Manutenção, Mecânica & Elétricacabecote com roscas quase destruidas.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

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Andr'e
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cabecote com roscas quase destruidas.

por Andr'e » 10 Set 2013, 19:10

Ol'a a todos, tenho um vectra gt-x 140cv.

Poiiiiis bem, uso s'o alcool , coloco raramente gasolina, e duas velas estavam presas, o mec^anico conseguir tira-las, mas a rosca foi comprometida, embora segure a vela ainda. O que causa isso? Me disseram que 'e o alcool, isso procede? Obrigado.

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Arquiteto » 10 Set 2013, 19:39

blz ja ouvi relatos deste problema ... e tambem dicas de como evitar com

lubrificar levemente a rosca da vela quando da montagem ...
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http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Alcir Andreoni » 10 Set 2013, 20:40

Andr'e escreveu:Ol'a a todos, tenho um vectra gt-x 140cv.

Poiiiiis bem, uso s'o alcool , coloco raramente gasolina, e duas velas estavam presas, o mec^anico conseguir tira-las, mas a rosca foi comprometida, embora segure a vela ainda. O que causa isso? Me disseram que 'e o alcool, isso procede? Obrigado.

Mas e aí?

Como refazer a rosca das velas?

Já vi refazer a rosca dos prisioneiros, aliás tive de fazer no meu CD, mas nas velas...
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Andr'e
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Andr'e » 10 Set 2013, 20:46

tem o tal recoil, um filamento de aco que se instala com uma ferramenta, dizem que fica bom, nao sei a longo prazo. Estou pensando em colocar um cabecote novo.
Editado pela última vez por Andr'e em 10 Set 2013, 21:35, em um total de 1 vez.

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Alcir Andreoni » 10 Set 2013, 20:51

Andr'e escreveu:tem o tal recoil, um filamento de aco que se instala com uma ferramenta, dizem que fica bom, nao sei a longo prazo. Estou pensando em colocar um cabecote novo.

Radical hein?

Já pensou ver em retífica?
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Andr'e » 10 Set 2013, 21:46

Por enquanto as velas estao prendendo. Mas 'e uma questao de tempo. Vou tirar a velas a cada 10mil km lubrificar e limpar com cuidado por enquanto. Pesquisei em outros foruns, eles recomendam tirar a vela a cada 15k justamente para evitar isso, ale'm de ficar emcima do mecanico, a maioria 'e maniaco apertador.

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por sidnei cbm » 10 Set 2013, 21:54

Acho que nas retíficas eles fazem o embuchamento sim. Chamam de rosca postiça.
http://www.ferramentasnordeste.com.br/p ... Itemid=207

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Pedro Josino » 11 Set 2013, 01:58

Dizem que antes de retirar as velas, coloque um tanque de gasolina que ela sai.

Tirar as velas com 15mil km eu acho muito, eu tento substituir a cada 20mil km.

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Alcir Andreoni » 11 Set 2013, 07:44

Essa questão das velas é um tanto quanto complicada.

Velas somente se retiram com motor frio e só se colocam as novas com motor frio.

Sobre a questão de mecânico apertador, isso é um absurdo.

Aprendi que você deve colocar a vela com a mão e depois "encostar" a vela no final da rosca, bem suave, para evitar problemas na rosca.
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Ricardo Crispim » 11 Set 2013, 16:40

Para vocês verem como isso ocorre com relativa facilidade destaquei aqui uma parte de um longo texto no site da Bosch que fala exatamente sobre essse ponto:

"Graças à combinação de materiais inovadores, detalhes de construção complexos e técnicas state-of-the-art na fabricação, as velas de ignição Bosch permitem uma queima de combustível mais limpa e eficiente. Para os veículos Flex Fuel, o produto recebe um exclusivo tratamento na superfície da carcaça que impede a corrosão causada pelo álcool e oferece mais proteção contra combustíveis fora das especificações. Isso minimiza riscos de danos ao motor e garante maior segurança durante a troca das velas, que poderiam ficar presas e danificar o cabeçote do motor. "

