O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

60 mensagens
Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 14 Out 2025, 13:46

obrigado almeidao, achei um kit aqui perto mas a junta veio uma porcaria de papelao parece, nao vou usar, o retentor taranto unico q achei, a junta ali estava original ainda e ela lembra aquelas de escape, é feita em metal com uma cobertura por cima, limpei e parece estar boa vou reutilizar ela mesmo... mais garantido.

to destrinchando ele aqui, passar uma lixa leve 600 no varao esta meio comido.
Imagem

e olha so, pesquisando a junta achei esse video, ele diz pra remover essa trava da re pra evitar problemas de engate... acho q nunca tive problemas com isso mas oq me dizem? tirei aqui so puchar uma travinha, pensando se coloco de volta...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 14 Out 2025, 15:02

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje obrigado almeidao, achei um kit aqui perto mas a junta veio uma porcaria de papelao parece, nao vou usar, o retentor taranto unico q achei, a junta ali estava original ainda e ela lembra aquelas de escape, é feita em metal com uma cobertura por cima, limpei e parece estar boa vou reutilizar ela mesmo... mais garantido.

to destrinchando ele aqui, passar uma lixa leve 600 no varao esta meio comido.
Imagem

e olha so, pesquisando a junta achei esse video, ele diz pra remover essa trava da re pra evitar problemas de engate... acho q nunca tive problemas com isso mas oq me dizem? tirei aqui so puchar uma travinha, pensando se coloco de volta...
Imagem


Eu nunca pensei nesta travinha quando meu carro tinha esta alavanca com varão, mas ao colocar o trambulador para usar os cabos de aço, eu tive que tirar ela porque nçao cabe ela com o novo trambulador.
A unica coisa que melhora de verdade a ré é raspar aquele trilho que tem em cima da gaiola lado esquerdo da alavanca, alí sim eu assumo que melhora mesmo, falo detes trilho como no meu cambio do video a seguir, e serve para qualquer tipo de cambio, nunca entendí porque fizeram aquilo, ali sim quem tirar vai entender que erraram em fazer este trilho para ferrar a ré ou quinta deste carro.
Veja no minuto 6:35 deste video que comento sobre ele, o seu fica ali também eu achei o maior absurdo neste carro ter este trilho da ré, não te dá chance de puxar nada mais e as vezes um reclama ou passa primeira e fica sem quinta ou passa quinta e fica sem primeira, ao cortar ele acabou o problema mesmo quando era varão. Mas ve voce quiser ver o resultado final como a alavanca é macia, pula para o minuto 26:52

https://www.youtube.com/watch?v=K6MiCpT3-CA
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 14 Out 2025, 18:30

show de bola isso de usar os cabos do astra/Vectra novos, deve dar um trabalho e uma grana achar essas pecas, tem q acertar o comprimento do cabo tb... mas acho q o varao se estiver tudo nos conformes funciona tao bem quanto

o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona, segredo e manter original de plastic mesmo pq nao e um plastic qq parece uma fibra mais resistente, da pra passar um parafuso allen se tiver folga nela mas o meu estava tudo bom ainda e mantive os pinos originais, uma gracha de silicone nessas pecas e ficou 100%

tirei essa travinha montei sem tb, se nao presta pra nada so atrapalha e ainda mais com risco de quebrar aquela mola e cair dentro q o cara disse... sai fora.. hahah mas tudo montado e limpinho da gosto assim
Imagem

o catch can pensei melhor e vai dar um trabalho adaptar uma mangueria saindo daquele tubo pro catch can, vai diminuir mto o diametro.. vou fazer la por cima mesmo igual todos fazem deixa sujando a tampa interna fazer oq, sai ali na maior atras da tampa >catchcan>atmosfera, pcv mantem original. vamos ver se consigo montar nesse fds e testar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 15 Out 2025, 08:55

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje show de bola isso de usar os cabos do astra/Vectra novos, deve dar um trabalho e uma grana achar essas pecas, tem q acertar o comprimento do cabo tb... mas acho q o varao se estiver tudo nos conformes funciona tao bem quanto

o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona, segredo e manter original de plastic mesmo pq nao e um plastic qq parece uma fibra mais resistente, da pra passar um parafuso allen se tiver folga nela mas o meu estava tudo bom ainda e mantive os pinos originais, uma gracha de silicone nessas pecas e ficou 100%

tirei essa travinha montei sem tb, se nao presta pra nada so atrapalha e ainda mais com risco de quebrar aquela mola e cair dentro q o cara disse... sai fora.. hahah mas tudo montado e limpinho da gosto assim
Imagem

o catch can pensei melhor e vai dar um trabalho adaptar uma mangueria saindo daquele tubo pro catch can, vai diminuir mto o diametro.. vou fazer la por cima mesmo igual todos fazem deixa sujando a tampa interna fazer oq, sai ali na maior atras da tampa >catchcan>atmosfera, pcv mantem original. vamos ver se consigo montar nesse fds e testar.


Nem se compara o cambio com varão x cabos, o varão perde de 258 X 0, nem o var consegue ajudar. Quando comprei este carro comecei a mudar, comprei tudo novo, varão, gaiola, alavanca, trambulador e continuava duro e naquela época vendia e tudo original, troqueio oleo da caixa e continuava duro e pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré. Não satisfeito vendo o varão na alavanca ele gira, mas tendo esta curva para subir e girar no trambulador resolvir tirar esta curva colocando uma cruzeta e ali no inicio do varão coloquei aquele tubo e uma parte do Monza que é fixo, só quem conhece sabe o que digo, confesso que melhorou 5% kakakakkakak Mas quando eu vi os que usam cabos, ali foi uma total perca de sono até comprar um e colocar no meu.

Este ai de cabos estava 100% já tem uns 20 anos que coloquei e mesmo estando perfeito depois deste tempo todo eu quis revisar afinal tinha uns 12 a 15 anos que não mexia e queria ver como estavam as mudanças que fiz nele, aliás mudei ele tambem e mesmo sendo bom achei que precisaria melhorar e ser resistente e isto ele é e como ele estava e mostrei no video na minha mão rodava mais uns 20 anos e nas mãos de outros que não se importa muito uns 50 e nunca esqueças que quando passo algo sobre meu carro, eu passo sobre um carro que uso para trabalhar e saio de casa com ele todos os santos dias e os dias santos. Só descansa quando viajo e vou viajar dia 24 e deixarei ele descansando por uns 20 dias e será o ultimo descanso do ano.

Sorte com seu Catch Can.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3672
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » 15 Out 2025, 12:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona,

os kit que vende são uma bosta aquela peça que vc fala se é a que eu penso que junta a haste do trambulador com a seletora (aqui chama de seletora não lembro como chama no brasil ) eu achei de plastico , na verdade parecia ser nylon mais não vinha no kit que tinha comprado eu comprei 3 kit para montar com as peças que eu queria , e essa peça consegui com um kit de corsa , retentor achei por separado , as buchas do trambulador com aqueles o´ring sem vergonha em outro kit e um kit so para a alavanca kakakakakak a junta so achei aquela de papel fino e foi ina cola mesmo ate que fico bom mais depois de um tempo incomodo de novo e troque as buchas do trambulador de novo não fico aquelo que esperaba mais funciona kakakaka

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A unica coisa que melhora de verdade a ré é raspar aquele trilho que tem em cima da gaiola lado esquerdo da alavanca, alí sim eu assumo que melhora mesmo, falo detes trilho como no meu cambio do video a seguir, e serve para qualquer tipo de cambio, nunca entendí porque fizeram aquilo, ali sim quem tirar vai entender que erraram em fazer este trilho para ferrar a ré ou quinta deste carro.

meu carro estava assim uma bosta era re ou quinta aquele trilho não sei se é pelas folgas do desgaste da alavanca ou sei la o que mais vc esta certo se tirar um milimetro dele ja muda muito , mais no caso das caixas com a re para frente do lado da primeira tem que ter trava para a re e mais em uma alavanca ruim como essa aakakkakak
para falar a real a tempo que não uso a quinta , muito tempo a velocidade maxima no trecho de BR que pego é 80 e tem mais de um radar e para andar a 80 vai de quarta mesmo com o giro la perto dos 2000 e tantos RPM a quinta fica pesada para o 16V que não tem força de baixa , para retomar em quinta andando a 80 o carro não vai ele so amarra .

lembro que coloque graxa siliconada nas buchas de nylon do trambulador quando montei e ajudo um pouco mais o sistema é muito ruim , aquele trambulador sei la não tem uito o que melhorar

