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Troca de câmbio automático pelo manual

por vitor hugo » 18 Jul 2013, 12:11

Gente, será que vale a pena adaptar um cambio manual num vectra automatico?? Os cambios manuais dos vectras 8 e 16v são os mesmos?
Vitor Hugo
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por José Leal » 18 Jul 2013, 15:13

Dependendo do problema no AT, sai muito caro o conserto, daí o pessoal já faz a troca. Eu faria isso em último caso, pois exige alterações na elétrica e na estrutura do carro.

O motor 16V teve basicamente 2 câmbios. O F18WR (longão), com ré ao lado da 1ª e o F23, com ré ao lado da 4ª. O 8V basicamente teve o F18CR, que é bem mais curto que o F18WR.
Pessoalmente, em se tratando de câmbios manuais, prefiro o longão, pois propicia mais conforto ao rodar e como o motor tem muito torque, exige menos trocas de marcha.
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rgapski
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por rgapski » 18 Jul 2013, 15:52

Vitor,

Na minha opinião, não vale a pena mudar o cambio.

1) Não é só trocar o cambio. Tem as alavancas, suportes (Acho que são diferentes), pedal, parte elétrica, etc;

2) Desvaloriza o carro na revenda;

3) Um cambio mecânico novo (colocar um usado, pode dar defeito em pouco tempo) deve sair mais caro que arrumar o cambio automático em um lugar competente;

4) Cambio auto, se bem cuidado, com trocas de óleo regular (baratas), dura mais de 200 mil km fácil. Um cambio mecânico raramente ultrapassa 80mil km com a embreagem em bom estado.

5) Cambio mecânico também esta sujeito a defeitos, como quebra de dentes, sincronizadores, rolamentos, etc.
O que facilita é que em geral os mecânicos entendem de cambio manual, mas não entendem absolutamente nada de automático.
Uma troca de embreagem chega aos R$ 700,00 de peças mais uns 200 de m.d.o., uma troca de sincronizadores/engrenagens pode ultrapassar fácil os R$ 1.500,00.

6) Vectra CD = conforto. Em geral, são mais procurados justamente por esse motivo!
Se quiser a esportividade de um cambio manual, procura um Challenge, um GLS, ou ainda alguns raros CD's com cambio manual.

Sobre o cambio manual dos 8v e dos 16v tem diferença sim.A GM fez uma "salada" de câmbios!
Acho que nem a GM tem certeza de qual deles ia em qual carro... rs
Explico:

O cambio dos 2.2 8v até ano 2000 (F18CR - ré pra frente) tem relações de marchas mais curtas e dispostas em foma de "close ratio", ou seja, próximas entre si, o que causa uma queda menor de giro entre as trocas de marchas. Passa aquela impressão de motor sempre cheio.
O comando é feito por varão.

O cambio dos 2.2 16v (F18WR - ré pra frente) tem relações de marchas longas (muito longa, n.m.o.), dispostas em forma de "wide ratios", ou seja, afastadas entre si, o que causa uma queda grande de giro entre as trocas de marchas.
Nesse o comando também é por varão.

Pra você ter ideia, a 120km/h os 16v c/ F18WR estão abaixo por volta de 2.700 rpm, enquanto os 8v com F18CR estão por volta de 3.500 rpm.

Saiu ainda nos vectras apos 2000 (setembro pra frente, snme) (exceto challenge) o cambio F23, que tinha a ré ao lado da 4ª marcha.
Esse tinha as relações tão curtas quanto a F18CR, só que o cambio em geral era mais "parrudo", tendo embreagem maior e eixo mais robusto.
Nesta caixa o acionamento é feito por cabos, o que deixa os engates mais macios e precisos.
A caixa dos vectras C, astra e zafira são F23.

Acho que a F23 só saiu nos motores 8v, pois eu nunca vi um 16v com essa caixa.
Vamos esperar os experts! rs

Abs!
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por vitor hugo » 18 Jul 2013, 20:27

Gente, excelentes explicações, uma aula sobre cambios. E realmente, parando pra pensar, não vale a pena trocar....

Grande abraço!
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por Rodrigo-Vectra » 18 Jul 2013, 22:23

saiu f23 nos cd tb! raridades mas saiu sim! e apos 2002

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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por GIOVANNIRNP » 19 Jul 2013, 07:57

Rodrigo-Vectra escreveu:saiu f23 nos cd tb! raridades mas saiu sim! e apos 2002


F23 em vectra cd saiu apenas nos vectra cd plus que eram todos 2.0 8v, os 16v são f18wr.
Nos vectra gl, milenium e gls 2.2 8v a partir de julho de 2000 tb sairam com cambio f23.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por Ju_Bueno » 19 Jul 2013, 08:40

rgapski escreveu:...Pra você ter ideia, a 120km/h os 16v c/ F18WR estão abaixo por volta de 2.700 rpm, enquanto os 8v com F18CR estão por volta de 3.500 rpm...Abs!

