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Vectra BQuase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

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chirola
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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por chirola » 29 Out 2024, 17:44

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje sobre o tensionador que comentei acima, vi alguns videos da turma desmontando motor gm 2.2 8v e todos estavam com o ponteiro la embaixo igual o meu, ja nos 2.0 ainda fica normal, pode ser pelo tamanho da correia que é maior nos 2.2 e 2.4 e fica mais "facil" afrouxar, no fim das contas ele é instalado na mesma posição...

mas ainda nao troquei a bomba dagua, dificil essas peças...

os 16v so vai com a polia larga pq a correia em si é mas larga do que a do 8V , no meu carro notei que cuando troque a bomba de agua nas ultimas duas vez a correia fico mais frouxa do que eu estou acostumado a ver meu carro e 2.0 16v mais tem algumas coisas que pode influir nisso e na marca do tensionador , por exemplo nos 16v que tem as polias (tensores ) fixos vi que tem de diferentes diametros , não sei se o tensionador tambem tem mais de uma opção de diametro tenho guardado o original de fabrica do carro teria que comparar com o que esta instalado pra confirmar, detalhe do monza e kadette por exemplo com motores familia 1 a correia era esticada pela bomba de agua e não pelo esticador o esticador era fixo e vc ajustava a folga girando a bomba de agua .
a bomba que deu probema de soltar a peça da polia no meu carro era uma ACdelco fica de olho nessa marca tambem .
nos vectra o esticador automatico acho que chama vc coloca correia bomba de agua e esticador e ajusta ele ate a marca dele com o tempo a correia vai estcando (normal do uso ) a a agulha vai marcar pra menos , mais tem uma brecha na posição da bomba de agua na hora de montar que pode ajustar igual fazia nos monza antigos

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 29 Out 2024, 23:38

vlw chirola, o 8v nao tem essas rolamentos fixos mas vou pesquisar se existe um tensionador só do familia2, o que comprei diz aplicação fiat 1.8 e gm 2.0... quer dizer usam o mesmo no fam 1 e 2

sim seria normal voltar um pouco com o tempo, mas estranho nao ter dado nem 10.000km e ele ja estar encostado la no final, sem ajuste, aperta a correia e nem mexe do lugar... é relativamente tudo novo nao deveria estar assim, deveria ter voltado so um pouco

a bomba dagua esta sim na marcação correta do triangulo cortado apontado pro alternador, encaixa com a capa e saliencia no bloco

o prox tensionador vou esticar no maximo o ponteiro e deixar sem as capas pra ir olhando como se comporta...

sobre as bombas dagua, fiquei curioso agora pq existe 3 codigos diferentes pra mesma aplicação, qual sera a diferença entre elas?
19348439 ACDELCO Polia 25 dentes
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88903799 ACDELCO Polia 25 dentes - Polia estreita

tbm vi anuncios das outras ali de 19 e 21 dentes dizendo que serve em montana, Vectra Astra etc, ou seja estao vendendo assim e sobra pra quem comprar e ficar com aplicação errada as vezes nem vai saber...

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por Almeidão » 30 Out 2024, 01:51

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vlw chirola, o 8v nao tem essas rolamentos fixos mas vou pesquisar se existe um tensionador só do familia2, o que comprei diz aplicação fiat 1.8 e gm 2.0... quer dizer usam o mesmo no fam 1 e 2

sim seria normal voltar um pouco com o tempo, mas estranho nao ter dado nem 10.000km e ele ja estar encostado la no final, sem ajuste, aperta a correia e nem mexe do lugar... é relativamente tudo novo nao deveria estar assim, deveria ter voltado so um pouco

a bomba dagua esta sim na marcação correta do triangulo cortado apontado pro alternador, encaixa com a capa e saliencia no bloco

o prox tensionador vou esticar no maximo o ponteiro e deixar sem as capas pra ir olhando como se comporta...

sobre as bombas dagua, fiquei curioso agora pq existe 3 codigos diferentes pra mesma aplicação, qual sera a diferença entre elas?
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88903799 ACDELCO Polia 25 dentes - Polia estreita

tbm vi anuncios das outras ali de 19 e 21 dentes dizendo que serve em montana, Vectra Astra etc, ou seja estao vendendo assim e sobra pra quem comprar e ficar com aplicação errada as vezes nem vai saber...


A diferença ai é a polia estreita para 8V e outra larga para 16 que usa uma correia mais larga por ter dois comandos precisa ser mais forte e sendo mais larga logicamente é mais forte e com isto o esticador é mais largo também.