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 15 Out 2025, 12:55

hahah devo ter dado sorte com o meu pois nunca tive problemas, quando peguei realmente a primeria e segunda era dificil entrar, entrava terceira ou quarta pq batia nesse trilho q o almeidao comenta, mas depois de trocar as buchas internas e do varao foi so ajustar e ficou bom nao precisei cortar nada, agora depois de uns 3 anos com o carro que fui trocar essas buchas externas do trambulador por falta doq fazer e ficou tudo mais firme! parece carro zero heheh gostei do resultado

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré.


olha que curioso, esse problema ai justamente oq o cara comentou no video, tem q tirar aquela travinha la dentro do cambio embaixo do trambulador, ela e a culpada acho q tu fez quando adaptou os cabos?

e sabem se os ultimos vectras b 2004-2005 vieram com esse sistema de cabos? ou so no Vectra c? se tivesse original fiacava mais facil adaptar, mas sei la, se nao me da problemas e é simples deixa assim, praq me incomodar

uma coisa q recomendo vcs fazerem nos vectras de cambio curto e alongar a quinta, fiz e foi so alegria, melhor consumo e baixo giro em velocidades de via, me irritava 100kmh a 3mil rpm motor gritando, postei isso aqui um tempo atras não e dificl fazer mas precisa comprar as ferramentas pra tirar a polia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 15 Out 2025, 13:53

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahah devo ter dado sorte com o meu pois nunca tive problemas, quando peguei realmente a primeria e segunda era dificil entrar, entrava terceira ou quarta pq batia nesse trilho q o almeidao comenta, mas depois de trocar as buchas internas e do varao foi so ajustar e ficou bom nao precisei cortar nada, agora depois de uns 3 anos com o carro que fui trocar essas buchas externas do trambulador por falta doq fazer e ficou tudo mais firme! parece carro zero heheh gostei do resultado

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré.


olha que curioso, esse problema ai justamente oq o cara comentou no video, tem q tirar aquela travinha la dentro do cambio embaixo do trambulador, ela e a culpada acho q tu fez quando adaptou os cabos?

e sabem se os ultimos vectras b 2004-2005 vieram com esse sistema de cabos? ou so no Vectra c? se tivesse original fiacava mais facil adaptar, mas sei la, se nao me da problemas e é simples deixa assim, praq me incomodar

uma coisa q recomendo vcs fazerem nos vectras de cambio curto e alongar a quinta, fiz e foi so alegria, melhor consumo e baixo giro em velocidades de via, me irritava 100kmh a 3mil rpm motor gritando, postei isso aqui um tempo atras não e dificl fazer mas precisa comprar as ferramentas pra tirar a polia


Sim, teve vectra com este cambio, muito pouco, e a vantage que naquela época o trambulador era igual ao meu com rolamento de rolete, diferente dos mais novos que usam hoje uma bucha mas tem a vantagem de ser fácil de trocar enquanto o rolamentop de rolete acho que não estraga nunca, curiosamente eu tenho um video trocando esta bucha em um Celta do meu sobrinho. A travinha na verdade eu não tirei pensando em melhorar, é que o trambulador que uso nem entra com ela lá e quando eu vi aquilo me deu um certo desanimo tipo. Será que funciona sem isto? mas funcionou.
Sobre adaptar é preciso experiência e entender o que esteja fazendo, estudar bem para não pular nada e não deixar nada para depois. Tem que aparecer algo profissional, nada de gambiarra, isto em tudo que se faça. Você não me parece fraco para isto kakkaka.
Sobre a engrenagem da quinta é interessante, principalemente para mim que uso pneus menores e agora com chip, já pensei nisto também.

Olha a bucha que usa o rambulador novo, achei bem sem vergonha, mas funciona. Assim é o Agiles, Corsa, Celta e acho que o Vectra C e o Astra Também. O anterior era bem robusto e difícil de achar, até os cabos entram diferente no trambulador.

