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Vectra AMAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

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Wyslla1988
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MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Wyslla1988 » 23 Mai 2017, 17:29

Boa tarde a todos!

Tenho pesquisado muito sobre esse assunto e ainda não temos uma resposta concreta sobre o fato do nosso lendário Vectra A que usa MAF com potenciometro em plaquinha de ceramica.
Pois bem, com o tempo essa pista vai perdendo sua condutividade eletrica e consequentemente alterações no modulo de injeção do nossos carros como falhas na marcha lenta, alto consumo de combustivel e etc...

Na internet tem uma empresa reconhecida de todos que é a MTE-THOMSON que indica a adaptação de uma peça com codigo interno 7164 que serve em substituição a nossa maf . Como não se há 100% de certeza sobre a adaptação gostaria da opinião dos nossos colegas mais experientes se há mesmo essa possibilidade e de fato funciona mesmo.

O conector de quatro pinos casam de acordo com a peça.
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Assistam ao video tambem.
https://www.youtube.com/watch?v=HsQKsASkC40

Vou deixar os sites que indicam essa peça e daí peço ajuda aos colegas sobre esse assunto.

http://www.oficinabrasil.com.br/noticia ... ciclo-otto

https://www.canaldapeca.com.br/p/100948 ... 4-unitario

http://www.autopecashorizonte.com.br/in ... 0280217003

Desde já agradeço e peço desculpas pelos erros que houverem.
Editado pela última vez por Wyslla1988 em 25 Mai 2017, 14:45, em um total de 2 vezes.

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Lucky Tiger
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MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Lucky Tiger » 25 Mai 2017, 07:26

Olá Wyslla1988, não sei dizer se é realmente compatível visto que esse MAF é com filme aquecido (tem um sistema de aquecimento) e não trabalha da mesma forma que o tradicional com o flap (porta+potenciometro), geralmente esse MAF é mais encontrado no GSI ( Motronic 1.5.2 se não me engano) e no Audi A3, nem mesmo sei informar se a central da Motronic 1.5.1 tem suporte para essas funções visto que no conector um dos pinos não é utilizado.Aguardemos por alguém que já tenha visto mais profundamente essa questão ou até mesmo adaptado esse sensor pois embora informaram aplicação pode ser confusão com o GSI.

Abraço.
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MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Wyslla1988 » 25 Mai 2017, 14:21

Olá Lucky Tiger tudo bem! Então... O nosso motor C20NE é consagrado com louvor em toda a Europa. Ele tem diversas combinações com diferenças nos módulos de injeção eletrônica. Esse motor tem versões a diesel , 4x4 e turbo compressor.

OBS: No caso o plug tem quatro pinos e mais um fio que vai ao sensor de temperatura em cima da válvula termostática.

Então vamos pegar como exemplo o famoso ASTRA F ou Astra Belga. ele usa o mesmo modulo do nosso Vectra CD e GLS com pequenas modificações na injeção eletrônica.
Outro dia aqui no forum pesquisando um pouco mais , descobri que um colega nosso chamado JUCÉLIO tem Vectra CD e está tentando fazer essa adaptação, por isso abri esse topico para os colegas mais experientes opinarem sobre essa opção e comentar sobre a MAF que a MTE-THOMSON fabricou e indica como substituição a nossa MAF.

Vamos aguardar... pesquisei e tem dois modelos de MAF para o nosso VECTRA A.
MTE 7164 - Vectra CD e GLS e ASTRA GLS de 94 a 96.
MTE 7162 - Vectra GSI e Calibra 93 a 96.

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Ju_Bueno
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MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Ju_Bueno » 25 Mai 2017, 18:58

Mas essa peça sendo o MAF que equipa os GSI não pode substituir o VAF que equipa os GLS e CD, ou pode? No tópico do link abaixo há alguns comentários sobre a diferença entre eles.
viewtopic.php?f=44&t=10015&hilit=VAF+E+MAF
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por Wyslla1988 » 25 Mai 2017, 21:15

Opa Ju_Bueno tudo bem! Pesquisei junto a MTE-THOMSON e eles tem dois modelos de MAF para o nosso Vectra A.

Entendo que estamos no campo da hipótese, o que é um bom caminho para descobrirmos se há mesmo essa possibilidade! Coloquei esse links justamente para entendermos melhor. Tem o vídeo explicando o sistema direitinho do funcionamento, o conector também nos leva a pensar que serve no carro! A questão é: No Cepchev tem os módulos motronic e possivelmente aí está nosso caminho para a solução! Todos podem contribuir com suas experiências.