Qued se interessar por ler ele todo, o link é:

http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releas ... ease=10894

Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Alcir Andreoni » 11 Set 2013, 16:47

Ricardo Crispim escreveu:Para vocês verem como isso ocorre com relativa facilidade destaquei aqui uma parte de um longo texto no site da Bosch que fala exatamente sobre essse ponto:

"Graças à combinação de materiais inovadores, detalhes de construção complexos e técnicas state-of-the-art na fabricação, as velas de ignição Bosch permitem uma queima de combustível mais limpa e eficiente. Para os veículos Flex Fuel, o produto recebe um exclusivo tratamento na superfície da carcaça que impede a corrosão causada pelo álcool e oferece mais proteção contra combustíveis fora das especificações. Isso minimiza riscos de danos ao motor e garante maior segurança durante a troca das velas, que poderiam ficar presas e danificar o cabeçote do motor. "

Qued se interessar por ler ele todo, o link é:

http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releas ... ease=10894

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Matou a cobra e mostrou o pau...
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Pedro Josino » 12 Set 2013, 00:25

Vamos ver se essas velas Bosch faz o que promete..

Estou usando elas nos três carros aqui de casa e um deles roda 3 tanques no etanol e 1 na gasolina, da última vez as NGK originais com 20mil km estavam todas corroídas..

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Ricardo Crispim » 12 Set 2013, 09:33

Pedro Josino escreveu:Vamos ver se essas velas Bosch faz o que promete..

Estou usando elas nos três carros aqui de casa e um deles roda 3 tanques no etanol e 1 na gasolina, da última vez as NGK originais com 20mil km estavam todas corroídas..



Pedro, na verdade eu uso NGK nos meus carros, apenas coloquei esse texto da bosch para mostrar que o fato das velas travarem no cabeçote não é anormal.

De qualquer forma, vale o aviso que eles dão, a cada 15.000 Km, dar uma verificada como elas estão, seja bosch ou NGK, porque o etanol é muito corrosivo.

Forte abraço!!!!!!!!!

Almeidão
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Almeidão » 12 Set 2013, 17:52

Bem, primeiramente acertar estas roscas são fáceis demais. Na retifica colocam uma rosca Helicoil, ou seja postiça e nem tira nada do lugar a não ser as velas. Fica bem melhor que a rosca do próprio cabeçote, já que a postiça é de aço especial.

Sobre velas agarrarem, não é por oxidação é braço desregulados dos mecânicos. Não só vela, qualquer porca ou parafusos devem ser colocados com a mão e assim que tenhamos a certeza que está no caminho certo usar a chave.

Qualquer parafusos de motor ou qualquer outro local, para ser retirado e recolocado, precisa estar totalmente frio, principalmente velas e tampa de válvula. Aliás minha tampa de válvula não vasa óleo, e sempre leio que isto é um problema crônico da Chevrolet, nunca culpam quem mexe ali.

O aperto das velas devem ser respeitado 1/4 de volta quando elas são novas, ao retirar e reapertar, o aperto será na manha ou seja bem menos que este 1/4 logo depois que ela encostou, eu diria metade deste 1/4. Não precisa de aperto para vedar ali onde ela está. Caso tenham duvidas se vai apertar muito ou pouco, aperte menos e ande com o carro se ela afrouxar você vai ouvir o barulho escapando ar e lógico, basta reapertar assim que ele esfriar. CASO TENHAM DÚVIDAS, eu coloco não aperto e elas não deixam escapar e não saem.
Podem colocar óleo na rosca dela para colocar no local e se começar agarrar, não insista, tire e recoloque até acertar o local. Não deixe cair, por azar sempre vão de rosca no chão e amassando ela, já vai estragar o local onde ela fica.

Oxidar por álcool. Caramba, só se o carro ficar parado e andar umas 4 vezes ao mês, porque ali entra o oxigênio com o combustível e explode imediatamente, então oxidação por ser material inferior, isto não.

