Manutenção, Mecânica & ElétricaMais uma sobre sonda lambda
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Val
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Mais uma sobre sonda lambda

por Val » 17 Jul 2013, 22:01

Verdade ou Mito?

Fui ao mecânico hoje para averiguar a luz da minha central acesa.
Já desconfiava que era a sonda e o Kaptor confirmou. Precisarei comprar uma nova e resolverei o problema.
Mas conversando com meu eletricista, ele me disse que se eu trocar a sonda do meu carro que é de 1 fio por uma de 4 fios o carro ficará mais econômico.

Justificativa:
a sonda do meu carro é de 1 fio e começa a entrar em funcionamento e fazer a leitura da queima depois de aquecido o coletor. Todos sabem disso e dependendo do dia, demora um pouco pra acontecer. Enquanto o tempo de aquecimento demora, a central continua a mandar combustível para os bicos. Já a de 4 fios é aquecida previamente devido à uma resistência na própria sonda. Assim, a economia já seria imediata.

E aí?
Verdde ou Mito?

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Almeidão » 18 Jul 2013, 09:25

Val escreveu:Verdade ou Mito?

Fui ao mecânico hoje para averiguar a luz da minha central acesa.
Já desconfiava que era a sonda e o Kaptor confirmou. Precisarei comprar uma nova e resolverei o problema.
Mas conversando com meu eletricista, ele me disse que se eu trocar a sonda do meu carro que é de 1 fio por uma de 4 fios o carro ficará mais econômico.

Justificativa:
a sonda do meu carro é de 1 fio e começa a entrar em funcionamento e fazer a leitura da queima depois de aquecido o coletor. Todos sabem disso e dependendo do dia, demora um pouco pra acontecer. Enquanto o tempo de aquecimento demora, a central continua a mandar combustível para os bicos. Já a de 4 fios é aquecida previamente devido à uma resistência na própria sonda. Assim, a economia já seria imediata.

E aí?
Verdde ou Mito?


Sem duvida nenhuma que a ideia é esta e por este motivo que inventarom esta sonda com 4 fios e também para meter a mão no teu bolso. Sim, o carro fica mais econômica com ela, e eu tinha até vontade de testar uma desta no meu carro, só que na época que fui pesquisar, a minha custava 100 e esta 400. Penso que o consumo dele frio continuará kakakkaka.
Detalhe, nem sei como ligaria uma de 4 fios no meu carro que é um fio. Se você souber ou outro informe pra mim por favor, afinal tem que ter algo que eu não saiba e quero saber hehhe.

Obrigado
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por José Leal » 18 Jul 2013, 15:18

De fato com a sonda de 4 fios, a leitura é quase instantânea. Mas independente do tipo de sonda, na fase fria sempre haverá um consumo maior de combustível, por questões óbvias (sistema de afogador automático com a IE enriquecendo a mistura...). Na fase quente sim, haverá economia, pois a sonda de 4 fios não precisa dos gases do escape para aquecê-la.

Almeidão e demais amigos, a instalação da sonda de 4 fios é simples. Nos fios brancos, liga-se um no positivo pós chave e o outro no negativo. O cinza é ligado tb no negativo. O fio preto é o sinal da sonda.
Mas lembrando que no Vectra, a sonda é de 3 fios. Não existe o cinza.
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Val » 19 Jul 2013, 19:30

^ Ditto! :88:

Também pensei no preço da maldita!
Voltei a conversar com o eletricista e confirmei algumas teorias. Ele vai instalar no carro dele e depois falar com a gente a respeito. Aí volto aqui e compartilho com vocês. :102:

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 19 Jul 2013, 20:27

eu ja diria que não e garantia nenhuma ...

a sonda 4 apareceu com o sistema flex .. . e não conheço nenhum motor flex que seja mais economico

que o semelhante so a gasolina ... :76:
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Luiz Antunes » 20 Jul 2013, 03:53

O tempo de resposta da sonda 4 fios é muito maior na fase fria , mas isso não chega a ser significativo em termos de consumo , é só tecnologia a mais para a centralina .

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por RC Geisel » 20 Jul 2013, 10:18

Puxa..., malditas sondas..., desde que tenho o vectra, faz três anos, acho que ainda estava com a original, a primeira vez que deu problema na injeção, trocaram a sonda e colocaram uma paralela, durou dois meses, sorte que tava na garantia ainda, depois foi colocada uma delphi , melhorou, mas hj ainda quando o motor esta frio, volta e meia liga a luz da injeção por alguns segundos e depois desliga, foi passado scaner e deu sonda de novo, quando o motor esta quente não acontece o problema...
Enquanto a luz não ficar acesa direto, não vou mais mexer em nada..., já gastei perto de R$ 1000,00 na injeção por causa disso, até bomba de combustível foi trocada e volta e meia a luz ainda liga hj...