Ainda não encontrei os diagramas para comparação, mas assim encontrar posto aqui para o debate com os colegas.

Abraço!

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por Lucky Tiger » 26 Mai 2017, 15:45

Olá pessoal, entrei em contato com a assistência técnica da MTE através do e-mail disponibilizado no web site deles e me retornaram a seguinte mensagem: " Bom dia, Nosso Maf7162 não é compatível o Maf com flap

Não comercializamos esse produto

At,
sim@mte-thomson.com.br"


Porém não sei informar se eles confundiram a pergunta pois referênciei a aplicação original (código) e a informação no catálogo deles que possui compatibilidade com 7162, mas acredito que não é mesmo compativel originalmente (pode ser que funcione com alguma adaptação), porém vamos continuar com a troca de informações conforme forem surgindo atualizações.Abraço.
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por Wyslla1988 » 26 Mai 2017, 17:15

Essa peça também tem fabricação da bosch, como exemplo : Vectra Gsi e Astra Belga! Penso que através do diagrama eletrico na maf poderemos tirar essa dúvida! Acho que o segredo está no módulo de injeção! Sabemos que a bóia de combustível do Astra Belga casa com a nossa mesmo com numeração diferente! Existem muitas semelhanças e na ficha de comparação do site carros na web eles tem exatamente a mesma configuração e potência de 116cv. Vamos aguardar... Agora temos que descobrir essa charada! Vou continuar pesquisando, surgindo novidades postarei de imediato! Obs: No caso mais grave penso que só é substituida a plaquinha de cerâmica da nossa MAF e não encontramos em lugar nenhum essa peça, porque ela é vendida com o conjunto completo! O que é complicado de entender.

OBS: Agora a pouco pesquisei em um site que realiza manutenção em VAF'S e veja como as funções são identicas a peça que estamos em duvida! Comparem no link do video acima.

Lembrando que em carros que possuem o VAF em 90% deles a leitura é analógica, sendo assim, a injeção do carro trabalha apenas com 3 leituras para fazer o cálculo de mistura AR/COMBUSTIVEL :

- Temperatura do AR ( FLUXO DE AR )

- Quantidade de AR admitido ( FLUXO DE AR )

- Temperatura da água ( NO BLOCO DE MOTOR )


Sendo que a Temperatura do AR e a Quantidade de AR Admitida é feita pelo Medidor de Fluxo de AR. Sendo assim , ele é responsável por 75% da leitura AR/COMBUSTIVEL do carro.

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por Wyslla1988 » 26 Mai 2017, 18:18

Vejam mais essa matéria que interessante! Penso que estamos no caminho certo.
Usem o Google tradutor pois essa matéria está em inglês!

http://max.pilotpowersupply.com/2016/02 ... v_version/

Bom final de semana a todos!

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por Adalberto.jr » 26 Mai 2017, 20:19

Wyslla1988 escreveu:Essa peça também tem fabricação da bosch, como exemplo : Vectra Gsi e Astra Belga! Penso que através do diagrama eletrico na maf poderemos tirar essa dúvida! Acho que o segredo está no módulo de injeção! Sabemos que a bóia de combustível do Astra Belga casa com a nossa mesmo com numeração diferente! Existem muitas semelhanças e na ficha de comparação do site carros na web eles tem exatamente a mesma configuração e potência de 116cv. Vamos aguardar... Agora temos que descobrir essa charada! Vou continuar pesquisando, surgindo novidades postarei de imediato! Obs: No caso mais grave penso que só é substituida a plaquinha de cerâmica da nossa MAF e não encontramos em lugar nenhum essa peça, porque ela é vendida com o conjunto completo! O que é complicado de entender.

OBS: Agora a pouco pesquisei em um site que realiza manutenção em VAF'S e veja como as funções são identicas a peça que estamos em duvida! Comparem no link do video acima.

Lembrando que em carros que possuem o VAF em 90% deles a leitura é analógica, sendo assim, a injeção do carro trabalha apenas com 3 leituras para fazer o cálculo de mistura AR/COMBUSTIVEL :

- Temperatura do AR ( FLUXO DE AR )

- Quantidade de AR admitido ( FLUXO DE AR )

- Temperatura da água ( NO BLOCO DE MOTOR )


Sendo que a Temperatura do AR e a Quantidade de AR Admitida é feita pelo Medidor de Fluxo de AR. Sendo assim , ele é responsável por 75% da leitura AR/COMBUSTIVEL do carro.

