O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSusto! O óleo sumiu!!! Motor 2.2 16v

13 mensagens   •   Página 1 de 1
raulbenedicto
Member
Member
Nome Completo: Raul Cesar Benedicto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Susto! O óleo sumiu!!! Motor 2.2 16v

por raulbenedicto » 26 Nov 2015, 08:39

Bom dia.. srs..
Ha alguns dias percebi o meu Vectra (Challenge 2.2 16v - ano 2002) começando a bater válvulas... ai logo pensei que teria q fazer manutenção em breve, mas n dei mta importância. Porem o barulho(parecendo carro a diesel) comecou a ficar mais forte, resolvi dar uma olhada na vareta do Óleo qdo para minha surpresa, não estava nem chegando a sujar a vareta!!!.... fiquei confuso.. pois o carro não vaza nada de óleo e tb não fuma. Já acontenceu isso com algum de vocês????... o oleo que estava no motor era um 5w30 AcDelco (para 10mil km) mas não tinha 5mil km rodados.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Susto! O óleo sumiu!!! Motor 2.2 16v

por Almeidão » 26 Nov 2015, 09:13

Talvez você não tenha visto ele fumar, ou talvez ele só dava umas tragadinhas, e logo aparece quase sem óleo. Já comentei aqui que é um risco usar um óleo por tanto tempo, muitos não olha o nível e uns que olha completa errado e ao completar mistura qualquer um, é complicado usar este sintético sem está o carro alienada a manutenção na concessionária. Lá, obviamente irão trocar o óleo na hora certa. A dica é: Nos carros usados acompanhar semanalmente o nível, nós somos os mecânicos deles mesmo não sendo mecânico.
Com certeza se não há vazamento exposto no seu carro, ele queimou ou pelos anéis, retentores do cabeçote ou até mesmo pelo suspiro do motor onde uma boa quantidade pode sair e sendo ele mais fino, a quantidade a sair é maior quando está em maior velocidade pela pressão exercida no motor e a esta velocidade não se consegue ver tanta fumaça queimando.

No meu 8V não uso este óleo fino nem a pau, qualquer minima folga na bomba, não que tenha folgado como tempo, mas a folga natural dela, já vai mudar a pressão do óleo jogado pra cima.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 26 Nov 2015, 09:57

Um detalhe no comentário do colega acima: Mesmo sendo óleo sintético e mencionado 10 mil km na embalagem tem que ficar atento pois para uso (cidade) essa quilometragem cai pela metade, trocasse com 5 mil km.

Eu por exemplo mesmo com óleo sintético troco com 4 mil km, óleo é algo barato e que faz toda diferença no funcionamento do motor se bobear a brincadeira fica cara.

Abs!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Nome Completo: Miguel Andre
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por miguelandre » 27 Nov 2015, 18:44

Almeidão escreveu:Talvez você não tenha visto ele fumar, ou talvez ele só dava umas tragadinhas, e logo aparece quase sem óleo. Já comentei aqui que é um risco usar um óleo por tanto tempo, muitos não olha o nível e uns que olha completa errado e ao completar mistura qualquer um, é complicado usar este sintético sem está o carro alienada a manutenção na concessionária. Lá, obviamente irão trocar o óleo na hora certa. A dica é: Nos carros usados acompanhar semanalmente o nível, nós somos os mecânicos deles mesmo não sendo mecânico.
Com certeza se não há vazamento exposto no seu carro, ele queimou ou pelos anéis, retentores do cabeçote ou até mesmo pelo suspiro do motor onde uma boa quantidade pode sair e sendo ele mais fino, a quantidade a sair é maior quando está em maior velocidade pela pressão exercida no motor e a esta velocidade não se consegue ver tanta fumaça queimando.

No meu 8V não uso este óleo fino nem a pau, qualquer minima folga na bomba, não que tenha folgado como tempo, mas a folga natural dela, já vai mudar a pressão do óleo jogado pra cima.

Salve! Salve Almeidão! Eu tenho um vectra 2.2 8V ano 2000 o motor esta 100% está com um bloco parcial totalmente novo comprado na GM e ja rodou seus 20.000 km, atualmente estou usando o óleo lubras 10w40, a pergunta é: Que óleo você usa no seu 8V? :2:

raulbenedicto
Member
Member
Nome Completo: Raul Cesar Benedicto
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por raulbenedicto » 27 Nov 2015, 19:23

Obrigado pelas respostas!!.. Realmente nao fico medindo frequentemente a vareta, apenas realizo as trocas de óleo/filtros de acordo com a especificação. Este óleo que coloquei(pensando em 10mil km) durou apenas 6 meses e 4,5 mil km. Apesar do motor estar totalmente seco(inclusive tampa de valvulas) percebo um pouco de sujeira no tbi. Enfim.. vou ficar atento daqui pra frente!.. vlw.. Abs

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 28 Nov 2015, 11:49

Cara, não vai nessa de que "óleo x é pra 10 mil km" e "óleo y é pra 5 mil km". Isso é papo de vendedor de auto peça e mecânico desinformado. Quem define o período de troca é a montadora. Óleo mineral ou sintético, tem que trocar conforme indica o manual, ou até antes. Trocando a cada 4 ou 5 mil km, ou 6 meses, o motor vai durar muito.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 14 Fev 2017, 21:06, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

bruno.carmo
Member
Member
Nome Completo: Bruno Carmo
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por bruno.carmo » 14 Fev 2017, 19:44

raulbenedicto escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas respostas!!.. Realmente nao fico medindo frequentemente a vareta, apenas realizo as trocas de óleo/filtros de acordo com a especificação. Este óleo que coloquei(pensando em 10mil km) durou apenas 6 meses e 4,5 mil km. Apesar do motor estar totalmente seco(inclusive tampa de valvulas) percebo um pouco de sujeira no tbi. Enfim.. vou ficar atento daqui pra frente!.. vlw.. Abs

Sujeira no TBI é mangueira do suspiro entupida, tem um filtro dentro dela que entope, aumenta a pressão interna e é óleo pra todo lado, limpei a minha semana passada acabou problema
Vectra CD 2001 - 2.2 16v Aut. Top (Teto, Cruise C., TC, A/C Dig., Couro, Air Bag, Abs, e por aí vai...) Prata Escuna :80:

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

por Rodrigo-Vectra » 16 Fev 2017, 22:02

nao existe oleo para tal kilometragem.....

oleo 5w30 no 2.2 16v ... blz. ta andando com quantos graus? 20 no maximo tudo vem passou disso é besteira... cabeçote 16v nao pode usar oleo grosso... nao recomendo nada mais grosso que 10 w40.... e troque de 5 em 5 mil

helderantonella2000
Member
Member
Nome Completo: helder carlos de araujo moreira
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por helderantonella2000 » 17 Mai 2017, 13:47

Galera, boa tarde !!
Sou novo aqui no grupo, porém já tive um vecão 99, 2.2 16v, só vendi meu carro por que casei e precisava da grana para comprar os móveis da minha casa, pois bem, essa é a história referente ao meu primeiro vectra que por sinal está filé, carro era impecável, beleza.. Depois desse vectra eu peguei uma parati ap 1.8 4 bicos, ótimo carro mais nem se compara ao nosso queridinho né..

Enfim, peguei um vectra cd 2001 2.2 16v, hoje de manhã fui medir o nível do óleo e vi que a vareta saiu seca, vi também que o reservatório de água estava vazio, foi ai que me deu até dor de barriga, pois peguei um carro achando que estava tudo em ordem e de repente me deparo com isso, o mais estranho disso tudo é que eu peguei estrada com ele e não subiu a temperatura do motor, manteve normal, a ventoinha acionar normalmente, estou muito preocupado, será que alguém consegue me dar uma luz..

Fico no aguardo galera, desde já muito obrigado !!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Mai 2017, 13:28

Eu não concordo que para 16 válvula tem que ser óleo fino. O motor é o mesmo, muda o cabeçote, mas as pressões das válvulas são iguais, neste caso os tuchos que trabalha que mesmo sendo menores não quer dizer que o óleo mais grosso não dará conta. Afinal este motor saiu de fábrica numa época que o sintético fino a GM passava longe dele e no manual pede um tipo de óleo e acho que ao substituir lo não seria uma tarefa fácil e de imediato ter resultado satisfatório. Que funciona um mais fino eu estou certo que sim, mas dizer que no simples fato de mudar já ter ótimos resultados não. Alguns podem até bater tuchos quando ficar mais de 3 dias parado.
Outro mito, é achar que usando um sintético, você pode andar 10 a 15 mil até a próxima troca. O comum também você pode fazer isto, mas será que não estarão ferrando o motor?
Entendam como funciona um filtro de óleo, um motor sem óleo vai trancar ninguém tem dúvidas quanto a isto. Um motor com óleo sujo, é melhor que um motor sem óleo embora não seja o correto porque a sujeira vai marcar as peças móveis, acho que também ninguém tem dúvidas quanto a isto. Bem um filtro de óleo quando muito sujo começa a travar a passagem e para não deixar o carro sem óleo, ele mesmo se abre liberando o óleo e óbvio, a sujeira também. Então, vocês ainda querem ficar 10 a 15 mil sem trocar óleo? Ou vocês acham que com óleo sintético a poeira não entra no motor?

