Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

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pranloose
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 09 Mar 2018, 21:05

Ju_bueno me desculpe fui eu que dupliquei muito o forum, como sou novo, to aprendendo, rsrs.

Almeidao, fiz a troca com a graxa ficou perfeito, adicionei a agua e deixei um pouco a tampa aberta e fui adicionado. Deu certinho, armou as 2 ventoinhas por volta de 89° graus e baixou perto do azul(depois mostro as fotos), fiz por duas vezes o teste e normal. Agora o outro passo é a valvula termostatica e a troca de agua, pergunta: quando ele.comecar a jorrar agua, nao tem perigo a agua ali na bomba da hidraulica e o compressor e correia?

Agora vou perguntar em outro topico sobre a iluminação do painel, coloco o fusivel, quando vou acender a luz, ja queima o fusivel na hora.

Obs: o cebolao que eu tirei era de 105~100, voce acredita?

Muito obrigado ai

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por Ju_Bueno » 10 Mar 2018, 09:24

Tranquilo parceiro... aqui todo mundo se ajuda!!
Seu motor vai agradecer muito por ter colocado o cebolão correto. Agora ele vai trabalhar sem "febre" rsrs...

Já respondi pra vc lá no tópico sobre o fusível queimando.
JULIANO -
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por Almeidão » 10 Mar 2018, 21:14

Pode jorrar água normal ali em cima da bomba e o compressor, você precisa ter cuidado com a correia para não se ferir, só isto. Nesta situação de ventoinha armando, podes comprar 3 litros de Havoline Long ou extended life que o radiador vai lhe agradecer.
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pranloose
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por pranloose » 12 Mar 2018, 10:04

Beleza Almeidão! Vou comprar no proximo fim de semana e fazer o serviço. Vou dar um retorno depois. Obrigado.

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por pranloose » 16 Mar 2018, 16:05

Almeidao, fiz todo o procedimento, tudo perfeito. Mas quando coloquei agua vazou um pouco na termostatica nova. Ela tem o anel vedador, mas nao foi suficiente. Precisa de uma junta a mais ou uma cola?

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por pranloose » 16 Mar 2018, 17:18

Para complementar o que eu disse acima, vou postar as fotos. E na antiga valvula já tinha acho que uma cola vedadora. Simplesmente pelo fato de um pedaço da carcaça estar quebrada....De qualquer forma, acho que vou comprar mais uns anéis e um silicone de alta temperatura...E sempre fazer a manutenção de 6 em 6 meses ou 1 ano. Para limpeza e novo anel e silicone. Abaixo fotos:

Valvula antiga(ainda bem que o carro tinha uma, e é 211.82)
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Pequeno quebrado na carcaça, acho que era por isso o silicone
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por Almeidão » 17 Mar 2018, 12:58

Neste caso ai não tem jeito, só colocando silicone mesmo, use o super black ou o loctite. Não precisa usar anel de borracha neste caso, sem ele o silicone veda melhor, mas passe uma lixa 400 ali para limpar o zinabre antigo, se você ainda não fez. Tenta fazer a tarde ou em um momento que voe não precisará do carro para deixar secar pelo menos umas 10 horas antes de colocar água. Se não der, paciência, mas a espera seria para ficar 100% perfeito. Outro detalhe que vejo, esta termostática sua é inteira, normalmente são assim as Manete Marrelli, aproveita e compra uma MTE nova com bico novo, não esqueça 211-82.
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por pranloose » 17 Mar 2018, 13:12

Então, comprei o loctite black, mas ja instalei com a borracha junto, puts. Tomare que de certo a vedação. So vou colocar agua amanha mesmo. Uma outra coisa, comprei a valvula sim da MTE, mas é 372.82, na caixa dela esta o codigo da GM tambem que peguei na ChevCep, e diz que é pro vectra no meu caso também. Ou ta errado? Obrigado

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por pranloose » 17 Mar 2018, 13:16

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por Almeidão » 17 Mar 2018, 13:33

Está perfeito, vedará sim com o anel e tudo, mas não precisava ter gastado, bem, agora você tem uma termostática completa a qual no futuro só troca o refil, o bico será o mesmo. Por isto o numero 327-82, porque veio completa.
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por pranloose » 17 Mar 2018, 13:47

Otimo. Nunca mexi em arrefecimento e digo que é bastante legal quando se aprende...coloquei una uma mangueira de nivel no radiador, tirei bastante detritos, troquei a agua varias vezes...Meu medo agora é qur apareçam vazamentos...Mas enfim, to fazendo tudo certinho, até aquela entordinha na válvula eu fiz, igual você.Vou andar com agua normal por 1 semana, se nao baixar nada, farei todo o procedimento com 3 litros de aditivo e agua. Te agradeço muito.