No inicio eu comentei que era um Astra, mas é um Celta. Esta bucha ai no meu eu coloquei um rolamento.
https://www.youtube.com/watch?v=B4LSJkoxboU
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 16 Out 2025, 11:10

hahaha nao de ideia q acabo inventando moda tbm kkkkk

mas meu carro so precisa 2 coisas no momento,

1.pintura completa.... mas me retorço largar na mao de funileiro, quem ja fez esse tipo de servico sabe como e... dao um prazo e leva o dobro, carro fica largado la, ai fazem na corrida desmontam e nao montam como deveria, quebram pecas, fora o grande risco de sair mal feito nao bater cor detalhes etc, nao vao refazer...

estava pensando em fazer eu mesmo lixar com uma lixa fina os pontos que comeu verniz e so passar nova camada pra dar um brilho e proteger melhor, duro q o carro fica metade do dia no sol mas logo vou arumar uma garagem coberta e ver se faço isso

e a embreagem esta boa nao patina, mas acho que precisa plainar o volante, pq quando quente ao sair em primeira em alguma leve inclinacao ou subida ele se remexe todo, vai chaqualando hehehe ja vou aproveitar e trocar todo kit quando for fazer. mas tbm preciso de espaco e no momento sem condicoes.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 16 Out 2025, 13:08

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha nao de ideia q acabo inventando moda tbm kkkkk

mas meu carro so precisa 2 coisas no momento,

1.pintura completa.... mas me retorço largar na mao de funileiro, quem ja fez esse tipo de servico sabe como e... dao um prazo e leva o dobro, carro fica largado la, ai fazem na corrida desmontam e nao montam como deveria, quebram pecas, fora o grande risco de sair mal feito nao bater cor detalhes etc, nao vao refazer...

estava pensando em fazer eu mesmo lixar com uma lixa fina os pontos que comeu verniz e so passar nova camada pra dar um brilho e proteger melhor, duro q o carro fica metade do dia no sol mas logo vou arumar uma garagem coberta e ver se faço isso

e a embreagem esta boa nao patina, mas acho que precisa plainar o volante, pq quando quente ao sair em primeira em alguma leve inclinacao ou subida ele se remexe todo, vai chaqualando hehehe ja vou aproveitar e trocar todo kit quando for fazer. mas tbm preciso de espaco e no momento sem condicoes.


Ta difícil de ficar quieto kakakka. Voce tocou em algo que eu fico pau da vida por não ter querido aprender a fazer. Pintar, e preciso pintar o meu pelo menos nas duas laterais completa, por cima da porta já saiu o Verniz e com certeza não deixo na oficina e eu longe, e jamais um desmonta meu carro e pior ainda jamais montam, minha ideia é no fim do ano achar um tempo para desmontar e pedir pra um pintar e será preciso tirar os faróis, lanternas, borrachas das porta, forros, maçanetas e as pestanas.

Sobre o volante do motor eu não daria passe, nunca deu problemas comigo e ja troquei esta embreagem uma vez e a trepidação pode ser algo pelo disco e pode ser pelos calços do motor e caixa. O meu tripida um pouquinho e suponhpo ser disco que mesmo não gastando mas pode dar problemas nas molas ou o proprio plató. O passe se der ruim pode afastar o disco de forma que ele poderá deslizar, não ter o contato inteiro nele. Hoje se eu for trocar nem o atuador eu trocaria por ser original GM made Italy, eu só mexeria platô e disco e estou pensando em fazer embora esteja com o joelho muito ruim, talvez terei que pagar mas ficarei supervisionando kakakka
Principamente na hora de soltar os cabos que até hoje não vi nenhum mecanico soltando da forma correta e a maioria quebra ao soltar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3672
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » 16 Out 2025, 13:15

bom como o almeidão falo meu carro esta uma bosta kkakakaka
hoje coloque uma quinta so para ver e depois de rodar em quinta a re não engata mais , se deixar um tempo la parado a re volta a engatar normal mais e muito ruim como falo se regular a re bem a quinta fica ruim se regular a quinta bem a re fica ruim
acho que a alavanca ja ta velha e tem folga , o varão deve ter folga tudo deve ter uma folga por desgaste e fica ruim , a muito tempo que não usava a quinta que não lembrava que estava assim akkakakakka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 16 Out 2025, 14:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom como o almeidão falo meu carro esta uma bosta kkakakaka
hoje coloque uma quinta so para ver e depois de rodar em quinta a re não engata mais , se deixar um tempo la parado a re volta a engatar normal mais e muito ruim como falo se regular a re bem a quinta fica ruim se regular a quinta bem a re fica ruim
acho que a alavanca ja ta velha e tem folga , o varão deve ter folga tudo deve ter uma folga por desgaste e fica ruim , a muito tempo que não usava a quinta que não lembrava que estava assim akkakakakka


kakakaka, corta aquele trilho Chirola, vás eliminar um problema a mais. O unico problema que esta gaiola é dura pra caramba, quando o meu era assim eu fui queimando ele com ferro quente e no fim passei uma lixa. Depois voce ajusta a quinta e a primeira que com certeza o resto passará mesmo com folga.
Tem mais um detalhe que eu nçao quis comentar sobre este cambio, não quis comentar aqui mas já comentei em outros locais, esta danada quando está justinha pra mim ficava pior, dura, sentia o tranco na alavanca ao passar a marcha etc. Não tem como quando mais justa mais dura e engraçado tem um varão de um corsa que vem com um peso atras para amenizar este tranco eu tinha um e não chequei a usar porque antes dele coloquei os cabos de aço.

