O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas na parte eletrica Vectra 98 GLS

16 mensagens   •   Página 1 de 1
julian.debortoli
Member
Member
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas na parte eletrica Vectra 98 GLS

por julian.debortoli » 09 Nov 2015, 01:38

Boa noite galera,

Meu Vectra está com alguns probleminhas elétricos, nada grave, mas que incomodam quando dirijo, os problemas não aconteceram todos juntos, mas de pouco em pouco.

1º A intensidade do painel não regula mais, ficou travado.
2º A seta e o pista no farol funcionam normalmente e faz até o barulho, porém a luz indicadora da seta no painel não funciona, já abri e verifiquei as luzes, não estao queimadas, tanto que quando o carro está desligado a luz indicadora da seta no painel fica acessa mas bem fraca, mal dá para perceber, mas quando da a ingnição ela logo apaga e não acende mais.
3º A luz do MID está fraca, já verifiquei as luzes e estao ok tambem, parece que está indo pouca corrente.
4º A luz do contador da Quilometragem não acende também, luzes Ok, não estão queimadas.
5º Quando desligo o carro as luzes do indicador da seta no painel, do pisca no botão, e do MID, ficam acessas bem fracas, mal da para perceber, mas ficam, e isso acaba descarregando a bateria, entao por enquanto estou retirando o fusivel para não gastar a corrente e descarregar a bateria.

OBS: Aconteceu um curto uma vez enquanto estava instalando o som, e o meu vectra ja descarregou umas 3 vezes e teve que fazer chupeta, andei pesquisando aqui no forum e parece que o problema pode ser o mult timer, deve ter desprogramado no curto ou na descarga, vi tambem que a solução seria desligar a bateria para o mult timer voltar as configurações de fabrica, mas falando com um mecânico especializado, disse para NUNCA, mas NUNCA mesmo desconectar a bateria pois toda as configurações e historico que o carro teve poderiam ser apagadas e isso poderia dar muitos problemas de funcionamento de motor e teria que refazer o motor, além de ter que programar os vidros, alarme e etc, e eu nao manjo disso... Também não manjo do funcionamento do mult timer. E os fusiveis estao todos OK.

Gostaria de saber se alguém tem alguma solução? Se eu poderia mesmo desconectar a bateria para retornar as configurações de fabrica, ou se isso e perigo, ou entao alguma outra soluçao?

Obrigado

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas na parte eletrica Vectra 98 GLS

por Arquiteto » 09 Nov 2015, 17:44

puxa amigo ... quanto terrorismo deste mecânico

desligar a bateria e um recurso valido e em algumas caso reinicia a parte eletrônica normal como

deveria ser ...

o cuidado que vc tem de tomar e ter em mãos o condigo do som (se original) e saber reprogramar

a função um toque dos vidros ... coisa q acredito que vc deva saber ... se não for o caso so dar um toque ok

ha situações que o acumulo de erros do sistema de injeção e que pode provocar o mal funcionamento

do carro ... por isto eventualmente e bom scanear o carro e verificar e apagar erros eliminar

as causas ...

provavelmente todos este problemas que vc citou estão correlacionados ... deve estar havendo algum

curto ou pane elétrica por tras destes sintomas ...

o melhor e levar a um auto elétrico pra ele tirar e analisar a aparte elétrica aterramento e o multi timer

em busca de algo errado

julian.debortoli
Member
Member

por julian.debortoli » 09 Nov 2015, 18:24

Entendi amigo.
Então antes de eu levar em um auto elétrico e passar pelo scanner, eu posso tentar desligar a bateria para reiniciar aos parâmetros de fabricas e verificar se volta ao normal, não vai acontecer nenhum problema mesmo? So vou precisar programar os vidros?
O motor, injeção, e o resto está redondo, so esta com esses problemas eletricos mesmo, to com receio de desligar a bateria e acontecer problemas graves mesmo no carro.
O som não e original, foi trocado por um normal, e eu não sei como programa os vidros, você poderia me explicar?

