O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado. [Resolvido]

15 mensagens   •   Página 1 de 1
zronix
Member
Member
Nome Completo: JOSÉ ROBERTO SOUZA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado. [Resolvido]

por zronix » 17 Nov 2016, 13:54

Boa tarde amigos, me perdoem se não estou postando no lugar correto, andei navegando pelo site e acabei sendo direcionado para cá.

Tenho um Vectra B CD 2.2 16v 98/98 e ocorre o seguinte problema:

Em dias quentes, ao parar num semáforo ou parar parar numa saída de rodovia (após ter acelerado alguns quilômetros), o carro afoga de uma tal maneira que as vezes é preciso girar a chave novamente para que ele dê queima do excesso de combustível para que assim ele parta. Esses dias quase interrompi a saída da Rodovia Anchieta em São Bernardo pois, ao parar para dar passagem a um caminhão que vinha na sua preferencial o carro afogou e deu trabalho para que queimasse o excesso. Levei ao mecânico para passar o scaner e acusou erro na TEMPERATURA DO AR. Só que o mecânico não pode me atender na manutenção. Procurei em todos os tópicos algo sobre temperatura do ar e o único que vi foi sensor de temperatura externa, que nada tem a ver com a temperatura do ar de admissão. Procurei também sensores de temperatura do ar do vectra e não encontrei. Ou seja, estou aqui pedindo socorro aos senhores pois meu carro está redondo e só apresenta este chato problema que me faz ter medo de pegar estrada com ele. Espero que possam me ajudar. Obrigado!

ps: O problema acontece com mais freaquência se o ar condicionado estiver ligado, no entanto, já aconteceu várias vezes também sem o ar, pois estava se AC (Fiz manutenção do sistema de climatização recentemente) e ocorreu.

rmilho
Member
Member
Nome Completo: Robson Vivan
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por rmilho » 17 Nov 2016, 14:58

zronix escreveu:Fuente del Mensaje ps: O problema acontece com mais freaquência se o ar condicionado estiver ligado, no entanto, já aconteceu várias vezes também sem o ar, pois estava se AC (Fiz manutenção do sistema de climatização recentemente) e ocorreu.

Tive problema similar justamente após mexer no sistema de AC. O técnico que fez o reparo danificou algum terminal da ventoinha, o que fez acusar um erro de injeção no painel. Não deve ser especificamente o seu problema, mas eu daria uma conferida no trabalho do AC antes de prosseguir nos reparos.

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leo Borges
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1996/1997

VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado.

por leoborgesl » 17 Nov 2016, 21:20

Temperatura do ar nesse caso é o Sensor MAP, que controla a temperatura e a pressão do ar no coletor de admissão.

Uma peça que costuma causar excesso, principalmente com o carro quente, é o regulador de pressão da linha de combustível, na ponta da flauta.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

zronix
Member
Member

por zronix » 17 Nov 2016, 22:37

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Uma peça que costuma causar excesso, principalmente com o carro quente, é o regulador de pressão da linha de combustível, na ponta da flauta.

Obrigado por ajudar! No caso essa peça na ponta da flauta é o Sensor Map ou é uma segunda peça dentro da sua resposta? Eu cheguei a comprar um sensor map pois vi num outro post que tinha um membro que estava com um problema parecido mas ele não reportou se houve solução ou não com a troca. No caso o sensor map que comprei parece estar errado segundo o mecânico pois é o de 8v.

zronix
Member
Member

por zronix » 17 Nov 2016, 22:39

rmilho escreveu:Fuente del Mensaje Tive problema similar justamente após mexer no sistema de AC. O técnico que fez o reparo danificou algum terminal da ventoinha, o que fez acusar um erro de injeção no painel. Não deve ser especificamente o seu problema, mas eu daria uma conferida no trabalho do AC antes de prosseguir nos reparos.

Então amigo, mas isso já ocorreu antes quando o AC ainda estava quebrado e sem funcionar. O que ocorre é que com o ar funcionando o problema se tornou mais frequente. Associei isso ao aquecimento maior que se tem quando se usa o AC. Obrigado por querer ajudar!