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por Almeidão » 17 Mar 2018, 18:30

Não caia na tentação de comprar aditivo ruim e barato, veja ai o que o pessoal recomenda e não recomenda. Os melhores são famosos como fornecedores de óleo.
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por pranloose » 18 Mar 2018, 14:19

Assim claro, aditivo só os bons mesmo...Havoline long life, AC Delco, Bardhal, Texaco. Somente esses vou comprar. Ja coloquei a agua nele, não vazou nada na termostática, deixei acionar a ventoinha por 3 vezes e a vedação parece que está boa. Uma pergunta: Quando eu for colocar o aditivo, vou ter que fazer todo procedimento de troca de agua, até ai tudo bem...Mas como coloquei a vedação, quando eu soltar os parafusos ela sai de boa ou cria uma cola da carcaça e o bloco? Ou na pior das hipoteses, da para trocar a agua somente tirando a mangueira superior do radiador e deixando a valvula?
valeu

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por Ju_Bueno » 18 Mar 2018, 18:05

Tirando a mangueira superior com motor frio - termostática fechada - não vai resolver muito. Melhor é tirar a mangueira do outro lado do radiador. Aí sim dá esgotar bastante água.
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por Almeidão » 19 Mar 2018, 07:22

Exatamente como o Ju_Bueno diz, soltara a mangueira do outro lado, vai sair a água do reservatório média 2 litros e um pouco mais de dentro do cabeçote. Não precisa limpar mais, coloque a mangueira no lugar e basta adicionar os 3 litros de aditivo bem devagar como se fosse água e se precisar completar, complete como eu comentei antes. Tem outra forma de tirar a água sem soltar esta mangueira, é colocando uma mangueira dentro da mangueira que sai do reservatório pra mim que tenho experiencia, esta é a forma mais fácil, mas quem não tem, melhor soltar a mangueira na sasida do radiador.
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por pranloose » 19 Mar 2018, 09:15

Ju_Bueno e Almeidão, muito obrigado. Após o feriado vou fazer o procedimento, pois tenho uma viagem bem curta e tenho receio de aditivar agora e aparecer provaveis furos ou tomare que não, pois pode me apertar de grana dependendo do que seja. Mas quando eu terminar tudo, vou postar em imagens todo o procedimento desde o cebolão trocado até a colocação de aditivo...Pois ilustra melhor tambem para outras pessoas que passam pelo mesmo problema e ajudar tambem.

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por pranloose » 19 Mar 2018, 10:41

Esqueci de perguntar, eu notei que quando desligo o carro, ou as vezes frio...escuto um chiado na tampa do reservatório de agua, do tipo: "xiiiiiiiii", não muito alto. Minha tampa é nova, aquela amarela original da GM. Mas percebi que a original do vectra é uma preta ou aquela preta com sensor...Este barulho é algum problema?

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por Almeidão » 19 Mar 2018, 12:03

Esta tampa amarela mais nova é a melhor que tem, aliás nem precisa apertar muito para que ela dure mais tempo. Basta rodar até encostar e apertar 1/4 de volta e já está bom. Este chiadinho que ela faz, sou sincero nunca ouvi, o que ouvi é parar o carro em uma garagem a noite, local bem silencioso e quando quente ouvir uma liberação de ar intermitente e isto é comum, afinal a função dela e esta mesmo e pela válvula que ela tem ela libera este vapor e não a água. Bem se não sair água e este chiado for na tampa eu posso dizer que é normal.
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por pranloose » 19 Mar 2018, 20:16

Acho que é liberação de pressão mesmo, até porque não vejo nenhum vestigio de agua por ali.

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por pranloose » 09 Abr 2018, 09:17

Bom dia, Pessoal.

Conforme combinado, venho dar um retorno após troca de agua e aditivo. Tirei todas as fotos como limpeza do reservátorio, e aditivo e etc. Portanto, hoje de manhã vi um pouco de agua no chão, na parte de tras do motor, tirei 2 fotos antes de ir trabalhar, peço a ajuda de vocês para esclarecimento onde pode ser.

Vejo duas hipoteses, eu acho:

Mangueira a Bomba
Selo Motor

Segue fotos:

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