O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAntena Elétrica escapando - Vectra B

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Antena Elétrica escapando - Vectra B

por Williams » 25 Mar 2014, 14:28

Seguinte pessoal, desde que eu comprei o Vectra a Antena Elétrica do carro estava desligada, agora resolvi colocar pra funcionar, pra minha surpresa o motor funciona bem direitinho. Sobe, desde tranquilo.

O problema é que ela está caindo e pesada. Digamos, eu ligo o rádio ela sobe, porem o metal sobe e ela sai do lugar e cai para o lado, acho que alguma coisa que prende a antena dentro do sistema se rompeu. Quando eu assegurei ela e não deixei subir a ponto de escapar, ela subiu normalmente, mas tem uns pontos bem pesados, na antena mesmo, estão meio emperrados sabe?

Queria saber se existe uma trava pra não deixar ela sair do final do curso e ficar dependurada pelo lado de fora. E como fazer pra deixar ela leve? Encher de Car80 ou algum lubrificante?

Acho muito legal ela, queria deixar funcionando.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Antena Elétrica escapando.

por Almeidão » 25 Mar 2014, 18:43

Williams, acertar isto é bem difícil mas não é impossivel. Pelo menos para mim que cortei todos as hastes minha e fiz elas menores e para isto eu tive que soldar um batente nelas e fiz estes batentes com dois fios de cobre, fio este que estão dentro de um fio eletrico e ficou tipo um anel soldado no pé da haste. Logo de soldado eu fui lixando, lixando e testando até a haste passar devagar, sem agarrar e não deixar sair.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 25 Mar 2014, 18:53

Almeidão escreveu:Williams, acertar isto é bem difícil mas não é impossivel. Pelo menos para mim que cortei todos as hastes minha e fiz elas menores e para isto eu tive que soldar um batente nelas e fiz estes batentes com dois fios de cobre, fio este que estão dentro de um fio eletrico e ficou tipo um anel soldado no pé da haste. Logo de soldado eu fui lixando, lixando e testando até a haste passar devagar, sem agarrar e não deixar sair.

Almeidão, vulgo McGiver... :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 25 Mar 2014, 19:20

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Williams, acertar isto é bem difícil mas não é impossivel. Pelo menos para mim que cortei todos as hastes minha e fiz elas menores e para isto eu tive que soldar um batente nelas e fiz estes batentes com dois fios de cobre, fio este que estão dentro de um fio eletrico e ficou tipo um anel soldado no pé da haste. Logo de soldado eu fui lixando, lixando e testando até a haste passar devagar, sem agarrar e não deixar sair.

Almeidão, vulgo McGiver... :38:

200000000000000000000x

To comprando antenas eletrica quem tiver e quiser vender to na area.

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 25 Mar 2014, 21:17

Ok Almeidão, estou com 1 de 2 problemas resolvidos, sobre a antena estar pesada resolvi desentortando ela. E tapando de grafite até onde podia. Resultado, leve como uma pena. Antes eu tinha que fazer uma força tremenda na base pra ela não escapar e subir, agora só praticamente apoio ela.

Desculpa minha ignorância mas não entendi bem o seu ponto. você quer dizer que devo fazer uma solda no final do pedaço da haste mais grossa, a fim de que ela não passe do ponto e caia? Desculpa, mas não entendi mesmo ):

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Mar 2014, 10:17

Williams escreveu:

Ok Almeidão, estou com 1 de 2 problemas resolvidos, sobre a antena estar pesada resolvi desentortando ela. E tapando de grafite até onde podia. Resultado, leve como uma pena. Antes eu tinha que fazer uma força tremenda na base pra ela não escapar e subir, agora só praticamente apoio ela.

Desculpa minha ignorância mas não entendi bem o seu ponto. você quer dizer que devo fazer uma solda no final do pedaço da haste mais grossa, a fim de que ela não passe do ponto e caia? Desculpa, mas não entendi mesmo ):

Voce precisaria desmontar ela para entender como é o funcionamento. òbvio que para ela não sair para fora ela tem que topar em algo porque ela não é mágica e adivinha a hora de parar e este topar em algo é um fim de curso mecanico. Cada haste tem um fim de curso e o primeiro é feito no tubo dela, ou seja o tubo é bem mais grosso que a haste mais grossa, porem na ponta não é tão grosso. Se voce colocar um anel no fundo desta haste ela irá subir e vai topar lá em cima na parte mais fina e não vai deixar ela sair. Bem, agora é fazer o anel e logo ajustar para ele passar na parte mais aberta sem problema e topar na outra para não deixar sair.

Sobre a lubrificação que voce fez, só terás problemas. Esta peça não pode ser lubrificada com nada, somente deve ser limpa e a manutenção deve ser feita anualmente ou antes e somente limpando nada de lubrificante.