AJUSTAR O ESTICADOR TEM UM SEGREDO SIMPLES:
1 -Tirar as velas antes de tirar a correia
2 - Levanta roda dianteira direita, coloque uma quinta e vai girando a roda sentido horário até achar o ponto
3 - Tire a correia velha e coloque a nova
4 - Acerte o esticador mais ou menos sem apertar muito
5 - Dá duas volta no ponto em cima girando a roda sentido horário e nunca ante horário
6 - Quando chegar no ponto em cima depois de girar duas vezes, não importa se passar um pouco, não volte a roda, ali você ajusta o eticador e pronto.

TENTAREI ESCLARECER MELHOR: Ao chegar em cima não fique pouquinho pra frente, pouquinho pra trás etc. Chegou ou passou um pouco ou muito, não importa onde parar ajuste o esticador sem voltar nada e pronto. Agora pode colocar as velas, não faça isto com elas no local.
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por chirola » 30 Out 2024, 14:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o que comprei diz aplicação fiat 1.8 e gm 2.0... quer dizer usam o mesmo no fam 1 e 2

o fiat 1.8 e familia 2 e o mesmo motor da montana e astra , os familia 1 usa distribuidor .
as peças e seus numeros e uma coisa bem confusa , sempre aconselho levar a peça velha para comparar na hora da compra pq nem os vendedor sabe o que vendem kakakakakakka

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 30 Out 2024, 15:54

então percebi isso pesquisando, tem varios codigos pra mesma peça e aplicação, pq a GM cria outro part number se é tudo igual..? ai esses fabricantes pra facilitar a vida deles faz uma peça só e diz que serve pra todos kkkkkk

se ainda tem a original da pra comparar, mas pela idade maioria das coisas ja foi trocada pelo dono anterior... vai saber... se estamos colocando a peça correta nessa altura do campeonato

esse tensionador to achando que é uma caracteristica dos 2.2 e 2.4 8v... pela correia ser mais longa e deixarem o mesmo projeto de tensionador, meu cabecote tbm ja teve retifica e nao esta na altura original.... nao sei se pode influenciar nisso tbm

como 99% instala e poe a capa ninguem fica reparando nisso... so vi pq precisei desmontar ali

o prox vou fazer uns testes no maximo do ponteiro e seguir essa dica do almeidao, sem a capa pra ir olhando,. se descobrir algo mais coloco aqui pra vcs

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por Almeidão » 30 Out 2024, 16:39

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje então percebi isso pesquisando, tem varios codigos pra mesma peça e aplicação, pq a GM cria outro part number se é tudo igual..? ai esses fabricantes pra facilitar a vida deles faz uma peça só e diz que serve pra todos kkkkkk

se ainda tem a original da pra comparar, mas pela idade maioria das coisas ja foi trocada pelo dono anterior... vai saber... se estamos colocando a peça correta nessa altura do campeonato

esse tensionador to achando que é uma caracteristica dos 2.2 e 2.4 8v... pela correia ser mais longa e deixarem o mesmo projeto de tensionador, meu cabecote tbm ja teve retifica e nao esta na altura original.... nao sei se pode influenciar nisso tbm

como 99% instala e poe a capa ninguem fica reparando nisso... so vi pq precisei desmontar ali

o prox vou fazer uns testes no maximo do ponteiro e seguir essa dica do almeidao, sem a capa pra ir olhando,. se descobrir algo mais coloco aqui pra vcs


A correia dentada do 2.0 é menor que o 2.2, isto porque o motor do 2.2 tem 10 mm mais alto. Talvez seja isto o problema dela ficar fouxa e o cabeçote não iria influenciar. Detalhe ao girar a roda e parar a correia pode ficar na frente frouxa ou não, o mesmo acontece quando voce desliga o carro, tem um momento que o comando pode deixar ela mais frouxa ou não, segue a dica para ajustar o tensor que é a forma usada para esta correia e mesmo ficando frouxa na frente, ao ligar o carro ela ficará na tensão correta.
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por chirola » 30 Out 2024, 18:35

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje se ainda tem a original da pra comparar, mas pela idade maioria das coisas ja foi trocada pelo dono anterior... vai saber... se estamos colocando a peça correta nessa altura do campeonato

