Manutenção, Mecânica & Elétricaestouros no GNV!!!
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marcusbatera1
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estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 12 Mar 2014, 16:49

meu vectra começou a dar uns estouros GNV quando reduz o a marcha, ate ele atingir a velocidade pa entrar na rotação correta ele fica fraco e da uns estouros ai tem q fikar controlando na embreagem, o q pode ser isso.

rgapski
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Re: estouros no GNV!!!

por rgapski » 12 Mar 2014, 17:25

marcusbatera1 escreveu:meu vectra começou a dar uns estouros GNV quando reduz o a marcha, ate ele atingir a velocidade pa entrar na rotação correta ele fica fraco e da uns estouros ai tem q fikar controlando na embreagem, o q pode ser isso.


Marcus,

Pode ser mistura pobre - pouco gas - (relação gas/ar).
Na gasolina anda normal?

Se na gasolina esta com problemas, é bom verificar também a parte de ignição.
Velas e cabos costumam ter vida abreviada em carro que usa gnv.
O GAP da vela, nesses carros, tem que ser por volta de 0,5 ~0,6 mm.

Abs!
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Re: estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 13 Mar 2014, 20:22

so no GNV... o q eu faço para resolver isso!!!!!!

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Re: estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 13 Mar 2014, 20:25

na gasolina esta normal

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Re: estouros no GNV!!!

por Bacana » 15 Mar 2014, 23:47

O meu colega tem um palio com gnv e segundo ele também dava esses estouros

o problema foi solucionado com a trocas dos cabos e as velas segue ai dica

valeu abraço
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achagas
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Re: estouros no GNV!!!

por achagas » 18 Mar 2014, 15:59

Marcos, boa tarde. faça o teste com os cabos e as velas como o bacana falou, mas, pelo o q vc descreve, pode ser o seu variador de avanço que está com problemas na redução causando backfire. 1) qual a marca do variador? 2) ele é de roda fônica ou de Map? 3) verifique se ele tem ligação no sensor borboleta e veja se os fios estão ressacados. vc usa simulador de sonda?
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Re: estouros no GNV!!!

por GIOVANNIRNP » 18 Mar 2014, 17:15

Marcos, faz o seguinte, compra um jogo de velas novas, pois no gnv as velas nao costumam durar mais de 10000km e em 90% dos casos elas é que causam esses estouros que nada mais é do que o retrocesso de todo o ar e combustível da camara de combustão que não foram queimados por insuficiência de centelha na vela . os outros 10% costumam ser cabos de vela já velhos. O variador de avanço quando está apresentando falhas na grande maioria das vezes deixa o carro instável em qualquer rotação e ainda faz o carro demorar a dar a partida.
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Re: estouros no GNV!!!

por achagas » 19 Mar 2014, 11:46

Marcus como eu disse faça os testes que o bacana falou. Giovanni, vc sabia que os variadores de avanço da marca PVR (que não é mais fabricada mais ainda utilizada), assim como os modelos mais antigos do t30 com tomada C, apresentam inicio de problemas com perda reconhecimento da redução no avanço, principalmente nos carros onde a temperatura do cofre é muito alta.
Em caso dos testes com cabos e velas não derem certo, tem de se considerar os dados das marcas e forma de instalação, ressecamento de fios desprotegidos dentre outros.
não custa levantar os dados pra tentar ajudar.
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Re: estouros no GNV!!!

por THIAGO96/97 » 19 Mar 2014, 12:33

Fala MARCUSBATERA1 blz??
Já sentiu a pressão néh, a qui a galera profissa... Eu já tive esse problema e consegui resolve lo fechando o GAP da vela... com o tempo o GAP da vela tende a "abrir" devido ao desgaste do eletrodo...

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Re: estouros no GNV!!!

por GIOVANNIRNP » 20 Mar 2014, 09:00

achagas escreveu:Marcus como eu disse faça os testes que o bacana falou. Giovanni, vc sabia que os variadores de avanço da marca PVR (que não é mais fabricada mais ainda utilizada), assim como os modelos mais antigos do t30 com tomada C, apresentam inicio de problemas com perda reconhecimento da redução no avanço, principalmente nos carros onde a temperatura do cofre é muito alta.
Em caso dos testes com cabos e velas não derem certo, tem de se considerar os dados das marcas e forma de instalação, ressecamento de fios desprotegidos dentre outros.
não custa levantar os dados pra tentar ajudar.


Blz. só falei pra fazer primeiro a troca das velas e cabos porque são eles que costumam gerar esses estouros, principalmente velas muito gastas. Eu uso o T30 em um kadett que já está com 240000km, destes tem 180000km rodados no gnv e nunca me deu problema em nenhum componente do kit gnv, mas já tive problema com esses estouros umas duas vezes e precisei trocar apenas as velas pra resolver, mas cada caso é um caso rsrsrs...

