Manutenção, Mecânica & Elétrica[Resolvido] Tranco em tirar do P
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

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Raphaelzaum
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[Resolvido] Tranco em tirar do P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 09:28

Bom Dia A todos!

Comprei um Vectra Elegance 2009 recentemente.

O mesmo está em otimo estado de conservação, com 60mil Kms.

De uns 3 dias pra cá....quando coloco a alavanca na posição P, a mesma trava no mesmo instante e não solta mais.

Mesmo pisando no freio, desligando e ligando o carro não solta.

Preciso retirar o acabamento da alavanca, e com o dedo puxar aquela peça que se parece com uma solenoide( de cor amarela) e apertar o botão da alavanca....aí solta super fácil.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou já passou por situação parecida?

Obrigado
Editado pela última vez por Raphaelzaum em 23 Nov 2013, 17:32, em um total de 1 vez.

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leandro.anselmo
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por leandro.anselmo » 19 Nov 2013, 09:34

Raphaelzaum escreveu:Bom Dia A todos!

Comprei um Vectra Elegance 2009 recentemente.

O mesmo está em otimo estado de conservação, com 60mil Kms.

De uns 3 dias pra cá....quando coloco a alavanca na posição P, a mesma trava no mesmo instante e não solta mais.

Mesmo pisando no freio, desligando e ligando o carro não solta.

Preciso retirar o acabamento da alavanca, e com o dedo puxar aquela peça que se parece com uma solenoide( de cor amarela) e apertar o botão da alavanca....aí solta super fácil.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou já passou por situação parecida?

Obrigado



Rapha, bom dia!

Qual o procedimento que você faz ao estacionar o carro?

O normal é:

- Parar o carro totalmente
- Puxar o freio de mão
- Soltar o freio de pé (o carro vai dar aquela abaixada...)
- Colocar em P

Nunca coloque em P assim que parar o carro sem deixar dar aquela abaixadinha... isso faz a alavanca travar.

Caso não seja este o motivo, deixarei aos entendidos... pois também tenho um AT e é bom saber das dicas!

Abraços!
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2013, 10:08

leandro.anselmo escreveu:
Raphaelzaum escreveu:Bom Dia A todos!

Comprei um Vectra Elegance 2009 recentemente.

O mesmo está em otimo estado de conservação, com 60mil Kms.

De uns 3 dias pra cá....quando coloco a alavanca na posição P, a mesma trava no mesmo instante e não solta mais.

Mesmo pisando no freio, desligando e ligando o carro não solta.

Preciso retirar o acabamento da alavanca, e com o dedo puxar aquela peça que se parece com uma solenoide( de cor amarela) e apertar o botão da alavanca....aí solta super fácil.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou já passou por situação parecida?

Obrigado



Rapha, bom dia!

Qual o procedimento que você faz ao estacionar o carro?

O normal é:

- Parar o carro totalmente
- Puxar o freio de mão
- Soltar o freio de pé (o carro vai dar aquela abaixada...)
- Colocar em P

Nunca coloque em P assim que parar o carro sem deixar dar aquela abaixadinha... isso faz a alavanca travar.

Caso não seja este o motivo, deixarei aos entendidos... pois também tenho um AT e é bom saber das dicas!

Abraços!

Eu já paro da seguinte forma:

Paro o carro totalmente com o pé no pedal de freio, coloco a alavanca na posição P, puxo o freio de estacionamento e somente aí tiro o pé do pedal.
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por leandro.anselmo » 19 Nov 2013, 10:23

Na verdade até eu me confundi e ficou faltando... kkk

Na verdade faço assim: (é um ritual!) rs

- Pé no freio
- Mudo para N
- Puxo freio de mão
- Tiro o pé do freio (carro vai dar aquela abaixada)
- Coloco em P
aí depois desligo o carro
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2013, 10:28

leandro.anselmo escreveu:Na verdade até eu me confundi e ficou faltando... kkk

Na verdade faço assim: (é um ritual!) rs

- Pé no freio
- Mudo para N
- Puxo freio de mão
- Tiro o pé do freio (carro vai dar aquela abaixada)
- Coloco em P
aí depois desligo o carro

Eu esqueci de comentar contigo que vi um Vectra na estrada com um adesivo igual à sua foto.

Por um acaso você não estava na Mogi-Bertioga nesse feriado?
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Raphaelzaum
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 10:34

Então....
Faço este ritual tb.