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A correia dentada do 2.0 é menor que o 2.2, isto porque o motor do 2.2 tem 10 mm mais alto

eu ja não sei o que pensar de tudo isso mai la vou mandar uma das boas pra dejar vcs pensando um pouco pq agora fudeu tudo

https://www.autopecasfama.com.br/MLB-16 ... -22-8v-_JM

https://cappecas.mercadoshops.com.br/ML ... chadek-_JM

tem que olhar os anuncios e em especifico a parte aonde fala diametro externo , realmente ja me perdi ainda bem que tem guardado o esticador que tinha o carro cuando peguei ele pra comparar com o que esta no lgar pq minha correia entrava bem justa e agora ela com o esticador na marca fica levemente frouxa .
mais fura os dentes da bomba de agua tem o diametro do esticador e so deus sabe a combinação original e medidas exatas das peças dependendo do ano
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 31 Out 2024, 09:20

hahah foi isso mesmo que quis dizer só escrevi errado 1.8 ao invez de 1.0-1.4, o meu que coloquei da marca gps na caixa vem assim que serve pras 2 familias de motores

achei essa informação no catalogo deles (marca gps - gueparts):
16v
Ø Externo: 59mm
Ø Furo: 8.3mm
Largura: 26mm

fam 1 e 2 8v
Ø Externo: 59.2mm
Ø Furo: 8.3mm
Largura: 22mm

Imagem
https://www.gpspecas.com.br/detalhe_pro ... oduto=3799

notem na caixa que shadeck etc tudo fabricado na china, devem estar usando os mesmos moldes pra tudo essas peças hheheh

agora só se alguem tiver as originais guardadas e conseguir medir pra tirar a prova

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 31 Out 2024, 09:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
A correia dentada do 2.0 é menor que o 2.2, isto porque o motor do 2.2 tem 10 mm mais alto. Talvez seja isto o problema dela ficar fouxa e o cabeçote não iria influenciar. Detalhe ao girar a roda e parar a correia pode ficar na frente frouxa ou não, o mesmo acontece quando voce desliga o carro, tem um momento que o comando pode deixar ela mais frouxa ou não, segue a dica para ajustar o tensor que é a forma usada para esta correia e mesmo ficando frouxa na frente, ao ligar o carro ela ficará na tensão correta.


exatamente, percebi isso tambem, dependendo da posição que ela para pode ficar frouxa ou nao. isso acho q é normal desses motores.

O que me pega é o ponteiro do tensionador la embaixo encostado no limite sem ajuste, ou seja nao esta trabalhando mais, e tu olha a peça (tensionador) é apenas uma mola com rolamento, nao entendo oq danificaria pra gastar ele.... deve ter alguma buxa interna ou algo q nao vemos externamente, so desmontando

por exemplo quando fui reinstalar ele nao voltava pra marcacao, so deu certo colocando um novo mas detalhe sem trocar a correia q em teoria ja estava esticada...

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por Almeidão » 31 Out 2024, 10:53

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
A correia dentada do 2.0 é menor que o 2.2, isto porque o motor do 2.2 tem 10 mm mais alto. Talvez seja isto o problema dela ficar fouxa e o cabeçote não iria influenciar. Detalhe ao girar a roda e parar a correia pode ficar na frente frouxa ou não, o mesmo acontece quando voce desliga o carro, tem um momento que o comando pode deixar ela mais frouxa ou não, segue a dica para ajustar o tensor que é a forma usada para esta correia e mesmo ficando frouxa na frente, ao ligar o carro ela ficará na tensão correta.


exatamente, percebi isso tambem, dependendo da posição que ela para pode ficar frouxa ou nao. isso acho q é normal desses motores.

O que me pega é o ponteiro do tensionador la embaixo encostado no limite sem ajuste, ou seja nao esta trabalhando mais, e tu olha a peça (tensionador) é apenas uma mola com rolamento, nao entendo oq danificaria pra gastar ele.... deve ter alguma buxa interna ou algo q nao vemos externamente, so desmontando

por exemplo quando fui reinstalar ele nao voltava pra marcacao, so deu certo colocando um novo mas detalhe sem trocar a correia q em teoria ja estava esticada...


O o esticador é bom lembrar que os originais GM no Mercado livre são todos falsos, eu comprei um e devolvi no mesmo dia que chegou, as letras GM parece que tinha sido feia com um martelo e prego. Ai fui na GM e paguei na época 230,00 em um original comprado na concessionária.

