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miguelandre
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por miguelandre » 05 Set 2017, 07:37

S......
Editado pela última vez por miguelandre em 02 Out 2017, 10:38, em um total de 1 vez.

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Vek22
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por Vek22 » 05 Set 2017, 13:05

Motores a diesel trabalham em baixa rotação, use somente o especificado por fábrica, seu motor vai trabalhar conforme o projeto. [emoji459][emoji106]

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
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miguelandre
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por miguelandre » 06 Set 2017, 01:20

Então Andrade, eu vou usa-lo somente para fazer um enxague no motor pois, estou trocando a junta do cabeçote visto que, misturou água no óleo, vou rodar alguns quilômetros, esgotar óleo e colocar o recomendado pelo fabricante.

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josuerf
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por josuerf » 02 Out 2017, 09:10

A principal diferente entre os óleos para motor a diesel e a ciclo Otto é carga de detergentes e aditivos contida neles. Tenho um Astra belga com 210 mil km e vou usar o óleo pra motor diesel. Coloco o óleo 15w40 e o filtro e rodo aproximadamente 1000 km, então faço outra troca com o filtro junto. Pretendo usar duas vezes esse óleo e conforme for o resultado voltar a usar o óleo normal dele, senão continuo usando até limpar o motor.
Acho que pro Vectra o princípio é o mesmo, já que é o mesmo motor.
Abraço.

Almeidão
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por Almeidão » 13 Mai 2025, 14:56

Eu tenho dúvidas sobre este óleo e a pergunta seria: Será mesmo que ele não serve para motores a gasolina tipo o Vectra 8V? Bem, um amigo e mecanico que tem um Vectra 2.2 8v entrou em contato com um especialista da Petrobrás e teve como resposa que é um super óleo e podeira usar sem qualquer tipo de medo. Sim o motor diesel TINHA uma rotação baixa, isto é passado porque hoje todos são turbinados e se você brincar com uma S10, Hilux, Ranger, Ram, Amarok etc, eles te passam por cima.

Comento porque estou pensando seriamente neste óleo ou um outro bom sendo 15W40 MINERAL e aceito sujestão.

Motivo: Com vários testes que fiz eu percebi que usando 20W50 mineral puro tenho um tipo de resposta do carro e se colocar o badhal B12 ele engrossa e piora. Por outro lado usando o 15W40 puro não fica bom e ao colocar o B12 melhora e muito, porem não quero um 15W40 semi sintético porque destruiu um comando meu com um ano de uso.

E para aqueles que acham que usar óleo grosso resolve tudo, eu tinha um martelinho no meu motor com 15W40 e ao usar o 25W60 virou uma marreta, o mesmo aconteceu ao usar um bardhal prolonga. Dinheiro que joguei fora, mas aprendi que estas loucuras não se faz com o motor porque tem algo antes das peças, o filtro de óleo que pode não está preparado para passar tal oleo sendo tão grosso,
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chirola
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por chirola » 14 Mai 2025, 16:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Motivo: Com vários testes que fiz eu percebi que usando 20W50 mineral puro tenho um tipo de resposta do carro e se colocar o badhal B12 ele engrossa e piora. Por outro lado usando o 15W40 puro não fica bom e ao colocar o B12 melhora e muito, porem não quero um 15W40 semi sintético porque destruiu um comando meu com um ano de uso.

pelos testes que vc fez com o comando eu fiz uma teoria pode ser real ou não mais explicaria o porque o comando desgasto dessa forma com o oleo muito grosso
no caso de um carro com tuchos mecanicos eu acredito que o oleo mais grosso não afetaria o desgaste e funcionamento igual a um com tuchos hidraulicos , os tuchos hidrauicos eles enchem e esvaziam acho que o oleo muito grosso não deixa o tucho esvaziar da forma correta para ajustar a folga e o tucho so enche criando mais atrito no comando do que deveria e causa o desgaste do comando meu carro esta chegando a seus 200mil kilometros e continuo colocando oleo 15w40 mineral nele a 2 dias tire a tampa de valvulas para trocar a junta e o cabeçote esta completamente limpo e os comandos estão em perfeito estado mesmo com seus mais de 25 anos de uso , os tuchos hidraulicos que no caso são 16 não fazem barulho nem ao ligar , troque as velas no mesmo dia e o caro não queima oleo o que significa que os cilindros vedam bem , as velas estavam com uma cor de queima perfeita cor tijolo clara mesmo depois de 3 anos de uso , mais meu carro é um 16v e o acionamento das valvulas e diferente o 8V usa balancim e combina peças hidraulicas com mecanicas , talvez um 15w50 consiga trabalhar melhor em frio e se ajustar bem em quente ,
lembrando que 15w50 ou 15w40 indica a viscosidade do oleo , que seria o poder que tem de ficar aderido(grudado) na peça e não se ele e groso ou mais fino pode ter oleos finos com grão poder de aderir(grudar) nas peças o que seria ideal no seu caso .não sei a formula ou componentes do bardhal v12 mais pode ser que ajude em isso

