por Fabiodu »
22 Jan 2015, 09:47
Ola,
no topico
viewtopic.php?f=44&t=2890&start=120O AMF nos passou a seguinte informação:"Encontrei estas informações na Climer Soluções Automotivas, achei muito útil para se entender a diferença dos métodos de construção dos radiadores, Brasados e Tubolares (expandidos)
Diferenças entre radiadores e intercoolers brasados e expandidos
Radiadores e Intercoolers Brasados: Os radiadores brasados são formados por tubos que possuem turbilhonadores internamente. Esses turbilhonadores têm como função mudar o escoamento e circulação do ar, no sentido de obter um melhor rendimento. Uma grande vantagem dos turbilhonadores é evitar a formação de uma pelíula, que impede a parte central do fluxo de trocar calor, prejudicando o desempenho do sistema. Mais que apenas um resfriador, o intercooler brasado funciona como um filtro, obstruindo qualquer sedimento que não seja ar, obrigando o ar a recircular antes de ir para o motor, retendo fragmentos que por ventura venham da turbina.
Radiadores e Intercoolers Expandidos: Os sistemas de radiadores fabricados mecanicamente com tubos e aletas são utilizados na refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espação disponível para a sua instalação. Devido a maior seção livre nos tubos redondos e ovais, existe uma maior velocidade do fluxo no interior desses tubos, em relação aos tubos chatos, e por consequência uma pior transferência de calor. Inadvertidamente, por desconhecimento ou em função de um custo um pouco menor, está sendo aplicado em diversos caminhões, intercoolers do tipo expandido. Além de não funcionar adequadamente, diminui a vida útil do motor, pois seus tubos redondos permitem a passagem de alguns fragmentos, ao contrário do brasado."
Cara, na duvida, pelo sim ou pelo não, e tendo em mente que nossos carros tem fama de aquecer... eu iria atrás de um brasado de 34mm, nem que fosse usado... e se fosse um usado e original, ai leva ele numa casa de radiador e o cara te disser que esta perfeito, melhor ainda.