Alez escreveu:
Revivendo o tópico este filtro não poderia ser lubrificado então com WD40?
Outra dúvida, o filtro de ar daqueles redondos também oferece algum ganho prático? Ou, seria melhor um INFLOW mesmo?
(
Alez, tudo beleza?
O filtro de espuma funciona como uma colmeia/labirinto com gotículas de óleo.
O ar sujo vai passando por esse labirinto e a sujeira vai aderindo às gotículas de óleo.
Por este motivo que o filtro de espuma é menos restritivo que o papel, pois a filtragem aqui ocorre por adesão da sujeira ao óleo, e não pela passagem forçada do ar e restrição mecânica das partículas como nos filtros de papel.
Esse lance da espuma é antigo.
As motos (principalmente as de uso off-road/miso) já usam de fábrica filtro de espuma há muitos e muitos anos.
Alias, para motos off-road o filtro de papel não presta por entope muito rápido e as partículas menores passam pela malha de papel.
Sobre o seu questionamento sobre o WD-40, acredito que não seja aplicavel.
Este óleo (micro-óleo) muito volátil (evapora rápido), por isso não se presta à finalidade de manter o filtro de espuma úmido. Se você espirrar o WD, talvez ao final do dia o filtro já esteja "seco".
Assim, as gotículas que são necessárias à retenção da poeira deixaram de existir, e a filtragem fica comprometida.
O óleo mineral (desses de farmácia), emulsão ou óleo de silicone (meu preferido) ou até mesmo o próprio óleo de motor do carro são menos voláteis, mantendo as gotículas no filtro até sua total impregnação.
O correto para se umidificar o filtro é fazer uma boa lavagem antes de tudo.
Quando eu tinha inflow no vectra, eu lavava o filtro com gasolina ou querosene, que são ótimos para diluir o óleo.
Basta pegar um borrifador, ir aplicando o solvente e apertando a espuma para a poeira retida ser expulsa.
Depois de lavado com solvente, eu lavava a com sabão lava roupas líquido para remover a oleosidade do solvente (facilitar a adesão do óleo novo à espuma).
Feito todo aquele procedimento, basta secar à sombra para não empenar a estrutura do filtro (tem uma armação plastica dentro dele).
Com o filtro limpo, aplica-se óleo (que pode ser aqueles que mencionei acima) com um borrifador.
Usando aquele jato mais fino do borrifador (função spray), basta dar umas 2/3 borrifadas em cada face e depois apertar com a mão pro óleo penetrar o filtro.
Não exagere no óleo, pois muito óleo torna restritivo, suja a caixa de ar e pode até mesmo ser aspirado pelo motor (suja tbi, válvulas, etc).
Feito isso, pode rodar 10~15k km tranquilamente até a próxima lavagem...
Sugiro também sempre ter um filtro de papel reserva pra utilizar enquanto o de espuma seca.
Eu recomendo fortemente o uso do filtro de espuma da inflow.
Por falar nisso, preciso comprar um pro Punto e anunciar o InFlow pro vectra que eu tenho em casa...
O inflow funciona com duas espumas de densidade diferente, sendo uma mais aerada para retenção de particulas maiores e uma mais fina para retenção das particulas mais finas.
As espumas são bem espessas, e isso favorece a filtragem, pois quanto maior for o caminho percorrido pelo ar, maior será a filtragem.
O inflow se difere do H&N (e aqueles outros genéricos) que tem um outro "sistema" de filtragem.
O H&N tem uma malha de tecido umidificado com óleo coberta por uma trama de metal que faz uma especie de dupla retenção, ou seja, retem as partículas pelo "labirinto com óleo" e pela malha de tecido. Sendo mais "compacto" que o Inflow.
Sobre o filtro redondo (conhecido como cônico, de mono ou duplo fluxo) tem o mesmo "conceito" do filtro que vai dentro da caixa, mas ele é feito para ser colocado em um lugar onde o ar externo bata diretamente nele, fazendo o motor admitir ar mais frio (que é mais denso, e por ser mais denso, tem mais oxigênio, que aumenta a força da explosão no motor).
O erro que muita gente comete é enfiar esse filtro dentro do capo do motor, sem captação de ar frio, o que piora a performance. Já vi vários testes de dinamômetro e vi carro perder potencia com esse filtro.
O ar que esta dentro do capô é, em media, 25ºC maior que o externo.
Os filtros cônicos, por não terem caixa insonorizadora (caixa de ar original) fazem um "ronco" quando se acelera, o que faz muita gente crer que o carro ganhou 10cv com o filtro...
Esse tipo de filtro não recomento para quem tem carro original.
Só uso isso em carro turbo, porque em geral não da pra manter a caixa de ar original, que sempre é voltada para captar o ar mais frio.
No vectra a caixa de ar original capta o ar láááá na frente, geladinho, e tem gente que tira dizendo que o carro ficou melhor...
Melhor que o de papel pode até ficar, mas um filtro de espuma na caixa original é beeeem mais negócio.
Abs!