O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

71 mensagens
Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 19 Out 2025, 09:46

ontem rodei quase 400kms em uma pequena viagem aqui, pistona vazia desci o pe no bixo pra testar mesmo

meus achados... o carro ficou com ronco mais limpo e aceleracao mais leve, solto eu diria melhor nas retomadas, esta respirando melhor o catch can com certeza foi um upgrade, essas limpeza e pequenos ajustes vacuo que fiz nos sensores e tbi ;mangueiras ali pode ter uma contribuicao nisso tbm.

outra coisa que notei foi barulheira de tucho em marcha lenta, antes tinha um pouco agora esta quietinho! essa valvulinha mixuruca mas super importante pra pressao de oleo ali em cima, deve perder forca com o tempo e é uma boa troca-la.

o catch can nao coletou nada de oleo nesses 400km, sinal q o motor esta saudavel, eu ja sabia disso pois nao baixa oleo e ja tinha feito teste de compressao nos cilindros estao todos nos parametros equalizados perfeitos, mas é bom ver isso. tenho q rodar mais kms e ir vendo, mas a priori recomendo e do jeito que coloquei ali nao sobe cheiro de oleo

proximo servico agora comprei aquela ferramenta pra tirar os tuchos sem precisar tirar o comando, quero inspecionar os balancins se nao estao comidos, duro q tinha fotos de tudo quando fiz o cabecote mas acabei perdendo quando formatei o pc.... vou aproveitar e remover os tuchos pra limpeza tbm e ver se tem folga neles

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 19 Out 2025, 09:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a caixa que esta no carro foi montada com duas caixas

hehe montou uma caixa frankstein, mas se tem problemas nisso com ctza a trava esta la, veja o video q postei ai atras o cara menciona exatamente esse problema, tira ela q resolve.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta válvula do canister não resolve muito limpando, mas ajuda e a dica é colocar um filtro de gfasolina de moto ou carro antigo antes dela. Eu fiz um video sobre isto e postarei mais pra frente. Sobre a TBI o que não falta é mão suina na mecanica. A junta ali existe com esta parte quadrada cortada e tapada, quaquer uma das duas dão certo e eu uso tapada porque o lado ao contrário fica tapado.


sim ela fica fechada naturalmente, so abre com sinal da central, mas se juntar sujeira ali pode ser que nao esteja fechando 100% e deixar uma entrada de ar falsa dos gases e ficar mais gastao na teoria... pra abrir ela e facil passa uma faquinha e colar uma finissima camada silicone depois, na ultima foto q postei da pra ver

sobre adicionar o filtro e uma boa! o certo mesmo era trocar o filtro de carvao do canister, mas nem sei o preco e se vendem isso original ainda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9045
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » 19 Out 2025, 21:56

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje ontem rodei quase 400kms em uma pequena viagem aqui, pistona vazia desci o pe no bixo pra testar mesmo

meus achados... o carro ficou com ronco mais limpo e aceleracao mais leve, solto eu diria melhor nas retomadas, esta respirando melhor o catch can com certeza foi um upgrade, essas limpeza e pequenos ajustes vacuo que fiz nos sensores e tbi ;mangueiras ali pode ter uma contribuicao nisso tbm.

outra coisa que notei foi barulheira de tucho em marcha lenta, antes tinha um pouco agora esta quietinho! essa valvulinha mixuruca mas super importante pra pressao de oleo ali em cima, deve perder forca com o tempo e é uma boa troca-la.

o catch can nao coletou nada de oleo nesses 400km, sinal q o motor esta saudavel, eu ja sabia disso pois nao baixa oleo e ja tinha feito teste de compressao nos cilindros estao todos nos parametros equalizados perfeitos, mas é bom ver isso. tenho q rodar mais kms e ir vendo, mas a priori recomendo e do jeito que coloquei ali nao sobe cheiro de oleo

proximo servico agora comprei aquela ferramenta pra tirar os tuchos sem precisar tirar o comando, quero inspecionar os balancins se nao estao comidos, duro q tinha fotos de tudo quando fiz o cabecote mas acabei perdendo quando formatei o pc.... vou aproveitar e remover os tuchos pra limpeza tbm e ver se tem folga neles


