O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BConsumo e sensor de rotacao - Vectra B

7 mensagens   •   Página 1 de 1
Fuckner
Member
Member
Nome Completo: Waldir Fuckner de Almeida Junior
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Consumo e sensor de rotacao - Vectra B

por Fuckner » 11 Nov 2015, 12:56

Galera

Tenho um vectra cd 2.2 16v 2001. Quando comprei ele fazia 14,5 na pista com ar ligado. Ai deu um problema no sensor lambida troquei e ele caiu pra 14. Agora fui viajar e ele vez 12 na marra. Logico que graças a nossa querida Dilma era esperado uma queda com o aumento do etanol na gasolina. A luz da injecao ficou acessa o tempo todo e o que indicou no aparelho foi o sensor de detonação. Sensor de detonação e rotação é a mesma coisa? Uma vez me falaram que era aquele sensor que fica em cima do motor embaixo daquele placa escrita 2.2 16v perto da correia dentada. Tiraram passaram um limpa contato e parou de dar o defeito, mas voltei.

O que pode ser realmente?

Grato

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Consumo e sensor de rotacao.

por Alcir Andreoni » 11 Nov 2015, 13:20

Os dois são a mesma coisa!

Se você utilizar a barra de pesquisa e digitar "sensor + rotação" vai encontrar uma infinidade de tópicos sobre o assunto, com dicas de como trocar, inclusive!

Boa leitura! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 11 Nov 2015, 13:42

o sensor de detonação do Astra ano 2001 fica abaixo da TBI, se consegue ver bem ele entrando embaixo do carro por ser plástico e preso no motor. Sei do Astra porque meu motor é de Astra e tem este sensor desconectado já que o sistema do meu carro é outro. No seu carro não sei lhe informar, sendo que uma coisa é certa o sensor de rotação não lhe trás este problema, mas a Lambda sim. Sugiro fazer uma boa limpeza na TBI e antes de trocar qualquer coisa cara, trocar o sensor de temperatura da água que é barato e é um bom vilão no consumo quando ele estraga ou até mesmo envelhece demais no carro.
Detalhe, limpar TBI para mim significa desmontar e mandar V com gasolina e pincel e limpar bem o regulador da lenta dele. Nada de jogar produtos milagrosos e achar que ficou limpa e logo dizer que limpou e ficou a mesma coisa
Imagem

flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Flavio Filipini
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por flavio.filipini » 11 Nov 2015, 15:02

Fuckner escreveu:Galera

Tenho um vectra cd 2.2 16v 2001. Quando comprei ele fazia 14,5 na pista com ar ligado. Ai deu um problema no sensor lambida troquei e ele caiu pra 14. Agora fui viajar e ele vez 12 na marra. Logico que graças a nossa querida Dilma era esperado uma queda com o aumento do etanol na gasolina. A luz da injecao ficou acessa o tempo todo e o que indicou no aparelho foi o sensor de detonação. Sensor de detonação e rotação é a mesma coisa? Uma vez me falaram que era aquele sensor que fica em cima do motor embaixo daquele placa escrita 2.2 16v perto da correia dentada. Tiraram passaram um limpa contato e parou de dar o defeito, mas voltei.

O que pode ser realmente?

Grato

Olha amigo, depois que aumentaram o percentual de etanol na gasolina também percebi uma queda no consumo instantâneo do meu Vectra CD. O meu também está na faixa dos 12~13km/l. Mas com certeza a média já foi maior.

Como disse nosso amigo Almeidão aqui em cima, pode ser uma série de fatores para diminuir o consumo médio.

Limpe o TBI, verifique no scanner se a sonda realmente está boa.

Os sensores de detonação e de rotação são diferentes e o sensor que fica em baixo da capa das valvulas (da capa escrito 2.2) é o sensor de fase.

Pensando aqui, pode ser esse sensor de fase sim (embora acho muito remota a possibilidade dele dar defeito), pois é esse sensor faz com que a central verifique o cilindro que irá receber o combustivel e somente nos Vectra CD 16v a injeção é sequencial.

Porém, para um diagnostico mais preciso seria melhor monitorar esses sensores no scanner.

Qualquer dúvida, é só chamar.

Abs,

Sent from my SM-G850M using Tapatalk
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 09 Abr 2016, 01:04

Alguem sabe dizer se o sensor de detonação (aquele que tem o cristal piezoeletrico) tem sintomas variaveis de defeito??

Melhor dizendo: com ele o defeito é SIM/NÃO, ou ele vai "cansando" que nem a Lambda, e dando respostas mais lentas pra Central??

Obrigado.
Imagem

Famage
Member
Member
Nome Completo: Bruno Guerra
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Famage » 11 Mar 2017, 21:26

Pessoal, alguém sabe informar onde fica o sensor de detonação (scanner acusando erro nesse sensor)?
2.2 8v

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 11 Mar 2017, 21:36

Famage escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, alguém sabe informar onde fica o sensor de detonação (scanner acusando erro nesse sensor)?
2.2 8v

Abraços!

Fica embaixo doa TBI
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1