Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

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pranloose
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 18 Abr 2018, 15:38

Ah sim claro...kkkkkk. Totalmente anotado e gravado...kkkk

pranloose
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 30 Abr 2018, 18:08

Almeidao. Fiz todo o procedimento com o mecanico, eu gostei do resultado, ele desmontou tudo. Ele falou tudo aquilo que voce disse: tem muitas mangueiras adaptadas ali. Cano da bomba podre(foi trocado), na carcaça tinha uma "junta" estranha. Ele consertou da forma correta. No cano de agua e numa saida da carcaça ele colocou 2 tampoes de agua ao inves de utilizar as mangueiras que estavam. Percebi que ele tambem nao "enforcou" no aperto das braçadeiras. Enfim, ele so.me pediu para andar 1 semana e se estiver tudo ok com o nivel de agua, ai ja posso colocar o aditivo.

Uma coisa que notei diferente é que a temperatura ta chegando ali em 92, peguei um pouco de estrada tambem chegoi neste ponto...depois de um tempo baixou. Suspeito da válvula(mas é nova). Problema que ficou ali na temperatura de acionar a ventoinha e eu acho que ela ficou ligada direto.

Agora para outro topico, minha 5 marcha nao entra nem a pau, antes ela entrava meio arranhando, agora so cai na 3 marcha

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por Wyslla1988 » 30 Abr 2018, 19:00

Boa noite a todos! Gostaria de tirar minha duvida em relação a ordem correta na caixa de reles das ventoinhas (são 4 reles) lado do motorista no cofre do motor.
Se alguém puder tirar uma foto com a ordem correta eu ficaria muito grato.

obs: Ví um video no youtube e fiquei curioso para saber se a pessoa mostrou a ordem correta.

Bom feriado a todos!!!

Grato pela ajuda dos amigos vectreiros.

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por Ju_Bueno » 02 Mai 2018, 08:12

Dá uma olhadinha nesse link se te ajuda:

viewtopic.php?f=44&t=11292&hilit=radiador+rel%C3%A9s&start=20
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por Wyslla1988 » 02 Mai 2018, 18:27

Boa noite! Gostaria de tirar essa dúvida com os amigos. Peço que analisem essa foto para confirmar se está correto.

Grato pela ajuda.Imagem

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por Ju_Bueno » 03 Mai 2018, 09:55

Veja aí se confere a posição e os códigos:
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1 - 90244312 - QGM 1895
2 - 90191753 - 05997310
3 - 90244312 - QGM 1895
4 - 90244312 - QGM 1895

Note que só o 2 é diferente - os outros 3 são idênticos.
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Wyslla1988 » 03 Mai 2018, 11:49

Boa tarde Ju Bueno tudo tranquilo! E o Astrão , está curtindo muito!!! Obrigado pela ajuda, queria tirar essa dúvida com os amigos , porque o meu está invertido o 2 relé com o 1 relé...
Agora vou colocar na posição certa.
Grato pela atenção.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 03 Mai 2018, 15:25

Blz cara!!! Depois dá um feedback pra gente se resolveu o problema!

*se vc ainda não passou lá, dá uma olhadinha na minha garagem (link abaixo na assinatura).
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Wyslla1988 » 03 Mai 2018, 22:12

Boa noite Ju_Bueno
Gostaria de informar que o problema foi parcialmente resolvido.
Encontrei a seguinte situação no meu Vectra A
Havia três relés originais, a questão da posição eu até entendo que esteja correta, porém os plugs são encaixados um no outro de modo que o antigo dono inverteu o plug do sensor de temperatura da segunda velocidade, daí a confusão se é que me entende...
Encontrei um relé da Volkswagen (funcional) porém já providenciei um original no MercadoLivre.
Agora o que me deixou pensativo foi o plug da primeira velocidade, ele tem uma pequena derretida em uma das entradas do relê...
Quando fui encaixar o relé, ele acionou a ventoinha, daí tive que mexer no relê para ele parar.
Joguei spray limpa contato para dar uma melhorada...

Agora é esperar o relé novo e ver como ele vai se comportar...

Grato amigo pela ajuda.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 04 Mai 2018, 07:26

os relês ali são DNI 0101 ou DNI 0102. Esta marca é mesmo que original e são encontrados em várias auto peças. Para saber acho até que no seu carro seja o DNI 0101 onde o 85 e 86 não são em paralelo, enquanto o 0102 é em paralelo. Um deles tem 5 terminais, e pode ser o DNI 0115 ou DNI 0140.
Tomada de encaixe derretida, pode ser uso em excesso do segundo estágio que pode ser ligação errada ou cebolão estragado. Lembro que o segundo estágio quando entra em funcionamento ele deve funcionar no máximo 3 minutos e desligar por um bom tempo para não derreter nada ali.
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Wyslla1988 » 04 Mai 2018, 21:35

Boa noite Almeida, prazer falar com o mestre.

Vou esclarecer a questão dos relés na foto acima que tirei de um vectreiro no YouTube e diante dessa dúvida, perguntei aos colegas do fórum para sanar essa dúvida.

De acordo com o gráfico que o Ju_Bueno me passou , fui até o meu Vectra verificar a ordem ,e encontrei três relés originais e um Volkswagen.

Os plugues do relés são encaixados um no outro é a ordem que eu encontrei de acordo com o gráfico foi

O 2 relé invertido com o 1 relé...
1 relé Volkswagen que estava substituindo um 90244312. Já providenciei um original para deixar tudo conforme o manual.

Uma tomada de 4 pinos que identifiquei como 1 velocidade da ventoinha estava meio queimada, porém o relé estava funcionando muito bem.

Fiz uma limpeza nas tomadas com limpa contato ontem e hoje fui para rua fazer um teste drive e funcionou bem marcando na maior parte do percurso 90 graus no painel.

Diante dessa situação penso que o problema está parcialmente resolvido, ficando alerta em relação a tomada que identifiquei com avaria. As tomadas são originais.

Obs: Quando comprei essa carro, identifiquei problemas de cara em relação a temperatura. Encontrei vazamento no radiador e a ventoinha do radiador com o motor derretido e aqui em Brasília no período de seca meu amigo, não é fácil. de cara já providenciei um radiador novo, troquei a ventoinha estragada, troquei bomba d'água que estava trincada, troquei os selos do motor e adicionei a válvula termostática que não havia e fiz a limpeza do sistema de arrefecimento e por enquanto está com água filtrada.

Obs: peço desculpa se me alonguei na prosa.

Grato pela atenção dos colegas do fórum.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por apollo1990 » 05 Mai 2018, 13:22

também estou com um problema parecido passou a acontecer depois que queimou o fuzivel max do ar condiconado

pranloose
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por pranloose » 09 Mai 2018, 14:28

Boa tarde, Pessoal.

Venho dar um retorno de tudo que fiz no carro que se refere ao arrefecimento. Uma parte eu fiz a outra foi o mecânico. Mas antes de mostrar as fotos, tenho que agradecer e muito os que me ajudaram, em especial o Almeidão e Ju_Bueno que me ajudaram a entender sobre o arrefecimento, seus estágios e temperaturas ideais., e o mais de legal tudo sobre como eu mesmo mexer.

Segue fotos, tanto para ilustrar todo o procedimento e tambem ajudar ou dar uma luz a quem precisa:


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Obrigado mais uma vez!!!

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por Ju_Bueno » 10 Mai 2018, 08:13

Show de bola Fábio!
Quanto ao aditivo Bardhal, fica tranquilo que ele também é top! Agora já poderá dirigir prestando mais atenção na rua do que no ponteiro da temperatura rsrs...
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por pranloose » 10 Mai 2018, 08:50

POis é Juliano, você me falou uma coisa que realmente eu estava fazendo: Olhava mais o painel do que a rua....kkkkkk

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por Ju_Bueno » 10 Mai 2018, 12:52

Já passei por isso tb meu amigo!!!
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por todiboa » 26 Mai 2018, 16:54

Pessoal, me tirem uma duvida sobre a termostática do meu VCDA 93/94.
A temperatura de meu VCDA andando em estrada continuamente o marcador de temperatura fica próximo do azul, mas quando paro em semáforo ou pego transito ele fica no meio e ai aciona a ventoinha e fica acionada até o ponteiro chegar próximo do azul quando ela desliga.

A minha duvida é, esta correto isso?
Quando eu tinha um Uno a temperatura com a termostática ficava cravada nos 90º ele mesmo a ventoinha acionando e desligando a temperatura ficava ali.
No ano passado tive problemas como meu radiador e tive que trocar o cebolão e já pedi para ele trocar a termostática, pois achei que estava sem. Ele me disse que o carro tinha, mas ele trocou e até me mostrou o estado da termostática velha. Toda enferrujada.

O curioso é que a temperatura não fica ali cravada no meio e ai pergunto isso é normal? Ela deveria ficar cravada no meio ou esse é mesmo o comportamento deste VCDA?

Minha esposa tinha um Celta 0 Km e tinha exatamente o mesmo comportamento.

Poderiam me tirar a duvida se isso está correto ou deveria ter uma termostática para deixar o motor sempre em 90º?

Apesar de tudo isso o carro ta em ordem, sem problemas e sem falhas, mas ouvi dizer que se o motor não trabalhar na temperatura ideal ele consome mais, então venho aqui perguntar para saber se ta correto e se não tiver qual a termostática devo comprar?

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por Ju_Bueno » 28 Mai 2018, 07:52

Fica tranquilo que está OK! O padrão da GM é esse mesmo (pelo menos nos Vectra, Astra, Monza, Kadett...)
Aquece, liga a ventoinha, baixa o ponteiro, desliga a ventoinha, aquece e recomeça o siclo. Fica feliz que tá perfeito!
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por pranloose » 28 Mai 2018, 09:25

Bom dia, Pessoal.

Fiz uma viagem, o carro se comportou super bem. Quando cheguei notei ali no reservatório de água nas duas mangueiras de retorno, mais precisamente a de pré aquecimento estava com um vazamento mínimo de água( vazou uns 10ml de água), como eu tinha silicone, tirei ela e deu uma pressãozinha, passei um pouco de silicone na ponta e encaixei novamente. No outro dia, Notei em cima da carcaça da termostatica, na volta da mangueira do pré aquecimento, ali na conexão, um pouco de óleo, Acho que escorreu, mas muito pouco. Alias, nunca vi óleo ali. Minha pergunta: é normal um pouco de óleo ali? Sera que foi a pressão que tirei a mangueira de pré aquecimento ocasionou isso? Pois quando voltei de viagem não vazou mais água ali e não tinha mais o bendito óleo...Se alguém puder ajudar, Muito obrigado.


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por todiboa » 28 Mai 2018, 12:08

Perfeito Juliano, mas minha duvida é saber se é normal a temperatura abaixar próximo do azul, pergunto isso para ter certeza para que eu tenha consumo de combustivel devido o carro não ficar na temperatura de trabalho.

Então a temperatura de trabalho desse Vectra é qual? Pergunto isso porque vou monitorar no scanner se a temperatura está dentro dos padrões, porém eu não qual é o padrão. Pode me informar?

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