O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFlush da Koube

10 mensagens   •   Página 1 de 1
PatrickN
GL Member
GL Member
Nome Completo: Patrick do Nascimento
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Flush da Koube

por PatrickN » 03 Mai 2016, 08:54

Bom dia galera,

Alguém pode me dizer se é seguro fazer o flush do motor com os produtos da linha Koube? Tem o flush corretivo e o preventivo. Já vi em alguns tópicos que pode corroer retentores e tudo mais. Vocês fariam? Alguém já fez? Se possível, gostaria de opiniões, pois estou com bastante receio! Agradeço desde já!
"Uma meta sem um plano, é apenas um desejo"

mica
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Miqueias Bueno da Silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Flush da Koube

por mica » 03 Mai 2016, 09:34

Sou leigo no assunto, mas acompanho o canal de videos do ADG da High Torque e semana passada ele pegou um Corola que tava tenebroso o motor e ele usou este produto da Koube, limpou mas ele preferiu desmontar o motor pois não limpou totalmente naquele caso pois tava bem impregnado de borra. Segue o link.

https://www.youtube.com/watch?v=yIIjyX8IGqQ video 1

https://www.youtube.com/watch?v=U1t5x5BKXdI video 2

https://www.youtube.com/watch?v=7olSX2k4VJw video 3

:88:
Garagem: Vectra Elite 2.4 16v 2006 Cinza Trinidad
Acesse viewtopic.php?f=70&t=10400

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Flush da Koube

por JoãodoValle » 03 Mai 2016, 10:54

Pelo que pesquiso e acompanho youtubers mecânicos, tudo depende do estado em que se encontra o motor. Eu indicaria aquele motor que tem apenas um verniz que é a base para a formação da borra, ou se é apenas uma limpeza para descontaminar o sistema de lubrificação do motor, sim eu usaria sem problemas no meu carro se ele tivesse nessas circunstâncias, e usaria o preventivo!

Já o corretivo indicasse a ser feito com acompanhamento mais técnico afim de salvar o motor em um possível entupimento de alguma crosta que não consiga dissolver e venha a obstruir a trompa, bomba de óleo ou mesmo alguma galeria. Nesse caso abre-se a tampa de válvulas e cárter para avaliar o nível de borra e durante o processo coloca-se um manômetro de pressão do óleo para monitorar se há alguma alteração durante a limpeza. Em alguns casos o melhor mesmo é abrir tudo que possível e fazer a limpeza manual e em seguida um flush corretivo pra descontaminar.

Sobre o produto danificar retentores e outros componentes não ouvi falar e não li nada a respeito, o que pode ocorre assim como o sistema de arrefecimento, é a borra estar tapando algum possível vazamento e produto limpando revelará essa passagem.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Flush da Koube

por Almeidão » 03 Mai 2016, 15:20

Eu não usaria de jeito nenhum. Bem, o meu não fica assim e não é nada difícil manter ele limpo com simples cuidados nas trocas de óleo.

Jamais posso acreditar que ao girar o motor os casquilhos ficarão sem marca se ele tem querosene misturado no óleo.

Sds
Imagem

PatrickN
GL Member
GL Member

Flush da Koube

por PatrickN » 03 Mai 2016, 15:29

Bom galera, meu vectra é bem rodadinho já e eu queria deixar ele "zerado" em relação ao motor. Na verdade, pelo que eu ando, não noto alterações, a resposta dele é boa, não fuma, não bate tucho nada. Creio que se fosse fazer era mais de forma preventiva, para que eu pudesse manter da melhor forma possível. Mas lendo algumas matérias, vi que tudo que é flush indica que é ácido, que é pra limpar mesmo. Acho que não vou fazer, por segurança, não vou mexer em time que está ganhando! Obrigado pelas opiniões pessoal, vou fazer a troca de oleo ( a segunda comigo, não faz nem 4 meses que fiz a primeira), para limpar mesmo, até eu sentir segurança em deixar os 6 meses o oleo no motor. Depois disso, vou colocar o Molycote A2 e, como dizem aqui, "tacar o pau Marco véio" rsrs. Abraços a todos!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Flush da Koube

por Almeidão » 03 Mai 2016, 15:49

Para você e para muitos outros que gosta do carro mais antigo, uns que não podem ter um novo outros que já gosta mesmo a dica é muito simples. E não importa o óleo que você usa desde que esteja dentro do que o manual lhe pede.

