Marcos Lima escreveu:Hum descobri algo que me deixo curioso agora, eu costumava a fazer a troca da agua 1 mes a cada 3 meses, as vezes menos, com o carro parada ja na manha, eu tirava a mangueira do retorno do radiador que vai pro reservatorio da agua e colocava a mangueira de agua no reservatorio, logo saia uma agua bem suja e com força pela mangueira de retorno, depois de uns 10 minutos ali sozinho, a agua começava a sair limpa e sempre a entrada da agua era menos que a saida, entao eu tinha que ficar levantando as mangueira pra trancar a agua e encher o reservatorio novamente.
hoje fui fazer isso de novo pra ver como ia sair a agua ja pra semana começar a meter aditivo, so que pra minha surpressa, a agua que saia na mangueira de retorno era muito poco, a entrada de agua era bem maior que a saida e isso nunca aconteceu, sera que o bloco pode estar entupido em algum lugar? sera que pode ser o cabeçote entupido?
sera que pode ser esse meu problema? se mandar fazer a limpeza em casa especializada isso resolveria?
Para ser sincero, não acredito que seja o bloco, mas não descarto a possibilidade de ser a transferencia da agua dele para o cabeçote, onde está a junta, ali pode fechar com excesso de zinabre e também de ser a caixa da termostática.
Mas esta forma de limpeza que voce informa, não é eficaz porque quando o carro está frio, a termostática fecha e não passa agua ali ou se passa muito pouco. O correto é desmontar e tirar a termostáica e fazer a agua circular com o carro ligado. Dá uma olhada no how to que tem um video para esta limpeza, ai voce tire suas duvidas. Mas com certeza é a forma mais eficaz de trocar a agua suja por uma limpa ou trocar o aditivo antigo por agua limpa.
viewtopic.php?f=49&t=2456
Veja também lá no How to, o funcionamento da Termostática e o motivo de ela ser a certa do seu carro, aliás lá informo o numero correto dela para o Vectra, Monza, Kadet e outros.
Uma coisa é certa, se o seu carro estiver andando nas rodovias com o ar desligado e no painel a temperatura estiver aí nos 82 ou 83, o sistema certamente está limpo e funcional, caso isto não estiver ocorrendo, há um defeito que pode ser vários e os primeiros são: Zinabre no radiador, termostática com temperatura errada ou seja alta ou pode ser um problema do proprio sensor de temperatuda do painel.
Nunca esquecer que para um bom funcionamento ele não basta estar limpo, boa bomba e sem vazamento, ele precisa estar com os sensores corretos. Ou seja termostática, cebolões e sensor de painel nas temperaturas ideais de funcionamento dele. Se assim não estiver, qualquer teste ou informção só vai lhe confundir e cuidado com mecanico que sai aproveitando cebolões que tirarom de outro carro para colocar nos nossos, cebolão tem uma imensa quantidade de diferentes graus, termostática também.