Sobre a escolha da vela, bem cada um tem uma opinião, eu prefiro a Bosch importada com 4 pontas. Compro sempre que viajo e acho ela muito boa. No exterior custa as 4 USD 25,00

Espero ter ajudado em algo
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renatovisk
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por renatovisk » 28 Dez 2014, 09:18

Almeidão escreveu:Bem, primeiramente acertar estas roscas são fáceis demais. Na retifica colocam uma rosca Helicoil, ou seja postiça e nem tira nada do lugar a não ser as velas. Fica bem melhor que a rosca do próprio cabeçote, já que a postiça é de aço especial.

Sobre velas agarrarem, não é por oxidação é braço desregulados dos mecânicos. Não só vela, qualquer porca ou parafusos devem ser colocados com a mão e assim que tenhamos a certeza que está no caminho certo usar a chave.

Qualquer parafusos de motor ou qualquer outro local, para ser retirado e recolocado, precisa estar totalmente frio, principalmente velas e tampa de válvula. Aliás minha tampa de válvula não vasa óleo, e sempre leio que isto é um problema crônico da Chevrolet, nunca culpam quem mexe ali.

O aperto das velas devem ser respeitado 1/4 de volta quando elas são novas, ao retirar e reapertar, o aperto será na manha ou seja bem menos que este 1/4 logo depois que ela encostou, eu diria metade deste 1/4. Não precisa de aperto para vedar ali onde ela está. Caso tenham duvidas se vai apertar muito ou pouco, aperte menos e ande com o carro se ela afrouxar você vai ouvir o barulho escapando ar e lógico, basta reapertar assim que ele esfriar. CASO TENHAM DÚVIDAS, eu coloco não aperto e elas não deixam escapar e não saem.
Podem colocar óleo na rosca dela para colocar no local e se começar agarrar, não insista, tire e recoloque até acertar o local. Não deixe cair, por azar sempre vão de rosca no chão e amassando ela, já vai estragar o local onde ela fica.

Oxidar por álcool. Caramba, só se o carro ficar parado e andar umas 4 vezes ao mês, porque ali entra o oxigênio com o combustível e explode imediatamente, então oxidação por ser material inferior, isto não.

Sobre a escolha da vela, bem cada um tem uma opinião, eu prefiro a Bosch importada com 4 pontas. Compro sempre que viajo e acho ela muito boa. No exterior custa as 4 USD 25,00

Espero ter ajudado em algo


Concordo em tudo com o almeidão.... e pq?

Todos os carros que peguei (todos chevrolet) a primeira vez que fui verificar as velas, apertadas até sair sangue, inclusive uma vez quebrei uma, mas consegui retirar sem danificar o cabeçote, depois de eu mesmo montar, nunca mais ficou agarrada no cabeçote. Junta de tampa de válvulas, a mesma coisa, vaza, porém eu mesmo troca quando vaza, e coincidentemente até hoje NUNCA vazou nenhuma tampa de válvulas minha após eu mesmo ter trocado a junta.

Ou seja, concordo plenamente com o almeidão que não é problema de chevrolet e sim de mecânicos ruins.

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por larussosan » 28 Dez 2014, 19:45

Apenas uma contribuição ao tópico...retirado do Reparador Chevrolet.... (Ctrl c - Ctrl v)

SUBSTITUIÇÃO DE VELAS DE IGNIÇÃO
13.01.2012
SETOR: MOTOR
Astra, Blazer, Celta, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Omega, Prisma, Vectra, Zafira, S10, Tracker

Ocorrência: Facilite a próxima retirada das velas e evite seu travamento na rosca do cabeçote.
Nas inspeções ou substituições das velas dos veículos de seus clientes, recomendamos que aplique uma pequena quantidade (2 ou 3 gotas) de óleo* lubrificante do motor em suas roscas.
Esta medida minimizará eventuais travamentos e facilitará sua próxima retirada!

*Utilize sempre óleo novo para motor com especificação de acordo com o manual de proprietário, preferencialmente 5W30SL

Abs!!

:88:
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Martiolli » 13 Jan 2015, 13:25

Amigos,

Comprei um Vectra 2008, Elegance. Na primeira revisão ao adquirir o carro, tive a infeliz surpresa que 3 velas estão enroscadas.

