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Vectra BCarro falhando/cortando - Vectra B

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Almeidão
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Carro falhando - Vectra B

por Almeidão » 25 Jun 2021, 13:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje OK fico na espera do resultado do teste do produto vlw


Chirola, o produto de limpeza chega entre hoje e amanhã. Mas sinceramente não sei se conseguirei ver melhora não, porque a troca da bobina mudou o carro drasticamente, o carro ficou outro, acho que eu fui acostumando com ele e não percebendo que ele estava piorando até chegar no máximo da piora, porem ainda funcionando normal porem bebendo mais para suprir o problema. Só lembrando que ele não falhava depois de 3 minutos ligados, mas não estava com a agilidade que ele deveria ter. Por isto que acho que peças tem que ter prazo de validade, elas nunca estragam de uma vez, elas vão se estragando. Vi um vídeo de um cara comentando sobre uma bobina que se cuidar das velas e cabos elas praticamente não estragam, ele esquece que além do trabalho dela, ela é grudada em um local muito quente. Discordo totalmente dele.
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Carro falhando - Vectra B

por chirola » 26 Jun 2021, 00:33

Logico eu concordo com VC as peças não estragam mais perde eficiência com o passar do tempo, as peças esquentam e esfraim por longos períodos , a bobina vai funcionar mais vai perdendo poder de fogo

Almeidão
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Carro falhando - Vectra B

por Almeidão » 01 Jul 2021, 17:18

Sobre o Perfect Clean, usei ele no tanque acredito que eu tinha uns 15 litros de gasolina quando coloquei, era para ser menos, mas não iria tirar gasolina pra fazer isto, fui no ponteiro quando chegou no ultimo traço branco perto do vermelho, usei ele uns 15 a 20 km em terceira forçando em uns 60 km por hora e continuei depois no próximo dia andando em média 100 KM no total, dava para andar mais, mas fui impaciente. Onde eu podia esticar eu esticava com força mas nunca passando e 120. Achei que o carro mudou muito, a mais clara percepção é que eu uso um abafador esportivo, bem aberto e ali na descarga o funcionamento dele repicava com um assopro entre o funcionamento quando eu chegava com ele quente, isto acabou agora funciona redondo.
Devo informar que meu carro tem TBI limpa, atuador de marcha lenta limpo, cabos de velas novos, bobina nova Bosch, velas dentro do período de funcionamento e não tem entrada de ar, isto eu fiz e vi e o que aconteceu dentro do motor eu não vou abrir para ver, mas com certeza ele melhorou muito e acredito que bicos foram limpos e talvez houve limpeza nas válvulas. Sinto o carro redondo.
Agora se um carro tiver estes pontos deixado de lado como cabos, velas e principalmente TBI suja, não acredito que alguém consiga notar diferença, mas um carro bem cuidado e tendo algumas falhas invisíveis, vale a penas fazer sim.

Neste caso o produto resolverá um problema do carro, não o problema do carro e quem gosta de cuidar com o que eu comentei, o restante é bem provável que o produto resolva.

Ainda tem uma coisinha que me perturba, acho que ele não grilava há uns anos atrás, e hoje ele grila colocando uma segunda quase parando em um morro e tentando arrancar com ele em segunda. Vou ter que pegar um Vectra e fazer este teste, para ter certeza kakakakak.
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Carro falhando - Vectra B

por chirola » 02 Jul 2021, 01:37

Valeu a dica eu também não acreditava mais lendo sua experiencia acho que na próxima troca de óleo vou facer o mesmo o clean deve limpar também tudo o sistema e linha de gasolina

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Carro falhando - Vectra B

por Almeidão » 02 Jul 2021, 07:30

Correto Chirola, limpa a linha de combustível, eu comprei dois vidros pode usar como corretivo e como preventivo, eu gostei da forma corretiva e usei um vidro assim, o outro está guardado. Não fiz teste de consumo igual uns vídeos que vi, minhas informações é pura pela transformação no funcionamento do carro o qual tenho bastante conhecimento sobre ele e acredito que ele tenha ficado mais econômico mesmo e vou usar por um bom tempo a gasolina Grid pra ver se vai manter.
Amanhã trocarei o ultimo item que é um jogo de velas novas que comprei com um preço bom e é a que sempre uso Super 4 WR78 Bosch.
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por chirola » 02 Jul 2021, 13:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje minhas informações é pura pela transformação no funcionamento do carro o qual tenho bastante conhecimento sobre ele e acredito que ele tenha ficado mais econômico mesmo e vou usar por um bom tempo a gasolina Grid pra ver se vai manter.
Amanhã trocarei o ultimo item que é um jogo de velas novas que comprei com um preço bom e é a que sempre uso Super 4


eu sei do cuidado que vc tem com a mecanica do carro e o tempo que tem o carro por iso levo a sua experiencia a serio ,como comente acima meu carro esta dando un excesso e todo foi revisado e corregido, ontem coloque 15 litros de gasolina podium no carro para ver se melhora um pouco poaso na minha imaginaçao que o excesso pode ser causado pela gasolina fraca o 16v tem sensor de detonaçao e se a gasolina e fraca e faz detonar o carro atrasa o ponto pode ser que esteja atrasando o ponto e a queima de mistura seja deficiente ja que no brasil com a gasolina misturada com alchool nao faz iso , vou facer o teste .

o do motor grilar poso falar do meu carro em especifico nao sei se serve para comparar porque o 16v nao tem muito torque de baixa mais e a mesma coisa em segunda marcha entre 1000 a 1400 giros ele nao grila ele é um treme treme do carai e tambem sinto ele meio fraco foi checado tudo ate a compreçao do motor e todo esta no padrao vou testar com gasolina melhor para ver o resultado e cuando o carro chegar perto da reserva colocare o aditivo para ver se ajuda .

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por Almeidão » 02 Jul 2021, 13:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje minhas informações é pura pela transformação no funcionamento do carro o qual tenho bastante conhecimento sobre ele e acredito que ele tenha ficado mais econômico mesmo e vou usar por um bom tempo a gasolina Grid pra ver se vai manter.
Amanhã trocarei o ultimo item que é um jogo de velas novas que comprei com um preço bom e é a que sempre uso Super 4


eu sei do cuidado que vc tem com a mecanica do carro e o tempo que tem o carro por iso levo a sua experiencia a serio ,como comente acima meu carro esta dando un excesso e todo foi revisado e corregido, ontem coloque 15 litros de gasolina podium no carro para ver se melhora um pouco poaso na minha imaginaçao que o excesso pode ser causado pela gasolina fraca o 16v tem sensor de detonaçao e se a gasolina e fraca e faz detonar o carro atrasa o ponto pode ser que esteja atrasando o ponto e a queima de mistura seja deficiente ja que no brasil com a gasolina misturada com alchool nao faz iso , vou facer o teste .

o do motor grilar poso falar do meu carro em especifico nao sei se serve para comparar porque o 16v nao tem muito torque de baixa mais e a mesma coisa em segunda marcha entre 1000 a 1400 giros ele nao grila ele é um treme treme do carai e tambem sinto ele meio fraco foi checado tudo ate a compreçao do motor e todo esta no padrao vou testar com gasolina melhor para ver o resultado e cuando o carro chegar perto da reserva colocare o aditivo para ver se ajuda .


É esta tremedeira que se eu provocar ela no carro ele grila e muito, parece que vai quebrar, sem provocar ele dá uma griladinha em subida forte em segunda mesmo sem forçar muito. Eu troquei a sonda lambda recente pensando resolver ouro problema e não resolveu, a minha anterior não tinha 10 mil km, guardei ela e acho que voltarei com ela pra desencargo de consciência. Mas vou conferir o ponto também apesar que troquei a correia não faz 5.000 km, mas quem sabe eu errei algo. Outro fato para grilar seria muito carbonizado e qualquer camadinha ali aumenta muito a compressão, mas neste caso iria também esquentar bem o motor e isto não acontece nem aqui com o calor que faz.
Sobre seu carro está fraco tem tudo a ver o sensor de detonação, ele atrasa o ponto para não bater e ai ele fica fraco, precisas testar com uma gasolina melhor caso você a tenha por lá.
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por chirola » 03 Jul 2021, 13:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje precisas testar com uma gasolina melhor caso você a tenha por lá.

si mais o costume de deixar sempre 1\4 do tanque atrapalho um pouco coloque gasolina podium (que seria a infinia da YPF )agora tem que rodar e repetir asim limpa um pouco se fico trabalhando um pouco atrasado deve ter carbonizado ate a orelha , asim que de um tempinho vai troca de oleo e o aditivo de limpeza descarbonizante , no tanque fico metade e metade gasolina comum e podium rode uns 100km sinto o carro mais solto em retomadas e aceleraçao , antes sentia ele meio cuadrado como se forsace .
meu cabeçote ja foi retificado e o 16v tem a compreçao um pouco maior do que a do 8v , original do 8v tem taxa de 9,8:1 do 16v é 11:1 e os vectra flex ficam pelos 11,5:1 imagino que meu cabeçote tem pelomenos uma pleinagem iso coloca a taxa perto dos 12:1 taxa maior do que um flex acredito que a gasolina podium ajude , aqui nao tem alchool outra opçao era misturar alchool e gasolina .

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por Almeidão » 03 Jul 2021, 17:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje precisas testar com uma gasolina melhor caso você a tenha por lá.

si mais o costume de deixar sempre 1\4 do tanque atrapalho um pouco coloque gasolina podium (que seria a infinia da YPF )agora tem que rodar e repetir asim limpa um pouco se fico trabalhando um pouco atrasado deve ter carbonizado ate a orelha , asim que de um tempinho vai troca de oleo e o aditivo de limpeza descarbonizante , no tanque fico metade e metade gasolina comum e podium rode uns 100km sinto o carro mais solto em retomadas e aceleraçao , antes sentia ele meio cuadrado como se forsace .
meu cabeçote ja foi retificado e o 16v tem a compreçao um pouco maior do que a do 8v , original do 8v tem taxa de 9,8:1 do 16v é 11:1 e os vectra flex ficam pelos 11,5:1 imagino que meu cabeçote tem pelomenos uma pleinagem iso coloca a taxa perto dos 12:1 taxa maior do que um flex acredito que a gasolina podium ajude , aqui nao tem alchool outra opçao era misturar alchool e gasolina .


hehehehhe, eu aqui puto porque nosso país mistura Álcool na gasolina e você ai querendo álcool para misturar. Por sorte vários outros países da America Latina tem o milho como o principal alimento, e sendo assim disseram não ao álcool.
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por chirola » 03 Jul 2021, 19:38

Pois ė aqui acha ate metanol no mercado libre e álcool e difícil de achar kakakkakak

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Carro falhando - Vectra B

por Almeidão » 08 Jul 2021, 12:31

Só acrescentando algo que eu já deveria ter comentado aqui sobre o Álcool vendido nos postos. Primeiramente informar que para tirar o álcool da gasolina, basta adicionar agua porque a agua se mistura 100% com o Álcool e o Álcool não se mistura 100% com a gasolina, aliás se vê partículas dele olhando a nossa gasolina em um litro transparente. Para fazer esta separação eu não sei a porcentagem certa de agua, porque a experiência que fiz foi colocar um litro de gasolina e meio litro de agua, desta forma o álcool e a agua que coloquei foram para o fundo e a gasolina ficou pura sem o álcool na parte de cima.

Observação 1: Agora outra informação importante, o Álcool misturado na gasolina hoje que são 25% e aceita um erro de 1%. Detalhe muito importante, este álcool é anidro livre 100% de água e a Petrobrás não iria correr este risco de ter lo com água e ferrar uma ou outra mistura qualquer.

Observação 2: O álcool vendido nos postos não é anidro, eles tem até 7% de agua e com certeza esta agua não atrapalha muito o funcionamento de um Flex, mas quando ele é misturado na gasolina o flex pode ter outro comportamento caso o posto que nós conhecemos muito aqui no Brasil seja por um acaso um posto descuidado, este álcool pode ter mais água que estes 7% e tendo pouca gasolina e completando com o Álcool, ai poderão ter alguns problemas e acredito que nestes milhões de Brasileiros com este tipo de carro com certeza alguns já devem ter passado por isto.

Não sei até onde isto seja importante para o povo, mas aqui pra nós é algo a pensar antes de fazer a mistura.
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Carro falhando - Vectra B

por chirola » 08 Jul 2021, 13:32

nao sabia desa info .
bom depois de rodar uma semana com gasolina podium o carro roda bem legal nao grila e se sente diferença em arrancadas e as tremedeiras ao forçar em baixa rotaçao sao cuase nulas , o problema da gasolina podium e o preço rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr, encher o tanque fica dificil .

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Vectra dando trancos fortes ao acelerar rapido, e dando leves trancos ao segurar no freio motor

por Marcos Pegoraro » 02 Fev 2024, 21:33

Bem, sou novo aqui, mas já tenho meu vectra há uns 10 anos!

Meu vectra é um GLS 2.2 8v ano 98 gasolina!

Esses tempos atras comecei a perceber um leve tranco quando eu fazia retomadas no acelerador, e foi piorando. Como já estava meio ruinzao de motor, decidi fazer o motor por completo, 8k gastado na brincadeira... Bem para minha surpresa o problema continuava...

Então mandei ele para uma revisão completa de elétrica, ficou 3 dias fazendo testes, foi feito limpeza de bicos, tbi e demais sensores, trocados sensores map, rotação e borboleta refeita toda a tubulãoção de gases de admição, trocado bomba de combustivel nova com copo e tudo, trocado velas, cabos e bonina, ou seja, o carro ficou com o motor e a eletronica novos... feito todos os testes de elétrica, eletronica e de pressão, e nada, continua o problema.

O carro está funcionando igual um relógio, não dá nenhuma falha, tudo dentro do padrão...

Mas a desgranha dos socos ao retomar e ao usar o freio motor continua, ao acelerar é pior, se eu tiver atraz de um carro por exemplo, e tirar para podar da um golpe, ou ao passar uma lombada, tenho que sair só relando o pé, pois se pisar fundo da outro soco... No freio motor é a mesma coisa, tenho que ir tirando o pé devagar, se tirar o pé de uma vez como por exemplo para pisar do freio, o carro da uns 3 a 4 soquinhos seguidos...

Foi olhado os coxins do motor que são 4 com o balanço do cambio, e aparentemente estão bons... também foi trocado as duas homocinéticas, única coisa que não foi vista foi a embreagem ( ( mas meu mecanico me disse que isso não teria efeito nesses problemas... SERÁ ? ))

já não sei mais oq fazer, foi feito tudo e continua com esse problema, e não era assim, estou seriamente pensando em vender e comprar outro que não esteja com esse maldito problema!!

Alguém já passou por isso, ou tem alguma ideia do que eu possa estar fazendo que ainda não fiz? Qualquer opnião ou informação seria de grande ajuda!

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Carro falhando/cortando - Vectra B

por Almeidão » 03 Fev 2024, 18:55

Marcos Pegoraro escreveu:Fuente del Mensaje Bem, sou novo aqui, mas já tenho meu vectra há uns 10 anos!

Meu vectra é um GLS 2.2 8v ano 98 gasolina!

Esses tempos atras comecei a perceber um leve tranco quando eu fazia retomadas no acelerador, e foi piorando. Como já estava meio ruinzao de motor, decidi fazer o motor por completo, 8k gastado na brincadeira... Bem para minha surpresa o problema continuava...

Então mandei ele para uma revisão completa de elétrica, ficou 3 dias fazendo testes, foi feito limpeza de bicos, tbi e demais sensores, trocados sensores map, rotação e borboleta refeita toda a tubulãoção de gases de admição, trocado bomba de combustivel nova com copo e tudo, trocado velas, cabos e bonina, ou seja, o carro ficou com o motor e a eletronica novos... feito todos os testes de elétrica, eletronica e de pressão, e nada, continua o problema.

O carro está funcionando igual um relógio, não dá nenhuma falha, tudo dentro do padrão...

Mas a desgranha dos socos ao retomar e ao usar o freio motor continua, ao acelerar é pior, se eu tiver atraz de um carro por exemplo, e tirar para podar da um golpe, ou ao passar uma lombada, tenho que sair só relando o pé, pois se pisar fundo da outro soco... No freio motor é a mesma coisa, tenho que ir tirando o pé devagar, se tirar o pé de uma vez como por exemplo para pisar do freio, o carro da uns 3 a 4 soquinhos seguidos...

Foi olhado os coxins do motor que são 4 com o balanço do cambio, e aparentemente estão bons... também foi trocado as duas homocinéticas, única coisa que não foi vista foi a embreagem ( ( mas meu mecanico me disse que isso não teria efeito nesses problemas... SERÁ ? ))

já não sei mais oq fazer, foi feito tudo e continua com esse problema, e não era assim, estou seriamente pensando em vender e comprar outro que não esteja com esse maldito problema!!

Alguém já passou por isso, ou tem alguma ideia do que eu possa estar fazendo que ainda não fiz? Qualquer opnião ou informação seria de grande ajuda!


Se você vender, o novo dono deve aparecer aqui com ele kakkakak. Eu acho ser problema elétrico e não eletronico, pode ser bobina, sensor de rotação velas ou cabos. Não sei se você testou os cabos de velas, ou trocou, mas isto é tipo de cabos de velas e eu passei uns momentos ruins ai com cabos que acusavam bons e ao colocar outro novo percebi que estavam ruins. Bicos com problemas em arrancadas ou etomadas, ele acusa na marcha lenta como no video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=qPFaqgLwKOs
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[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Matheus Rossi » 14 Jul 2024, 18:05

Pessoal, tudo bem?
Me registrei agora mas sempre estive lendo mensagens aqui que sempre me ajudaram muito.
Estou com um problema que não consigo resolver.
Recentemente fiz o motor do meu carro que é um [VECTRA B] 2.2 16V, onde o mesmo era automático passei para manual.
Agora o carro está oscilando marcha lenta e andando as vezes até 2mil rpm ele fica cortando e limpa e vira canhão ou ele corta ignição e dá um estouro no escape se ficar com pé no acelerador, isso dentro dos 3mil rpm.
Minha dúvida é. É realmente ignição? Pode ser porque ainda não apaguei o cambio automatico do "sistema" dele? Isso só ocorre andando. Estou testando sensores principais que ocorrem isso e por enquanto esta tudo certo, a bobina na medição primária deu 0.6 de um lado e 0.8 de outro, pode ser ela?