TBI normalmente suja muito, isto porque o suspiro do motor é jogado de volta nela para não sair pingando e nem poluindo nosso querido mundo. Porém até o momento ainda não solucionaram isto por completo, inventaram umas válvulas que funciona uns 10 a 15% melhor que sem ela, mas 100% seguro ainda não inventaram. Há um porém, quanto mais pressão dentro do motor, más óleo ele joga pelo suspiro que por sua vez vai pra tampa das válvulas.
Esta sujeira pode diminuir, basta limpar bem o tubo de metal que é o suspiro do motor e não usar óleo em excesso. Tem gente que aproveita o máximo do óleo na troca, colocam 4,5 litros sem tirar o que sobrou no carte e é comprovado que fica ali entre carte tuchos e outras coisas, uns 200 a 300 ML, então ao colocar óleo, coloque 4,2 ou 4,3 e não 4,5, que já será excesso. Olhar o óleo, ele está no meio da marca da vareta e se desesperar, estes são os que mais prejudicam o motor, isto poque corre par comprar um litro e completa alem do que deveria. Se o óleo tiver dentro das marcas, não complete, mesmo que tiver 2 milimetro acima da marca de baixo que é a minima. Façam contas, tavez vão ter que trocar na proxima semana e não seria motivo de completar hoje. Pior ainda mandar um completar para você. Vocês sabem quanto o cara que trabalha no posto ganha? será que ele está preocupado por você? Nada disto, está preocupado com a meta que colocaram pra ele cumprir. Benditas metas que em alguns setores veio só para ferrar a gente.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Mai 2017, 13:30

helderantonella2000 escreveu:Fuente del Mensaje Galera, boa tarde !!
Sou novo aqui no grupo, porém já tive um vecão 99, 2.2 16v, só vendi meu carro por que casei e precisava da grana para comprar os móveis da minha casa, pois bem, essa é a história referente ao meu primeiro vectra que por sinal está filé, carro era impecável, beleza.. Depois desse vectra eu peguei uma parati ap 1.8 4 bicos, ótimo carro mais nem se compara ao nosso queridinho né..

Enfim, peguei um vectra cd 2001 2.2 16v, hoje de manhã fui medir o nível do óleo e vi que a vareta saiu seca, vi também que o reservatório de água estava vazio, foi ai que me deu até dor de barriga, pois peguei um carro achando que estava tudo em ordem e de repente me deparo com isso, o mais estranho disso tudo é que eu peguei estrada com ele e não subiu a temperatura do motor, manteve normal, a ventoinha acionar normalmente, estou muito preocupado, será que alguém consegue me dar uma luz..

Faltando agua são várias situações que pode acontecer. Já o óleo, você precisa tirar ele fora, colocar 4.3 litros de óleo novo o que você achar correto para o seu carro, minha dica é o que está no manual e se for mudar colocar algo parecido. Colocar a vareta e medir se está correto, caso não tiver nada na ponta dela, você vai ter que trocar a vareta dele porque alguém agiu de má fé e colocou a vareta de outro carro. Já se tiver óleo como normal, ai você vai vigiar ele e observar o consumo que se for muito, pode ser problema no cabeçote ou até no motor. Voce pode tirar a vareta fora, medir o tubo onde ela entra e se tiver certa, ela é uns 6 cm maior que o tubo.
Imagem

helderantonella2000
Member
Member
Nome Completo: helder carlos de araujo moreira
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por helderantonella2000 » 19 Mai 2017, 10:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
helderantonella2000 escreveu:Fuente del Mensaje Galera, boa tarde !!

Faltando agua são várias situações que pode acontecer. Já o óleo, você precisa tirar ele fora, colocar 4.3 litros de óleo novo o que você achar correto para o seu carro, minha dica é o que está no manual e se for mudar colocar algo parecido. Colocar a vareta e medir se está correto, caso não tiver nada na ponta dela, você vai ter que trocar a vareta dele porque alguém agiu de má fé e colocou a vareta de outro carro. Já se tiver óleo como normal, ai você vai vigiar ele e observar o consumo que se for muito, pode ser problema no cabeçote ou até no motor. Voce pode tirar a vareta fora, medir o tubo onde ela entra e se tiver certa, ela é uns 6 cm maior que o tubo.

Então, eu fiz o que você acabou de citar, levei pra trocar o óleo e pedi para o mecânico observar quanto de óleo ia sair, ele me disse não saiu nem 1 litro de óleo do carro, em relação a água, já está baixando o nível, isso depois de dois dias que completei, levei em outro mecânico para uma outra opinião, e ele me disse que vai precisar fazer o motor, disse que irei gastar algo em torno de R$ 4.000,00, será isso mesmo...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mai 2017, 13:16

Amigo, não é uma informação totalmente errada, mas tem mecanico que já quer fazer motor no simples fato de voce informar um pequeno problema. O preço varia e eu diria que talvez até ultrapasse os 4 mil dependendo do que terás que fazer.
Agua tem vários locais que pode vazar, e o pior deles quando passa para as camaras de combustão ou se mistura no óleo. Bem, misturar no óleo não é, sinão o óleo sairia cor de café com leite e o mecanico iria lhe dizer isto.
Bem, se ele tinha realmente 1 litro de óleo, com certeza o motor dele já era e deveria ter trancado. Será que é um litro mesmo que tinha?
Imagem

13 mensagens   •   Página 1 de 1