Alguém sabe dizer qual caixa equipa os VA? No meu a 120 km/h são exatos 3.000 rpm no painel.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por rgapski » 19 Jul 2013, 09:32

Ju_Bueno escreveu:
rgapski escreveu:...Pra você ter ideia, a 120km/h os 16v c/ F18WR estão abaixo por volta de 2.700 rpm, enquanto os 8v com F18CR estão por volta de 3.500 rpm...Abs!

Alguém sabe dizer qual caixa equipa os VA? No meu a 120 km/h são exatos 3.000 rpm no painel.


Se não me engano, usa a F18WR, sim Wide Ratio (longa).
Só que a 120 km/h o vectra a "gira mais" porque o diâmetro do conjunto roda/pneu é menor que no vectra B (185/60 R14 x 205/55 R16), o que dá uma encurtada nas relação rpm x velocidade.

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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por RicardoGLS » 19 Jul 2013, 09:53

rgapski escreveu: Cambio auto, se bem cuidado, com trocas de óleo regular (baratas), dura mais de 200 mil km fácil. Um cambio mecânico raramente ultrapassa 80mil km com a embreagem em bom estado.

É rgapski No meu que é 8V, troquei o atuador na concessionária que foi pro pau, com 146 mil Km ACREDITE! dai troquei logo o kit completo.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por rgapski » 19 Jul 2013, 12:11

RicardoGLS escreveu:rgapski escreveu: Cambio auto, se bem cuidado, com trocas de óleo regular (baratas), dura mais de 200 mil km fácil. Um cambio mecânico raramente ultrapassa 80mil km com a embreagem em bom estado.

É rgapski No meu que é 8V, troquei o atuador na concessionária que foi pro pau, com 146 mil Km ACREDITE! dai troquei logo o kit completo.


Ricardo,

Os lugares por onde anda são planos ou com poucas subidas?
Usa o carro com transito livre?

O uso do carro influencia muito.

Eu tive um 206 que adquiri com 14mil km rodados. Vendi com 120mil e a embreagem ainda estava boa (eu usava o carro só para viajar).
Vendi para um amigo meu, que também só usa em estrada.
A embreagem foi trocada aos 150 mil, pois o rolamento começou a roncar muito alto, porém o disco ainda tinha um pouco de "carne" pra queimar, rs.
Situação bem parecida com a sua...

Agora um carro do porte e peso do vectra, rodando no transito de são paulo no dia-a-dia, não passa de 80mil km de jeito nenhum.
Tanto é assim que aqui em SP, e outras cidades com muito transito ou ladeiras, surgiram muitos casos de donos de vectra C precisarem trocar a embreagem aos 30~40 mil km. Acho que até teve reportagem sobre isso...

Só eu conheço 3 que não conseguiram fazer a embreagem romper a barreira dos 40 mil km aqui em SP, rsrs.

Abs!
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por RicardoGLS » 19 Jul 2013, 13:06

Ta explicado :88: Aqui em Natal apesar que em horários de pico, se faz muito o uso da embreagem, não é o meu caso! Onde trabalho não tem ladeiras pelo contrário é uma BR, mas costumo muito viajar para as praias no litoral. Um Abço!
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por José Leal » 20 Jul 2013, 12:02

rgapski escreveu:
Ju_Bueno escreveu:
rgapski escreveu:...Pra você ter ideia, a 120km/h os 16v c/ F18WR estão abaixo por volta de 2.700 rpm, enquanto os 8v com F18CR estão por volta de 3.500 rpm...Abs!

Alguém sabe dizer qual caixa equipa os VA? No meu a 120 km/h são exatos 3.000 rpm no painel.


Se não me engano, usa a F18WR, sim Wide Ratio (longa).
Só que a 120 km/h o vectra a "gira mais" porque o diâmetro do conjunto roda/pneu é menor que no vectra B (185/60 R14 x 205/55 R16), o que dá uma encurtada nas relação rpm x velocidade.

Abs!

Acredito que os VectraA possuem câmbio F17 ou F18CR.
No meu ex-VectraB, com o câmbio longão, a 130Km/h, a rotação estava a exatos 3000RPM. O pneu era 195 60 R15.

Repito: é uma delícia dirigir o motor 2.2 16V com F18WR. Motor torcudo e sem precisar trocar tanto de marchas.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por rgapski » 22 Jul 2013, 10:02

José Leal escreveu:
No meu ex-VectraB, com o câmbio longão, a 130Km/h, a rotação estava a exatos 3000RPM. O pneu era 195 60 R15.

Repito: é uma delícia dirigir o motor 2.2 16V com F18WR. Motor torcudo e sem precisar trocar tanto de marchas.


:45: [x2]
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por Rodrigo-Vectra » 14 Set 2014, 15:55

GIOVANNIRNP escreveu:
Rodrigo-Vectra escreveu:saiu f23 nos cd tb! raridades mas saiu sim! e apos 2002


F23 em vectra cd saiu apenas nos vectra cd plus que eram todos 2.0 8v, os 16v são f18wr.
Nos vectra gl, milenium e gls 2.2 8v a partir de julho de 2000 tb sairam com cambio f23.



ledo engano . sei de 3 CD 16V que tem o cambio f23 original . nada alterado carros originais e primeiro dono .

agora tambem sei de um GLS com cambio F18WR original de fabrica!

