Daniel Piovesana escreveu:
Estranho o vídeo não rodar pra vc, está como público.
A politriz é um plano para o futuro...
Salvei as dicas aqui.
Valeu!
O vídeo não roda porque acesso o fórum através do meu escritório, e por aqui o youtube é um dos sites bloqueados pelo servidor. Temos um problema de estreitamento de banda em determinados horários, portanto, sites "carregados" são bloqueados para não estreitar ainda mais a internet.
Voltando ao assunto do polimento... rs
Uma politriz é um excelente investimento pra quem gosta muito de cuidar do carro.
Mas cuidado! É uma ferramenta, e como qualquer outra, se for utilizada de maneira errada, vai causar danos.
Existem basicamente dois tipos: rotativa e orbital.
A rotativa é "bruta", difícil de domar, pois o disco gira rápido e com força. Durante o uso, na mão de quem não conhece, ela pode "escapar" e acabar danificando a pintura, ou pior, causando algum acidente grave.
Por ser "bruta", ela faz o trabalho bem mais rápido, principalmente a parte de corte (remoção de marcas de lixas e riscos profundos).
Sabendo usar, é possível fazer todo o processo, até mesmo aplicação de cera com ela, sem deixar marcas de boina, mas é algo que exige bastante experiência do utilizador.
Os pontos negativos são: peso da máquina (mais pesada que a orbital) e agressividade.
Eu já tive as duas. Hoje só tenho a rotativa, pois na minha mão a orbital foi inútil, já que consigo todo o processo com a rotativa sem deixar marcas.
O orbital é mais leve e fácil de domar. Em geral, é de baixa potencia. Crianças e mulheres também podem usar tranquilamente, rsrsrsrs.
O disco dela não gira rápido igual ao da rotativa, mas sim faz pequenas oscilações em torno do eixo, ou seja, o disco fica praticamente vibrando ao invés de girar.
A vantagem é que ela é ótima para dar acabamento, principalmente na fase de lustro e enceramento/selante. Nisso ela é ótima, pois qualquer um consegue "zerar" a pintura com ela. Nesse passo, por ser mais leve, ela é mais confortável que a rotativa e praticamente não oferece riscos na utilização.
Os pontos negativos são: Ela não é boa com polimento "pesado", ou seja, remover riscos e marcas de lixa com ela pode ser uma tarefa demorada e cansativa, pois precisa exercer muita pressão na máquina para conseguir bons resultados. Dependendo do combo boina+composto, nem é possível fazer um corte decente.
A vibração da máquina causa desconforto depois de certo tempo de utilização. Eu a abandonei por esses motivos.
Como gosto de fazer micro pintura, que envolve processo de nivelamento por lixamento, preciso de um equipamento mais parrudo que esteja mais preparado a lidar com esse tipo de agressividade.
E na parte de lustro, como já estou calejado com a rotativa, eu prefiro segurar o peso dela ao invés de ficar com a mão dormente pelo uso da orbital.
Polir um carro, mesmo com máquina, é um trabalho bem cansativo e, para fazer bem feito, levam-se dias. Pelo menos 2 em um carro pequeno e com poucas marcas.
Lembre-se também que não basta comprar a máquina, são necessários discos, boinas, compostos, etc.
É um "brinquedo" caro e que vicia. Se você não é tão "viciado", compensa pagar para alguém fazer uma vez por ano.
Fazendo as contas "por alto", acho que precisa fazer pelo menos uns 6 polimentos pra compensar o gasto do equipamento, pois a mão de obra é hard.
Se você ta disposto a gastar com isso, recomendo começar com uma orbital, um par de suporte de boina de 3" e um de 5", um "trio" de 3" com alta, média e baixa densidade, e um "trio" idem com 5" para áreas maiores.
No seu caso, por exemplo, você poderia usar o 3 em 1 com a boina mais agressiva em áreas mais críticas e lustrar com boina média e aplicar um selante (ou até mesmo o 3 em 1) com a boina mais macia promovendo mais aquecimento para criar o filme protetor. Ai é só usar a de 3" para superfícies menores (colunas, soleiras, frisos) e a de 5" para áreas maiores, como teto, portas, etc.
Polimento à nível de corte (remoção de riscos profundos e lixa) é uma coisa que só é necessário uma única vez se o carro for cuidado, no máximo em algum lugar localizado, se for mantido uma manutenção regular.
A primeira coisa é manter o carro limpo, pois quanto menos poeira, menos riscos. Eu limpo semanalmente, faça chuva, faça sol.
A segunda é manter sempre uma camada protetora. Encero a cada lavagem com cera líquida e aplico em pasta mensalmente.
A terceira é remover os swirls sempre que eles começarem a aparecer, de modo a pintura não ficar crítica a ponto de exigir polimento. Mantendo o carro limpo e encerado, por pelo menos 6 meses eles não dão as caras.
Abs!