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leo Borges
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leoborgesl » 18 Nov 2016, 21:53

O Sensor MAP fica em uma das extremidades do coletor.

O Regulador de Pressão é uma peça redonda, com uma mangueirinha de vácuo ligada nela. Fica na extremidade da flauta.

Isso no 8v, no 16v não sei onde ficam. Porém as funções e diagnósticos são os mesmos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

PINHEIROS LTDA
GL Member
GL Member
Nome Completo: Charles Coelho Pinheiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por PINHEIROS LTDA » 19 Nov 2016, 00:29

Amigo tenho um problema bem semelhante ao seu, sempre que está muito quente aqui em SP 30 graus ou mais e uso o a/c em full, desligo o carro e ao ligar o carro só funciona afundando o pé no acelerador e ficar bombando.
Mesmo assim fica quadrado como se estivesse afogado e a luz de anomalia da injeção ascesa no painel, derrepente ela apaga e o carro fica redondinho outra vez.
No meu caso troquei o sensor de temperatura da água aquele (azul) pra descargo de consiencia e tambem por ja estar a mais de 3 anos funcionando no carro so comigo, tirei o sensor map limpei com car80, sequei bem e remontei, aparentemente tá tudo normal, inclusive na estrada o carro tá redondinho.
Agora tô esperando esquentar muito outra vez pra ver se surtiu algum efeito.
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 19 Nov 2016, 03:24

Regulador de pressão.
Imagem

zronix
Member
Member

por zronix » 21 Nov 2016, 15:24

PINHEIROS LTDA escreveu:Fuente del Mensaje Amigo tenho um problema bem semelhante ao seu, sempre que está muito quente aqui em SP 30 graus ou mais e uso o a/c em full, desligo o carro e ao ligar o carro só funciona afundando o pé no acelerador e ficar bombando.
Mesmo assim fica quadrado como se estivesse afogado e a luz de anomalia da injeção ascesa no painel, derrepente ela apaga e o carro fica redondinho outra vez.
No meu caso troquei o sensor de temperatura da água aquele (azul) pra descargo de consiencia e tambem por ja estar a mais de 3 anos funcionando no carro so comigo, tirei o sensor map limpei com car80, sequei bem e remontei, aparentemente tá tudo normal, inclusive na estrada o carro tá redondinho.
Agora tô esperando esquentar muito outra vez pra ver se surtiu algum efeito.

O meu não tem problema na partida, nem mesmo se já tiver rodado... o problema é em semáforo... afoga... vou na Dica do Almeidão e vou trocar o regulador de pressão. Volto aqui pra postar o resultado...

Obrigado!

zronix
Member
Member

por zronix » 24 Nov 2016, 06:18

Ontem, 23/11 voltou a acontecer. Na entrada da Anchieta, onde só tem duas pistas e o congestionamento é intenso a qualquer hora. Dessa vez pareceu que não ia pegar de jeito nenhum, o carro chegou a morrer... constrangedor... chegou a me dar vontade de achar o problema, consertar e passar o carro pra frente, o detalhe é que eu adoro meu carro, estou com ele há 11 anos. Estava sem tempo, tentarei ver a questão do Map e do regulador de pressão ainda hoje. Vou trocar um e depois o outro pra poder ter a solução correta para este caso.

Forlim
Member
Member
Nome Completo: Leonivo Forlim
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Forlim » 28 Nov 2016, 19:32

Lendo esse tópico lembrei de um problema semelhante que tive no meu antigo vectra B ha uns 4 anos atras. Ele afogava também, os mecanicos me disseram mil coisas mas resolvi pesquisar e eu mesmo tentar solucionar o problema. Pois bem, no meu caso acontecia o seguinte, com o carro frio ele ligava normal e rodava uns quilometros de boa, porém conforme ia aquecendo ele aumentava um pouco a lenta e começava a afogar se eu pisasse com um pouco mais de vontade nele. Após algumas pesquisas resolvi trocar o sensor de temperatura que manda a informação para o módulo da injeção (lembrando que são 2 sensores, um vai para a central e outro pro painel, o da central é o que tem 2 fios e o do painel só tem 1 fio), e acertei na mosca, o carro voltou ao normal e está rodando até hoje com meu cunhado, pois vendi a ele. Esse sensor faz a leitura da temperatura da água do motor, como ele estava fazendo leitura errada (sempre negativa) ele enviava a informação para a central que o motor estava frio, com isso a central mandava mais combustível para o motor (processo normal se o motor estiver frio) e quando o motor aquecia ele afogava, pois era muito combustível para a quantidade de ar que tinha na combustão.