Voce acha que eu acredito nestas peças? Este do link abaixo voce vê na foto numero 2 o numero e letras GM muito mau feito e tem mais, está caro porque tem anuncio de 116,00 correia esticador, mas ese eu consegui mostrar o numero mau gravado, Você precisa ver um original de verdade, o dia que eu mexer no meu eu mostro.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bb36a84e7a

Correia dentada GM é contitech, eu não uso esta marcar enquanto tiver outra, pra mim é a pior marca de correia no mercado e onde você vai voce acha esta shit de marca, eu digo pior porque eu usei e faz um ruido chato e até a dentada faz no meu carro um fip, fip danado na lenta, eu uso GATES e tem que ser XS ou HNBR. A de acessório uso a Dayco e acredito que a dentada Dayco seja boa também,

Eu não sei se você comprou na internet ou loja física, mas eu tenho que escrever isto para alertar quem for ler este tópico. Não existe mágica quando se trata marca ORIGINAL GM, se for original mesmo é muito caro é acima de 250,00 só o esticador, vocês precisam se atentar a isto, dá uma olhada neste outro anuncio da marca Shadek, olha na segunda foto como é escrito o nome da empresa, veja a perfeição como é feito e compara ao da marca GM que eu mostrei acima. Será que a maquina de escrever GM está com defeito? kakakkakakkak. E tem mais gente reclamando disto, e vem pelo meu WhatsApp, e o problema é este esticador Original GM de menos de R$ 50,00, sim se o preço é 116,00 com a correia, então ele custa menos de R$ 50,00. Veja ai a segunada foto com o nome da marca.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... chadek-_JM

Talvez não seja problema da bomba de água e sim do esticador que tenha arrebentado a aba da bomba
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por jm_vectrab » 31 Out 2024, 12:56

quanto as peças concordo, sempre vejam a origem e analisem pra nao cair em furada, eu sempre vou na loja (coremma ou autozone aqui em SC) mas quando nao tem compro pela internet nos sites peçachevrolet ou nova chevrolet que vem direto das css gm

a correia mesmo comprei nesses sites oficiais e veio na caixa original gm, fabricante gates é a que estou usando, tensor estava com um da INA e ai coloquei esse GPS depois pq precisava no mesmo dia e foi o unico q encontrei na loja, mas na prox vou colocar contitech e esticador original
esse esticador tbm tem q ver qual empresa fornece pra eles (falando do original gm) geralmente so vem na caixa gm e pelo cnpj vc descobre a origem de quem é o fabricante

já sobre o problema da aba dificil dizer se tem relacao... em teoria nao estava esticado e sim o contrario, e tem varios relatos ai do mesmo problema, se tu pega a bomba da pra ver q aqueles pingos de solda sao bem mal feitos, se nao tiverem controle de qualidade acaba nisso ai

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por Almeidão » 31 Out 2024, 14:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje quanto as peças concordo, sempre vejam a origem e analisem pra nao cair em furada, eu sempre vou na loja (coremma ou autozone aqui em SC) mas quando nao tem compro pela internet nos sites peçachevrolet ou nova chevrolet que vem direto das css gm

a correia mesmo comprei nesses sites oficiais e veio na caixa original gm, fabricante gates é a que estou usando, tensor estava com um da INA e ai coloquei esse GPS depois pq precisava no mesmo dia e foi o unico q encontrei na loja, mas na prox vou colocar contitech e esticador original
esse esticador tbm tem q ver qual empresa fornece pra eles (falando do original gm) geralmente so vem na caixa gm e pelo cnpj vc descobre a origem de quem é o fabricante

já sobre o problema da aba dificil dizer se tem relacao... em teoria nao estava esticado e sim o contrario, e tem varios relatos ai do mesmo problema, se tu pega a bomba da pra ver q aqueles pingos de solda sao bem mal feitos, se nao tiverem controle de qualidade acaba nisso ai


OK, mas sobre a correia a Contitech eu não uso, se eu receber de presente eu jogo fora, ao contrário eu uso a Gates, sobre a peça original é absurdamente diferente o que está escrito nela, ali e vê claramente que é falsificada e isto serve para qualquer marca, se voce comprar uma Dayco e tiver mau escrito eu já recuso, fabricante tem este tipo de atenção nos produtos deles.
Mas tem caso que o proprietário busca problemas, vou dar um exemplo, eu conheço algumas peças de alguns Fabricantes, exemplo Cebolão MTE e indico o MTE 763 ou 760 para o Vectra 97 e o MTE 763 é o original deste carro e ai vai um lá e compra um Marflex 263 e entre parenteses o numero (763) e é da mesma cor etc coloca no carro, aciona a ventoinha com 80 graus no segundo estagio e não desliga mais e vai lá no canal e diz que comprou e deu errado, ai vou ver a marca está lá MARFLEX
Ainda sobre a Marca MTE e não uso o sensor de rotação MTE, vai um lá e compra e diz que eu uso MTE então é boa, bem uso o Cebolão e não o sensor de rotação. Na verdade é bem complicado isto tudo, mas o que vamos resolvendo aos poucos.
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por chirola » 31 Out 2024, 14:59

