O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPodem me Ajudar com o Óleo do Meu carro

8 mensagens   •   Página 1 de 1
vectradoprudentino
Member
Member
Nome Completo: Luis gonzaga batista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Podem me Ajudar com o Óleo do Meu carro

por vectradoprudentino » 09 Mar 2025, 17:24

Olá Galera Boa Noite tudo bem? Estou com uma dúvida referente a qual óleo usar no meu vectra, sei que ja tem alguns foruns sobre isso, mas meu problema é meio diferente kkkkkkk, comprei um recentemente GLS 2.2 99 8v, funcionando tudo, 144000 kms, porém o antigo dono deixou o oleo vencer (Etiqueta do comeco do ano passado, tava com 134000kms e falava pra trocar com 139000kms), não tem especificado qual óleo era pra utilizar(ou o antigo), vi quais óleos podem ser usados no manual, mas vcs me aconselham usar qual? Estou com receio de colocar o 15w40, e começar a bater, o motor não bate absolutamente nada atualmente, estava pensando em colocar 20w50 acdelco ou lubrax, junto com militec,troca sim troca não (Sempre usei nos outros 2 vectras que tive, e embora muitos dizem que não faz diferença eu gosto de usar kakakakak), meu raciocinio esta certo??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Mar 2025, 19:30

vectradoprudentino escreveu:Fuente del Mensaje Olá Galera Boa Noite tudo bem? Estou com uma dúvida referente a qual óleo usar no meu vectra, sei que ja tem alguns foruns sobre isso, mas meu problema é meio diferente kkkkkkk, comprei um recentemente GLS 2.2 99 8v, funcionando tudo, 144000 kms, porém o antigo dono deixou o oleo vencer (Etiqueta do comeco do ano passado, tava com 134000kms e falava pra trocar com 139000kms), não tem especificado qual óleo era pra utilizar(ou o antigo), vi quais óleos podem ser usados no manual, mas vcs me aconselham usar qual? Estou com receio de colocar o 15w40, e começar a bater, o motor não bate absolutamente nada atualmente, estava pensando em colocar 20w50 acdelco ou lubrax, junto com militec,troca sim troca não (Sempre usei nos outros 2 vectras que tive, e embora muitos dizem que não faz diferença eu gosto de usar kakakakak), meu raciocinio esta certo??

Eu fiz um vídeo recente sobre isto e não postei ainda, o motor do meu Vectra é de um Astra 2004 2.0 8V gasolina, 20 anos com ele usando óleo 20W50 Havoline da Texaco e tudo estava perfeito, resolvi dá um UP nele troquei o comando mesmo tendo o comando perfeito mas achei um original GM e coloquei no carro, mas o Up não estava ainda perfeito, comecei a usar o 15W40 semissintético Castrol e um Bardahl b12. Um ano depois abri o motor e vi o comando e balancins destruídos e lembre se os tuchos são originais GM novos e nada batia, ESTE É O GRANDE PROBLEMA, não fazia ruído ainda porque os tuchos compensam por ser hidráulico, este outro vídeo eu tenho colocando outro comando original GM difícil de achar e nunca mais usarei neste motor qualquer tipo de óleo que não seja o MINERAL 20W50 e eu optei para usar o que eu vinha usando.

Este motor não foi preparado para usar o semissintético ou sintético que vira água ao aquecer e acredito que nem todos olham por dentro como eu para saber se realmente o motor está aceitando o óleo maravilhoso que falam e usam, mas nunca se esqueçam, produtos novos ganham forças pela propaganda, e ninguém lança algo novo se não for para baixar custo e aumentar os lucros.

20W50, troco a cada 5000 km, ando com o carro 1000 por mês, então não chega a 6 meses para trocar. Talvez eu até use o bardahl b12 com o mineral, mas isto é talvez. Lembre se muitos falam e somem, eu mostro no meu carro 97 com motor 2004.

https://www.youtube.com/watch?v=KPq468nO6wc
Imagem

vectradoprudentino
Member
Member
Nome Completo: Luis gonzaga batista
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por vectradoprudentino » 10 Mar 2025, 11:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
vectradoprudentino escreveu:Fuente del Mensaje Olá Galera Boa Noite tudo bem? Estou com uma dúvida referente a qual óleo usar no meu vectra, sei que ja tem alguns foruns sobre isso, mas meu problema é meio diferente kkkkkkk, comprei um recentemente GLS 2.2 99 8v, funcionando tudo, 144000 kms, porém o antigo dono deixou o oleo vencer (Etiqueta do comeco do ano passado, tava com 134000kms e falava pra trocar com 139000kms), não tem especificado qual óleo era pra utilizar(ou o antigo), vi quais óleos podem ser usados no manual, mas vcs me aconselham usar qual? Estou com receio de colocar o 15w40, e começar a bater, o motor não bate absolutamente nada atualmente, estava pensando em colocar 20w50 acdelco ou lubrax, junto com militec,troca sim troca não (Sempre usei nos outros 2 vectras que tive, e embora muitos dizem que não faz diferença eu gosto de usar kakakakak), meu raciocinio esta certo??

