Arquiteto escreveu:não vejo problema em aplicar selante e cera sintética ... ha quem seja mais preciosista
mas não seria muito diferente de aplicar duas camadas de cera sintética ...
no meu caso prefiro finalizar com a cera sintética pela durabilidade
Julio Cesar escreveu:Só lembrando que este autobrilho é osso duro de retirar....
Julio Cesar escreveu:Só lembrando que este autobrilho é osso duro de retirar....
Sim, é da 3m mesmo, eu já tinha notado que dependendo do dia, ele era facil de retirar, mas aqui como normalmente é sempre quente, ele é dificil mesmo de sair. Sempre que passo ele eu o retiro imediatamente. Ao contrário da pastewax, que pra mim é uma cera ótima de se retirar pois se faz mais esforço passando ela do que retirando....kkkkkk...deixou alguns minutinhos e ela sai como se estivesse retirando pó do carro.rgapski escreveu:Julio Cesar escreveu:Só lembrando que este autobrilho é osso duro de retirar....
Julio,
Autobrilho de qual marca? Como foi aplicado?
O autobrilho da 3m, se aplicado corretamente e nas condições ideais, é fácil de retirar...
Ele dá mais trabalho pra aplicar do que retirar, já que, por utilizar água como solvente, seca rápido demais (nmo)...
O autobrilho se aplica em pequenas quantidades, de preferencia com papel para polimento 3m.
Aplicador de espuma e micro-fibra não se prestam bem à essa finalidade, já que absorvem muito o composto (desperdiça), além de promover ressecamento no local de aplicação, o que além de dificultar a aplicação, pode vir a causar riscos.
Aplica-se uma gota no papel de polimento para uma área de 30cm x 30cm espalhando bem (movimentos retos, não circulares) até aparentar fosqueamento na área.
Após aplicado, deve-se remover imediatamente (não se deixa secar completamente) com auxilio de pano de micro-fibra ou um papel de polimento limpo (melhor ainda).
Se o dia muito seco e quente, não recomendo o uso, pois ele vai empedrar com facilidade no verniz.
Se isso ocorre, basta borrifar água e passar um pano pra remover o excesso, mas precisa refazer a aplicação, já que isso remove o produto.
Jamais aplique com a lataria quente! Se fizer isso, ele vai secar na hora e pode até causar manchas (que só saem com polimento).
Por essa falta de lubrificação, pessoal, autobrilho se aplica com a mão! Nada de politriz!
Depois do carro receber autobrilho em todas as partes, se faz uma ultima passada de pano de microfibra.
Se não for caso de repintura recente, uma cera líquida aplicada sem força ajuda a incrementar ainda mais o brilho, pois remove eventuais excessos e faz um refino no nivelamento dos fillers.
E lembrem-se: autobrilho não é cera! Não protege nada e sai totalmente antes da 3ª lavagem.
Esse produto é feito para mascarar imperfeições e dar efeito de "show car".
Quer brilho e proteção de verdade? Faz um bom polimento (profissional), aplique um selante e depois uma cera de qualidade.
Lembrem-se aplicar vai dar trabalho (autobrilho + cera + carro grande = braços doloridos) e a alegria vai durar pouco (em umas 4 lavagens, já era, inclusive a cera que passar por cima vai junto).
Tem coisa melhor que autobrilho, e com melhor relação custo x benefício... rs
Deixem o autobrilho para as oficinas de funilaria!![]()
Abs!
rgapski escreveu:Achei interessante o ponto que o Larussosan tocou: Cera NXT = selante sintético.
Cera e selante tem o mesmo propósito: proteger a pintura.
E é justamente por isso que há uma enorme confusão entre selante, ceras, protetores, vitrificadores, etc...
A NXT não tem nada de selante... Não sei quem inventou isso e espalhou por ai...
Ela é uma boa cera com base sintética, nada além disso. Ao invés de usar cera de carnaúba, usa um composto artificial para simular as características da carnaúba (talvez silicone ou algo do gênero).
Eu particularmente gosto muito da NXT, mas a durabilidade dela é praticamente a mesma de uma boa cera de carnaúba.
Gosto da NXT porque, na minha opinião, das ceras "amadoras" ela se mostrou a cera que dá maior repelência à água, e tem aplicação extremamente fácil (me poupa os braços).
Veja que as ceras tem como função criar uma película protetora e tapar irregularidades aumentando o brilho.
Os selantes, por sua vez, tem como objetivo criar uma película um pouco mais forte que a da cera, com pelo menos o dobro da resistência e aderência, não focando muito no quesito "brilho".
Lembro ainda que, quem traz brilho à pintura é um bom polimento. A cera/selante só serve para proteger, e no máximo, dar um acabamento fino no final (brilho molhado, sensação de pintura escorregando, etc).
O selante "gruda" na pintura por pelo menos o dobro do tempo da cera, mas em geral não promove tanto brilho, apenas deixa a pintura menos suscetível à aderência de sujeiras e promove maior resistência à água.
Costuma-se utilizar o selante para dar uma proteção maior, depois aplica a cera para reforçar a camada protetora do selante e dar aquele toque final.
Vejam que tudo que pode atacar a pintura vai atacar primeiro a camada de cera, depois a do selante, para somente então chegar no verniz.
Uma vez ao ano eu faço um processo de lustro no meu carro, e ao final, aplico o selante.
Logo depois do selante, aplico a NXT da meguiars e renovo a aplicação a cada 2 meses.
A cada lavagem, uso uma cera líquida para manutenção da camada protetora de cera.
Feito isso, o carro fica bem protegido das químicas, fuligens, chuva ácida, etc...
Tanto que, todo ano quando vou renovar o lustro, passo a claybar e ela sai praticamente limpa, ou seja, o selante + cera evitou que a sujeira se depositasse na pintura, cumprindo perfeitamente o seu papel.
Uma vez fui almoçar com um amigo em Santos e paramos os carros na rua, debaixo de umas arvores.
Quando voltamos, umas garças bombardearam os carros.
Pra quem não sabe, o cocô daquele bicho deve ter acido sulfúrico!
O meu carro na época era um 206 e do meu colega um Polo, ambos pretos...
Na hora tivemos que levar os carros para um lava-rápido para lavar, pois teto, capo e vidros ficaram em estado de calamidade! kkkk
O meu carro que estava com selante + cera e não manchou nada. Apenas o lugar ficou "áspero" ao toque, indicando que não havia mais proteção por ali. Reapliquei o selante e a cera e pronto, sem qualquer sinal de marcas.
O do meu amigo, que fazia anos não via cera (e quando via, era dessas vagabundas), ficou todo manchado.
Tentei salvar com polimento, mas só consegui amenizar... Na luz ainda dava pra ver alguns pontos manchados.
Abs!
Pedro Josino escreveu:Vejo a galera aplicando a cera a cada dois meses, eu aplico toda semana.. Kkkkk
Arquiteto escreveu:aqui são tres basicamente
precisando de um descontaminação e lavagem detalhada + lustro + cera
sem contar com o palio que a patroa tomou conta de vez ... este entreguei pra Deus
luta ingrata ...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes