O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDISCO DE FREIO RISCADO VECTRA GLS 97

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Leandro Perazolo
Member
Member
Nome Completo: Leandro Perazolo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

DISCO DE FREIO RISCADO VECTRA GLS 97

por Leandro Perazolo » 01 Mar 2017, 11:06

Bom dia pessoal, faz uns 10 meses que eu troquei disco de freio e pastilha das quatro rodas, porém agora os disco dianteiros estão riscado e com ondulações e rangendo, mas ele tá freando bem e os traseiros estão lisos. Segundo pessoal da Loja onde eu comprei disse que pode ser folga na pinça, isso pode acontecer? tem pessoas que me falaram que qualidade do disco.

O que vcs acham disso ? Vcs teriam alguma sugestão para me ajudar?

Obrigado

Leandro Perazolo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 01 Mar 2017, 14:01

Primeiro é saber como está o disco o qual não podemos ver daqui, depois é não comparar traseiro com dianteiro, ja que o traseiro é rígido e não recebe a força que recebe o dianteiro pra frear.
Esta de folga na pinça não me convenceu, já que a mesma estando folgada faria um ruido o qual até mesmo o mais leigo dos motorista iria perceber, freio preso também faz iso no disto, mas esquentaria muito e voce ficaria sem freio ou com freio muito ruim. A qualidade da pastilha também faz estragar o disco, mas é algo bem remoto, sobra então o que poderia ser disco com qualidade inferior.
estou considerando que o freio está todo perfeito, já se ele tiver agarrado, pode ser o melhor dos melhores que ainda assim irá estragar o disco.

Qual marca você colocou? Você já levantou as rodas dianteiras e girou para ver se estão girando livres?

Sds
Imagem

Leandro Perazolo
Member
Member

por Leandro Perazolo » 02 Mar 2017, 08:12

Imagem
Imagem
Imagem

Bom dia, sobre a marca do Disco Hipper Freios, eu já tinha feito esse teste das rodas girar livre aos 3 meses a tráz e tava normal.

Quando eu piso no freio dá aquele rangido de disco que molhou ...
Agora faz 2 meses que roda esquerda faz barulho também sem pisar no freio..nhec,nhec dae quando piso de leve o barulho para.
E no calçamento eu sinto um tec,tec nessa roda parece uma folga das pastilhas..
Só que o desgaste do disco está nas duas rodas dianteiras.

Vou mexer nesses freios agora semana que vem, porem que eu quero opinião de vcs para eu ter solução correta..

Pois o mecânico disse que talvez é pinça com folga dae tem que levar no torno para preencher.
Foi o que a loja que me vendeu o disco disse que era folga das pinças que ocasionou isso.

Obrigado pela ajuda

Leandro Perazolo

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 02 Mar 2017, 08:33

vendem um reparo para pinça de freio

uma limpeza e lubrificação periodica do sistema tambem e aconselhavel

agora seu mecânico se fosse uma carra criterioso quando trocou os discos poderia ter feito isto ...

:47:

Leandro Perazolo
Member
Member

por Leandro Perazolo » 02 Mar 2017, 08:54

Arquiteto vc acha que procede essa informação de pinça com folga? precisa fazer algum preenchimento? e o Disco de freio eu dou passe no torno ou compro novo? qual marca que vc recomenda?

Valeu

Leandro Perazolo

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 02 Mar 2017, 13:36

nas fotos o traseiro ta com desgaste pequeno acho que e so fazer a manutenção como falei .. limpeza e troca de reparo se for o caso

na frente nas bordas ja da pra perceber um desgaste aparentemente acima do esperado pelo tempo

os riscos circulares destacados na fotos desde que não haja relevo são esperados mesmo no uso normal

a questão toda e se o freio esta trepidando em solicitações fortes se não estiver eu so faria retifica dos discos

se ja estivessem abaixo da medida ... acho que tem de desmontar como o Almeidão falou e ver a situação das peças lubrificar e trocar

o reparo se for o caso

analisar tambem as pastilhas se estão vidradas ... ou apresentando desgaste irregular como o disco

pra se for o caso troca-las

marca e dificil dizer a qualidade muda muito o que era bom ontem pode não ser bom hoje e ja tem tempo que troquei

as minhas não lembro qual foram usadas ... então não vou opinar

Leandro Perazolo
Member
Member

por Leandro Perazolo » 02 Mar 2017, 13:53

Esses riscos circulares tem relevo sim, mas não tá trepidando o freio . Sobre esse reparo para trocar o que seria?
Pois fui hoje na auto peças perguntar sobre reparo para freio eles disseram que não existe.
Eles chegaram a dizer se eu não estou com suporte da pinça empenado?