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje já sobre o problema da aba dificil dizer se tem relacao... em teoria nao estava esticado e sim o contrario, e tem varios relatos ai do mesmo problema, se tu pega a bomba da pra ver q aqueles pingos de solda sao bem mal feitos, se nao tiverem controle de qualidade acaba nisso ai

nomeu caso a aba da bomba de agua solto da solda , troque a bomba de agua e montei com o mesmo esticador e os mesmas polias fixas do mesmo jeito e a não teve mais problemas por isso acho que o defeito era na bomba mesmo .
a correia original era marca gates na epoca que fabrico o vectra , realmente não sei como funciona o esticador e a marcção dele imagino que o que pode estraga mesmo e cansar a mola pq não pode ter muitas peças dentro dele ajusta sentido an
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje agora só se alguem tiver as originais guardadas e conseguir medir pra tirar a prova

eu tem guardado o original do meu carro teria que lembrar aonde kakakakka mais lembro que a primeira troca de correia que eu fiz deu trabalho colocar a correia pq entrava bem justa nas polias dos comandos , depois foi pra oficina e não sei o motivo imagino que compraram um kit de correia e foi trocado o esticador o mecanico e de confianza e sempre entrega as peças velhas para os clientes e guardei o esticador mais cuando fui mexer notei que a correia fica folgada ate consegue colocar ela sem esforço vou ter que procurar o esticador velho e comparar o diametro com o que esta no carro ,
eu tenho a teoria de que tudo fabrica na mesma fabrica na china e so muda a embalagem

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por jm_vectrab » 31 Out 2024, 15:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Correia dentada GM é contitech,


Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
OK, mas sobre a correia a Contitech eu não uso, se eu receber de presente eu jogo fora,


ahhhhhhh entendi, eu li correndo o jeito q vc escreveu no começo "correia gm é contitech" achei que estava recomendando essa marca kkkkkk

bom saber, vou passar fora entao e continuar na gates e esticador original

sim esses sensores eletronicos na real nao fazem mais com a mesma qualdiade dos originais que vinham na epoca bosch e afins, o negoci oe comprar original pra nao ter dor de cabeça ou pelo menos o mesmo fabricante q fornece pra gm

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 02 Nov 2024, 23:07

é turma, garimpei nas autopeças e praticamente todas as marcas estão com polia assim, não tem pra onde correr.

encontrei da indisa, mas toda em plástico não quis ariscar... tbm achei duralast mas terrivel acabamento, cheio de rebarbas e com pino do eixo central mais longo que as outras.

acabei pegando o kit gates (veio correia HNBR e tensor litens) e bomba schadek mesmo, das que vi é a que parece ter melhor qualidade nesses pontos de solda ai... 310 a brincadeira.

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agora quando sobrar um tempo vou instalar

e estava pensando, vcs acham valido tentar mudar um pouco a posição da bomba pra ajustar melhor a correia? por ex, posicionar mais pra direita da marca isso afastaria ela um pouco, coisa pouca exemplo na foto abaixo...

pois notei que>
nos motores família 2 colocamos a bomba bem rente a marca no bloco
nos motores família 1 colocamos a bomba um pouco a frente, apos a marca no bloco na saliência dela

isso em teoria esticaria um pouco mais a correia...

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por Almeidão » 03 Nov 2024, 11:39

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje é turma, garimpei nas autopeças e praticamente todas as marcas estão com polia assim, não tem pra onde correr.

encontrei da indisa, mas toda em plástico não quis ariscar... tbm achei duralast mas terrivel acabamento, cheio de rebarbas e com pino do eixo central mais longo que as outras.

acabei pegando o kit gates (veio correia HNBR e tensor litens) e bomba schadek mesmo, das que vi é a que parece ter melhor qualidade nesses pontos de solda ai... 310 a brincadeira.

