Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

52 mensagens
eltonTeasa
Member
Member
Nome Completo: Elton Gomes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por eltonTeasa » 16 Set 2017, 15:22

Boa tarde !!
Tenho um vectra 98 2.0 8v ele trabalhando normal a ventoinha arma o primeiro e o segundo estágio normal, mas quando eu ligo o ar condicionado o segundo estágio da ventoinha do radiador não liga !!

eltonTeasa
Member
Member
Nome Completo: Elton Gomes
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por eltonTeasa » 16 Set 2017, 23:58

Boa noite !!
Preciso de uma ajuda, meu vectra 98 quando ligo o ar condicionado a ventoinha do Radiador não armá no segundo estágio o que pode ser ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Almeidão » 17 Set 2017, 09:45

eltonTeasa escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite !!
Preciso de uma ajuda, meu vectra 98 quando ligo o ar condicionado a ventoinha do Radiador não armá no segundo estágio o que pode ser ??

Quando você liga o ar condicionado, entra o primeiro estágio, o segundo entra se precisar ou pela pressão do gás ou se passar de 90 graus. Fora isto elas não entram.

Detalhe, segundo estágio não entra nunca sem o ar ligado estando o sistema normal. Com certeza se funciona o segundo estágio sem o ar ligado, alguma coisa está errada no seu carro.
Imagem

DANILO ALEXANDRE
Member
Member
Nome Completo: DANILO ALEXANDRE PEDO
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por DANILO ALEXANDRE » 20 Set 2017, 18:26

Loran escreveu:Fuente del Mensaje Danilo, o certo é sem o ar estando ligado o ponteiro da temperatura chega próximo ao meio e as vezes no meio e a ventoinha arma e cai a temperatura para proximo de 1/4 no ponteiro, esse ciclo se repete. A ventoinha arma assim que vc ligar o ar condicionado mesmo ele estando frio.

Obrigado amigo. agora deu certo.! Abraço

Vandervec 00
Member
Member
Nome Completo: VANDERSON COSTA SILVA
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Vandervec 00 » 21 Dez 2018, 21:41

Fala galera
Sera que alguem pode me dar uma dica
Tenho um vectra gls 2.2 8v ano 2000
Seguinte, meu carro do nada parou de funcionar a ventoinha do radiador e ficou funcionando só a do condensador, dai recondicionei a ventoinha e a mesma voltou a funcionar e muito bem por sinal, só que quando coloquei ela de volta no carro nao funcionou, apenas quando eu tiro a tomada do sensor de temperatura que ela funciona no segundo estágio, nao sei oq pode ser pois o sensor de temperatura é novo ja verifiquei os fusiveis o relé creio que nao seja pq senao nao funcionaria a ventoinha externa.
Por favor uma ajuda rss

gajaju
Member
Member

por gajaju » 02 Jun 2019, 22:44

olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

ventoinha principal não liga já fiz de tudo

por Almeidão » 03 Jun 2019, 10:25

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?

Um teste mais criterioso teria que ser o fios que armam o relê, você encostar ele na lata do carro e só assim saberás se o relê está funcionando ou não. Lembrar que um fio faz as ventoinhas funcionarem com a chave desligada e o segundo estágio só com a chave ligada. O relê armando não elimina o problema, ele pode esta com os contatos ruins ou pode ter derretido a tomada onde ele entra por um mal funcionamento tipo segundo estágio ligado direto.
Agora é descobrir quais os fios que armam os relês, sendo que os dois são negativos portanto ao encostar ele na lata do carro as ventoinhas terão que funcionar.
Imagem

Ronaldo Correa
Member
Member
Nome Completo: Ronaldo Manoel Correa
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Ronaldo Correa » 03 Jun 2019, 19:25

Boa noite, tenho um Vectra expression 2010 e a temperatura dele está subindo muito. Já tirei o ar do motor, nao está faltando água e a ventoinha está ligando e mesmo assim não abaixa a temperatura, oque pode ser? Um abraço a todos

gajaju
Member
Member

por gajaju » 03 Jun 2019, 21:30

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje olá estou com um problema com meu carro 2.o 16v 2002. já testei tudo. fiz direta na ventoinha principal só assim liga. meu carro não tem cebolao. quando retiro o chicote do sensor de temperatura liga só a ventoinha da condensadora. testei os reles e tudo está armando. mas o ventoinha principal continua não armando. o que pode ser?

Os contatos visualmente estão todos ok

Os reles estão armando será que não seria o módulo Almeidao. Tô quase abrindo ele a ventoinha da condensadora liga normal só a principal que não. Já não sei mais o que fazer e o que procurar

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Danniel Pizatto
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por danrmp » 03 Jun 2019, 23:06

Eu utilizaria um potenciômetro no lugar do termistor, simulando um aumento da temperatura.
outra opção é comandar as ventoinhas através do Scanner.
Vectra CD 2.2 2004 AT - Garagem

Omega GLS 4.1 1996
Omega CD 3.0 1994 AT

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jun 2019, 09:22

gajaju escreveu:Fuente del Mensaje

Os contatos visualmente estão todos ok

Os reles estão armando será que não seria o módulo Almeidao. Tô quase abrindo ele a ventoinha da condensadora liga normal só a principal que não. Já não sei mais o que fazer e o que procurar

Não é problema da central, se uma arma o problema passa a ser elétrico e não eletrônico. A central está mandando o sinal até os relês conforme você informa, então o problema está dos relês até a ventoinha.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jun 2019, 09:27

Ronaldo Correa escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, tenho um Vectra expression 2010 e a temperatura dele está subindo muito. Já tirei o ar do motor, nao está faltando água e a ventoinha está ligando e mesmo assim não abaixa a temperatura, oque pode ser? Um abraço a todos

Qual é a temperatura dele em rodovias? A gente precisa de informações, pode ser termostática, pode ser radiador.
Sobre o ar no sistema, se as ventoinhas funcionam não precisam buscar ar, caso tenha ar no sistema as ventoinhas não funcionam e nem a água circula.
Imagem

52 mensagens