Você não vai pegar óleo, só o vapor mesmo e lembre se em rodovias nem vapor você pega ele aparece em marcha lenta e para não abrir a TBI e checar por dentro, basta checar a PCV se tiver óleo ali você já terás o que eu vi no meu.
Sobre a Válvula purgadora o que pode defender ela é um filtro mesmo, e é outra peça que muitos não sabem como funciona e fica buscando e obrigando ela funcionar sendo que só funciona na alta porque se abrir na lenta dará entrada de ar e a lenta ficaria anormal e muitos testam ela assoprando ou puxando do lado errado sendo que o correto é puxar pelo lado da saida se ali tiver vedando estará pelo menos na vedação como perfeita. Se assoprar na saida sai ar se puxar do lado oposto sai ar e quem não entende dará como estragada. Logo postarei um video sobre ela, está pronto e na fila de espera.
A ferramenta para tuchos eu tenho, sim com conhecimentos mecânicos se consegue tirar ali e não esqueças de abrir e esvaziar os tuchos e colocar óleo novo neles e eu não concordo em montar eles vazio, apesar que já fiz isto e tenho videos como fazer para abrir com facilidadee colocar óleo neles.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Ontem, 01:25

pois e almeidao, isso e uma das coisas que fico remoendo pq quando fiz o cabecote fiz na correria e me passei em alguns detalhes

primeiro q nao vedei as passagens de oleo ali corretamente, ficou metal no metal mesmo.. ainda acho que nao tem problema pois o aperto nos parafusos como fica bem atras das passagens e pecas plainas na teoria nao e pra ter fuga ali.. mas e uma coisa besta q me incomoda hahah

e sim apenas esvaziei os tuchos e montei secos, onde deveria ter desmontado e limpado interno um a um e deixado com oleo igual tu diz, isso pode ter contribuido alguns riscos q vejo ali agora.. mas tudo achismos... vou desmontar dessa vez quero inspecionar os balancins pra ter cteza e ja aproveito o gancho limpar todos eles...

ia ate comprar um kit de balancins na verdade.. mas vou ser paciente e olhar primeiro como estao hehehe, isso e outra coisa q me incomoda se precisar trocar pois as pecas vendidas hoje de qualidade duvidosa, algumas nao vem plainas e ai o risco pegar so um ponto nos lobes e comer desigual ferrar ainda mais o comando... se os meus ainda estiverem "ok" vou deixar quieto do jeito que esta mesmo (original) se nao vai ser caca em ferro velho...

dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...


sobre o catch can como via vestigios de oleo ali no mangote pensei q fosse jorrar oleo la dentro hahah mas parece que nao, talvez tenha ficado quando testei aquele oleo 10w40 e nunca limpei depois... sei la so rodando mais mesmo pra dar um veredito mas a priore da pra rodar tranquilo os 5mil km de troca de oleo antes de esvaziar aquilo.
a pcv tirei pra limpar nessa ultima leva e tinha oleo ali sim, acho normal mantem a funcao dela vacuo ali em lenta vai sugar mesmo, mas em alta deve se fechar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9045
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Ontem, 09:47

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pois e almeidao, isso e uma das coisas que fico remoendo pq quando fiz o cabecote fiz na correria e me passei em alguns detalhes

primeiro q nao vedei as passagens de oleo ali corretamente, ficou metal no metal mesmo.. ainda acho que nao tem problema pois o aperto nos parafusos como fica bem atras das passagens e pecas plainas na teoria nao e pra ter fuga ali.. mas e uma coisa besta q me incomoda hahah

e sim apenas esvaziei os tuchos e montei secos, onde deveria ter desmontado e limpado interno um a um e deixado com oleo igual tu diz, isso pode ter contribuido alguns riscos q vejo ali agora.. mas tudo achismos... vou desmontar dessa vez quero inspecionar os balancins pra ter cteza e ja aproveito o gancho limpar todos eles...

ia ate comprar um kit de balancins na verdade.. mas vou ser paciente e olhar primeiro como estao hehehe, isso e outra coisa q me incomoda se precisar trocar pois as pecas vendidas hoje de qualidade duvidosa, algumas nao vem plainas e ai o risco pegar so um ponto nos lobes e comer desigual ferrar ainda mais o comando... se os meus ainda estiverem "ok" vou deixar quieto do jeito que esta mesmo (original) se nao vai ser caca em ferro velho...

dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...


sobre o catch can como via vestigios de oleo ali no mangote pensei q fosse jorrar oleo la dentro hahah mas parece que nao, talvez tenha ficado quando testei aquele oleo 10w40 e nunca limpei depois... sei la so rodando mais mesmo pra dar um veredito mas a priore da pra rodar tranquilo os 5mil km de troca de oleo antes de esvaziar aquilo.
a pcv tirei pra limpar nessa ultima leva e tinha oleo ali sim, acho normal mantem a funcao dela vacuo ali em lenta vai sugar mesmo, mas em alta deve se fechar.


Tucho bom são os mecanicos, e já pensei em fazer os meus mecanicos. Sobre estes furos de óleo da gaiola, sinceramente não sei se usam cola ali quando de fábrica, eu desmontei este motor pela primeira vez não tinha vestigio de colca neste local. Agora entendo o que o Chirola estava comentando, acho que vocês estão certos, ali a pressão das duas peças é o suficiente para vedar embora eu uso em volta mas se usar, o correto é usar a cola qúimica, nunca de silicone.