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[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Almeidão » 15 Jul 2024, 08:33

Matheus Rossi escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, tudo bem?
Me registrei agora mas sempre estive lendo mensagens aqui que sempre me ajudaram muito.
Estou com um problema que não consigo resolver.
Recentemente fiz o motor do meu carro que é um [VECTRA B] 2.2 16V, onde o mesmo era automático passei para manual.
Agora o carro está oscilando marcha lenta e andando as vezes até 2mil rpm ele fica cortando e limpa e vira canhão ou ele corta ignição e dá um estouro no escape se ficar com pé no acelerador, isso dentro dos 3mil rpm.
Minha dúvida é. É realmente ignição? Pode ser porque ainda não apaguei o cambio automatico do "sistema" dele? Isso só ocorre andando. Estou testando sensores principais que ocorrem isso e por enquanto esta tudo certo, a bobina na medição primária deu 0.6 de um lado e 0.8 de outro, pode ser ela?


Sinceramente não sei sobre a central e erros por ter trocado o cambio, mas sensores que podem ocorrer isto é a sonda lambda e se foi trocado o sensor de rotação e para estas duas peças só funcionam se for Bosch e por fim o TPS e mecanicamente erros na regulagem da TBI pode acontecer isto. Testar a sonda lambda é fácil, mostarei um video abaixo como seria o teste e em seguido um video curto de um Vectra com problemas na sonda e depois com a sonda Nova que aliás foi um Bosch nova. O resto vamos ter que esperar sobre esta central se alguem comenta algo mais.


TESTE SONDA LAMBDA, se for sonda com mais de um fio, use o fio da sonda, o que faz a variação.
https://www.youtube.com/watch?v=oQPMZ-eJ_9A

ACHEI UMA RUIM PARA FAZER ESTE VIDEO ANTES E DEPOIS PARA COMPARAR
https://www.youtube.com/shorts/hPl7bN0cvzk
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[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Matheus Rossi » 15 Jul 2024, 09:12

Vou testar aqui e depois volto falar como está

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[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Almeidão » 15 Jul 2024, 10:00

Matheus Rossi escreveu:Fuente del Mensaje Vou testar aqui e depois volto falar como está


Tem outras coisas também que pode acontecer no carro seria ele morrer, aliás cortar ignição é morrer mesmo, se isto tiver acontecendo ai pode ser outros problemas como relê de ignição, relê da bomba, fusiveis com mau contato, tomadas com mau contatos, tem muita coisa ai que pode afetar um bom funcionamento, no meu canal tem todas estas informações e praticamente conforme manda o manual de reparação do Vectra. Vale apenas tambem testar o regulador de pressão e este teste só serva para os carros que tem o regulador ali na flauta.

https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
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[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Matheus Rossi » 14 Ago 2024, 22:12

Pessoal, foi resolvido o problema!!
Foram tuchos, juntamente com bobina.
Após eu trocar os tuchos andeis uns 400km e raramente o carro cortava, até que um dia ele parou de vez dois cilindros, mas eu já estava ciente, pois já havia testado a bobina e no mesmo dia em que ela morreu, já troquei por uma bosch e coloquei as velas de eletrodo duplo como deveria ser.

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País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA B] cortando ignição do nada

por Almeidão » 15 Ago 2024, 08:58

Matheus Rossi escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, foi resolvido o problema!!
Foram tuchos, juntamente com bobina.
Após eu trocar os tuchos andeis uns 400km e raramente o carro cortava, até que um dia ele parou de vez dois cilindros, mas eu já estava ciente, pois já havia testado a bobina e no mesmo dia em que ela morreu, já troquei por uma bosch e coloquei as velas de eletrodo duplo como deveria ser.


Neste caso o problema só bobina, tuchos não faz o carro morrer, ele funciona com ruídos, tanto que ao colocar os tuchos é "quase" norma colocar eles vazios e o caro vai pegar com eles assim.
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