O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCom o motor frio pega rápido com o motor quente demora muito

79 mensagens
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Com o motor frio pega rápido com o motor quente demora m

por Mantenedor » 23 Out 2015, 17:46

lucamazevedo escreveu:Eh o meu só falta trocar a bomba...a partida tá pesada Quando quente. .. frio pega bem ninguém sabe resolver aki em Campo Grande Ms...

O Lucas então é bem provável que a bomba não esteja atingindo uma pressão suficiente para ter uma partida mais rápida!
Se tem condições de monitorar a pressão e vazão da bomba no período em que o motor esteja quente seria uma boa.
Uma inspeção no filtro da bomba , e tanque quanto a limpeza , antes da troca é uma garantia de prevenção e certeza para uma substituição da bomba.

ABS!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

betiduda
Member
Member
Nome Completo: joão vinicios harlos
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Com o motor frio pega rápido com o motor quente demora muito

por betiduda » 20 Abr 2016, 14:51

HudsonRFelipe escreveu:Fuente del Mensaje
Bacholsky escreveu:To com um problema. Quando está frio o motor liga sem ao menos dar um giro completo, mas quando está quente, fica girando e não pega. Até que um dia me irritei e fiquei girando girando e girando, apertando o pedal do acelerador até que ele pegou, e vem sendo assim quando tenho este problema que é intermitente. A questão é que eu troquei esse bendito sensor de rotação em virtude do conector do sensor antigo estar todo quebradiço com os fios amostra e tava dando mal contato. Eu olhei o regulador de pressão e não tá vazando gasolina (APARENTEMENTE). Velas e cabos são novos. Os bicos estão limpos. A bobina o mecânico disse que estáva ok, mas tenho minhas dúvidas nela e no sensor de Rotação. eu to ficando desgastado já pq troquei tanta coisa no carro e nunca tá bom.

Meu Vectra é CD 2.0 8v 2003/2003

Alguém dá uma ajuda aí.

VOCE CONSEGUIU RESOLVER ESSE PROBLEMA ????? O MEU TEM OS MESMO SINTOMAS

opa vc conseguiu resolver o seu problema? o meu tambem é um 2003 cd 8v e foi feito o motor a menos de 20 dias e depois disso ele começou a subir a temperatura com o carro desligado e não pega até esfriar. O seu vectra fica com a ventoinha ligada após desligar o carro, { se o motor estiver quente}, o meu mecânico disse que teria que ficar ligado a ventoinha após desligar o carro, mas o meu vectra não fica ligada. E a temperatura do motor sobe e não pega

betiduda
Member
Member

por betiduda » 20 Abr 2016, 15:14

Alcir Andreoni escreveu:Fuente del Mensaje
Leonardo Favaretto escreveu:Vou fazer o teste com a bobina e bico, caso melhore vou postar.

Por em quanto obrigado pessoal

Você poderia fazer o teste desligando o sensor de temperatura. :47:

o meu tem esse problema desligo o carro e a temperatura contia subindo e não pega , vc pode me ajudar?

betiduda
Member
Member

por betiduda » 20 Abr 2016, 15:20

Zandonaide escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, Leonardo! Qual foi o defeito do seu carro? A bobina que vc fez a medição estava correto?

por favor quem conseguir resolver me ajuda pois o meu tem o mesmo problema , motor foi feito completo e quando desliga a temperatura continua subindo e não pega. se alguem resolveu me de uma luz pois jatroquei varias peças. vectra cd 2003 8v

flavioborges
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por flavioborges » 21 Abr 2016, 05:26

Amigos, o meu Vectra Expression 2.2 8v de ano 2002 tem um problema parecido. Na primeira partida, frio ou quente, ele pega tranquilo. O motor gira umas 2 vezes e pega normalmente, mas as vezes eu desligo a chave antes dele pegar. Quando eu tento pela segunda vez, ele fira umas 10 vezes pra pegar. Demora bastante. Será que meus bicos estão gotejando? Quando puxo a vareta do óleo tbm sinto cheiro de gasolina no óleo. O que acham? Obrigado.