Comando original você pode esquecer, só em desmanche mesmo e as vezes acha o Letra K, mas não fica tão bem no 2.0. O mesmo acontece com tuchos e balancins originais você não acha e eu por sorte consegui comprar um jogo de tuchos e balancins aqui na GM onde moro e era o ultimo, junto com estes tuchos coloquei um comando que achei em um desmanche e semi novo, fui usar o bendito oleo semi sintético e estragou com um ano comando e balancim original. Achei outro no mesmo demanche parecia ferrugens leves porque quando começou a enferrujar colocaram graxa nele e um amigo na retífica poliu ele e ficou perfeito. Faltava o balancim e o que achei aqui na cidade e em ótima embalagem foi o TARANTO, e usando outra vez o óleo mineral TOP TURBO 15W40 SL e 8 meses dempois abri a tampa de válvulas e está perfeito como no video, abaixo.

https://www.youtube.com/shorts/BjmAIKCxN_4
Já tem um video chegando por ai mostrando que o rúido do motor sem o Bardahl fica melhor e o 20W50 com Bardahl fica horripilante pelo menos no meu carro.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Ontem, 11:42

pior q procurei saber tb mas não encontrei nada a respeito, so quem desmontou um zero igual tu fez pra dizer, a unica coisa q encontrei no manual de reparo foi essa pagina, diz sim pra usar a cola mas não diz a rota a se fazer.. se assume q teria q veda-las masss talvez não precise mesmo, ate pq rodei 40mil km assim e o comando como viram esta aceitável, diria q não tem problema não.

Imagem

isso de oleo e uma conversa sem fim, meu ponto de vista motor antigo folgas maiores, clima quente do brasil, deve-se usar oleos mais grossos mesmo pra proteger melhor, 15w40 ou 20w50 no caso.

o 20w50 tem essa desvantagem a frio esta muito grosso pra lubrificar os tuchos, por isso a batecao, mas depois de quente deve silenciar

quem usa 5w30 so nos flex de balancim roletado, estava vendo e tem um furo minúsculo pra lubrificar os roletes neles, por isso precisa esse oleo, mas na teoria não protege tao bem a parte de baixo pq as folgas ali devem se manter as mesmas dos gasolina acredito eu...tudo igual.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9045
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Ontem, 16:17

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pior q procurei saber tb mas não encontrei nada a respeito, so quem desmontou um zero igual tu fez pra dizer, a unica coisa q encontrei no manual de reparo foi essa pagina, diz sim pra usar a cola mas não diz a rota a se fazer.. se assume q teria q veda-las masss talvez não precise mesmo, ate pq rodei 40mil km assim e o comando como viram esta aceitável, diria q não tem problema não.

Imagem

isso de oleo e uma conversa sem fim, meu ponto de vista motor antigo folgas maiores, clima quente do brasil, deve-se usar oleos mais grossos mesmo pra proteger melhor, 15w40 ou 20w50 no caso.

o 20w50 tem essa desvantagem a frio esta muito grosso pra lubrificar os tuchos, por isso a batecao, mas depois de quente deve silenciar

quem usa 5w30 so nos flex de balancim roletado, estava vendo e tem um furo minúsculo pra lubrificar os roletes neles, por isso precisa esse oleo, mas na teoria não protege tao bem a parte de baixo pq as folgas ali devem se manter as mesmas dos gasolina acredito eu...tudo igual.


Esta informação ali em cima não são para todos os motores, e isto sempre me deicou encucado o TORK, o meu motor C20NE o torque de aperto dele é 2,5 NM - 60º+60º+60º e depois de quente de 30 a 50º e eu dei 15 ou 30. E ninguem dá este torque quente, mas é assim que deve ser: Liga o carro, assim que acionar as ventoinhas e desligar, desliga o carro e mete 30 a 50º e a junta sabó pede 15 a 30, no meu video eu dei ese aperto quente
Pagina 6A1-11 motor C20NE do manual de reparações do Vectra verás este aperto para este motor, deixarei mais abaixo para voce baixar ele.
Seguindoi o manual pagina 6A1-11 motor C22NE já é outro aperto = 25 NM + 90º+90º`+90º + 15º.
Existem 4 motores diferentes nem todos sabem e o numero da pagina é o mesmo, porem umas depois das outras e não comentam nada de cola, pelo menos eu não achei. Mas fique experto se tiver que torquear seu motor e eu comento no video que são 4 tipos, baixe o manual abaixo, ele ajuda muito.