É indiscutível a grande importância da vaf a injeção do vectra A, mas ele necessita de outros parâmetros para o cálculo da mistura ar/combustível. E a injeção do vectra é digital com tomada de diagnóstico.

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por Wyslla1988 » 26 Mai 2017, 21:23

Olá Adalberto tudo bem! Você está correto! O que nós buscamos entender é que nosso Vectra A é muito dependente da VAF, e durante esse anos todos nós não sabemos se há uma alternativa, um upgrade, e é sempre bom ter uma segunda opção porque em relação ao carro ele não perde em nada para os carros de hoje, que por sinal a cada lançamento ficamos reféns das montadoras! Entendo que esse carro ainda viverá por muito tempo e alternativas serão muito bem-vindas.

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por Adalberto.jr » 26 Mai 2017, 22:51

Wyslla1988 escreveu:Olá Adalberto tudo bem! Você está correto! O que nós buscamos entender é que nosso Vectra A é muito dependente da VAF, e durante esse anos todos nós não sabemos se há uma alternativa, um upgrade, e é sempre bom ter uma segunda opção porque em relação ao carro ele não perde em nada para os carros de hoje, que por sinal a cada lançamento ficamos reféns das montadoras! Entendo que esse carro ainda viverá por muito tempo e alternativas serão muito bem-vindas.

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Wyslla, essa peça me incomodou por um bom tempo e lhe confesso, que passou a idéia de vender o carro por isso. Não têm como substituir esse medidor! Ou vç importa pelo ebay ou mandar reparar. Resolvi tentar repara la, com o técnico mais recomendado nos clubes do vectra, omega, kadett e monzeiros. Rafael Bakker é o nome do cabra. Aprovei o serviço mas o custo é meio salgado. Mas pra manter o carro funcionando sem surpresas foi necessário! Detalhe, a injeção desse carro é bosch, pois inventei de colocar uma sonda da ntk e o carro reclamou rsrs...
Sensores e atuadores só bosch ou original!!!!

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por Wyslla1988 » 26 Mai 2017, 23:08

Verdade! Tem algimas pessoas que até colocaram injeção programável e aprovaram! A injeção motronic da bosch é muito boa! observei esses dias, velas da ngk de iridium e sonda lambda, mas não fiquei seguro que funcionaria a sonda! A MAF do astra belga é vendida como adaptação em Vectra A GLS e CD! O que não entendo é que os motores quando você observa nas imagens, são muito semelhantes! O Ideal seria conversar com algum eletricista experiente! Vi no YouTube um cara no Rio de Janeiro que faz essa adaptação, quando entrei em contato com ele, foi removido o vídeo na Internet! Lamentável.

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por Adalberto.jr » 27 Mai 2017, 00:01

Injeção programável eu não adaptaria de jeito nenhum! Perderia a confiança de colocar o carro na estrada.
Motronic 1.5.1 apesar de antiga, dá coro em muitas injeções modernas por aí. Principalmente no quesito partida a frio e consumo.

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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 13:34

Boa tarde a todos! Andei pesquisado muito sobre a maf em sites estrangeiros e ainda é muito controverso essa adaptação, porém não é impossível! Conversando com um colega no YouTube, ele me disse que tem outro modo de adaptação em nossos Vectra A GLS e CD.

Eis a questão, vi um Vídeo do Vitor Hugo no YouTube em que ele fala sobre a adaptação de Sensor MAP dos Astras pos 99 no Ômega e consequentemente no Vectra A e ele relata êxito na adaptação em 100% .

Vou deixar aos colegas essa questão e os diagramas da adaptação. Fiquem a vontade para opiniões sobre essa possibilidade real!

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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 13:35

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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 13:38

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 26 da centralina > Negativo (-).
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 12 da centralina > 5,0V + ou - 5%.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 44 da centralina > Dados abaixos.
4- Motor funcionando, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 7 da centralina. Em marcha-lenta > Tensão de 0,5 a 1,5V.

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por Ju_Bueno » 02 Jun 2017, 17:44

Deixa eu ver se entendi: elimina-se o VAF e instala-se esse MAP?
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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 19:45

Opa tudo bem Ju_Bueno! Sim é isso mesmo! Também tenho contato de um colega do YouTube que fez e garante que funciona!

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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 19:48

Vocês podem adicionar ele no Whats e tirar todas as duvidas!

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por Wyslla1988 » 02 Jun 2017, 20:19

Vejam este video, ele explica como foi o resultado sobre a adaptação do sensor MAP.

https://youtu.be/XsM8_m7AfZ8

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