jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje sobre o tensionador que comentei acima, vi alguns videos da turma desmontando motor gm 2.2 8v e todos estavam com o ponteiro la embaixo igual o meu, ja nos 2.0 ainda fica normal, pode ser pelo tamanho da correia que é maior nos 2.2 e 2.4 e fica mais "facil" afrouxar, no fim das contas ele é instalado na mesma posição...
mas ainda nao troquei a bomba dagua, dificil essas peças...
os 16v so vai com a polia larga pq a correia em si é mas larga do que a do 8V , no meu carro notei que cuando troque a bomba de agua nas ultimas duas vez a correia fico mais frouxa do que eu estou acostumado a ver meu carro e 2.0 16v mais tem algumas coisas que pode influir nisso e na marca do tensionador , por exemplo nos 16v que tem as polias (tensores ) fixos vi que tem de diferentes diametros , não sei se o tensionador tambem tem mais de uma opção de diametro tenho guardado o original de fabrica do carro teria que comparar com o que esta instalado pra confirmar, detalhe do monza e kadette por exemplo com motores familia 1 a correia era esticada pela bomba de agua e não pelo esticador o esticador era fixo e vc ajustava a folga girando a bomba de agua .
a bomba que deu probema de soltar a peça da polia no meu carro era uma ACdelco fica de olho nessa marca tambem .
nos vectra o esticador automatico acho que chama vc coloca correia bomba de agua e esticador e ajusta ele ate a marca dele com o tempo a correia vai estcando (normal do uso ) a a agulha vai marcar pra menos , mais tem uma brecha na posição da bomba de agua na hora de montar que pode ajustar igual fazia nos monza antigos