Eu fiz um vídeo recente sobre isto e não postei ainda, o motor do meu Vectra é de um Astra 2004 2.0 8V gasolina, 20 anos com ele usando óleo 20W50 Havoline da Texaco e tudo estava perfeito, resolvi dá um UP nele troquei o comando mesmo tendo o comando perfeito mas achei um original GM e coloquei no carro, mas o Up não estava ainda perfeito, comecei a usar o 15W40 semissintético Castrol e um Bardahl b12. Um ano depois abri o motor e vi o comando e balancins destruídos e lembre se os tuchos são originais GM novos e nada batia, ESTE É O GRANDE PROBLEMA, não fazia ruído ainda porque os tuchos compensam por ser hidráulico, este outro vídeo eu tenho colocando outro comando original GM difícil de achar e nunca mais usarei neste motor qualquer tipo de óleo que não seja o MINERAL 20W50 e eu optei para usar o que eu vinha usando.

Este motor não foi preparado para usar o semissintético ou sintético que vira água ao aquecer e acredito que nem todos olham por dentro como eu para saber se realmente o motor está aceitando o óleo maravilhoso que falam e usam, mas nunca se esqueçam, produtos novos ganham forças pela propaganda, e ninguém lança algo novo se não for para baixar custo e aumentar os lucros.

20W50, troco a cada 5000 km, ando com o carro 1000 por mês, então não chega a 6 meses para trocar. Talvez eu até use o bardahl b12 com o mineral, mas isto é talvez. Lembre se muitos falam e somem, eu mostro no meu carro 97 com motor 2004.

https://www.youtube.com/watch?v=KPq468nO6wc

Opa beleza Amigo, então, fui hoje cedo trocar o óleo na oficina de confiança, cheguei la falei que ia colocar o 20w50 (Pois tava sem etiqueta e talz), o mecânico literalmente não "deixou" eu colocar KKKKKKKKKKK, ele falou que o correto era usar o 15w40, e ele colocou 4.5L mais os filtros (óleo/ar/combustivel), e eu fiquei com receio, porém, o carro deu partida até mais leve aparentemente, motor silencioso (mais do que antes), vou observar como ele vai se comportar, qlq coisa mudo a viscosidade, mas a príncipio deu tudo certo. Muito obrigado pela ajuda amigo, vc me deu um norte muito bom do que fazer, eu cheguei a mostrar o seu comentário para o mecânico, e ele disse que a viscosidade não tinha diretamente relação com os comandos e balancins, e que teria que analisar uma série de outros fatores no carro, como se fez uma prévia limpeza antes de alterar a viscosidade, funcionalidade da bomba de óleo e etc...

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 10 Mar 2025, 15:24

vectradoprudentino escreveu:Fuente del Mensaje ele falou que o correto era usar o 15w40

dificil opinar sobre o oleo , o correto e o que fla no manual mais o manual da umas 4 opção diferente dependendo do uso do carro e 20w50 esta indicado no manual para uso severo (trafego pesado , puxar carretinha , estrada de terra , percursos curtos ou tejetos de engarrafaento )
o motor do vectra sempre falo e o mesmo motor do monza , uma tecnologia de 30 anos ou ate mais , a unica modificação foi la pelos anos 2 mil e pouco o cabeçote roletado , mais desse modelo pra trais e um motor de monza .
no meu 16v eu coloco 15w50 coloque muito tempo 20w50 e nunca deu problema (muito tempo e mais de 5 anos ) não coloco sintetico nem semi sintetico vai mineral mesmo troco filtro en todas as trocas de oleo a cada 6 meses sem importar a kilometragem .
sempre fazo eu mesmo a manutenção , padronizar o oleo utilizado nos carros e uma estrategia de montadora e concecionaria elas compram oleo en quantidade padronizar o oleo utilizado evita errores e consegue melhor preço por comprar em quantidade .
cada um tem a sua opinião eu igual o almeidão so uso o que sei que funciona kkakakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Mar 2025, 08:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
vectradoprudentino escreveu:Fuente del Mensaje ele falou que o correto era usar o 15w40

dificil opinar sobre o oleo , o correto e o que fla no manual mais o manual da umas 4 opção diferente dependendo do uso do carro e 20w50 esta indicado no manual para uso severo (trafego pesado , puxar carretinha , estrada de terra , percursos curtos ou tejetos de engarrafaento )
o motor do vectra sempre falo e o mesmo motor do monza , uma tecnologia de 30 anos ou ate mais , a unica modificação foi la pelos anos 2 mil e pouco o cabeçote roletado , mais desse modelo pra trais e um motor de monza .
no meu 16v eu coloco 15w50 coloque muito tempo 20w50 e nunca deu problema (muito tempo e mais de 5 anos ) não coloco sintetico nem semi sintetico vai mineral mesmo troco filtro en todas as trocas de oleo a cada 6 meses sem importar a kilometragem .
sempre fazo eu mesmo a manutenção , padronizar o oleo utilizado nos carros e uma estrategia de montadora e concecionaria elas compram oleo en quantidade padronizar o oleo utilizado evita errores e consegue melhor preço por comprar em quantidade .
cada um tem a sua opinião eu igual o almeidão so uso o que sei que funciona kkakakakak

