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Manutenção, Mecânica & ElétricaSobre filtro de espuma Inflow.
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Alcir Andreoni
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por Alcir Andreoni » 03 Nov 2015, 16:00

corredeira escreveu:Comprei e já coloquei.
Se gasta mais ou não, o vectroso ficou com um ronco de dar inveja UHEHUEHUHEUHE
Recomendo por enquanto! Estou testando e breve vou pegar rodovia para testar se não tá esquentando mais que o outro filtro...

A tampa da caixa do filtro tem que ficar aberta :/

Não!

Ela deve ficar fechada... :88:
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Isso deixa marcas profundas!

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Jeferson.eng
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por Jeferson.eng » 03 Nov 2015, 21:35

Se deixar a tampa aberta o filtro não vai estar servindo pra nada, e o ronco que seu carro está fazendo é justamente por estar com a caixa aberta.
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jpmasson
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por jpmasson » 14 Jan 2016, 08:41

Alguém uso filtro esportivo no Vectra B 16V?? Alguma restrição?? Cônico ou In Flow??

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Rafael Mogli
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por Rafael Mogli » 14 Jan 2016, 15:30

Uso um de duplo fluxo . Ja to de saco cheio dele kkk . Eh hom no inicio . Vc gasta uma gasosa do kct . Mais depois enjoa.
Fiquei sabendo que n filtra tanto quanto o filtro de ar convencional . Estou providenciando a troca pro original. Futuramente pretendo mudar a parte do silencioso tentar um som mais grave porem sem incomodo em demasia

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Alez
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por Alez » 14 Jan 2016, 19:10

rgapski escreveu:
Levinthal escreveu:Raphael, que óleo é esse que vc comenta de colocar no filtro?

Abs.

Levinthal,

Todo filtro com elemento filtrante em espuma precisa, obrigatoriamente, ser umedecido com óleo para poder reter as partículas de poeira.
Mas isso não deve ser feito sempre, apenas depois que lava o filtro.
Depois de lavado e seco, você da uma lambuzada nele com óleo (pode ser de motor, óleo mineral que vende em farmácia, óleo de câmbio, etc). O importante é o filtro estar umedecido.

Os poros da espuma são maiores que os do papel (aqui surge o ganho no motor).
Como disse antes, o filtro de papel filtra por resistência, pois tem poros microscópicos para reter a maior parte das partículas.
Já o filtro de espuma não oferece muita resistência, por isso precisa estar umedecido com óleo, pois ele faz o papel de reter as partículas. A espuma é como um labirinto por dentro, assim a poeira vai batendo até encontrar com o óleo e ficar retida.

Abs.


Revivendo o tópico este filtro não poderia ser lubrificado então com WD40?

Outra dúvida, o filtro de ar daqueles redondos também oferece algum ganho prático? Ou, seria melhor um INFLOW mesmo?

(

rgapski
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por rgapski » 15 Jan 2016, 09:06

Alez escreveu:
Revivendo o tópico este filtro não poderia ser lubrificado então com WD40?

Outra dúvida, o filtro de ar daqueles redondos também oferece algum ganho prático? Ou, seria melhor um INFLOW mesmo?

(


Alez, tudo beleza?

O filtro de espuma funciona como uma colmeia/labirinto com gotículas de óleo.
O ar sujo vai passando por esse labirinto e a sujeira vai aderindo às gotículas de óleo.

Por este motivo que o filtro de espuma é menos restritivo que o papel, pois a filtragem aqui ocorre por adesão da sujeira ao óleo, e não pela passagem forçada do ar e restrição mecânica das partículas como nos filtros de papel.

Esse lance da espuma é antigo.
As motos (principalmente as de uso off-road/miso) já usam de fábrica filtro de espuma há muitos e muitos anos.
Alias, para motos off-road o filtro de papel não presta por entope muito rápido e as partículas menores passam pela malha de papel.

Sobre o seu questionamento sobre o WD-40, acredito que não seja aplicavel.
Este óleo (micro-óleo) muito volátil (evapora rápido), por isso não se presta à finalidade de manter o filtro de espuma úmido. Se você espirrar o WD, talvez ao final do dia o filtro já esteja "seco".
Assim, as gotículas que são necessárias à retenção da poeira deixaram de existir, e a filtragem fica comprometida.

O óleo mineral (desses de farmácia), emulsão ou óleo de silicone (meu preferido) ou até mesmo o próprio óleo de motor do carro são menos voláteis, mantendo as gotículas no filtro até sua total impregnação.