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agora quando sobrar um tempo vou instalar

e estava pensando, vcs acham valido tentar mudar um pouco a posição da bomba pra ajustar melhor a correia? por ex, posicionar mais pra direita da marca isso afastaria ela um pouco, coisa pouca exemplo na foto abaixo...

pois notei que>
nos motores família 2 colocamos a bomba bem rente a marca no bloco
nos motores família 1 colocamos a bomba um pouco a frente, apos a marca no bloco na saliência dela

isso em teoria esticaria um pouco mais a correia...

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Se você observar depois da polia é uma porca, grandona, mas é uma porca que seria para ajustar a bomba, aliás assim era feito no Monza, porem no Vectra vem pré-ajustada com a entrada da guia em um local perfeito na capa da correia interna, o que você pode fazer é colocar ela ali dentro daquele espaço com o máximo possível para direita.
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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por chirola » 04 Nov 2024, 14:31

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso em teoria esticaria um pouco mais a correia..

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o que você pode fazer é colocar ela ali dentro daquele espaço com o máximo possível para direita.

eu fiz isso no meu carro coloque o maximo que deu dentro da marcação girada em sentido horario , não e muita coisa mais ajudo a que a correia não fique muito folgada e o esticador bateu certinho na marcação dele

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 07 Nov 2024, 14:36

vlw pessoal, troquei o kit todo e rodei alguns kms, aparentemente tudo ok mas ainda acho que tem algo errado com meu carro...

não sei se já mexeram na altura do bloco, ou as polias podem estar desgastadas os dentes, mas tem algo estranho...

por exemplo, mudando um pouco a posição da bomba d'água ficou na mesma, a correia parece que não tensiona 100%, ao tensionar o ponteiro so vai ate ali passando um pouco da marcação "new" mas não chega a esticar no máximo que poderia, se tentar passar desse ponto ele simplesmente volta pra trás.

vendo uns videos no youtube não são assim, geralmente mexe pouco no ajuste e ele ja da o tensionamento, vai fácil ate o máximo.

notei também que normalmente ficam apontados pra trás (direção do alternador) e o meu só tensiona apontado pra frente do carro (direção da valv. termostática).

isso que é tudo novo, capaz que com o tempo ao esticar a correia ele volte pra trás... vou ficar de olho.

Fiz um video e notei também que a correia balança bastante ao acelerar... nunca tinha reparado, será normal isso?

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por chirola » 07 Nov 2024, 14:51

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso que é tudo novo, capaz que com o tempo ao esticar a correia ele volte pra trás... vou ficar de olho.

pois é agora vc entende o que eu falei da minha correia não ficar bem esticada e ficar folgadinha a primeira correia que eu troque não tinha ficado asim folgada mais as duas ultimas ficaram asi o esticador tambem da na marca la na ultima regulagem dele e meu eteado tinha um celta e tambem fico folgada cuando a gente troco a correia , achei bem estranho na epoca ate tire a correia e conferi o tamano dela com a velha kakakakak
a minha duvida e o diametro do esticador mais não achei o velho para comparar ta guardado so não lembro aonde ,pq pra ficar asim não e so uma retifica de cabeçote que vai deixar a correia folgada ate pq na pleina so tira 0,01 -0,02 milimetros , mais de um milimetro ja passa da marca de vida util do cabeçote .
a minha duvida é o diametro do esticador se vc tem como comparar eles ate tiraria uma duvida antiga minha , meu carro ta com a correia asim a mais de 30 mil km e não me incomodo o celta rodo mais de um ano ate ser vendido e não incomodo tambem mais a duvida continua kakakkaka

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Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 07 Nov 2024, 23:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje não incomodo tambem mais a duvida continua kakakkaka


hahah pois é chirola, é um mistério isso desde que peguei esse carro, o diâmetro do tensor são iguais pelo que vi só mudam a largura entre 8 e 16v

até pensei em desmontar e mudar mais a posição da bomba mas deixei quieto pq minha correia anterior estava assim a mais de 20.000km tbm e só fui ver ao desmontar ali (da pra ver o esticador la embaixo nas primeiras fotos da bomba quebrada) tbm nunca deu nada assim, isso que sempre dou umas esticadas na pista la pros 5000-6500rpm

vou rodando e olhando agora sem capa, mas é estranho, acho que pode ter relação com os dentes gastos das polias (comando ou gira) e ainda posição da bomba, o diâmetro do tensor tbm é uma possibilidade mas todos que vi sao 59mm não achei informação de algum maior

vai ver é assim mesmo e estamos quebrando a cabeça hehehe

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