por rgapski »
05 Fev 2014, 13:00
Alez,
Mudar o óleo não causa desgaste de peças.
O que pode ter acontecido foi um entupimento dos canos de lubrificação para parte superior, causando desgaste do comando.
Alias, me parece que os motores GM (não roletado) adoram "comer" comando... Os meus dois kadett tinham desgaste considerável nos comandos originais com menos de 100 mil km rodados.
Um amigo meu teve o mesmo problema em um corsa 1999 (1.6 8v) e em um corsa 2000 (1.0 8v).
Acredito que com o vectra não deve ser muito diferente.
Sobre aproveitar que vai ter que trocar o comando, acho super válido fazer um upgrade!
Como seu carro tem o cambio com relações mais curtas, a perda de um pouco de torque em baixa não será problema tão grande.
Alias, o grande problema dos 8v é serem asmáticos em alta RPM, o que dá pra resolver com um bom trabalho no cabeçote.
Como você vai abrir o cabeçote, eu aproveitaria para fazer o seguinte:
1) Tratamento das sedes de válvulas (trabalhar angulação).
Você terá um fluxo de ar mais otimizado em baixa e altas rpm. Com o comando mais nervoso, isso ajuda muito a estabilizar a marcha lenta e o comportamento em baixas rpm.
2) Polimentos dos dutos e válvulas.
Isso também ajuda a melhorar o fluxo de ar e o comportamento do motor em baixas/medias rpm.
3) Plaina para aumentar a taxa.
Só não precisa taxar se você continuar usando gasolina.
Não sei a taxa do seu motor, mas se for menor que 10:1, e caso você queira uns cvs a mais, pode subir a taxa até esse valor.
4) Comando com maior graduação.
Lembre-se que um comando muito nervoso altera demais a dirigibilidade do carro, ou seja, você vai precisar se acostumar a andar com o motor mais cheio. Por outro lado, um comando mais "manso" custa $$ e não da tanta potencia.
Não se apegue aos valores 272, 288, etc. O comando possui outras medias, como lobe center, lift, etc.
Não entendo muito dessas medidas, mas em geral, os comandos tem um certo "padrão", por isso dizem 272, 288...
Minha primeira preparação no kadett 2.0 que tive foi uma coisa mais "light", um comando "272º", com escapamento e filtro original. Deve ter vindo uns 10~15cv a mais.
Não foi uma coisa tão significativa, mas dava pra ver que tinha melhorado!
Depois fiz um UP com escape mais livre (sem catalizador) e um filtro menos restritivo com novo remapeamento, não gostei, pois na pratica não senti muita diferença, só com rpm muito alta mesmo. Deve ter vindo uns 5~7cv.
Era gostosinho de andar, melhor que original, mas eu esperava mais.
Como queria mais, acabei partindo pra um 288º.
O carro ficou uma caca em baixa rpm, morria muito na marcha lenta e gastava horrores.
Mas era um canhão em alta. Conseguia acompanhar bem a galera dos turbinados com baixa pressão...
Como o comportamento era bem ruim, acabei querendo melhorar a baixa aumentando a cilindrada. Ai passei a utilizar um bloco 2.2 com pistões cabeçudos (pra dar mais taxa).
Ficou bem melhor, mas ainda assim o carro ainda embaralhava muito em baixa rpm e bebia exageradamente...
Por fim, eu mandei trabalhar o fluxo do cabeçote em bancada, melhorei a ignição (bobina mais potente com velas melhores), usei uma bomba com mais força e vazão, bicos maiores e um chip feito com ajuda do dinamômetro.
O carro ficou 90% usável no dia-a-dia.
O problema era a marcha lenta tinha que ficar em 1.100~1.200, quando ligava o ar ou virava a direção tinha que acelerar senão morria.
O consumo era "brabo": 4km/l no alcool andando normal/pouco mais forte.
Andava muito, principalmente quando botava na estrada.
Pelo que me recordo, a potencia final era algo em torno de 150~160cv, mas não me lembro se era no motor ou na roda.
Nem levava em conta, pois esses dinamômetros não são muito confiáveis... O fato é que o carro andava muito mais que o original, rs.
Não sou "especialista" em preparação. Talvez minhas estimativas de potencia estejam erradas, pois nunca liguei muito pra isso, estando mais preocupado com o resultado pratico da coisa. rsrsrs
Cuidado com preparação aspirada, pois uma coisa acaba levando à outra e no fim das contas se gasta um dinheirão...
Dinheiro este que dava pra ter colocado um turbo e ainda sobrava troco... rs
Depois do meu kadett ficar "pronto", me arrependi. Deveria ter partido pro turbo! rs
Abs!