Denardin escreveu:Almeidão, meu sensor de rotação veio com o carro, nunca troquei e já tenho ele faz 6 anos, fui dar uma olhada mais de perto depois de ler os posts de vocês e reparei que tem fita isolante em dois pontos do cabo provavelmente queimou no coletor de escapamento, acho que devo providenciar a troca por outro e como vocês recomendaram tem que ser original Bosch né.
Pergunto, o sensor de temperatura, aquele do computador pode influenciar na marcha lenta?
Sim, o sensor de temperatura controla a marcha lenta e quando o carro está frio ele mantem o atuador mais fechado fazendo consumir mais combustivel porem mandendo o carro no regime perfeito de funcionamento como se fosse nos carros antigos com o afogador puxado e na medida que ele for esquentando ele vai atuando ou seja abrindo a mistura de forma a manter o giro ou seja em qualquer situação ele deve manter ela seja quente ou frio. Se ele estiver com defeito o carro terá uma marcha lenta ruim porque ele não vai conseguir mandar informações correta para central mesmo ele estando quente. A Lambda também pode influenciar na lenta, porem uma influencia mais forte.
Bem, nunca podemos acusar estes sensores sem que o sistema esteja limpo. Uma boa limpeza na ponda da TBI (borboleta, atuador de marcha lenta) e não esquecer que filtro de ar deve ser trocado a cada 10.000 km porque sem estes itens limpos voce pode trocar um sensor sem necessidade. Ou seja, talvez somente com a limpeza ele volta ao normal.
Sobre este sensor com isolante, não quer dizer que ele esteja ruim, mas aquele ponto certamente foi queimado por estar em local indevido e pode ter enfraquecido o mesmo. Tem muitos loucos que não quer trabalhar e coloca este cabo por cima da descarga e não está nem aí. Este cabo tem o local certo, ele dá a volta inteira na capa da correia dentada e no meio dela do outro lado ele sai para o motor passando por trás do compressor do ar condicionado. Até concordo em não tirar o compressor para colocar ele, mas fora do local onde ele dá a volta seria loucura e tem gente que corta ele para diminuir e faz uma emenda comprometendo a vida útil dele.
Se voce trocar o seu, não jogue ele fora, brinca um pouco com ele descascando o e verás que os 3 fios internos podem estar esfarelando.
Este cabo é de fabricação simples, realmente não sei porque os paralelos não são bons.
Usar Bosch ou original, o meu é Bosch.