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Vectra BVECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado. [Resolvido]

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zronix
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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado. [Resolvido]

por zronix » 17 Nov 2016, 13:54

Boa tarde amigos, me perdoem se não estou postando no lugar correto, andei navegando pelo site e acabei sendo direcionado para cá.

Tenho um Vectra B CD 2.2 16v 98/98 e ocorre o seguinte problema:

Em dias quentes, ao parar num semáforo ou parar parar numa saída de rodovia (após ter acelerado alguns quilômetros), o carro afoga de uma tal maneira que as vezes é preciso girar a chave novamente para que ele dê queima do excesso de combustível para que assim ele parta. Esses dias quase interrompi a saída da Rodovia Anchieta em São Bernardo pois, ao parar para dar passagem a um caminhão que vinha na sua preferencial o carro afogou e deu trabalho para que queimasse o excesso. Levei ao mecânico para passar o scaner e acusou erro na TEMPERATURA DO AR. Só que o mecânico não pode me atender na manutenção. Procurei em todos os tópicos algo sobre temperatura do ar e o único que vi foi sensor de temperatura externa, que nada tem a ver com a temperatura do ar de admissão. Procurei também sensores de temperatura do ar do vectra e não encontrei. Ou seja, estou aqui pedindo socorro aos senhores pois meu carro está redondo e só apresenta este chato problema que me faz ter medo de pegar estrada com ele. Espero que possam me ajudar. Obrigado!

ps: O problema acontece com mais freaquência se o ar condicionado estiver ligado, no entanto, já aconteceu várias vezes também sem o ar, pois estava se AC (Fiz manutenção do sistema de climatização recentemente) e ocorreu.

rmilho
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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por rmilho » 17 Nov 2016, 14:58

zronix escreveu:Fuente del Mensaje ps: O problema acontece com mais freaquência se o ar condicionado estiver ligado, no entanto, já aconteceu várias vezes também sem o ar, pois estava se AC (Fiz manutenção do sistema de climatização recentemente) e ocorreu.


Tive problema similar justamente após mexer no sistema de AC. O técnico que fez o reparo danificou algum terminal da ventoinha, o que fez acusar um erro de injeção no painel. Não deve ser especificamente o seu problema, mas eu daria uma conferida no trabalho do AC antes de prosseguir nos reparos.

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leoborgesl
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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por leoborgesl » 17 Nov 2016, 21:20

Temperatura do ar nesse caso é o Sensor MAP, que controla a temperatura e a pressão do ar no coletor de admissão.

Uma peça que costuma causar excesso, principalmente com o carro quente, é o regulador de pressão da linha de combustível, na ponta da flauta.


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zronix
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por zronix » 17 Nov 2016, 22:37

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Uma peça que costuma causar excesso, principalmente com o carro quente, é o regulador de pressão da linha de combustível, na ponta da flauta.

Obrigado por ajudar! No caso essa peça na ponta da flauta é o Sensor Map ou é uma segunda peça dentro da sua resposta? Eu cheguei a comprar um sensor map pois vi num outro post que tinha um membro que estava com um problema parecido mas ele não reportou se houve solução ou não com a troca. No caso o sensor map que comprei parece estar errado segundo o mecânico pois é o de 8v.

zronix
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por zronix » 17 Nov 2016, 22:39

rmilho escreveu:Fuente del Mensaje Tive problema similar justamente após mexer no sistema de AC. O técnico que fez o reparo danificou algum terminal da ventoinha, o que fez acusar um erro de injeção no painel. Não deve ser especificamente o seu problema, mas eu daria uma conferida no trabalho do AC antes de prosseguir nos reparos.

Então amigo, mas isso já ocorreu antes quando o AC ainda estava quebrado e sem funcionar. O que ocorre é que com o ar funcionando o problema se tornou mais frequente. Associei isso ao aquecimento maior que se tem quando se usa o AC. Obrigado por querer ajudar!

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leoborgesl
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por leoborgesl » 18 Nov 2016, 21:53

O Sensor MAP fica em uma das extremidades do coletor.

O Regulador de Pressão é uma peça redonda, com uma mangueirinha de vácuo ligada nela. Fica na extremidade da flauta.

Isso no 8v, no 16v não sei onde ficam. Porém as funções e diagnósticos são os mesmos.


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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por PINHEIROS LTDA » 19 Nov 2016, 00:29

Amigo tenho um problema bem semelhante ao seu, sempre que está muito quente aqui em SP 30 graus ou mais e uso o a/c em full, desligo o carro e ao ligar o carro só funciona afundando o pé no acelerador e ficar bombando.
Mesmo assim fica quadrado como se estivesse afogado e a luz de anomalia da injeção ascesa no painel, derrepente ela apaga e o carro fica redondinho outra vez.
No meu caso troquei o sensor de temperatura da água aquele (azul) pra descargo de consiencia e tambem por ja estar a mais de 3 anos funcionando no carro so comigo, tirei o sensor map limpei com car80, sequei bem e remontei, aparentemente tá tudo normal, inclusive na estrada o carro tá redondinho.
Agora tô esperando esquentar muito outra vez pra ver se surtiu algum efeito.
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

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por Almeidão » 19 Nov 2016, 03:24

Regulador de pressão.
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zronix
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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por zronix » 21 Nov 2016, 15:24

PINHEIROS LTDA escreveu:Fuente del Mensaje Amigo tenho um problema bem semelhante ao seu, sempre que está muito quente aqui em SP 30 graus ou mais e uso o a/c em full, desligo o carro e ao ligar o carro só funciona afundando o pé no acelerador e ficar bombando.
Mesmo assim fica quadrado como se estivesse afogado e a luz de anomalia da injeção ascesa no painel, derrepente ela apaga e o carro fica redondinho outra vez.
No meu caso troquei o sensor de temperatura da água aquele (azul) pra descargo de consiencia e tambem por ja estar a mais de 3 anos funcionando no carro so comigo, tirei o sensor map limpei com car80, sequei bem e remontei, aparentemente tá tudo normal, inclusive na estrada o carro tá redondinho.
Agora tô esperando esquentar muito outra vez pra ver se surtiu algum efeito.