Sobre os disco e pastilha eu vou comprar novo porém vou ter que descobrir o motivo do desgaste para não acontecer novamente.

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 02 Mar 2017, 15:38

exemplos de kit de reparo ...

http://lista.mercadolivre.com.br/kit-re ... o-vectra#D[A:kit-reparo-pinça-de-freio-vectra]

lusitania
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por lusitania » 04 Mar 2017, 16:41

Ola Leandro Perazolo

Eu acho que os discos ja estão bastante gastos, eu mudei os do meu Vectra quase ja dois anos e não estão assim, mas originais GM que comprei na Inglaterra. para êles estarem assim pode ser um problema de qualidade, ( so se você conduz como o SENA ) eu acho que o da primeira foto acho que esta bastante riscado, mas, pode ser uma pequena pedra que passou entre a pastilha e o disco, o da segunda foto para mim apresenta um desgaste igual mas não riscado, pode ser os discos de fraca qualidade, onde trabalhava produzi alguns milharas para a Peugeot e para a Renault, verifique a mola que serve de anti-vibração. e os parafusos que apertam a pinça das pastilhas se estão bem apertados. Se não der resultado penso que uma retificação dos discos vai ser necessaria.

Abraço

Aqui a foto da mola

Imagem

Aqui os parafusos

Imagem

Leandro Perazolo
Member
Member

por Leandro Perazolo » 26 Mar 2017, 21:46

Caros companheiros primeiro quero agradecer pela informações e dicas dadas. Eu desmontei tudo troquei reparos das pinças limpei e pintei as mesma, sobre folga praticamente não tinha, levei os disco e pastilhas de freio na loja que eu comprei, as pastilhas estavam quase nova e com desgaste parelho, segundo o dono da empresa ele acredita que pastilha estavam com um defeito de fabricação e ficaram muito duras e riscaram o disco, ele estava esperando representante do produto para mostrar o acontecido. Eu coloquei disco novos e pastilhas de outra marca.

Obrigado.

Dalvan nunes
Member
Member
Nome Completo: Dalvan Silva nunes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Dalvan nunes » 25 Mai 2017, 01:24

Boa noite, gente quando lavo meu carro é vou andar no outro dia aparece um assobio muito alto como se fosse na roda dianteira, mais só assobia quando o carro tá andando quanto menor a velocidade mais alto o assobio alguém pode ajudar,desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Mai 2017, 10:23

Dalvan nunes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, gente quando lavo meu carro é vou andar no outro dia aparece um assobio muito alto como se fosse na roda dianteira, mais só assobia quando o carro tá andando quanto menor a velocidade mais alto o assobio alguém pode ajudar,desde já agradeço

É possivel que o freio do seu carro não esteja 100% e que já é hora de trocar o reparo porque ele não deve está voltando 100%. Assobiar um pouco quando frio é normal com algumas pastilhas, mas neste caso ao pisar no freio e não com ele livre como você diz. O bom seria levantar o carro e em ponto porto girar com as mãos para ver se a roda está livre, e depois pisar no freio, meio forte, voltar lá e girar outra vez ou andar uma hora mais ou menos e colocar a mão na roda e sentir se voce consegue manter a mão nela, normalmente se tiver agarrando, o calor não vai deixar você fazer isto. No disco nem pensar em colocar o dedo, em qualquer cisrcuntancia a pele ficaria nele.
Parar o assovio pela manhã quando frio, basta andar um pouco com o pé esquerdo freando de leve que vai limpar qualquer sujeira ali, mas nunca pisar com o é esquerdo e acelerar dentro da cidade.
Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1