 4 anos não furou nenhum.

Agora em Novembro vou pagar as contas e ver se sobra algum trocado para substituir o silencioso pelo Mastra. Vou pagar para ver se o problema é realmente do carro ou se é problema do produto.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Out 2013, 14:20

Pedro Josino escreveu:Tudo bem, eu até concordo com o fato do tipo de percurso não ser o ideal, etc.. Em relação a questão litorânea eu vou discordar um pouco, acho que isso vale para aquelas pessoas que sequer lavam o carro, meu carro é lavado semanalmente e encerado na quinzena e sempre mando lavar o chassi e aplicar vaselina exatamente para proteger. É esse tipo de proteção que a turma do 4x4 aplica em seus carros.

O problema é que nós temos três carros que fazem exatamente o mesmo trajeto todos os dias, todos tem praticamente a mesma idade, rodam com o mesmo combustível e somente o Vectra passa por esse problema no silencioso, os outros dois carros tem o sistema de exaustão perfeitos, sendo utilizados nas mesmas condições.

Vou continuar atribuindo o problema a peça. Já decidi, não irei utilizar mais o silencioso original, vou optar por outra marca e ver o que acontece. A Arvin pode até ser a melhor marca, mas no meu carro já furou três silenciosos da marca em 5 anos, enquanto no mesmo período o Ka não furou nenhum e o Gol em 4 anos não furou nenhum.

Agora em Novembro vou pagar as contas e ver se sobra algum trocado para substituir o silencioso pelo Mastra. Vou pagar para ver se o problema é realmente do carro ou se é problema do produto.

Preço do Mastra aqui em São Paulo = R$ 210,00.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 28 Out 2013, 14:27

Alcir Andreoni escreveu:Preço do Mastra aqui em São Paulo = R$ 210,00.

Barato demais, rodei a cidade todinha e achei à vista em dinheiro por R$ 350,00 no local mais barato, já com a instalação. A maioria dos lugares era em torno de R$ 450/400.

Fui na loja que vende peças Genuínas GM, sendo que eles não trabalham com a parte de escapamento, nem acabamento, apenas motor, câmbio e suspensão.

Ainda tentei contato com o vendedor do MercadoLivre que tem o Arvin mas ele não responde, então deixa para lá.

Não vou arriscar pagar R$ 800,00 em um silencioso na concessionária já tendo substituído outros três lá que duraram no máximo dois anos. Vou pagar esses R$ 350,00, se durar mais de um ano já estou no lucro.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Out 2013, 14:35

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Preço do Mastra aqui em São Paulo = R$ 210,00.

Barato demais, rodei a cidade todinha e achei à vista em dinheiro por R$ 350,00 no local mais barato, já com a instalação. A maioria dos lugares era em torno de R$ 450/400.

Fui na loja que vende peças Genuínas GM, sendo que eles não trabalham com a parte de escapamento, nem acabamento, apenas motor, câmbio e suspensão.

Ainda tentei contato com o vendedor do MercadoLivre que tem o Arvin mas ele não responde, então deixa para lá.

Não vou arriscar pagar R$ 800,00 em um silencioso na concessionária já tendo substituído outros três lá que duraram no máximo dois anos. Vou pagar esses R$ 350,00, se durar mais de um ano já estou no lucro.

Desculpa, eu te dei o preço do meu, que é mais barato que o seu modelo.

R$ 350,00 tá ótimo o preço, pois já vi por R$ 290,00 mais R$ 60,00 de frete.

Vai fundo.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 29 Out 2013, 14:09

Qual a diferença do seu? É diferente do original?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Out 2013, 14:13

Pedro Josino escreveu:Qual a diferença do seu? É diferente do original?

Ele é um modelo diferente, mais parecido com o que o pessoal usa no paralelo para substiuir o de caixa estampada. No 2010 ela é diferente.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 29 Out 2013, 14:29

O cara queria pq queria me convencer a adaptar o do Astra, saia R$ 180,00.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Out 2013, 17:25

Pedro Josino escreveu:O cara queria pq queria me convencer a adaptar o do Astra, saia R$ 180,00.

Não faz isso que não fica legal. Mesmo o estampado do Astra é menor...
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 10 Nov 2013, 02:17

Alguém já trocou o silencioso do Vectra C em casa? Não tenho muitas habilidades técnicas mas aparentemente não é difícil. Apareceu a oportunidade de comprar o Genuíno GM por R$ 40,00 a mais que o Mastra, porém na internet, por isso pensei instalar em casa, pois fui em duas lojas e me cobraram R$ 100,00 pra instalar se eu levar de fora.

É preciso alguma cola ou substituir junta?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 10 Nov 2013, 03:34

Pedro Josino escreveu:Alguém já trocou o silencioso do Vectra C em casa? Não tenho muitas habilidades técnicas mas aparentemente não é difícil. Apareceu a oportunidade de comprar o Genuíno GM por R$ 40,00 a mais que o Mastra, porém na internet, por isso pensei instalar em casa, pois fui em duas lojas e me cobraram R$ 100,00 pra instalar se eu levar de fora.

É preciso alguma cola ou substituir junta?

Tem que por uma massa para vedação da junta, só isso...

Mas e fácil, só não faço porque ando preguiçoso...
Imagem

73 mensagens