https://www.youtube.com/shorts/qx-212J8c3o
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Ontem, 19:36

eu acho q e tudo a mesma coisa, esse manual q coloquei é para os motores: GASOLINE ENGINE(C22NE, 22LE, 20LE)

pag.55
https://www.manualslib.com/manual/90980 ... e=1#manual

ele é muito bom tem praticamente tudo, o problema e achar e entender no meio de 500paginas tudo em ingles rsrs
acho q ja postei aqui é uma boa pra tirar referencias

mas quando fiz o meu nao sabia da existencia dele, e usei essa tabela de algum site brasileiro mesmo q salvei, isso mesmo 3x 90 e mais os 15 depois de quente foi oq fiz
Imagem

mas agora vc me deixou curioso, vou ver se encontro o do c20ne especifico se diz algo diferente, ate essa informacao da cola queria achar mais detalhado. essa q pedem no manual pelo q vi (TB1207C) parece um silicone black.... entao nunca deveria se usar ali nas galerias so se tiver muito cuidado e ngm faz isso...

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Hoje, 08:54

sou chato, fui atras e achei outro manual, esse com sorte vai ajudar bastante parece bem melhor, 300pags com varias ilustracoes rico em detalhes, especifico para motores GM FamII 2.0 SOHC e DOHC

Vauxhall/Opel Calibra 1990-1998
C20NE - C20XE - X20XEV

vou deixar o link aqui e baixem o quanto antes de sair do ar, pelo q vi e pago e o cara disponibilizou free
https://procarmanuals.com/pdf-online-op ... ir-manual/

sobre oq estavamos falando encontrei o seguinte:

tuchos: motor barulhento parte de cima devido a alta km ou trocas de oleo duvidosas.. pede abrir todos e inspecionar;limpar galerias (tem foto de tudo), e nao so eles, la no cabecote tbm ispeciona o acento onde vao, se tiver desgaste o correto seria trocar o cabecote e todo conjunto.

antes de instalar; banhar tudo em oleo e precionar algumas vezes submerso em oleo para carrega-los.

gaiola do comando: pede o mesmo silicone black ou similar ali, mas nao especifica nenhuma rota a seguir diz apenas "mating surface" traduzindo seria o contato entre cabeçote e gaiola... continua vaga a informação e no desenho so se ve aplicando em um pedaco na parte externa.

vou supor que nao precisa mesmo ali nas passagens pelo fato de 1. o manual e bem detalhado e nao pulariam uma informacao dessa se fosse relevante 2. na foto estao usando uma fita de silicone... seria muito passar ali prox e fechar as passagens nao iriam deixar esse risco. sabemos como os mecanicos suinos trabalham...

agora nao sei se nessa epoca ja existia a cola anaerobica, mas vindo para a atualizade melhor mesmo usa-la e envolver essas passagens hoje em dia.

torque do cabeçote: pede o mesmo dos outros, 25nm e depois 3 passagens de 90, interessante q tem uma informacao adicional veja:

Observação: Os ajustes de torque indicados para o cabeçote são aplicáveis ​​apenas aos parafusos de especificação mais recentes, disponíveis na Vauxhall. Parafusos de cabeçote de tipos anteriores ou de marcas alternativas podem exigir torques diferentes. Consulte seu fornecedor.

parece que atualizaram esses parafusos, entendo q usando os originais o torque seria esse mesmo pois duvido achar algum do modelo antigo ainda no mercado.

outra curiosidade q nao pedem o torque de 15graus depois de quente... pode ter sido uma atualizacao que veio mais tarde e nao temos certeza, mas assim no meu tb e esta perfeito.

Imagem

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 9045
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Hoje, 10:43

O torque 90+90+90+15 é para o 2.2, o 2.0 usa 60+60+60+30 a 50 e a junta sabó pede + 30. Sobre a cola, a Loctite foi lançada em 1953 e nçao sei se voce já viu que a carcaça de um motor de fusca é dividida ao meio na longitudinal do carro e são juntadas sem cola, usa se um selante mas vem a pergunta. O que usaram no primeiro fusca? Only god know heheheheheh

Sobre o aperto do cabeçote tem duas formas de apertar, uma em espiral como está no manual que passei e é igual este desenho seu e outro um pouco diferente oferecido pelas juntas e resumindo os dois são perfeitos e eu sempre aperto pela informação da junta porque se der errado talvez eu consiga ter dados para reclamar.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Mensagens: 125
Registrado em: 26 Ago 2022, 11:12
Nome Completo: JM
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » Hoje, 11:58

hahaha nunca mexi com motor de fusca mas olhai interessante isso, quer dizer q preferiram o silicone nos nossos GMs

esse ultimo q postei é do 2.0, c20ne e afins 8 e 16v, muita informacao boa ali

71 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 467 visitantes

Bem-vindo: 21 Out 2025, 13:20