Espero ter ajudado, um abraço a todos...
VECTRA ELITE 2010 TETO/GNV 5°geração
http://static.panoramio.com/photos/medium/119313802.jpg

zronix
Member
Member

por zronix » 30 Nov 2016, 18:28

Obrigado parceiro, creio que possa ser isso também, pois é bem o que acontece... o carro inicia bem, chego a rodar uma quantidade boa... mas é o motor esquentar um pouco mais começa a variar a lenta. Não falha em alta, mas se parar num semáforo, tráfego, preferencial, vem o pesadelo... Eu só fiquei na dúvida quanto aos sensores que você trocou... como o meu carro é 98 é bem provável que os sensores sejam diferentes. Hoje eu troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão. Pedi pra apagar a mensagem do módulo.... 5 minutos depois a luz da injeção acende novamente com a mensagem 071- TENSÃO ALTA - TEMPERATURA DO AR DE ADMISSÃO... Resta trocar o Sensor Map... farei isso amanhã.

Obrigado pela dica.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 01 Dez 2016, 19:07, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

zronix
Member
Member

por zronix » 01 Dez 2016, 17:15

Boas a todos!!
Como eu já disse em post anterior, troquei o regulador de pressão e o filtro de ar e nada melhorou.
Hoje resolvi comprar o sensor MAP (R$ 239,00 da Bosh). Quando fui desconectar o conector do carro percebi muito óleo no terminal do chicote e também no conector do sensor... Aquilo poderia ser o problema. Removi o sensor e para minha surpresa ele estava completamente sujo de óleo. Limpei com ar e gasolina, sequei muito bem e em vez de colocar o comprado, voltei com o original. Resolvi andar 20Km pra testar e bingo!!! A luz da injeção não ascendeu durante 20km... Parei o carro e deixei em lenta (pra simular o tráfego ou semáforo) por 5 min e AC ligado.... Voltei ao carro, acelerei, estava redondíssimo... O carro ficou mais potente, sem falhar, sem afogar e sem variar a lenta com AC ligado.
Ao chegar na rua da minha casa a luz da injeção acendeu novamente mas apagou rapidamente... Penso que talvez tenha de resolver a questão do óleo que tá vazando sobre o sensor. O mesmo parece estar íntegro.. Considero essa questão meio resolvida... só não vou dizer que está pq preciso de mais testes, mas estamos no caminho, o problema de fato parece ser o Sensor MAP, no meu caso, encharcado de óleo. Vou guardar o novo, caso eu resolva trocarei por outra peça para o carro.

Voltarei a postar

Abraços a todos!

zronix
Member
Member

por zronix » 10 Abr 2017, 17:07

Boa tarde a todos. Esta mensagem é somente para confirmar: Estava ocorrendo um problema em que o respiro do motor estava jogando óleo no TBI, Fiz a manutenção de desentupimento das mangueiras, troca de outras, limpeza do TBI e dos sensores. Fim do mal contato do Sensor MAP, fim do óleo no TBI.... PROBLEMA RESOLVIDO.
Obrigado a todos os que tentaram ajudar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

VECTRA B - AFOGANDO NO CONGESTIONAMENTO EM DIAS QUENTES E PRINCIPALMENTE COM O AC Ligado. [Resolvido]

por Almeidão » 11 Abr 2017, 09:22

Ótimo que foi resolvido o problema, mas a dica é sempre resolver o problema de limpeza antes de sair gastando. Limpar a TBI e limpar o suspiro do motor faz parte da manutenão anual dele e lembrando sempre, suja menos quem usa a quantidade correta de oleo para menos. Nunca em excesso.
Imagem

15 mensagens   •   Página 1 de 1