Enviado de meu LG-H522 usando Tapatalk

dnis0123
GL Member
GL Member
Nome Completo: Dênis Pimentel
Estado: Minas Gerais

por dnis0123 » 10 Mai 2016, 09:25

Bom dia pessoal, estou com um problema parecido com esse. De uma semana pra cá, tenho notado que o carro não não liga depois que esquenta, ele faz como se a bateria tivesse arriada.
Por exemplo: à noite quando volto pra casa faço um trajeto de uns 20 KM, quando eu chego o carro já está quente, então eu o paro, desligo e abro a garagem e quando vou ligá-lo novamente pra guardar ele não pega, o motor gira muito pesado, aí eu espero uns 20 min e ele volta a girar normalmente.
Fiz o teste lampejante e os códigos foram: 12,31,45,143.
Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito,e se as informações que eu passei estiverem muito vagas eu tento passar mais detalhes.

cicero marcio
Member
Member
Nome Completo: cicero marcio cardoso de oliveira
Estado: Alagoas
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por cicero marcio » 19 Mai 2016, 13:05

meu vectra CD 2.0 16 v 97 não pegava quente ,tinha que esperar cerca de 40 minutos a uma hora até esfriar , era o sensor de rotação que estava descascado e dando interferência, espero ajudar com essa informação!

dnis0123
GL Member
GL Member
Nome Completo: Dênis Pimentel
Estado: Minas Gerais

por dnis0123 » 19 Mai 2016, 15:37

cicero marcio, Muito obrigado por tentar ajudar Cicero.Resolvi meu problema hoje, na verdade uma série de problemas,no meu caso foi o motor de partida que estava ruim.Eu estava com problemas no compressor do ar condicionado (rolamento), e isso fez com que ele girasse pesado sobrecarregando a bateria e desgastando arranque, até que semana passada o compressor travou de vez e o arranque também, aí eu tive que trocar tudo.

:88:

Wesley Sarti
Member
Member
Nome Completo: Wesley Sarti
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Wesley Sarti » 27 Jan 2018, 23:33

Verifique o motor de arranque.. No meu caso, o mote quente ao ligar dava uma pesada as vezes como se fosse bateria.. Mas também verifique as borrachas que vão na cabeça dos bico..
Vectra CD 2.2 16V Aut. + Teto + Couro + ABS + AIRBAG = 2001 :75:

FabioFFNeto
Member
Member
Nome Completo: Fabio F Ferreira Neto
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2009/2010

por FabioFFNeto » 09 Mar 2024, 13:08

Alguem que resolveu o problema, era relacionado a motor/cabeçote?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 10 Mar 2024, 09:34

Sobre o título postado, depende o que seja motor quente, existe ele quente com 80 graus e existe ele quente com 100 graus, se for normal ali nos 90 graus no painel pode ser entre várias outros problemas de ele ficar ruim de pegar é o regulador de pressão ou o sensor de rotação, testar o regulador de pressão dele é fácil, ja o sensor de rotação só trocando pra saber. Mas aqueles que estão ali em 100 graus e não pega, fica claro que é problema na temperatura do motor e este problema de temperatura é o campeão de problemas no Vectra por puro descuido.
Imagem

Junior Cozac
Member
Member
Nome Completo: WELLINGTON AMARAL COZAC JUNIOR
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Junior Cozac » 15 Out 2024, 08:27

Tenho o mesmos sintomas, a frio só girar que já pega. Saio com o carro ele atinge temperatura normal de funcionamento, desligo o carro e após 15-20 minutos quando vou dar partida o carro gira o motor e demora pegar. Já foi trocado velas, cabos, bomba de combustível, regulador de pressão, sonda lambda, correia dentada e verificado o ponto, sensor de temperatura da água, sensor MAP, limpeza do TBI, limpeza dos bicos, descarbonização dos pistões, isolada a válvula EGR. O que falta trocar é a bobina e sensor de rotação, mas acredito que não seja esse o problema. Estou vendo muitos vectras com esse problema e ja vi alguns casos de condenar o motor por isso, foi retificado e o problema continua, já sabem a solução? Um colega me informou que esse problema é causado pela chaveta da polia do virabrequim com folga, ela fica com folga e tira o sincronismo do motor e por isso a dificuldade na partida, não sei se seria o caso pois o problema sendo esse o mesmo deveria acontecer com motor frio. O mais plausível seria o bicos estarem gotejando após esquentar e afogar o carro. Enfim, ja possuem a solução?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Out 2024, 09:52