Eu uso o Havoline 20W50, poderia ser o Castrol ou qualquer outro, mas o importante é:

1 - Sendo mineral, trocar a cada 5.000 km e em qualquer situação trocar o filtro sempre em cada troca
2 - Usar o que for preciso para tirar o restante do óleo que não sai do funco do carte. Isto porque a porca é para dentro e não deixa sair tudo e a pior pate fica ali neste fundo. Eu uso uma seringa com uma mangueira e na ponta um pescador tipo anzol e olha que sai bastante sujeira a cada troca.
3 - Nunca, mas nunca mesmo colocar os 4,5 litros que o motor pede. Se for tirar o que fica no funco como eu faço, 4,3 é o suficiente. Se não tirar, 4 litros é o suficiente.

Bem, tirando esta sobra fora com certeza não dará borras no motor.

Esta dica serve para quem tem carro novo também, mas sabemos que muitos compram um carro e com dois anos já está trocando porque não querem ter trabalho além da manutenção normal, ai é que entramos e fazendo isto já vamos ter motor para um tempo bem maior.

Sobre o óleo sintético eu não uso, e se usasse jamais ficaria com este óleo acima dos 5 mil. Todos garantem que podem trocar a cada 10 mil e isto para agregar preço ao produto, bem o mineral também podemos trocar a cada 10 mil. Mas será que não estaríamos judiando do motor mesmo sendo ele sintético?

SDs
Imagem

PatrickN
GL Member
GL Member

Flush da Koube

por PatrickN » 03 Mai 2016, 16:31

Obrigado pelas dicas Almeidão! Então, eu comprei o óleo da GM mesmo, o "original" 20w50 Mineral API SM. Sempre, sem exceção, troco todos os filtros na revisão, absolutamente todos! Sempre fiz isso nos carros que tive. Acho melhor pagar 80 reais a mais de filtro do que 4000 em retifica rsrs. Agora fiquei meio cabreiro, troquei o oleo e o rapaz que trocou limpou o carter e colocou praticamente 5lt de oleo no motor! Confesso que não vi diferença nenhum, nem vazando ele está! E acredite, ficou na marca do maximo na vareta, como pode? Ou ele andou me logrando ou fazendo cagada! Sorte que fim do mês já faço uma nova troca e corrijo isso. Falando nisso, qual óleo você me recomenda? Ou continuo usando este mesmo, original? Comprei no ML e paguei relativamente barato, considerando que peguei o "original" da GM, lembrando que a GM não fabrica óleo rsrs.

Att.

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Flush da Koube

por Davidsouzmr » 03 Mai 2016, 19:36

Cara, Rodar com óleo em excesso é bem grave... a principio você nao percebe alteração no carro, porem você vai forçar a ventilação do carter, provavel que a TBI suje mais rapido,ja tive problema no sensor MAP por conta de sujeira por excesso de oleo... vai forçar retentores e juntas... se não cuidar, logo logo aparecem os vazamentos! Eu mesmo quando fiz a troca, cometi o erro de colocar os 4,5L de óleo... e ele ja marcava depois do MAXIMO, quando percebi isso fui drenar parte do óleo pra deixar tudo no nivel! o Correto é uns 4,2~4,3L com a troca do filtro. melhor ainda... Coloque os 4 Litros e olhe na vareta, depois... vai colocando os 300mL restantes e acompanhando pela vareta! Assim não tem erro!

andre003
GL Member
GL Member
Flush da Koube

por andre003 » 03 Mai 2016, 21:56

Caramba, vou ter que arriar um pouco de óleo, fiz a troca do óleo a uns 3 meses e acabei de ler esse tópico e fui ver na vareta do meu e está acima e muito do MÁXIMO! O cara arriou e colocou 4,5 será que prejudicou o motor? amanhã mesmo logo cedo estarei lá para retirar um pouco!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Flush da Koube

por Almeidão » 04 Mai 2016, 14:22

Primeiro de tudo e ter certeza que a vareta esteja certa, existem varetas iguais de outros modelos que são maiores ou menores.

Bem, só para você se localizar, é menos prejudicial ao motor funcionar com 1 litro de óleo a menos do que 200ML a mais. Este um litro é para os carros que usam 4,5, a proporção diminui para os motores que usam 3 litros.

Outra informação, se você tem um motor seco, totalmente seco, foi feito hoje, ao colocar óleo deve ser colocado 4,5 e ele ficará exatamente com o óleo no nível, mas assim que funcionar ele e tirar o óleo embora não tenha queimado nada, sairá uns 4,3.

Mai uma informação para os desesperados. Se durante uma revisão semanal o óleo tiver dentro do nível da vareta, embora abaixo do nível máximo, deixe como está. Nunca se sabe quanto de óleo cabe ali, não quer dizer que o nível estando no meio entre as duas marcas vai caber meio litro. Estando dentro da marca, está perfeito, não complete óleo se não tiver abaixo da marca inferior e mesmo estando abaixo o máximo que devem colocar caso forem colocar, será meio litro.

Sds
Imagem

10 mensagens   •   Página 1 de 1