Grafite em pó não se deve usar em nada nos carros,
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 26 Mar 2014, 13:11

curiosidade, cai apenas a haste da antena, ou cai a antena toda com o "macarrao" exposto?? q se cair e der pra ver o macarrao, pode ser soh falta de um parafuso....o primeiro tubo externo da antena é preso por um parafuso no corpo do motor....se ta faltando, ou o plastico ta com a rosca estourada, pode cair....aconteceu em alguns testes q fiz, dai botei um parafuso pouco mais grosso pra pegar rosca novamente e ficar bem apertado....

vale lembrar que a haste da antena (a parte mais fina) é prensada ao macarrao...comigo aconteceu de quebrar, ai a antena subia normal mas nao puxava....ai soldei ali onde quebrou, e ta funcionando perfeitinha novamente......
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Mar 2014, 14:46

Ives escreveu:curiosidade, cai apenas a haste da antena, ou cai a antena toda com o "macarrao" exposto?? q se cair e der pra ver o macarrao, pode ser soh falta de um parafuso....o primeiro tubo externo da antena é preso por um parafuso no corpo do motor....se ta faltando, ou o plastico ta com a rosca estourada, pode cair....aconteceu em alguns testes q fiz, dai botei um parafuso pouco mais grosso pra pegar rosca novamente e ficar bem apertado....

vale lembrar que a haste da antena (a parte mais fina) é prensada ao macarrao...comigo aconteceu de quebrar, ai a antena subia normal mas nao puxava....ai soldei ali onde quebrou, e ta funcionando perfeitinha novamente......

Então vai para voce mais uma dica já que voce mexe nela. O macarrão as vezes quebra em um local que se pode aproveitar, digamos que quebre 10 cm. Ali onde encaixa o macarrão na haste basta colocar no fogo e com um prego ir tirando de dentro o resto plástico. Depois com uma cola araldite é a que eu uso coloque dentro deste local onde ele é prensado e coloque o macarrão ali dentro e por fim depois de seco limpe a rebarba da cola e estará mais seguro que antes como original. Assim eu já fiz no meu várias vezes por não achar um para comprar ou por ultimo onde eu compre com haste e não quis mexer na minha, só transferi ele para a outra.

Mas o mais importante de tudo é diminuir ela, ela sendo grande além de estéticamente não sendo do meu gosto, ainda sofre muito por ter muito que ser recolhido e mais espaço exposto a poeira e aos volley de rua. Ao diminuir, eu deixei ela da altura do teto, diria uns cm mais baixo que ele.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 26 Mar 2014, 21:03

Ives escreveu:curiosidade, cai apenas a haste da antena, ou cai a antena toda com o "macarrao" exposto?? q se cair e der pra ver o macarrao, pode ser soh falta de um parafuso....o primeiro tubo externo da antena é preso por um parafuso no corpo do motor....se ta faltando, ou o plastico ta com a rosca estourada, pode cair....aconteceu em alguns testes q fiz, dai botei um parafuso pouco mais grosso pra pegar rosca novamente e ficar bem apertado....

Agora sim chegamos no ponto. Ela cai inteira, deixa o macarrão exposto. Agora chegamos a um denominador comum, eu ia desmontar ela hoje pra ver qual era a situação, mas parei porque não sei se tem algum mistério do tipo que eu posso piorar a situação.

Aliás, para recolocar esse parafuso precisa abrir ela?

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina

por Ives » 27 Mar 2014, 08:52

entao, nao precisa abrir se for esse parafuso....olhe a foto abaixo

Imagem

aonde encaixa o tubo grosso no corpo do motor da antena, note que tem um parafuso ali....ele segura a base da haste no motor.....um dia montei e esqueci dele, e a antena pulou fora hehehe foi soh recolocar e pronto....

mas se ta caindo soh a haste telescopica, ai pode ser a falta de um batente, como o almeidao citou....ai teria q abrir a antena mesmo pra poder botar o batente na haste mais grossa, que ela é responsavel por limitar a altura e evitar cair fora...a tua antena tem aquele anel cromado que fica exposto na borracha?? q se falta ele, acho q tbem cai a antena....
Imagem

Adriano Roberto
Member
Member
Nome Completo: Adriano Lana
Estado: Minas Gerais

por Adriano Roberto » 20 Dez 2015, 14:28

Almeidão escreveu:

Então vai para voce mais uma dica já que voce mexe nela. O macarrão as vezes quebra em um local que se pode aproveitar, digamos que quebre 10 cm. Ali onde encaixa o macarrão na haste basta colocar no fogo e com um prego ir tirando de dentro o resto plástico. Depois com uma cola araldite é a que eu uso coloque dentro deste local onde ele é prensado e coloque o macarrão ali dentro e por fim depois de seco limpe a rebarba da cola e estará mais seguro que antes como original. Assim eu já fiz no meu várias vezes por não achar um para comprar ou por ultimo onde eu compre com haste e não quis mexer na minha, só transferi ele para a outra.

Mas o mais importante de tudo é diminuir ela, ela sendo grande além de estéticamente não sendo do meu gosto, ainda sofre muito por ter muito que ser recolhido e mais espaço exposto a poeira e aos volley de rua. Ao diminuir, eu deixei ela da altura do teto, diria uns cm mais baixo que ele.

Almeidão, achei muito interessante a diminuição da antena, poderia detalhar melhor como fez, se possível com fotos, o macarrão da minha antena quebro uns 12cm e reduzindo resolveria o problema...

abç

11 mensagens   •   Página 1 de 1