Junior Cozac escreveu:Fuente del Mensaje Tenho o mesmos sintomas, a frio só girar que já pega. Saio com o carro ele atinge temperatura normal de funcionamento, desligo o carro e após 15-20 minutos quando vou dar partida o carro gira o motor e demora pegar. Já foi trocado velas, cabos, bomba de combustível, regulador de pressão, sonda lambda, correia dentada e verificado o ponto, sensor de temperatura da água, sensor MAP, limpeza do TBI, limpeza dos bicos, descarbonização dos pistões, isolada a válvula EGR. O que falta trocar é a bobina e sensor de rotação, mas acredito que não seja esse o problema. Estou vendo muitos vectras com esse problema e ja vi alguns casos de condenar o motor por isso, foi retificado e o problema continua, já sabem a solução? Um colega me informou que esse problema é causado pela chaveta da polia do virabrequim com folga, ela fica com folga e tira o sincronismo do motor e por isso a dificuldade na partida, não sei se seria o caso pois o problema sendo esse o mesmo deveria acontecer com motor frio. O mais plausível seria o bicos estarem gotejando após esquentar e afogar o carro. Enfim, ja possuem a solução?

Existe varias e vários problemas que causa este sintoma, mas como você disse que fez quase tudo e ainda continua, nçao vou relatar aqui eu diria pelo menos 10 a 15 que conheço, vou onde todos deveriam começar, e todos esquecem.
Relê da bomba e relê da ignição, os dois roxo que os vectra tem ali no cofre do motor, voce pode usar o DNI 0103 ou DNI 0105.

Para testar, você poderia até abrir estes relês e lixar o contato intenro dele, mas isto é somente PARA TESTAR, porque ao lixar você tira ele do CTI, mas não salva ele como deveria e lembre se nas tomadas deles manter lubrificado tipo grtaxa de silicone ou ainda muito melhor graxa cobreada.
Detalhe estes relês no carro tem 5 terminais, o DNI 0103 ou DNI 0105 tem 4, mas dará certo, porque o terminal do meio não existe fios.

https://www.youtube.com/shorts/VSRiHBXGcYk

Testa também o regulador de pressão:
https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
Imagem

Junior Cozac
Member
Member

por Junior Cozac » 15 Out 2024, 09:56

Faz sentido ser estes relês, ao esquentarem perdem a eficiência e quando frios funcionam normalmente. Vou trocar e fazer o teste.

Junior Cozac
Member
Member

por Junior Cozac » 07 Mar 2025, 12:59

Troquei os relês e nada mudou. Realmente agora fica apenas o sensor de rotação para trocar. Alguém conseguiu resolver o problema? Estou vendo muitos Vectra com estes sintomas mas ainda ngm sabe o que é.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Mar 2025, 13:34

Junior Cozac escreveu:Fuente del Mensaje Troquei os relês e nada mudou. Realmente agora fica apenas o sensor de rotação para trocar. Alguém conseguiu resolver o problema? Estou vendo muitos Vectra com estes sintomas mas ainda ngm sabe o que é.

Sim já apareceu para mim alguns relatos sobre isto, eu tenho um amigo que tem um 99 com gás e gasolina, quando está no gás nunca dá isto, ao mudar para gasolina sim, já mexemos bastante no carro dele, eu de casa ele mexendo e o que eu posso supor é um problema na central. Começamos a testar recente colocanco um relê que aciona a bomba assim que ele dá a partida, e assim que ele solta a chave, o relê desliga e segue o relê do carro, inclusive ele sente este corte, mas o carro funciona normal. Mas tem vários casos diferentes com o mesmo sintoma, pode ser um terra em condições precária la na bomba, pode ser falta de limpeza na tomada da central, alipas a mimha fiz isto e lubrifiquei os terminais com graxa de silicone, eu tinha outro problema e ajudou muito este trabalho.