Vlw!

julian.debortoli
Member
Member

por julian.debortoli » 09 Nov 2015, 18:47

Já ia esquecendo, o alarme não e o original do carro. Vai desprogramar se eu desligar a bateria?

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 09 Nov 2015, 20:08

pode ser que sim ... mas os alarmes não originais são faceis de programar pois não precisam de scanner

especifico

no manual da positron (por ex) tem o procedimento ... qq coisa e so passar em uma loja de acessórios

q e cinco minutos ... provavel nem te cobrarem

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 09 Nov 2015, 20:12

para programar os vidros e facil ...

entre no carro vire a a chave ate acender o painel mas não ligue o carro e baixe um pouco cada vidro ...

e em seguida suba o vidro e segure o botão por uns cinco segundo mesmo depois de fechado

repita este procedimento com cada vidro

ao desliga a a bateria vc pode encostar um cabo no outro para resetar tudo ... com a bateria fora ok

julian.debortoli
Member
Member

por julian.debortoli » 10 Nov 2015, 23:44

Nada... Fiz todo o procedimento, resetei a bateria encostando um plo no outro por 30 min para ter certeza, depois programei os vidros, e continuo a mesma coisa, tirei o modolo muito time esperei e coloquei e nada, continua com os mesmos problemas, e pior, agora a luz de cortesia pisca quando dirijo e as vezes ela acende com o carro desligado e trancado. Acho que vou desistir, to pensando em tirar as luzes que ficam acesas para não descarregar a bateria e ficar assim mesmo, não tem problema, não atrapalha, a única coisa ruim e a luz da seta que indica no painel, ficar sem ela e ruim, as vezes o alerta fica ligado e não da para perceber so com o barulho... Você teria alguma dica de puxar a corrente direta da seta e ligar em uma luz a parte no indicador de seta no painel? Será que da certo?

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 10 Nov 2015, 23:56

bom julian ...

o que vc podia fazer para tentar resolver o problema vc ja fez ...

a partir dai e melhor deixar a cargo de um eletricista mesmo ...

o problema pode ate ser simples mas e necessário conhecimento para mexer

como multi timer e procurar por outras causas do problema

"provavelmente todos este problemas que vc citou estão correlacionados ... deve estar havendo algum

curto ou pane elétrica por tras destes sintomas ...

o melhor e levar a um auto elétrico pra ele tirar e analisar a aparte elétrica aterramento e o multi timer

em busca de algo errado"

Jose Ricardo L Simao
Member
Member
Nome Completo: Jose Ricardo Lopes Simao
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Jose Ricardo L Simao » 11 Nov 2015, 00:20

Aproveitando o topico vou levar ate vcs um defeito q eu mesmo ocasionei no meu vectra!!!! A minha esposa foi dar partida no carro e percebeu q virou livre a chave, assim fui verificar, desmontando o console do volante e constatei q o miolo da chave tinha quebrado a ponta dele no comutador da partida!!! Solucionei o defeito, mas constatei que tinha um cabo desligado, procurei e achei o lugar dele, era o cabo do imobilizador, liguei e fiz cagada, parou o alarme do carro de vez,.agora nao sei oq faco. Desliguei o cabo e deu partida, mas o alarme parou de vez, o que eu faco agora?

julian.debortoli
Member
Member

por julian.debortoli » 11 Nov 2015, 13:23

Boa tarde Arquiteto,

Pois é, eu vou fazer isso mesmo, vou levar em uma auto elétrica para resolver esses problemas, mas no momento a grana ta curta, o que me incomoda mesmo e o indicador de ativação da seta no painel, que as vezes dirigindo a borboleta nao desativa e fica ligada sem perceber, então eu queria fazer um quebra galho provisorio, tava pensando em puxar um fio da caixa de fusivel, tava pensando em pegar do rele da seta e ligar em uma luz independente no painel, so quebrando um galho ate eu levar na auto eletrica. Voce acha que daria certo puxar do rele da seta? ou acha que tem um lugar melhor? Voce teria também um esquema eletrico do rele para eu saber onde é a entrada e saida do polo positivo e do negativo?