Paro o carro totalmente
Coloco no N
Puxo o Freio de Mão
Solto o pedal do freio
Depois coloco em P

Imediatamente o botão da alavanca já trava, se eu tentar puxar novamente não vem....
Só soltando no sistema de segurança (solenoide)
E não estava assim...foi do nada....
Já li bastante na net sobre fusivel e sensor do pedal de freio...que mandam o sinal para a solenoide.
Tirando isso...o carro é show de bola!!!!

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2013, 10:39

Raphaelzaum escreveu:Então....
Faço este ritual tb.

Paro o carro totalmente
Coloco no N
Puxo o Freio de Mão
Solto o pedal do freio
Depois coloco em P

Imediatamente o botão da alavanca já trava, se eu tentar puxar novamente não vem....
Só soltando no sistema de segurança (solenoide)
E não estava assim...foi do nada....
Já li bastante na net sobre fusivel e sensor do pedal de freio...que mandam o sinal para a solenoide.
Tirando isso...o carro é show de bola!!!!

Quando você aciona o pedal de freio dá um pequeno estalo na alanvanca?
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mdemarquinho
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por mdemarquinho » 19 Nov 2013, 10:43

leandro.anselmo escreveu:Na verdade até eu me confundi e ficou faltando... kkk

Na verdade faço assim: (é um ritual!) rs

- Pé no freio
- Mudo para N
- Puxo freio de mão
- Tiro o pé do freio (carro vai dar aquela abaixada)
- Coloco em P
aí depois desligo o carro


Já ia dar um puxão de orelha kkkkkkkkkkk, mas você corrigiu.

Esse é o jeito correto de estacionar um automático.

Desabafo mode on>>> Quer me ver puto da vida é ser obrigado a parar em estacionamentos com manobristas e na hora de pegar a porcaria do carro, encontrá-lo na letra P e sem puxar o freio de mão, já arrumei briga feia com isso e decidi que, se eu não puder estacionar o carro, simplesmente não frequento o lugar. <<< Desabafo mode off

Raphaelzaum
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 10:50

Alcir Andreoni escreveu:
Raphaelzaum escreveu:Então....
Faço este ritual tb.

Paro o carro totalmente
Coloco no N
Puxo o Freio de Mão
Solto o pedal do freio
Depois coloco em P

Imediatamente o botão da alavanca já trava, se eu tentar puxar novamente não vem....
Só soltando no sistema de segurança (solenoide)
E não estava assim...foi do nada....
Já li bastante na net sobre fusivel e sensor do pedal de freio...que mandam o sinal para a solenoide.
Tirando isso...o carro é show de bola!!!!

Quando você aciona o pedal de freio dá um pequeno estalo na alanvanca?


Não.....o botão simplesmente fica travado....

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2013, 10:58

Raphaelzaum escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Raphaelzaum escreveu:Então....
Faço este ritual tb.

Paro o carro totalmente
Coloco no N
Puxo o Freio de Mão
Solto o pedal do freio
Depois coloco em P

Imediatamente o botão da alavanca já trava, se eu tentar puxar novamente não vem....
Só soltando no sistema de segurança (solenoide)
E não estava assim...foi do nada....
Já li bastante na net sobre fusivel e sensor do pedal de freio...que mandam o sinal para a solenoide.
Tirando isso...o carro é show de bola!!!!

Quando você aciona o pedal de freio dá um pequeno estalo na alanvanca?


Não.....o botão simplesmente fica travado....

Aí a coisa ficou séria...

Melhor aguardar a opinião dos experts...
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 11:12

Por enquanto vou usando e deixando no N pra não ficar a todo momento tirando a capa da alavanca.

Segundo um conhecido é coisa besta....Fusivel ou sensor do pedal...pq ele disse que viu este mesmo problema em um Vectra igual ao meu e duas Zafiras...e nunca saiu disto o problema.

Se for algo mais sério pode ser a propria solenoide que está aquecendo ou "colada" direta..e não consegue desarmar com o sinal vindo do freio...
Lancei o tópico mais no intuito de saber se mais alguem já passou por isso e qual foi a solução, pra não ir no "escuro" no mecânico e ser "enrolado"

No mais, obrigado a todas as respostas até o momento e parabéns pelo forum...show de bola!!!!

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 15:32

Alguém mais?

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 19 Nov 2013, 21:31

Agora a noite por desencargo olhei todos os fusíveis e tudo ok...
Fiz alguns testes novamente e senti o estalo na alavanca ea mesma se soltando....mas ao voltar para o p ela trava de novo...s tornando algo intermitente.....agora desconfio mais ainda de ser o senador do pedal pow dependiada pressão que eu fazia ele destravava.....mais Opiniões?