Já no vectra tive problema com o emulador de bicos e sonda da marca VERPTRO, onde o carro perdia potencia na gasolina porque o emulador de sonda não cumpria com sua função. troquei e instalei o tury T64 e funcionou blz, acabou meu problema de mistura pobre.
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Re: estouros no GNV!!!

por THIAGO96/97 » 20 Mar 2014, 13:46

GIOVANNIRNP escreveu:
achagas escreveu:Marcus como eu disse faça os testes que o bacana falou. Giovanni, vc sabia que os variadores de avanço da marca PVR (que não é mais fabricada mais ainda utilizada), assim como os modelos mais antigos do t30 com tomada C, apresentam inicio de problemas com perda reconhecimento da redução no avanço, principalmente nos carros onde a temperatura do cofre é muito alta.
Em caso dos testes com cabos e velas não derem certo, tem de se considerar os dados das marcas e forma de instalação, ressecamento de fios desprotegidos dentre outros.
não custa levantar os dados pra tentar ajudar.


Blz. só falei pra fazer primeiro a troca das velas e cabos porque são eles que costumam gerar esses estouros, principalmente velas muito gastas. Eu uso o T30 em um kadett que já está com 240000km, destes tem 180000km rodados no gnv e nunca me deu problema em nenhum componente do kit gnv, mas já tive problema com esses estouros umas duas vezes e precisei trocar apenas as velas pra resolver, mas cada caso é um caso rsrsrs...

Já no vectra tive problema com o emulador de bicos e sonda da marca VERPTRO, onde o carro perdia potencia na gasolina porque o emulador de sonda não cumpria com sua função. troquei e instalei o tury T64 e funcionou blz, acabou meu problema de mistura pobre.


Fala GiovanniRNP, blz...

Cara sou de Niterói e acabei de trocar velas (NGK), Cabos de velas (Bosh Premiun), procedi uma limpeza dos bicos, troquei a peneirinha ou filtro que vai dentro do tanque de combustível, o qual estava um pouco sujo ali dentro daquele "copo" onde fica instalada a bomba de combustível, antes da limpeza e da troca dos componentes acima citados ainda havia acrescentado um aditivo na gasolina que "prometia" a limpeza de bicos e sistema de injeção... ah e ainda foi verificado que a pressão na bomba de combustível que estava ok...
Fiz toda essa manutenção pois o meu 97 gls 8v estava muito fraco na gasolina, fraco a tal ponto que prefiro andar no gnv que na gasol...
Já estou com o meu carro a 4,5 anos nunca mexi no tal do emulador... Será que esse pode ser o meu problema..??? Na minha ignorância nunca acharia que uma peça feita para o sistema de GNV pudesse interferir na gasola... Me de uma orientação!!!!!!!

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Re: estouros no GNV!!!

por GIOVANNIRNP » 20 Mar 2014, 16:01

Fala Thiago blz. Dá pra você fazer um teste rápido, você tem que desligar o emulador de sonda e o variador de avanço e deixar a ligação como original (sonda direto na central eletronica e no caso do variador de avanço também desligue-o, voltando o chicote do sensor de rotação a sua ligação original, para isso é só desconectar os cabos do variador e isolá-los e os conectores que sobrarem vc faz a conexão deles), depois você tem que resetar o modulo de injeção, que no caso do vectra é fácil, é só desligar a bateria e fechar os cabos + e - por uns 5 minutos para resetar o sistema. Obs: caso a luz da injeção já esteja acesa há muito tempo é melhor você levar em uma oficina para resetar, pois pode ser que a central já tenha gravado algum erro de mistura e sua sonda lambda já pode estar com defeito. Mas vamos lá isolado os componentes eletronicos do gnv e resetado a central eletrônica use o carro somente na gasolina por uns dois dias e veja se continua fraco. Caso melhore é bem grande a chance de seu emulador de sonda estar com defeito. Peça a um mecanico para testar tb a sonda lambda. Isso tudo pode parecer complicado, mas não demora nem 30 minutos para fazer esses testes.
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Re: estouros no GNV!!!

por achagas » 21 Mar 2014, 12:41

fala Giovanni, foi mal mas só consegui parar agora. é assim mesmo cara, o negócio é ficarmos trocando informações, junto chegamos em algum lugar. quando eu comprei o meu vectra ele veio com Kit GNV com cilindro de 18mts. cara, o antigo dono usava sem simulador de sonda, com simulador de bicos veptro que não era o conjugado e uma variador de avanço PVR. não preciso nem falar de consumo e desmpenho neh? primeira coisa foi comprar um tury63, um variador cobra pra sensor de rotação (roda fônica), mas mantive o simulador de bicos q era um tury, mas deu problema a poucos dias e eu troquei por um simulador IGT Aeres. o carro nasceu de novo no GNV. pra vc ter uma idéia, fiz uma viagem pra SP agora no carnaval pela dutra direto e fiz 256.8km com 3/4 do cilindro. cheguei na vila nina larguei o carro na garagem e nem me preocupei em abastecer. gastei 13.5mts o que fez que eu fizesse 19km com 1mt3, variando a velocidade de acordo com os radares e com máximas de 120 a 140.
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Re: estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 22 Mar 2014, 09:09

THIAGO96/97 escreveu:Fala MARCUSBATERA1 blz??
Já sentiu a pressão néh, a qui a galera profissa... Eu já tive esse problema e consegui resolve lo fechando o GAP da vela... com o tempo o GAP da vela tende a "abrir" devido ao desgaste do eletrodo...