Com certeza se este trilho não te ajudar tambem não te atrapalhará, voce nem vai lembrar que ele existia dando certo ou não.

Neste video abaixo que não é meu dá pra ver o peso dentro da gaiola antes da bucha
https://www.youtube.com/watch?v=2JVPmeE1Eys
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3672
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » Ontem, 13:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O unico problema que esta gaiola é dura pra caramba, quando o meu era assim eu fui queimando ele com ferro quente e no fim passei uma lixa

a alavanca e o trambulador na caixa eta regulado com a trava e o furo da alavanca certinho , mais é como que falta um milmetro para pegar a re , como que falta um pouco de curso vou ver aonde pega a alavanca e tirar aquele milmetro que fata com uma lima seja da gaiola da alavanca ou da peça plastica da alavanca mesmo , ontem que engatei a quinta a re fico sem engatar e misteriosamente hoje engata de boa de novo kakakakaka
como que da alguma trancadinha em algum lugar mais todo o sistema é velho mesmo que troquei todas as buchas as peças moveis tem desgaste e um milimetro ja é suficiente para que não engate por causa do curso do trabulador ,
por sorte tirar a alavanca da gaiola para fazer o trabalho é bem facil

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Ontem, 16:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O unico problema que esta gaiola é dura pra caramba, quando o meu era assim eu fui queimando ele com ferro quente e no fim passei uma lixa

a alavanca e o trambulador na caixa eta regulado com a trava e o furo da alavanca certinho , mais é como que falta um milmetro para pegar a re , como que falta um pouco de curso vou ver aonde pega a alavanca e tirar aquele milmetro que fata com uma lima seja da gaiola da alavanca ou da peça plastica da alavanca mesmo , ontem que engatei a quinta a re fico sem engatar e misteriosamente hoje engata de boa de novo kakakakaka
como que da alguma trancadinha em algum lugar mais todo o sistema é velho mesmo que troquei todas as buchas as peças moveis tem desgaste e um milimetro ja é suficiente para que não engate por causa do curso do trabulador ,
por sorte tirar a alavanca da gaiola para fazer o trabalho é bem facil


Voce não consegue tirar um milímetro pra ré, porque a bendita alavanca vai trepar no trilho, se você lixar a lateral vai comprometer a primeira, a solução tirar o trilho ou deixar aquele trilho fininho para entrar a cancalha em cima dele e voce ganhar uns milímetros dando folga entre o trilho e a cancalha que trepa nele, mas será mais sofrível o trabalho sendo que dos dois jeitos será eliminadado a função dele de atrapalhar. Solução menos sofrivel arrancar ele fora com uma serrinha ou ir derretendo com ferro quente, Não me explico porque a ré tem que ser ali sem nada para direita ou para esquerda a não ser burrice de quem inventou isto.
Detalhe, serve para carros que tem a ré do lado da quinta támbem.
Não lixa a lateral onde a alavanca limita a primeira, não dará certo e vás atrapalhar a sincronização de 1ª e segunda, principalmente a segunda em resuzidas rápidas.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3672
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » Ontem, 17:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Voce não consegue tirar um milímetro pra ré

pense en tirar um pouco daqui , não atrapalharia a 1ra e 2da e daria aquele milimetro que falta para a re
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Ontem, 17:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ta difícil de ficar quieto kakakka. Voce tocou em algo que eu fico pau da vida por não ter querido aprender a fazer. Pintar, e preciso pintar o meu pelo menos nas duas laterais completa, por cima da porta já saiu o Verniz e com certeza não deixo na oficina e eu longe, e jamais um desmonta meu carro e pior ainda jamais montam, minha ideia é no fim do ano achar um tempo para desmontar e pedir pra um pintar e será preciso tirar os faróis, lanternas, borrachas das porta, forros, maçanetas e as pestanas.