O correto para se umidificar o filtro é fazer uma boa lavagem antes de tudo.

Quando eu tinha inflow no vectra, eu lavava o filtro com gasolina ou querosene, que são ótimos para diluir o óleo.
Basta pegar um borrifador, ir aplicando o solvente e apertando a espuma para a poeira retida ser expulsa.

Depois de lavado com solvente, eu lavava a com sabão lava roupas líquido para remover a oleosidade do solvente (facilitar a adesão do óleo novo à espuma).

Feito todo aquele procedimento, basta secar à sombra para não empenar a estrutura do filtro (tem uma armação plastica dentro dele).

Com o filtro limpo, aplica-se óleo (que pode ser aqueles que mencionei acima) com um borrifador.
Usando aquele jato mais fino do borrifador (função spray), basta dar umas 2/3 borrifadas em cada face e depois apertar com a mão pro óleo penetrar o filtro.

Não exagere no óleo, pois muito óleo torna restritivo, suja a caixa de ar e pode até mesmo ser aspirado pelo motor (suja tbi, válvulas, etc).

Feito isso, pode rodar 10~15k km tranquilamente até a próxima lavagem...
Sugiro também sempre ter um filtro de papel reserva pra utilizar enquanto o de espuma seca.

Eu recomendo fortemente o uso do filtro de espuma da inflow.
Por falar nisso, preciso comprar um pro Punto e anunciar o InFlow pro vectra que eu tenho em casa...
O inflow funciona com duas espumas de densidade diferente, sendo uma mais aerada para retenção de particulas maiores e uma mais fina para retenção das particulas mais finas.
As espumas são bem espessas, e isso favorece a filtragem, pois quanto maior for o caminho percorrido pelo ar, maior será a filtragem.

O inflow se difere do H&N (e aqueles outros genéricos) que tem um outro "sistema" de filtragem.
O H&N tem uma malha de tecido umidificado com óleo coberta por uma trama de metal que faz uma especie de dupla retenção, ou seja, retem as partículas pelo "labirinto com óleo" e pela malha de tecido. Sendo mais "compacto" que o Inflow.

Sobre o filtro redondo (conhecido como cônico, de mono ou duplo fluxo) tem o mesmo "conceito" do filtro que vai dentro da caixa, mas ele é feito para ser colocado em um lugar onde o ar externo bata diretamente nele, fazendo o motor admitir ar mais frio (que é mais denso, e por ser mais denso, tem mais oxigênio, que aumenta a força da explosão no motor).

O erro que muita gente comete é enfiar esse filtro dentro do capo do motor, sem captação de ar frio, o que piora a performance. Já vi vários testes de dinamômetro e vi carro perder potencia com esse filtro.
O ar que esta dentro do capô é, em media, 25ºC maior que o externo.

Os filtros cônicos, por não terem caixa insonorizadora (caixa de ar original) fazem um "ronco" quando se acelera, o que faz muita gente crer que o carro ganhou 10cv com o filtro...

Esse tipo de filtro não recomento para quem tem carro original.
Só uso isso em carro turbo, porque em geral não da pra manter a caixa de ar original, que sempre é voltada para captar o ar mais frio.

No vectra a caixa de ar original capta o ar láááá na frente, geladinho, e tem gente que tira dizendo que o carro ficou melhor...
Melhor que o de papel pode até ficar, mas um filtro de espuma na caixa original é beeeem mais negócio.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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The_Zapa
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Filtro Esportivo - Duvida

por The_Zapa » 03 Fev 2016, 18:05

Meu amigo quer me vender um e queria saber se o carro fica gastao...

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Re: Filtro Esportivo - Duvida

por Andersonss » 03 Fev 2016, 22:58

Rapaiz, se mudar.. muda pouca coisa, coloquei recentemente filtro K&N esportivo em outro carro que tenho e não senti diferença de consumo só seni diferença minima em arrancada e o ronco fica mais bonito..
pretendo colocar no Vectra tbm

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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por Thiago Menezes » 04 Fev 2016, 09:54

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
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Re: Sobre filtro de espuma Inflow.

por granzorts » 09 Fev 2016, 19:26

Comprei um filtro inflow para experimentar, estou esperando chegar.

Duvida: o inflow vai admitir mais ar pelo motor, a eletronica não corrige isso? e o escape original, como lida com o excesso? Sou leigo, desculpem se as perguntas parecerem bestas :88:
Vectra CD 2.2 16v 98/99 Azul Darsena (manual + cruise control)

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