Segue as fotos do rele da seta:

Imagem

Imagem

flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Flavio Filipini
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por flavio.filipini » 11 Nov 2015, 15:12

Julian,

Eu tive um problema com a alavanca da seta uma vez, ela ficava ligando o farol alto, mas a luz indicadora do painel ficava bem fraquinha. Eu troquei a alavanca da seta e nunca mais tive esse problema.

Gastei 60 reais na peça original.

Talvez o seu problema esteja relacionado com o mau contato da alavanca da seta.

Qualquer dúvida é só chamar.

Abs,

Sent from my SM-G850M using Tapatalk
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

julian.debortoli
Member
Member

por julian.debortoli » 12 Nov 2015, 02:43

Não creio que o problema seja esse, pois eu tenho o mesmo problema com o botão do pisca, acho que a maior chance seja problema na programação do multi timer, tanto por causa dos outros problemas... Mas valeu a dica.

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 12 Nov 2015, 23:27

Jose Ricardo L Simao escreveu:Aproveitando o topico vou levar ate vcs um defeito q eu mesmo ocasionei no meu vectra!!!! A minha esposa foi dar partida no carro e percebeu q virou livre a chave, assim fui verificar, desmontando o console do volante e constatei q o miolo da chave tinha quebrado a ponta dele no comutador da partida!!! Solucionei o defeito, mas constatei que tinha um cabo desligado, procurei e achei o lugar dele, era o cabo do imobilizador, liguei e fiz cagada, parou o alarme do carro de vez,.agora nao sei oq faco. Desliguei o cabo e deu partida, mas o alarme parou de vez, o que eu faco agora?

se seu alarme for original ... vc pode tentar isto

entre no carro e gire a chave ate acender as luzes do painel

com a chave no contato aperte o botão de travar as portas ...

se as travas acionarem e destravarem estará reprogramado

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 12 Nov 2015, 23:33

julian.debortoli escreveu:Boa tarde Arquiteto,

Pois é, eu vou fazer isso mesmo, vou levar em uma auto elétrica para resolver esses problemas, mas no momento a grana ta curta, o que me incomoda mesmo e o indicador de ativação da seta no painel, que as vezes dirigindo a borboleta nao desativa e fica ligada sem perceber, então eu queria fazer um quebra galho provisorio, tava pensando em puxar um fio da caixa de fusivel, tava pensando em pegar do rele da seta e ligar em uma luz independente no painel, so quebrando um galho ate eu levar na auto eletrica. Voce acha que daria certo puxar do rele da seta? ou acha que tem um lugar melhor? Voce teria também um esquema eletrico do rele para eu saber onde é a entrada e saida do polo positivo e do negativo?

julian vc pode baixar o esquema eletrico do vectra nesta seção

e outras coisas interessantes nesta seção ...

e respondendo sua pergunta ... eu acho que vc não deveria tentar isto pode agravar o probelma

:47:

viewforum.php?f=35

TatianeSeverino
Member
Member
Nome Completo: tatiane severino
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

por TatianeSeverino » 22 Abr 2016, 21:06

Boa noite a todos !

Acabei de comprar um Vectra 98 GLS na verdade não comprei eu realizei um sonho .... rssss

e precisava de um help de quem está com uma nave destas ou das mais novas na mão a mais tempo que eu.
alguém tem o esquema da parte elétrica deste carro, pois quero ligar o som do carro e o alarme dele e não estou me encontrando dentro de tantos fios kkkkk
O antigo proprietário me falou que o alarme é Original mais está desligado então já viu ......

Agradeço desde já pela cordialidade de todos por poder fazer parte deste grupo

obrigado pela atenção

julianodias2020
Member
Member
Nome Completo: juliano jose dias
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por julianodias2020 » 19 Abr 2017, 22:40

meu vectra 97 gls aciona o alerta e não da partida mais isso ocorre de cada 10 partida uma acontece isso !!
oque sera que pode ser ??

16 mensagens   •   Página 1 de 1