nem me fala, ja passei nervoso so de levar os parachoques uma vez de um outro carro, quero dizer, desmontei levei pro cara so pintar e mesmo assim passei nervoso, imagina se tivesse deixado o carro la...

isso e um metodo, desmontar tudo vc mesmo e levar so o feijao com arroz pra fazerem, mas ai precisa ser algo proximo..no fim das contas prefiro tentar fazer eu mesmo, mesmo q fique ruim pelo menos sei oq fiz kkk

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o volante do motor eu não daria passe, nunca deu problemas comigo e ja troquei esta embreagem uma vez e a trepidação pode ser algo pelo disco e pode ser pelos calços do motor e caixa.

boa almeidao, ele so faz quando quente, a frio mesmo em subida fica perfeito entao nao devem ser os coxins, esquentou faz isso talvez so uma lixinha dagua ali no volante mesmo e novo kit de embreagem ja resolva mas so desmontando mesmo pra saber


chirola escreveu:Fuente del Mensaje hoje coloque uma quinta so para ver e depois de rodar em quinta a re não engata mais

chirola isso ai tem que tirar aquela travinha la dentro do cambio que mostrei na fotos; video ai atras, é facil fica na cara do gol ali so tem q desmontar o trambulador, pelo q entendi a bundinha dele corre ali e usam essa trava pra evitar engatar re em 5a na rodovia, mas como a re e pra frente no lugar da primeira nao faz sentido nenhum essa peca no f18, erraram ao coloca-la nesses cambios...

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Ontem, 17:49

bom galerinha do barulho, instalei o catchcan... posicao abaixo da saida da tampa pro oleo nao voltar, ali do lado do servo freio na parede corta-fogos, e dele saindo ali embaixo, esse angulo que cortei a mangueira em 45graus é o mesmo ângulo que deixavam nos tubos dos carros antigos, a teoria seria q o vento que bate ali em movimento cria um vacuo e ajuda a puxar esses gases... tudo lindo e bonito no papel vamos ver na pratica como fica não testei ainda, amanha vou fazer uma viagem mais logna com ele.
Imagem
Imagem

e vcs falando em cola silicone, aproveitei pra limpar a tbi e mangote e olha a surpresa....
Imagem

nunca tinha desmontado isso pq outra vez tirei o coletor todo com tbi junto, mas q bela meleca esses mexanicos fazem... aproveitei e desmontei o atuador da marcha lenta e valvula purga do canister pra limpar, ela estava com uma mangueira nojenta tbm toda quebrada e adaptei essas 2 por ser diâmetros diferentes, ficou seladinho tudo bonito, sem abraçadeiras mais
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3672
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » Hoje, 14:06

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso ai tem que tirar aquela travinha la dentro do cambio que mostrei na fotos; video ai atras, é facil fica na cara do gol ali so tem q desmontar o trambulador,

pra falar verdade eu não sei o que tem na caixa de marchas , aminha caixa estouro o diferencial foi trocada so que não achava caixa de vectra B aqui e bem dificil de achar e cara , a caixa que esta no carro foi montada com duas caixas e n~ão tenho ideia se a trava maldita esta no lugar , algum dia vou ter que olhar isso

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nem me fala, ja passei nervoso so de levar os parachoques uma vez de um outro carro, quero dizer, desmontei levei pro cara so pintar e mesmo assim passei nervoso, imagina se tivesse deixado o carro la...

odeio quando tm coisa que não tem como fazer por falta de tempo ou espaço , mandar desmontar é pagar para trabalhar porque nunca mintam certinho , toda vida quemeu carro vai para oficina quando volta sempre falta parafuso , aquelas travinhas que vai na parte de baixo do parachoques meu deus , mexanico tem oraser em quebrar e não colocar novas fora o que quebram por não saber desmontar e depois não troca ounão arruma

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nunca tinha desmontado isso pq outra vez tirei o coletor todo com tbi junto, mas q bela meleca esses mexanicos fazem...

meu deus ... akkakakakakakka o cara tinha colado ate o ar que pasa na tbi kakakkakakak
esse trabalho porco que desanima e nos obriga a aprender a arrumar nois mesmo os nossos carros , tem coisa para fazer no meu carro e estou com pouco tempo libre mais não mando para fazer porque sei que vou pagar pra depois eu mesmo arrumar de novo a mesma coisa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Hoje, 15:46