Essa galera aqui é, top, as velas são novas, e assim eu percebi q esse problema se iniciou quando um mecânico, trocou minha correia dentada e pos o carro fora do ponto ai pra não assumir a culpa ele disse q era combustível, era vela era td isso, ai troquei as velas e continuei com o carro fraco ai ele mecheu nas válvulas do GNV, abriu fechou mecheu na lenta ai agora o carro fica dando esses estouros quando reduzo, ai tenho q fikar controlando na embreagem e o carro fikou fraco na saída, conclusão o carro ta uma merda...

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Re: estouros no GNV!!!

por GIOVANNIRNP » 22 Mar 2014, 11:05

marcusbatera1 escreveu:
THIAGO96/97 escreveu:Fala MARCUSBATERA1 blz??
Já sentiu a pressão néh, a qui a galera profissa... Eu já tive esse problema e consegui resolve lo fechando o GAP da vela... com o tempo o GAP da vela tende a "abrir" devido ao desgaste do eletrodo...




Essa galera aqui é, top, as velas são novas, e assim eu percebi q esse problema se iniciou quando um mecânico, trocou minha correia dentada e pos o carro fora do ponto ai pra não assumir a culpa ele disse q era combustível, era vela era td isso, ai troquei as velas e continuei com o carro fraco ai ele mecheu nas válvulas do GNV, abriu fechou mecheu na lenta ai agora o carro fica dando esses estouros quando reduzo, ai tenho q fikar controlando na embreagem e o carro fikou fraco na saída, conclusão o carro ta uma merda...


Trocou a correia dentada, deixou o carro fora do ponto e ainda te enganou? Troca de mecânico urgente rsrsrsrs.
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Re: estouros no GNV!!!

por THIAGO96/97 » 23 Mar 2014, 01:23

GiovanniRNP e Marcusbatera1 obrigado pelos comentários, sem dúvidas as suas informações foram muito valiosas p mim...

Amigos, dei uma olhada no cofre do vecão e só achei uma peça do sistema de GNV que acredito ser ou o emulador ou o variador de avanço... agora não lembro, mas tipo, era uma ÚNICA caixinha com um adesivo azul não deveriam ser 2... um variador e um emulador????

Ah, um detalhe importante, meu sistema de gnv eu acredito que deva ter uns 7 anos... o sistema é velho a tal ponto que o meu manômetro está estragado, não marca mais... tanto no relógio físico quanto no relógio digital dentro do carro, um dos motivos pelo qual não funciona é que os 3 fios que estavam ligados dentro do manômetro já se soltaram... tentei soldar mas acabei estragando o resto... ai um amigo meu que tinha um palio 97 me disse que o carro dele também não estava legal (isso já faz uns 2 anos) e depois que ele trocou o manômetro e o devido chicote o carro voltou ao normal... ah, comentei que o meu sistema de GNV é antigo pois fui providenciar o reparo no manômetro e chicote, mas nos 2 locais que fui os caras me disseram que eram peças antigas e que não se fabricam mais logo eu teria que trocar o manômetro juntamente com o chicote por apenas R$ 220,00 dilmas...

Aguardo comentários

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Re: estouros no GNV!!!

por achagas » 26 Mar 2014, 10:27

tem certeza que não tem nunhuma outra caída? se realmente não tiver com certeza é o emulador de bicos, porque os nossos carros andam sem variador mas nunca sem o emulador de bicos. o emulador de bicos serve para gerenciar os combustiveis para que não se misturem, o que se acontecer, o carro embola, rateia, fica trepidando entre outras coisas mais...
como eu disse, os nossos carros andam sem variador, ou seja, com seu ponto normal, só fica mais fraco e com o consumo elevado. o primeiro teste para se saber se o variador de avanço esta com defeito, causando estouros ou ainda backfire, é botando o carro para trabalhar com o gnv com o variador desligado. mas isso é outro assunto.
se o seu sistema tem 7 anos, ele é de primeira ou de segunda geração. então verifique as marcas de todos os componentes que tem nele se possivel com fotos. caixa comutadora e manometro podem ser substituidos tranquilamente por outras marcas, agora, existem aquelas que são plugandplay.
no seu caso devido a vc já ter tentado mexer, a comutadora pode estar mandando sinal errado para o emulador quando esta usando gasolina e o carro estar usando os dois ao mesmo tempo.
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Re: estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 04 Abr 2014, 23:33

Resolvido com um cabo de velas bosch, carro ta igual o toruk maktoro...

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Re: estouros no GNV!!!

por marcusbatera1 » 04 Abr 2014, 23:44

Vlw amigos

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Re: estouros no GNV!!!

por GIOVANNIRNP » 05 Abr 2014, 09:34

Ok.
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