Bem, sobre o relê auxiliar que parte a bomba, ainda esta em teste, como eu viajei e cheguei esta semana, deixei por conta dele e vou dar uma checada. Mas não custa você fazer um jump para teste, mas lembre se ao jumpear o relê da bomba ela fica acionada direto, é para fazer um teste e não manter ele assim. Veja no video como fazer o jump, o relê da bomba é o de trás o da frente é da injeção. A dica seria parar ele quente, na hora de ligar fazer o jump.

No video eu comentei errado, o da bomba é o de trás.

Pode ser algo relacionado ao sensor de rotação também, afinal ele que manda ligar a bomba, pelo menos no meu 97, e sabemos que nem todos vão na melhor peça, vão pelo preço. Eu nunca tive este problema e sempre usei e uso Bosch e não é facil fazer eu mudar em algo que deu certo no meu carro.
Imagem

Junior Cozac
Member
Member

por Junior Cozac » 21 Mar 2025, 13:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Junior Cozac escreveu:Fuente del Mensaje Troquei os relês e nada mudou. Realmente agora fica apenas o sensor de rotação para trocar. Alguém conseguiu resolver o problema? Estou vendo muitos Vectra com estes sintomas mas ainda ngm sabe o que é.

Sim já apareceu para mim alguns relatos sobre isto, eu tenho um amigo que tem um 99 com gás e gasolina, quando está no gás nunca dá isto, ao mudar para gasolina sim, já mexemos bastante no carro dele, eu de casa ele mexendo e o que eu posso supor é um problema na central. Começamos a testar recente colocanco um relê que aciona a bomba assim que ele dá a partida, e assim que ele solta a chave, o relê desliga e segue o relê do carro, inclusive ele sente este corte, mas o carro funciona normal. Mas tem vários casos diferentes com o mesmo sintoma, pode ser um terra em condições precária la na bomba, pode ser falta de limpeza na tomada da central, alipas a mimha fiz isto e lubrifiquei os terminais com graxa de silicone, eu tinha outro problema e ajudou muito este trabalho.

Bem, sobre o relê auxiliar que parte a bomba, ainda esta em teste, como eu viajei e cheguei esta semana, deixei por conta dele e vou dar uma checada. Mas não custa você fazer um jump para teste, mas lembre se ao jumpear o relê da bomba ela fica acionada direto, é para fazer um teste e não manter ele assim. Veja no video como fazer o jump, o relê da bomba é o de trás o da frente é da injeção. A dica seria parar ele quente, na hora de ligar fazer o jump.

Pode ser algo relacionado ao sensor de rotação também, afinal ele que manda ligar a bomba, pelo menos no meu 97, e sabemos que nem todos vão na melhor peça, vão pelo preço. Eu nunca tive este problema e sempre usei e uso Bosch e não é facil fazer eu mudar em algo que deu certo no meu carro.

Troquei ontem o sensor de rotação e o problema persiste. Vou trocar o último sensor que falta que é o TPS (Sensor da posição da borboleta), após a troca desse sensor fica aqui registrado que nao tem mais o que trocar ou olhar. Ja foi checado todo sistema de alimentação incluindo relês e aterramentos, cabos, fios, conectores, sensores, sondas, bomba, regulador de pressão e etc... Até a válvula do canister foi trocada, válvula EGR isolada (inclusive recomendo). Enfim, vou abrir e fazer a limpeza dos conectores da central como vc falou e se nao resolver o jeito é conviver com o problema, pois nenhuma mecânica, mesmo renomada e nem auto elétrica detectou esse problema. E como falei conheço na minha cidade 4 Vectras com o mesmo problema e vários relatos na internet e ninguém resolve. Muito cabuloso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Mar 2025, 15:23