Não giram absolutamente NADA.

Alguém já passou por isso? Como resolveu?




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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Almeidão » 14 Jan 2015, 09:01

Martiolli escreveu:Amigos,

Comprei um Vectra 2008, Elegance. Na primeira revisão ao adquirir o carro, tive a infeliz surpresa que 3 velas estão enroscadas.

Não giram absolutamente NADA.

Alguém já passou por isso? Como resolveu?




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Pelo tamanho da vela e se voce usar relmente a chave certa com cabo de força maior que o normal ewu acredito que ala vai sair, bem, pode danificar a rosca, mas que ela sai, com certeza sai.

Melhor a fazer é levar em uma retífica, conversar com a pessoa que coloca o helicóil, (rosca Postiça) e ele irá lhe informar se sai ou não e se sair danificando ele estará perto para colocar a rosca no local sem desmontar nada. O helicóil é infinitamente melhor que a rosca original do cabeçote.

Se voce for fazer em casa, jamais tente tirar la com o motor quente, com ele quente.

Dicas que sempre passo. Qualquer parafuso, e vela é um parafuso, deve ser colocado com as mãos, começar enroscar, voltar e enroscar outra vez para ter certeza que está no caminho certo, só depois usar a chave. Se o local for de difícil acesso, a pessoa que vai colocar tem que ser muito atenta para usar uma chave sem estragar a rosca. Infelizmente muitos estão a mercê dos mecânicos e acontece isto que aconteceu com o seu carro.

Velas devem ser apertadas só para não sair com a trepidação do motor, porque ao encostar ela já véda o suficiente para funcionar. Depois de encostada no fim da rosca, 1/4 de volta para apertar já é muito.
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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por larussosan » 14 Jan 2015, 16:59

Almeidão escreveu:
Martiolli escreveu:Amigos,

Comprei um Vectra 2008, Elegance. Na primeira revisão ao adquirir o carro, tive a infeliz surpresa que 3 velas estão enroscadas.

Não giram absolutamente NADA.

Alguém já passou por isso? Como resolveu?




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Pelo tamanho da vela e se voce usar relmente a chave certa com cabo de força maior que o normal ewu acredito que ala vai sair, bem, pode danificar a rosca, mas que ela sai, com certeza sai.

Melhor a fazer é levar em uma retífica, conversar com a pessoa que coloca o helicóil, (rosca Postiça) e ele irá lhe informar se sai ou não e se sair danificando ele estará perto para colocar a rosca no local sem desmontar nada. O helicóil é infinitamente melhor que a rosca original do cabeçote.

Se voce for fazer em casa, jamais tente tirar la com o motor quente, com ele quente.

Dicas que sempre passo. Qualquer parafuso, e vela é um parafuso, deve ser colocado com as mãos, começar enroscar, voltar e enroscar outra vez para ter certeza que está no caminho certo, só depois usar a chave. Se o local for de difícil acesso, a pessoa que vai colocar tem que ser muito atenta para usar uma chave sem estragar a rosca. Infelizmente muitos estão a mercê dos mecânicos e acontece isto que aconteceu com o seu carro.

Velas devem ser apertadas só para não sair com a trepidação do motor, porque ao encostar ela já véda o suficiente para funcionar. Depois de encostada no fim da rosca, 1/4 de volta para apertar já é muito.


É isso ai amigo!!

Como o Almeidão falou, quando for colocar velas novas, sempre aperte o máximo que conseguir com as mãos, para somente depois dar o torque final, mas sem estrangular a vela.
Volte no tópico e siga a dica acima da própria GM. Anos que tenho carro e nunca me aconteceu de travar as velas no cabeçote, seguindo estes passos. :105:


Abs!!

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Re: cabecote com roscas quase destruidas.

por Martiolli » 14 Jan 2015, 22:24

Valeu pela dica senhores! Vou contar até dez, e levar a nave para algum mecânico fazer a cirurgia no meninão. E que sirva de exemplos aos amigos.


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