O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

4 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 15:48

buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 29 Jun 2025, 16:52

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje buenas pessoal!

recentemente no anda-para dentro da cidade notei a temperatura em 95-97, bem prox dos 100... parei pra olhar e ambas ventoinhas estavam ligadas (nota AC desligado) só nao consegui identificar se estavam no seg estagio ou nao. depois em outras ocasioes normalizou... parece que ja vi essa novela antes...

para recapitular, arrefecimento tudo novo-revisado, sensor de temp (inj e painel), valv term, bomba dagua, aditivo do bom, radiador, mangueiras, ar quente isolado de forma correta... pista se mantem em 82-88 e cidade 88-92c

o seg estagio esta funcionando pois ja testei isso com ele frio (se desplugar o sensor elas sobem pro seg estagio), mas pra mim o problema é esse, nao aciona as vezes quando precisa.. mas nao posso descartar tb uma simples leitura errada no painel (oq cai na teoria mais abaixo)

e como o seg estagio é acionado via sensor de temperatura da injeçao (que vai na valvula termo pois o carro é 99 diferente dos que usam cebolao) penso que pode ser algum problema no chicote ou mal contato intermitente que impede esse sinal do seg estagio pelo sensor... o sensor sei que nao é pois ja troquei umas 3x e todos originais MTE , Wahler, etc

alguem ja teve problema parecido? estava pensando em refazer todo o chicote das ventoinhas que parece simples, mas se o problema for na fiacao do modulo injecao-sensor, ai o buraco é mais embaixo...

é plausivel... problremas eletricos intermitentes, afinal fiacao toda bem velha com 25 anos, no esquenta-esfria do motor ja deve estar toda ressecada e quebradissa em alguns pontos... so tirando pra ver mas é um trabalho grande...

Eu nem tive somente este problema eu tive 1000 problemas até aprende a saber onde ele aparece, sobre o aditivo que você usa o problema aparecerá 6 meses a um ano depois onde não terá recuperação em algumas peças e eu passei por isto trocando radiador com 5 meses de uso.
No seu caso o problema pode está relacionado a relês, aliás estas peças devem ser trocadas o manual de reparações pede para trocar a cada 40 mil km ou 50, não me lembro bem e se não for original trocar antes, mas o mais importante que o relê são as tomadas oxidadas principalmente a de dentro que fica mais embaixo e é necessário usar graxa nelas, eu prefiro e uso graxa de silicone que é a melhor e uso em, todas as tomadas e relês, mas qualquer uma ali dará certo e olha mais abaixo um vídeo meu que eu mostro logo no início do vídeo este zinabre que apareceu na minha porque eu não usei graxa nela, agora sim eu usei e pode ser o problema do seu carro.
Sobre os relês, o seu usa ali na frente da bateria 3 verdes com 4 terminais e pode ser substituído por e DNI 0101 e o marrom que pode ser substituído por um DNI 8115, 6115 ou outro com 5 terminais. Hoje estou usando no lugar dos verdes os de 4 terminais UETA u306s e os de 5 terminais da Bosch cor azul, estou achando melhor que o DNI. Detalhe eles não estragam a bobina, sempre vão funcionar, o problema é o contato interno no caso de testar 85 e 86 e não condenar o relê é errado.

https://www.youtube.com/watch?v=0GggOwLvDlI
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » 29 Jun 2025, 21:17

oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 29 Jun 2025, 21:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje oi Almeidao, sim esqueci de comentar mas ja troquei esses reles tambem, sao novos, arrefecimento esta todo revisado e em rodovia fica tudo perfeito.

prova disso que viajei quase 3.000km ate o nordeste e o carro nao teve um problema sequer, veio com uma "mao nas costas" hehehe

penso que pode ser um falso-positivo leitura erronea no painel... acabei de comprar no mercado livre uma pistola infra-vermelho de medir temperatura (60 reais) mesmo que nao seja 100% vou deixar no carro e fazer uns testes com ela..

quero medir quanto marca ali nas mangueiras com ele em 80, e depois 90c, quando subir de novo acima dos 95, vou parar e tirar a medicao.. pra pegar a prova.

...um jeito mais facil seria usar um scanner e ficar monitorando ali pela central, mais sao muito caros, tenho um obd2 bluetooth que funciona bem em todos os carros de familiares e amigos, menos no vectrao...

Você precisa entender antes do teste que a temperatura do painel é bem menos que no carro, tipo quando está 80, la no motor deve está próximo de 90 e quando está em 90 já está beirando 100 ou mais, cuidado para não se perder nisto. Sobre a marcação errada, sim pode ser problema do sensor de temperatura de painel, pode ser o fio principalmente se foi feito emenda mau feita ali que se fizer deve se soldada afinal energia continua adora criar zinabre e pode ser tomadas do painel, as tomadas dos motores nas placas do painel etc, eu como disse uso graxa de silicone em tudo aliás neste vídeo abaixo eu fiz uma m... e usei graxa cobreada, não faça isto se você resolver mexer, use graxa de silicone e eu tive que abrir este danado para refazer esta graxa que coloquei e fiz isto no dia que coloquei Ledes vermelho nos ponteiros mas o vídeo lhe dará uma ideia onde lubrificar caso queira mexer nele

https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1