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 20 Jul 2013, 10:26

RC, por acaso ja trocou o sensor de temperatura da injeção ?


se ele não estiver fazendo as leituras de temperatura direito o sistema não tem como funcionar

corretamente ... dai a sonda acusa mas pode não ser nela o problema ...
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por José Leal » 20 Jul 2013, 11:55

Arquiteto escreveu:eu ja diria que não e garantia nenhuma ...

a sonda 4 apareceu com o sistema flex .. . e não conheço nenhum motor flex que seja mais economico

que o semelhante so a gasolina ... :76:

Mas carro flex não é mais econômico que seu similar monocombustível. Nunca foi e nuca será.

Coloca a sonda lâmbda de 3 fios do Vectra 16V no motor 8V e já vai melhorar um pouco o consumo.
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 20 Jul 2013, 12:02

esta e a questão ... vamos ver se funciona ...
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por RC Geisel » 20 Jul 2013, 14:28

Arquiteto escreveu:RC, por acaso ja trocou o sensor de temperatura da injeção ?


se ele não estiver fazendo as leituras de temperatura direito o sistema não tem como funcionar

corretamente ... dai a sonda acusa mas pode não ser nela o problema ...


Nunca troquei o sensor..., vou ver o q faço, até tem logica a ideia...
Mas se o sensor de temperatura tivesse com problema ia ser com qualquer temperatura..., ou não ?
No meu caso o problema de ligar a luz só ocorre quando o motor não chegou até a temperatura ideal de funcionamento...

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 20 Jul 2013, 20:02

uma maneira de testar ele seria monitorar a temperatura atraves de um scaner em tempo real

mas o sensor não é caro, acho que vale a pena trocar ...

outra hipotese e seu carro estar sem termoestatica e trabalhando frio mais tempo que o normal

ela pode estar travada aberta tambem ...

se vc não verificou isto ainda, são outras hipoteses para resolver o problema ...
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Bacholsky » 09 Abr 2014, 11:12

Pessoal. Uma ajuda.... Meu carro Tava indicando sensor map e sonda lambda. Troquei o map e ficou indicando ainda a sonda lambda (que no scanner estava trabalhando travada em 400 mv) hoje está chegando a sonda lambda que comprei no mercado livre. É original segundo o cara. Compatível com vários modelos GM. Mas Notei que no scanner meu carro Tava trabalhando em 100 e poucos graus. Eu já plainei meu cabeçote, mas isso seria motivo dele trabalhar tão quente assim? Ou poderia ser tb pane no sensor de temperatura? Vale lembra que meu sistema é 100% limpo e está com aditivo xlc havoline long life.

Abraço galera
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 09 Abr 2014, 18:42

não e motivo não,

tem de conferir o sensor de temperatura do painel e injeção + termoelétrica

se ainda não conferiu
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Bacana » 14 Abr 2014, 18:13

Amigos qual a melhor marca da sonda lambda sendo original??

Delphi ou Bosch qual delas é original do Vectra 2004 expression?
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Arquiteto » 18 Abr 2014, 23:49

Bacana escreveu:Amigos qual a melhor marca da sonda lambda sendo original??

Delphi ou Bosch qual delas é original do Vectra 2004 expression?


original e bosch
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por GIOVANNIRNP » 19 Abr 2014, 09:19

Prefiro manter original.
FUTURO:A DEUS PERTENCE
PRESENTE:06ELITE 2.4 16V PRETO TOP FULL
97CD2.0 16V141cv VERMELHO
01GLS2.2 8V123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Renato_RJ » 20 Abr 2014, 11:11

Galera, acho que minha sonda lambda deu adeus, fui tirar a medição como o multimetro e ficou zerado no display...
estou achando ele "meio beberrão", ta fazendo a média de 6 - 6,5km/l isso andando sem pisar, sempre entre 1200 à 2000 rpm, o carro n fica forçando o motor,, ele anda com "folga"... Uma coisa que tenho observado tb, é que o escape esta molhando muito... ñ acredito que seja a gasola pq abasteço nesse posto desde quando tinha um kadett, sempre coloquei a adtivada e nunca apareceu esse problema no kadett... Será q é ela mesmo? A minha é de um fio, estou de olho nessa de 3 fios:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... finger-_JM

Serve para o meu carro? Um vectra 99 2.2 8V...

Agradeço a quem puder responder...

zau
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por zau » 20 Abr 2014, 12:30

Amigo, não mexe na sonda, coloca a original e seja feliz.
A sonda funciona como um nariz que fica cheirando os gases de escape, ela ajuda a central a determinar a melhor mistura ar/combustivel e por issp não me arriscaria em uma aventura assim pois vc pode plantar um problema que depois seria dificil de encontrar, imagina a central começar a pipocar erros diversos de outros sensores só pq ela não entende oq a lambda esta mandando, enfim.... tiro no escuro.
Sobre a engenhoca flex, a sonda lambda é o coração da gambiarra pois ela que determkna qual combustível esta sendo queimado.

[]'s
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Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Renato_RJ » 20 Abr 2014, 17:43

Humm, ik, e sobre o escape molhado, será que tem a ver com ela tb?

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