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Voce não consegue tirar um milímetro pra ré

pense en tirar um pouco daqui , não atrapalharia a 1ra e 2da e daria aquele milimetro que falta para a re
Imagem


Sim, você está certo, ajudará um pouco. Mas este tal de mas é f... kkakkaka, se tirar o trilho você nunca mais lembrará que ele existia um dia kakakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Hoje, 15:51

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje bom galerinha do barulho, instalei o catchcan... posicao abaixo da saida da tampa pro oleo nao voltar, ali do lado do servo freio na parede corta-fogos, e dele saindo ali embaixo, esse angulo que cortei a mangueira em 45graus é o mesmo ângulo que deixavam nos tubos dos carros antigos, a teoria seria q o vento que bate ali em movimento cria um vacuo e ajuda a puxar esses gases... tudo lindo e bonito no papel vamos ver na pratica como fica não testei ainda, amanha vou fazer uma viagem mais logna com ele.
Imagem
Imagem

e vcs falando em cola silicone, aproveitei pra limpar a tbi e mangote e olha a surpresa....
Imagem

nunca tinha desmontado isso pq outra vez tirei o coletor todo com tbi junto, mas q bela meleca esses mexanicos fazem... aproveitei e desmontei o atuador da marcha lenta e valvula purga do canister pra limpar, ela estava com uma mangueira nojenta tbm toda quebrada e adaptei essas 2 por ser diâmetros diferentes, ficou seladinho tudo bonito, sem abraçadeiras mais
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Esta válvula do canister não resolve muito limpando, mas ajuda e a dica é colocar um filtro de gfasolina de moto ou carro antigo antes dela. Eu fiz um video sobre isto e postarei mais pra frente. Sobre a TBI o que não falta é mão suina na mecanica. A junta ali existe com esta parte quadrada cortada e tapada, quaquer uma das duas dão certo e eu uso tapada porque o lado ao contrário fica tapado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9040
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Hoje, 15:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso ai tem que tirar aquela travinha la dentro do cambio que mostrei na fotos; video ai atras, é facil fica na cara do gol ali so tem q desmontar o trambulador,

pra falar verdade eu não sei o que tem na caixa de marchas , aminha caixa estouro o diferencial foi trocada so que não achava caixa de vectra B aqui e bem dificil de achar e cara , a caixa que esta no carro foi montada com duas caixas e n~ão tenho ideia se a trava maldita esta no lugar , algum dia vou ter que olhar isso

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nem me fala, ja passei nervoso so de levar os parachoques uma vez de um outro carro, quero dizer, desmontei levei pro cara so pintar e mesmo assim passei nervoso, imagina se tivesse deixado o carro la...

odeio quando tm coisa que não tem como fazer por falta de tempo ou espaço , mandar desmontar é pagar para trabalhar porque nunca mintam certinho , toda vida quemeu carro vai para oficina quando volta sempre falta parafuso , aquelas travinhas que vai na parte de baixo do parachoques meu deus , mexanico tem oraser em quebrar e não colocar novas fora o que quebram por não saber desmontar e depois não troca ounão arruma

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nunca tinha desmontado isso pq outra vez tirei o coletor todo com tbi junto, mas q bela meleca esses mexanicos fazem...

meu deus ... akkakakakakakka o cara tinha colado ate o ar que pasa na tbi kakakkakakak
esse trabalho porco que desanima e nos obriga a aprender a arrumar nois mesmo os nossos carros , tem coisa para fazer no meu carro e estou com pouco tempo libre mais não mando para fazer porque sei que vou pagar pra depois eu mesmo arrumar de novo a mesma coisa


Sobre a travinha da caixa provavelmente a sua está lá e eu não sei se ajuda ou não tirando ela porque eu tive que tirar a minha para usar o novo trambulador e sinceramente nem sabia que podia tirar com o trambulador antigo.
Sobre consertar o carro eu já estraguei algumas peças trocando no meu, aliás tive que estragar um atuador de marcha lenta para aprender e demonstrar como abre. Mas tem algo interessante, tudo que quebrei, fiquei pau da vida, comprei outra peça coloquei no local e ficou perfeito. Duro é voce comprar uma peça original, entregar para o mecanico ele quebra, vai na auto peça compra uma porcaria e coloca no local pra se safar e você ainda sai feliz achando que agora está bem servido com aquela peça cara que você comprou.
Imagem

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bomfim79 e 304 visitantes

Bem-vindo: 18 Out 2025, 20:04