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2013, 21:47

Raphaelzaum escreveu:Agora a noite por desencargo olhei todos os fusíveis e tudo ok...
Fiz alguns testes novamente e senti o estalo na alavanca ea mesma se soltando....mas ao voltar para o p ela trava de novo...s tornando algo intermitente.....agora desconfio mais ainda de ser o senador do pedal pow dependiada pressão que eu fazia ele destravava.....mais Opiniões?

Agora está ficando mais claro, pois o pedal não está liberando a trava. Dá uma verificada no pedal...
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DarkStein

Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por DarkStein » 20 Nov 2013, 07:57

leandro.anselmo escreveu:Na verdade até eu me confundi e ficou faltando... kkk
- Mudo para N
- Puxo freio de mão
- Tiro o pé do freio (carro vai dar aquela abaixada)
- Coloco em P
aí depois desligo o carro


Se a caixa esta no neutro, que diferença faz deixar ou tirar o pé do freio? Não entendi o que quer dizer com "abaixada".

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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 20 Nov 2013, 11:35

DarkStein escreveu:
leandro.anselmo escreveu:Na verdade até eu me confundi e ficou faltando... kkk
- Mudo para N
- Puxo freio de mão
- Tiro o pé do freio (carro vai dar aquela abaixada)
- Coloco em P
aí depois desligo o carro


Se a caixa esta no neutro, que diferença faz deixar ou tirar o pé do freio? Não entendi o que quer dizer com "abaixada".

É o seguinte:

Quando você está segurando o carro no pedal, as rodas traseiras estão soltas e a suspensão está em posição normal. Quando você aciona o freio de estacionamento e solta o pedal, a tendência é do carro "tentar" andar um pouco parar frente, então da impressão que o carro dá uma abaixada. Você já tentou andar com o carro com o freio de estacionamento acionado? A traseira não abaixa? Então é a mesma coisa...
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Re: Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 22 Nov 2013, 07:48

Bom Dia!

Efetuei mais alguns testes no carro e constatei algo estranho.

Com o carro frio, ou parado por mais de meia hora, a alavanca destrava normalmente.
Porém só é possivel fazer alguns destravamentos e depois ela trava e não solta mais....
Olhei o sensor do pedal do freio e toda vez que aciono o pedal ele acende as luzes, mas a alavanca não destrava.
Vou ver se arrumo um multímetro pra testar o sinal do sensor do pedal e ver se está chegando no contato da solenoide, pq presumo que se chegar o sinal e ela não soltar é algum problema na própria valvula...
Tem sentido no que estou falando?
Agora a dúvida mais cruel, aonde terá essa valvula pra vender?
E o precinho???rsrs
Alguém tem ideia?

Raphaelzaum
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Re: [RESOLVIDO]Alavanca do Cambio Travada No P

por Raphaelzaum » 23 Nov 2013, 17:40

Boa Tarde,

Caso Resolvido.

Fiz alguns testes com um Multimetro e ví que estava havendo uma fuga de sinal quando a alavanca estava em contato com a solenoide.

Reparando melhor em todo o conjunto, vi que estava tudo melado de óleo, acho que o antigo proprietário jogou óleo spray pra dar uma lubrificada, mas passou em tudo onde não devia.

Desmontei parte do console e limpei tudo inicialmente com Álcool Isopropílico e um pincel.

Depois espirrei limpa contatos em tudo, aguardei secar bem e fui testar.....tudo normal....

Fiz inúmeros acionamentos, andei bastante com o carro e até o momento normal....espero que tenha sido somente isso....

Fica a dica aí pro pessoal que tiver um problema parecido...

Nunca lubrifique com óleo a alavanca do cambio automático e seus componentes, para tal, passe somente vaselina sólida e somente no trilho da alavanca, evite passar qualquer produto próximo a solenoide e o contato da alavanca.

Abraço a todos e muito Obrigado pelas dicas.

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Re: [RESOLVIDO]Alavanca do Cambio Travada No P

por Alcir Andreoni » 23 Nov 2013, 21:44

Que bom.
Mais uma para a turma aprender...
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Re: [RESOLVIDO]Alavanca do Cambio Travada No P

por Arquiteto » 23 Nov 2013, 23:27

isto que e dar de maguiver... obrigado por compartilhar o resultado

não e a primeira vez que vejo alguem com problema na re do cambio ATM

vai ser util suas dicas :88:
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
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