Almeidão
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USAR ÓLEO 15W4O PARA MOTORES DISEL NO VECTRA

por Almeidão » 15 Mai 2025, 08:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Motivo: Com vários testes que fiz eu percebi que usando 20W50 mineral puro tenho um tipo de resposta do carro e se colocar o badhal B12 ele engrossa e piora. Por outro lado usando o 15W40 puro não fica bom e ao colocar o B12 melhora e muito, porem não quero um 15W40 semi sintético porque destruiu um comando meu com um ano de uso.

pelos testes que vc fez com o comando eu fiz uma teoria pode ser real ou não mais explicaria o porque o comando desgasto dessa forma com o oleo muito grosso
no caso de um carro com tuchos mecanicos eu acredito que o oleo mais grosso não afetaria o desgaste e funcionamento igual a um com tuchos hidraulicos , os tuchos hidrauicos eles enchem e esvaziam acho que o oleo muito grosso não deixa o tucho esvaziar da forma correta para ajustar a folga e o tucho so enche criando mais atrito no comando do que deveria e causa o desgaste do comando meu carro esta chegando a seus 200mil kilometros e continuo colocando oleo 15w40 mineral nele a 2 dias tire a tampa de valvulas para trocar a junta e o cabeçote esta completamente limpo e os comandos estão em perfeito estado mesmo com seus mais de 25 anos de uso , os tuchos hidraulicos que no caso são 16 não fazem barulho nem ao ligar , troque as velas no mesmo dia e o caro não queima oleo o que significa que os cilindros vedam bem , as velas estavam com uma cor de queima perfeita cor tijolo clara mesmo depois de 3 anos de uso , mais meu carro é um 16v e o acionamento das valvulas e diferente o 8V usa balancim e combina peças hidraulicas com mecanicas , talvez um 15w50 consiga trabalhar melhor em frio e se ajustar bem em quente ,
lembrando que 15w50 ou 15w40 indica a viscosidade do oleo , que seria o poder que tem de ficar aderido(grudado) na peça e não se ele e groso ou mais fino pode ter oleos finos com grão poder de aderir(grudar) nas peças o que seria ideal no seu caso .não sei a formula ou componentes do bardhal v12 mais pode ser que ajude em isso


Na verdade eu não estou defendendo o Bardhal, ou se defendi eu expressei errado. Percebi que o 20W50 dá um barulho no carro tipo um martelete, aliás acertei 100% este rúido mexendo no carro trocando pistões bronzinas etc. O barulho suponho que são alojamentos de tuchos.
E experiência foi esta Semi sintético 15W40 diminuia o rúido, coloquei o bardhal e diminuia ainda mais. Só nãpo gostei do semi sintético, achei que ele que estragou o comando. Troquei o comando, voltei a ussa o 20W50 puro e ruído zerou, chegou a proxima troca coloquei o 20W50 Havoline de sempre com um Bardhal, sinto que em um tique tique a mais, aquele martelinho fino. Acredito que 20W50 com bardal não ajuda em nada no carro e o 15W40 puro fica fino, neste caso melhora usando o Bardal b12. Resumo que 20W50 é grosso o suficiente para piorar muito colocando o bardaha e que o 15W40 é fino o suficiente para funcionar bem e com o bardahl melhora muito.

A dúvida agora é achar um 15W40 mineral aqui no Brasil e testar com o Bardahl, porque o sointético que usei não uso mais e estou pensando seriamnte no TOP TURBO 15W40 mineral porque ele é também API SL embora está escrito que ele é somente para díesel. Muitos usam este óleo.

Sua teoria está perfeita, óleo grosso deve preencher algo que não deveria e eu acrescento que pode faltar algo para ser preenchido, o certo é que se eu esvazio os tuchos eles carregam e fica o rúido forte batendo por uns 30 minutos os mais até esquentar o óleo e acabar. Algo muito anormal neste cabeçote.
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por chirola » 16 Mai 2025, 13:35

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sua teoria está perfeita, óleo grosso deve preencher algo que não deveria e eu acrescento que pode faltar algo para ser preenchido, o certo é que se eu esvazio os tuchos eles carregam e fica o rúido forte batendo por uns 30 minutos os mais até esquentar o óleo e acabar. Algo muito anormal neste cabeçote.

achei interesante os testes , por isso comentei do oleo 15w50 não e dos mais faci de achar mais seria um intermedio entre o 15w40 e o 20w50 , no meu carro o 15w40 vai de boa sem problemas , mais como comente é um 16v e o acionamento das valvulas é diferente o comando bate direto no tucho sem balancim , acredito que pode ser o motivo da GM ter atualizado o cabeçote para os balancim roletados talvez eles notaram o problema com os comandos como o do corsa que chegava a quebrar no meio e gastar um coisa de meses e foi uma solução

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