JoãodoValle escreveu:Embarcando nesse post, e quando o trem funciona invertido? Digo, frio sai ar quente, quente sai ar frio? Meu AC não está funcionando, então ele não interfere em nada, mas depois de um tempo ligado uns 30 minutos em transito, o ar quente começa a ficar natural sem mexer em nada. e agora?
João se o seu for ar digital, estou fora, não entendo nada des bicho, mas se ele for analógico tem explicação e pode ser uma destas abaixo.
Vamos ao funcionamento do meu que é o mesmo para uma válvula de duas vias.
para não confundir válvula de ar quente com a valvula de vácuo 3 vias, escreverei Valvula de ar quente e valvula de vácuo. Esta valvula de vácuo é um solenóite igual ao link láááááá embaixo
USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE DUAS VIAS QUE ABRE QUANDO LIGA O VÁCUO NELA
1 - Ao girar o ar quente, aciona um negativo, quem não tem esta válvula, pode ir ali e destapar o motor do limpador que achará esta tomada, isto se ninguem cortou ela.
2 - Este negativo não pode ir direto para a válvula de vácuo, isto porque o vácuo quando ligado trava a passagem.
3 - Para isto precisa colocar este vácuo acionar pós chave, liga o carro ele é acionado e trava o vácquo, assim ele não abre a válvula de ar quente. Neste caso uso um relê de 5 terminais que em reposo um terminal é negativo, logo ligo o carro já temho o negativo deste relê em um contacto na válvula e outro positivo pós chave no outro contato, assim ligo o carro e nada de ar quente.
4 - Ao girar o botão de ar quente um milímetro com o carro ligado já vai negativo para armar o relê que já tem a saída negativa, ao armar o relê esta saída é isolada e não tendo o negativo para o vácquo ele desliga e abre a passagem e assim é sugado a bombinha dele e abre a valvula de ar quente.
USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE TRÊS VIAS QUE JÁ E ABERTA E FECHA USANDO O VÁCUO NELA (observe que ela é ao contrário de uma de duas vias)
1 - Vácuo aberto, positivo nele pós chave, neste caso ao ligar o carro ele fecha a válvula e continua ali mantendo ela fechada.
2 - ligar direto o negativo do ar quente nele.
3 - ao ligar o ar quente é acion ado o vácuo que por sua vez estando ligado trava a passagem do vácuo e sendo esta valvula aberta, estando sem vácuo abre a passagem de agua.
Não me lembro, mas esta de 3 vias acho que podem inverter as saidas de agua e usar ela fechada e abrir com o vácuo ligado. 90% que sim, neste caso ela pode está invertida, depende muito do sisema que está no carro.
Bem, há opção de usar os dois tipos de válvula, porem cada uma de um jeito, quem usa de 3 vias e funciona correto, ao usar de duas vias terá que mudar o sistema.
Muito importante que o vácuo venha da caixa de reserva que fica no lado direito perto da central embaixo desta proteção plástica, se for usar um vácquo direto todas as vezes que pisar no acelerador ela fica fechando e abrindo por não manter um vácquo constante igual mantém o reservatório que o vectra tem.
Na minha pura opinião, acho estas válvulas um porcaria, e quem abrir uma verá que a vedação dela é zero e minha dica para quem usa estas válvulas é usar pelo menos reservatório com sensor, seria duro queimar uma junta por falta de agua por estragar esta peça que comigo estragou 3 em 9 meses. Ela é bem chinesa mesmo.
Um dia divulgarei a que eu fiz para ver se alguem compra o projeto kakkakakkak
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM