O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDespois de troca de cabecote motor com aceleracao elevada

4 mensagens   •   Página 1 de 1
viniciusoliveira13
Member
Member
Nome Completo: vinicius soares oliveira
Estado: Maranhão
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Despois de troca de cabecote motor com aceleracao elevada

por viniciusoliveira13 » 10 Mai 2016, 09:53

Bom dia.
Meu Vectra CD 2.0 16v 97/98 quebrou a correia dentada, empenou algumas válvulas. O mecânico que estava concertando o carro tinha um cabeçote de um Vectra Elegance 2.2 16v Flex, o ultimo modelo lançado.
O mecanico me confirmou que os cabecotes eram iguais e por isso a troca poderia ser realizada. Assim fizemos.
O problema veio logo depois, o carro fica com a aceleracao na casa dos 3000rpm, de vez em quando oscilaca para 2000rpm mas volta novamente para os 3000rpm. A oscilacao é muito rara, permanecendo grande parte do tempo na casa dos 3000rpm.
Gostaria da ajuda dos senhores na resolução deste problema, nao sei mais o que fazer. Nao creio que algum sensor possa ter danificado na troca dos cabecotes.
A diferença que encontrei nos cabecotes foi na altura das cameras das valvulas, pois as valvulas do cabecotes novo sao praticamente na base do cabecote, ja as do cabecote antigo sao mais afastadas.
Alguem saberia me informar se essa troa foi correta? Pode trocar o cabecote de um carro 2.0 16v gasolina por um 2.2 16v Flex? Um outro mecanico me informou que nao há problema algum, pelo contrario no caso eu ganharia ate mais potencia nesta troca.
A aceleracao altissima o que pode ser? Ja troquei a junta do cabecote 2 vezes, mas o problema continua, nao ha nenhum empeno.
O que senti alem da aceleracao altissima, é que o carro esta mais agressivo mesmo, eu ando com ele pisando o tempo todo no freio, o consumo de combustivel esta altissimo. Hoje pela manha, tirei a tubulacao de entrada de ar do corpo de borboleta e verifiquei que ele sequer se movimenta, ficando fechado, mais o carro fica com a rotacao altissima.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 10 Mai 2016, 10:10

Vinicius, te passaram algumas informações desencontradas: motor 2.2 16v não é flex, e foi produzido até 2005. O flex é 2.4 16v, a partir de 2006, no Elite, e não Elegance.
Mas quanto ao fato de ser flex ou mono, ACHO que no cabeçote não faz diferença. E já foi dito no fórum que o 2.2 e o 2.4 usam o mesmo cabeçote; já 2.0 não sei não...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

viniciusoliveira13
Member
Member
Nome Completo: vinicius soares oliveira
Estado: Maranhão
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por viniciusoliveira13 » 10 Mai 2016, 10:48

Obrigado Juliano.

O vectra que me doou o cabecote foi o ultimo modelo e flex. Aparentemente o cabecote é o mesmo, dimensoes, dultos e tudo mais, a unica diferenca mesmo que notei foram as cavidades das valvulas que sao mais rasas, mas isso um outro mecanico me informou que é devido o carro ser flex e que nao afetaria em nada, pelo contrario, eu ganharia mais potencia. A potencia realmente eu percebi, como disse tenho que segurar o carro no freio, esta realemente muito potente. A rotacao em ponto morto fica nos 3000 rpm, e exemplo quando para em um sinal, engato a 1 marcha e seguro o carro no freio para fazer a rotacao cair para 1500rpm. Quando andando com o carro fica um pouco acelerado pois esta em marcha, mesmo assim da para sentir o carro mais acelerado do que o normal, exemplo eu ando a 50 por hora com o carro de 4ª.
Saberia me informar o que pode ser? estou usando agora as velas que eram do carro que me doou o cabecote, apenas 1 eletroco, as minha velas antigas eram 2 eletrodos.
Já limpei os sensores de corpo borboleta, fluxo de ar e marcha lenta, mas nada resolve. O que eu senti foi que desligando o sensor de fluxo de ar a rotacao cai para 2000rpm. Nao sei mais o que fazer e o mecanico sabe explicar a causa, apenas fala que esta tendo entrada falsa de ar, e por isso ja troquei as juntas do coletor de admissao e do cabecote 2 vezes e nada de resolver.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 10 Mai 2016, 12:31

Amigo já verificou o vácuo do servo freio? Pode estar escapando por ali. Outro detalhe se mexeu na litragem não deveria reprogramar a centralina? Ou pelo menos colocar o chip correspondente?

4 mensagens   •   Página 1 de 1