E esta a minha preocupação, identica a sua Chirola, óleo mineral para este motor, porem aqui no Brasil achar um mineral 15W40 é quase impossivel, eu compreendo o que o mecânico diz, mas ele não olha o que acontece lá dentro tempo depois e se der ruim o que ele vai dizer é que foi um desgaste natural e o cliente vai engolir achando ser isto mesmo. Meu motor não tem somente um video mostrando o que faço, e não é um carro de garagem e não falo sobre os motores e sim do meu com 22 anos no carro e sobre bomba de óleo a pressão é perfeita dando entre 1.8 a 2 bar na lenta aquecido e hoje super silencioso com anéis, pistões e bronzinas de bielas novos e originais GM e pasmem com mais de 220 mil rodado e zero folga axial.

Uma outra coisa que eu nunca percebi, não sei se sou fraco neste ponto, mas com qualquer tipo de óleo que usei testando no carro, todas as partidas eram iguais, nunca achei uma mais rápida ou mais suáve que a outra e recente cheguei de viagem e fiz um video ligando ele parado por 15 dias, assim que eu postar verão que não houve batidas de tuchos e nem atraso na partida, nada mais rápido e nada mais suável, simplesmente sereno.

Com tudo isto ainda não estou contente, vou trocar a válvula de alivio do cabeçote dele, falhei e não troquei quando mexi neste cabeçote na ultima vez e aliás já foi feito 3 vezes e nunca precisou fazer nada a não ser trocar retentor e retificar sedes de válvulas.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 11 Mar 2025, 09:01

vectradoprudentino escreveu:Fuente del Mensaje ele falou que o correto era usar o 15w40, e ele colocou 4.5L mais os filtros (óleo/ar/combustivel), e eu fiquei com receio, porém, o carro deu partida até mais leve aparentemente, motor silencioso (mais do que antes), vou observar como ele vai se comportar, qlq coisa mudo a viscosidade, mas a príncipio deu tudo certo

Talvez o que gera um possível problema seja o fato de mudar o tipo do óleo - como mencionou o Almeidão, se usa mineral pode ser melhor não querer usar sintético ou semi. Se seu carro usava um mineral de outra viscosidade, colocar 15w40 mineral pode ser indiferente.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Cida Perez
Member
Member
Nome Completo: Conceição Aparecida Perez
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Cida Perez » 15 Mar 2025, 21:37

Se posso opinar, desde que peguei meu vectra 2.0 16V há uns 3 anos, eu uso o semi-sintético 15W40 com prolonga e troco o óleo, o filtro e o prolonga a cada 5000km.
PORÉM, eu fui de louco e já de cara usei o flush preventivo, e a cada troca eu uso sempre o flush e o prolonga também.
Recentemente desmontei pra trocar a junta do cárter e da tampa de válvulas. Meu motor literalmente tá novo, quando troco o óleo se pegar o velho e colocar num frasco limpo dá pra vender. E questão de ruído, tinha um pouco de barulho de tucho quando comprei. Depois desse tempo todo, o motor tá sereninho. E antes que alguém critique por eu usar o prolonga, na minha fiorino faço o mesmo processo há 7 anos; por enquanto só alegria.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Mar 2025, 16:15

Cida Perez escreveu:Fuente del Mensaje Se posso opinar, desde que peguei meu vectra 2.0 16V há uns 3 anos, eu uso o semi-sintético 15W40 com prolonga e troco o óleo, o filtro e o prolonga a cada 5000km.
PORÉM, eu fui de louco e já de cara usei o flush preventivo, e a cada troca eu uso sempre o flush e o prolonga também.
Recentemente desmontei pra trocar a junta do cárter e da tampa de válvulas. Meu motor literalmente tá novo, quando troco o óleo se pegar o velho e colocar num frasco limpo dá pra vender. E questão de ruído, tinha um pouco de barulho de tucho quando comprei. Depois desse tempo todo, o motor tá sereninho. E antes que alguém critique por eu usar o prolonga, na minha fiorino faço o mesmo processo há 7 anos; por enquanto só alegria.

Eu se pagarem 10 mil, é o que eu ach que eu gastaria para fazer o motor, eu colocaria o prolonga, mas você se deu bem com ele, ótimo, O flush eu cobraria um pouco mais no meu carro kakakaka.

Assim eu ouvi o motor do meu carro 15 dias parado depois que liguei usando o Havoline 20W50, é possível que eu use o Bardhal B12, mas o prolonga quando usei e andei 20Km com ele, nunca ouvi tanto ruído no meu motor. Tenho meio litro dele aqui, vou usar como graxa. Óleo grosso além do especificado pelo fabricante aumenta a pressão da bomba, abre a válvula de segurança no filtro, manda sujeira pro sistema e não tem vazão suficiente.

https://www.youtube.com/shorts/j7nLQ1_bm5U

A válvula que comento é esta.
https://www.youtube.com/watch?v=UZRa0bXFloA
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1