O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDa bomba d'água até o virabrequim - Vectra B

9 mensagens   •   Página 1 de 1
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Da bomba d'água até o virabrequim - Vectra B

por ArnaldoRj » 24 Jan 2015, 21:55

Boa noite amigos, ontem meu vecão resolveu mostrar seu lado temperamental. Ontem peguei a estrada para região dos lagos +- 130 Km, e mal chegando na lagoa de Praia Seca, distrito de Araruama, um outro Vectra dando ré quebrou as garras do farol esquerdo. Mexendo no farol percebi que o reservatório d'água estava vazio e logo percebi o vazamento pela bomba. Para voltar para o Rio, tive que esperar anoitecer, para pegar vento mais fresco, liguei a ventoinha direta, coloquei mais de 20 litros d'água na mala e a cada 30Km completava. Hoje pela manhã, no mecânico, constatei que o esticador da correia dentada precisava ser trocado, sendo que esse não tinha sequer um ano de uso. Então resolvi conferir o ponto do carro( eu mesmo), o mecânico chegou a dizer: _ Time que tá ganhando não se mexe. E eu mexi. Coloquei nas marcações corretas e quando ligou o motor começou fazer um tec tec que chegou a doer meu peito. E investigando mais, o mecânico constatou que a polia do virabrequim estava frouxa, e mesmo apertando mais o barulho não parava, então ele resolveu tirar a polia e viu que a chaveta da trava da polia comeu um pedaço do eixo causando uma folga de +- 1 Cm, justificando uma impressão que eu tinha em que o carro se comportava de maneira diferente as vezes.
Ele me falou que eu tinha que encher o buraco com solda esmerilhar até nivelar com o formato do eixo e refazer a cavilha da chaveta. E que isso iria me dar uma dor de cabeça $$$$$$$. Como já era tarde ele modelou uma pedaço de aço para preencher o espaço vazio, comprei outra chaveta e ele montou. O carro apresentou outro comportamento, ficou 10. Até eu fazer o serviço direito. Então foi: Farol quebrado, bomba d'água, tensor da correia dentada, o serviço que terei que fazer no eixo e a mão de obra do mecânico. Foi o presente que ganhei no meu aniversário. 24/01
"Eles são muitos, mas não podem voar"

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Re: Da bomba d'água até o virabrequim

por ArnaldoRj » 24 Jan 2015, 22:19

Estava mais ou menos assim:

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 26 Jan 2015, 12:57

Colocou ele no ponto correto?

Sobre esta chaveta, já contentei aqui que muitos nos passa que o carro está fraco e informo que o problema é o ponto, logo vai um mexer e diz que não não é o ponto e que o problema era a chaveta que gastou kakakkaka. Meu Deus e não é o ponto? Bem, não é o seu caso.

Vai a dica.

Acertar esta engrenagem, não vale a penas preencher, melhor colocar uma nova e vale comentar que os dentEs de uma nova é melhor para sua correia dentada, aliás esta peça precisa ser reposta, não é eterna.

SOBRE O APERTO Chave pneumática amigo, esta lhe deixará dormir tranquilo, alí não dá para apertar na mão, é muito arriscado e 90% estraga esta chaveta em pouco tempo. Já a pneumática dará o aperto preciso e não é difícil fazer isto, é 10 segundos em qualquer lugar que mexa com pneus e não precisa desmontar nada. Alí é um soquete 17mm.
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 26 Jan 2015, 19:41

O que gastou foi o eixo. A chaveta fez um buraco no eixo stander 2,5 anos de uso. A polia está boa.

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 02 Ago 2015, 23:36

Então o que eu gostaria de saber nesse tópico é se existe algum tipo de reparo para ponta do eixo do virabrequim que foi comida pela chaveta ou se terei mesmo que comprar um novo eixo.
O problema que deu foi devido a folga da chaveta que foi comendo o eixo com o tempo causando uma folga ainda maior. Então a polia acabava saindo e voltando para a posição, alterando o ponto do carro de maneira intermitente.
Depois que constatei isso, dei um aperto e não mais apresentou esse problema,o que me fez esquecer dele, cheguei até viajar com o carro. Só que hoje lembrei e gostaria da informação de alguém sobre o assunto ou se alguém já viu esse tipo de problema e como foi resolvido sem ter que trocar o eixo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 10:13

ArnaldoRj escreveu:Então o que eu gostaria de saber nesse tópico é se existe algum tipo de reparo para ponta do eixo do virabrequim que foi comida pela chaveta ou se terei mesmo que comprar um novo eixo.
O problema que deu foi devido a folga da chaveta que foi comendo o eixo com o tempo causando uma folga ainda maior. Então a polia acabava saindo e voltando para a posição, alterando o ponto do carro de maneira intermitente.
Depois que constatei isso, dei um aperto e não mais apresentou esse problema,o que me fez esquecer dele, cheguei até viajar com o carro. Só que hoje lembrei e gostaria da informação de alguém sobre o assunto ou se alguém já viu esse tipo de problema e como foi resolvido sem ter que trocar o eixo.

Eu só conheço este reparo tirando o eixo fora, mas se eu fosse voce não faria isto para acertar este problema já que voce constatou que ele desapareceu com o aperto, mas usaria uma chave pneumática para dar um aperto correto, se já foi com esta chave, ótimo caso não tenha sido com ela, refaça o aperto com ela. Aliás esta é a unica chave confiável para apertar esta polia, não conheço outra forma. Tem uns carros que tem como travar a caixa embaixo e apertar e tem outros que não e msmo os que tem não é fácil, já uma chave pneumática é fácil, sem contar que os borracheiros tem que ter a chave 17 porque a maioria dos parafusos de rodas usam este tamanho.
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 03 Ago 2015, 11:45

Esse eixo é stander. Peguei esse carro com a parte de baixo do motor tudo novo. Eixo, camisas, pistões...Depois que veio para minha mão que eu fiz o cabeçote. O problema desapareceu, mas ele está ali adormecido e uma hora aparece.
Então já que o reparo existe, quando chegar a hora tirarei o eixo e o encaminharei a uma tornearia para fazer um enchimento no local comido e rezar para que a fenda da chaveta fique no local correto, se não quando precisar mexer em ponto do carro, vou ter que me orientar com a chave de fenda no buraco da vela.
Ok, grato pela resposta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 22:30

ArnaldoRj escreveu:Esse eixo é stander. Peguei esse carro com a parte de baixo do motor tudo novo. Eixo, camisas, pistões...Depois que veio para minha mão que eu fiz o cabeçote. O problema desapareceu, mas ele está ali adormecido e uma hora aparece.
Então já que o reparo existe, quando chegar a hora tirarei o eixo e o encaminharei a uma tornearia para fazer um enchimento no local comido e rezar para que a fenda da chaveta fique no local correto, se não quando precisar mexer em ponto do carro, vou ter que me orientar com a chave de fenda no buraco da vela.
Ok, grato pela resposta.

Fica tranquilo, retífica não erra nisto não. Mas a forma correta de apertar é esta que lhe disse, assim manterás ele sempre novo
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 01 Jan 2016, 12:40

Fiz um orçamento e o cara da retífica falou que ficaria algo em torno de R$100,00 trazendo o eixo na mão. Já os mecânicos me cobraram em torno de R$500,00 para tirar e colocar o eixo( vou aproveitar e trocar as bronzinas, os retentores, a polia dentada, platô e disco GM, a Correia dentada, tensor da correia de serviço, junta da tampa do tucho, carter e sobre carter tudo R$600,00). Moral: Uns R$1200,00. Feliz 2016.

9 mensagens   •   Página 1 de 1