Junior Cozac escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Troquei ontem o sensor de rotação e o problema persiste. Vou trocar o último sensor que falta que é o TPS (Sensor da posição da borboleta), após a troca desse sensor fica aqui registrado que nao tem mais o que trocar ou olhar. Ja foi checado todo sistema de alimentação incluindo relês e aterramentos, cabos, fios, conectores, sensores, sondas, bomba, regulador de pressão e etc... Até a válvula do canister foi trocada, válvula EGR isolada (inclusive recomendo). Enfim, vou abrir e fazer a limpeza dos conectores da central como vc falou e se nao resolver o jeito é conviver com o problema, pois nenhuma mecânica, mesmo renomada e nem auto elétrica detectou esse problema. E como falei conheço na minha cidade 4 Vectras com o mesmo problema e vários relatos na internet e ninguém resolve. Muito cabuloso.

É complicado, o que mexemos para fazer teste com o relê ao dar a partida também não foi resolvido. Mas tem um porém o do cara usa GNV também e neste caso diferente de outros carros que fazem isto, aliás ele na ultima semana fez a limpeza na central e continua igual.
Não sei se ajudará mas acho que o problema está na central e pode ser algo simples, talvez eu faria isto, tirar ela fora, tira o chip se for de encaixa e a maioria é, limpar com limpa contato onde ele entra, fazer uma lubrificação quase invisivel com graxa nos terminais dele e remontaria no carro, aliás quero fazer isto no meu porque ainda não fiz e de quebra ressoldar os terminais da tomada no lado da central.

Se você for tirar a central, e se o chip for encaixado, vale apenas tirar ele e reencaixar, é fácil isto, solta uma proteção de metal e o chip fica embaixo, recente eu troquei um de um 16V colocando um que suponhamos ser mais potente, sobre isto não sei lhe informar roquei e o cara se foi e troquei com uma certa facilidade. Lubrificação invisível é aquela que usando uma graxa e limpando em seguida com um pano, eu uso graxa de silicone, ao limpar com um pano seco, aparentemente ficará limpo, mas fica uma camada de graxa invispivel alí. Como se usar uma graxa nas mão e limpar com oano seco, a graxa fica alí nas mãos.
Fazer somente se for de encaixe, se for soldado não, mas dependendo do ano ele é encaixado.

Quando tiver tempo farei no meu, preciso fazer isto porque o simples fato de limpar a tomada dela eu achei que melhorou meu carro
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 21 Mar 2025, 17:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . Mas tem um porém o do cara usa GNV também e neste caso diferente de outros carros que fazem isto

Junior Cozac escreveu:Fuente del Mensaje E como falei conheço na minha cidade 4 Vectras com o mesmo problema e vários relatos na internet e ninguém resolve. Muito cabuloso.

tem poucos motivos que fariam o carro demorar pra pegar ,
faisca fraca ou falta de faisca , excesso de gasolina ou falta da mesmo .
faisca ate que e facil de checar , excesso de gasolina ou falta pode testar tirando a fauta de injetores (deixa ligado tudo nela so desencaixa ela do coletor .
coloca um papelão debaixo dos bicos e da partida no carro pra ter uma ideia se esta injetando gasolina , não ta injetando ou demora em injetar ou injeta gaolina de mais , as manchas de gasolina no paelão jornal ou o que for utilizar tem que ser todas igual , deveria injetar depois da segunda volta do motor pq so aciona a bomba com sinal de rotação .
gnv de qual geração ta utilizando , a maioria dos equipos modernos utiliza emuladores de sinal e o carro sempre vai pegar pq os sinal são perfeitos .
os mais antigos utilizam um solenoide para bloquear a pasagem de gasolina , outros tem um rele que corta o sinal do rele original da bomba .
ou o famoso problema do comutador da chave que fica no sol e o carro não pega.
ou o copo da bomba , retorno de gasolina e regulador de preção , a valvula do canister trancada aberta , mecanico de hoje em dia so sabe ligar scaner e trocar peça mesmo , se o carro roda muito no gnv poderia checar se a peneirinha da bomba ta limpa ,
mais acho que o primeiro e saber se da falta de gasolina ou excesso na partida

79 mensagens