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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por Last_Warrior » 17 Set 2014, 20:22

rgapski escreveu:Vitor,

Na minha opinião, não vale a pena mudar o cambio.

1) Não é só trocar o cambio. Tem as alavancas, suportes (Acho que são diferentes), pedal, parte elétrica, etc;

2) Desvaloriza o carro na revenda;

3) Um cambio mecânico novo (colocar um usado, pode dar defeito em pouco tempo) deve sair mais caro que arrumar o cambio automático em um lugar competente;

4) Cambio auto, se bem cuidado, com trocas de óleo regular (baratas), dura mais de 200 mil km fácil. Um cambio mecânico raramente ultrapassa 80mil km com a embreagem em bom estado.

5) Cambio mecânico também esta sujeito a defeitos, como quebra de dentes, sincronizadores, rolamentos, etc.
O que facilita é que em geral os mecânicos entendem de cambio manual, mas não entendem absolutamente nada de automático.
Uma troca de embreagem chega aos R$ 700,00 de peças mais uns 200 de m.d.o., uma troca de sincronizadores/engrenagens pode ultrapassar fácil os R$ 1.500,00.

6) Vectra CD = conforto. Em geral, são mais procurados justamente por esse motivo!
Se quiser a esportividade de um cambio manual, procura um Challenge, um GLS, ou ainda alguns raros CD's com cambio manual.

Sobre o cambio manual dos 8v e dos 16v tem diferença sim.A GM fez uma "salada" de câmbios!
Acho que nem a GM tem certeza de qual deles ia em qual carro... rs
Explico:

O cambio dos 2.2 8v até ano 2000 (F18CR - ré pra frente) tem relações de marchas mais curtas e dispostas em foma de "close ratio", ou seja, próximas entre si, o que causa uma queda menor de giro entre as trocas de marchas. Passa aquela impressão de motor sempre cheio.
O comando é feito por varão.

O cambio dos 2.2 16v (F18WR - ré pra frente) tem relações de marchas longas (muito longa, n.m.o.), dispostas em forma de "wide ratios", ou seja, afastadas entre si, o que causa uma queda grande de giro entre as trocas de marchas.
Nesse o comando também é por varão.

Pra você ter ideia, a 120km/h os 16v c/ F18WR estão abaixo por volta de 2.700 rpm, enquanto os 8v com F18CR estão por volta de 3.500 rpm.

Saiu ainda nos vectras apos 2000 (setembro pra frente, snme) (exceto challenge) o cambio F23, que tinha a ré ao lado da 4ª marcha.
Esse tinha as relações tão curtas quanto a F18CR, só que o cambio em geral era mais "parrudo", tendo embreagem maior e eixo mais robusto.
Nesta caixa o acionamento é feito por cabos, o que deixa os engates mais macios e precisos.
A caixa dos vectras C, astra e zafira são F23.

Acho que a F23 só saiu nos motores 8v, pois eu nunca vi um 16v com essa caixa.
Vamos esperar os experts! rs

Abs!

Perfeitas as explicações!

Complementando... Os que tem "ré para trás" são os que tem a ré sincronizada, o que facilita o uso em manobras rápidas, já que a mesma pode ser engatada rapidamente sem a famosa arranhada ao tentar engatar a ré de forma rápida nos câmbios com ré não sincronizada.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por zackspeed » 18 Set 2014, 08:25

muito bacana esse tópico... bela discussão!

takeshita
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por takeshita » 08 Out 2014, 22:26

o meu é CD plus 2.0 8v cambio F23

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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por bruno2000 » 09 Out 2014, 00:40

Apenas complementando:

Na verdade foram poucos C´s que sairam com F23.

Ele equipa também alguns Astras 16v.
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por Arquiteto » 09 Out 2014, 10:19

legal as informaçoes,

ja são mais de 4 anos sem andar de vectra manual ... ne, lembrava mais

as caracterirsticas de cada cambio
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Re: TROCA DE CAMBIO AUTOMATICO PELO MANUAL

por DANNIELROSA » 20 Out 2014, 12:56

Ola amigos...eu tbm estou nesse paradigma! o meu vecao esta com 215mil rodados e o cambio comecou a patinar e com pouco menos d 10km rodados ele simplesmente n engata mais as marchas. No meu caso os discos estao queimados e a um entupimento no filtro entao terei d trocar discos , filtro e reparos da bonba fica em $2k o overral kit com cinta nova e afins e pra mim colocar um f18 fica no mesmo valor ja com tudo e mao de obra minha msm. A questao e q por o f18 vai "matar" o carro e tenho q comfessar q esse canbio foi guerreiro pois rodou ate hoje com o oleo d fabrica na caixa e zero de manutencao mais uma prova da robustez e confiabilidade do msm e d q vale apena o recondicionar. Este carro esta com minha familia desde 97 e nunca nos deixou na mao ai n tem nem como eu me queixar d gastar essa bagatela pois ele ja se pagou muitas veses e ainda continua bunito e confortavel diante os carros atuais ai.

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