O meu não tem problema na partida, nem mesmo se já tiver rodado... o problema é em semáforo... afoga... vou na Dica do Almeidão e vou trocar o regulador de pressão. Volto aqui pra postar o resultado...

Obrigado!

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por zronix » 24 Nov 2016, 06:18

Ontem, 23/11 voltou a acontecer. Na entrada da Anchieta, onde só tem duas pistas e o congestionamento é intenso a qualquer hora. Dessa vez pareceu que não ia pegar de jeito nenhum, o carro chegou a morrer... constrangedor... chegou a me dar vontade de achar o problema, consertar e passar o carro pra frente, o detalhe é que eu adoro meu carro, estou com ele há 11 anos. Estava sem tempo, tentarei ver a questão do Map e do regulador de pressão ainda hoje. Vou trocar um e depois o outro pra poder ter a solução correta para este caso.

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VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por Forlim » 28 Nov 2016, 19:32

Lendo esse tópico lembrei de um problema semelhante que tive no meu antigo vectra B ha uns 4 anos atras. Ele afogava também, os mecanicos me disseram mil coisas mas resolvi pesquisar e eu mesmo tentar solucionar o problema. Pois bem, no meu caso acontecia o seguinte, com o carro frio ele ligava normal e rodava uns quilometros de boa, porém conforme ia aquecendo ele aumentava um pouco a lenta e começava a afogar se eu pisasse com um pouco mais de vontade nele. Após algumas pesquisas resolvi trocar o sensor de temperatura que manda a informação para o módulo da injeção (lembrando que são 2 sensores, um vai para a central e outro pro painel, o da central é o que tem 2 fios e o do painel só tem 1 fio), e acertei na mosca, o carro voltou ao normal e está rodando até hoje com meu cunhado, pois vendi a ele. Esse sensor faz a leitura da temperatura da água do motor, como ele estava fazendo leitura errada (sempre negativa) ele enviava a informação para a central que o motor estava frio, com isso a central mandava mais combustível para o motor (processo normal se o motor estiver frio) e quando o motor aquecia ele afogava, pois era muito combustível para a quantidade de ar que tinha na combustão.

Espero ter ajudado, um abraço a todos...
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por zronix » 30 Nov 2016, 18:28

Obrigado parceiro, creio que possa ser isso também, pois é bem o que acontece... o carro inicia bem, chego a rodar uma quantidade boa... mas é o motor esquentar um pouco mais começa a variar a lenta. Não falha em alta, mas se parar num semáforo, tráfego, preferencial, vem o pesadelo... Eu só fiquei na dúvida quanto aos sensores que você trocou... como o meu carro é 98 é bem provável que os sensores sejam diferentes. Hoje eu troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão. Pedi pra apagar a mensagem do módulo.... 5 minutos depois a luz da injeção acende novamente com a mensagem 071- TENSÃO ALTA - TEMPERATURA DO AR DE ADMISSÃO... Resta trocar o Sensor Map... farei isso amanhã.

Obrigado pela dica.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 01 Dez 2016, 19:07, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

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por zronix » 01 Dez 2016, 17:15

Boas a todos!!
Como eu já disse em post anterior, troquei o regulador de pressão e o filtro de ar e nada melhorou.
Hoje resolvi comprar o sensor MAP (R$ 239,00 da Bosh). Quando fui desconectar o conector do carro percebi muito óleo no terminal do chicote e também no conector do sensor... Aquilo poderia ser o problema. Removi o sensor e para minha surpresa ele estava completamente sujo de óleo. Limpei com ar e gasolina, sequei muito bem e em vez de colocar o comprado, voltei com o original. Resolvi andar 20Km pra testar e bingo!!! A luz da injeção não ascendeu durante 20km... Parei o carro e deixei em lenta (pra simular o tráfego ou semáforo) por 5 min e AC ligado.... Voltei ao carro, acelerei, estava redondíssimo... O carro ficou mais potente, sem falhar, sem afogar e sem variar a lenta com AC ligado.
Ao chegar na rua da minha casa a luz da injeção acendeu novamente mas apagou rapidamente... Penso que talvez tenha de resolver a questão do óleo que tá vazando sobre o sensor. O mesmo parece estar íntegro.. Considero essa questão meio resolvida... só não vou dizer que está pq preciso de mais testes, mas estamos no caminho, o problema de fato parece ser o Sensor MAP, no meu caso, encharcado de óleo. Vou guardar o novo, caso eu resolva trocarei por outra peça para o carro.

Voltarei a postar

Abraços a todos!

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por zronix » 10 Abr 2017, 17:07

Boa tarde a todos. Esta mensagem é somente para confirmar: Estava ocorrendo um problema em que o respiro do motor estava jogando óleo no TBI, Fiz a manutenção de desentupimento das mangueiras, troca de outras, limpeza do TBI e dos sensores. Fim do mal contato do Sensor MAP, fim do óleo no TBI.... PROBLEMA RESOLVIDO.
Obrigado a todos os que tentaram ajudar.

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por Almeidão » 11 Abr 2017, 09:22

Ótimo que foi resolvido o problema, mas a dica é sempre resolver o problema de limpeza antes de sair gastando. Limpar a TBI e limpar o suspiro do motor faz parte da manutenão anual dele e lembrando sempre, suja menos quem usa a quantidade correta de oleo para menos. Nunca em excesso.
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