por rslrenato »
22 Ago 2016, 12:00
Amigos, no sábado fui a um auto elétrico para verificar o problema das luzes do painel apagadas e portas que não destravavam ao desligar a chave totalmente.
Após análise de mal contato e fusíveis, a constatação foi de "Placa do painel com led(s) queimado(s)". Como não possuíam a peça para substituição, orientaram que eu adquirisse uma nova placa "num desmanche", visto que a peça original seria muito cara. Me recuso a colocar uma peça já usada e provavelmente com a utilização futura já comprometida no veículo. Se fosse mesmo este caso, preferia abrir o painel, procurar o led queimado e substituí-lo, afinal, não deve ser tão difícil e tenho um certo conhecimento em elétrica, eletrônica e solda.
No sábado à noite mesmo, as portas voltaram a destravar e acender a luz do teto ao desligar a chave. Misteriosamente SOZINHA, parte do problema foi solucionado, porém, o painel continuava apagado. Hoje pela manhã, fui com o carro até a academia e, devido ao dia chuvoso, acendi os faróis e painel ainda apagado. Ao sair de lá, acendi novamente os faróis e tudo acendeu normalmente. Sem que eu mexesse em absolutamente NADA. Enfim, está funcionando agora e foi sozinho, sem que nada fosse mexido.
Como o problema foi gerado:
Na quarta-feira à noite fui ao supermercado, deixei o veículo no estacionamento e fiz as compras normalmente... tudo funcionava. Ao voltar pro carro, o painel já não acendia mais, cheguei em casa, tranquei o carro e os vidros estavam "malucos", subindo e descendo sozinhos, enfim, tudo estranho. No mesmo dia os vidros voltaram a funcionar normalmente e os demais problemas voltaram entre sábado à noite e hoje. O fato curioso e que OBVIAMENTE PODE SER PURA COINCIDÊNCIA, é que no supermercado que fui existe uma vaga com um carregador para veículos elétricos. Parei na vaga AO LADO DESSA. Existe, será, a possibilidade de haver algum tipo de "corrente perdida" devido ao aparato tecnológico que pode atingir de alguma forma sistemas elétricos por perto? Não conheço a tensão e nem a amperagem desse equipamento, porém, acredito ser muita coincidência. Ontem à noite fui ao mesmo supermercado, porém, para evitar maiores problemas, parei BEM LONGE da bugiganga eletrônica. kkkkkkk