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Vectra B| Dúvida Kit Comando

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Alez
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| Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 11:52

Senhores, venho através deste tópico tirar uma dúvida e deixar um alerta!

Eu recentemente troquei o uso do óleo mineral 20W50 por 10W40 semi-sintético.

Como meu carro já havia passado dos 100mil km acho que fiz um mau negócio.

Agora o carro está com problema no comando... segundo meu mecânico talvez tenha sido pela troca do lubrificante que ajudou a dar este problema. Já que o carro agora está com 135mil km rodados. Este é o alerta! Não troquem seus lubrificantes.

Agora a dúvida: Será que é viável já que vai trocar o kit comando não aproveitar e colocar um mais nervoso? Sugestões? Teria que alterar o Chip ao fazer isto, alterar mais alguma coisa... ou a cavalaria que se pode tirar com isto é pouca não compensa o uso de um comando mais forte, devendo manter original? O que me dizem, Senhores?

Sds.

Já que vou ter que fazer essa manutenção, daí veio esse pensamento.

:52:

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Re: | Dúvida Kit Comando

por JoãodoValle » 05 Fev 2014, 12:16

Mas seu carro utiliza de fábrica semi sintético ou sintético né não?

O meu (96/97) usa 15w40 ou 20w50 mineral, usava o 20w e troquei pelo 15w, notei uma diferença absurda no ruido do motor, tuchos e temperatura, tudo para melhor, até a partida melhorou (incrível né?).

Sobre preparação já aparece a turma dos pocotós ai.

Alez
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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 12:31

JoãodoValle escreveu:Mas seu carro utiliza de fábrica semi sintético ou sintético né não?

O meu (96/97) usa 15w40 ou 20w50 mineral, usava o 20w e troquei pelo 15w, notei uma diferença absurda no ruido do motor, tuchos e temperatura, tudo para melhor, até a partida melhorou (incrível né?).

Sobre preparação já aparece a turma dos pocotós ai.


O meu é ano 2005. Recomenda uso de um bom Mineral. De acordo com o manual do proprietário.

Mas, no teu caso manteve mineral ou trocou por semi-sintético?

rgapski
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Re: | Dúvida Kit Comando

por rgapski » 05 Fev 2014, 13:00

Alez,

Mudar o óleo não causa desgaste de peças.
O que pode ter acontecido foi um entupimento dos canos de lubrificação para parte superior, causando desgaste do comando.

Alias, me parece que os motores GM (não roletado) adoram "comer" comando... Os meus dois kadett tinham desgaste considerável nos comandos originais com menos de 100 mil km rodados.
Um amigo meu teve o mesmo problema em um corsa 1999 (1.6 8v) e em um corsa 2000 (1.0 8v).
Acredito que com o vectra não deve ser muito diferente.

Sobre aproveitar que vai ter que trocar o comando, acho super válido fazer um upgrade!
Como seu carro tem o cambio com relações mais curtas, a perda de um pouco de torque em baixa não será problema tão grande.
Alias, o grande problema dos 8v é serem asmáticos em alta RPM, o que dá pra resolver com um bom trabalho no cabeçote.

Como você vai abrir o cabeçote, eu aproveitaria para fazer o seguinte:

1) Tratamento das sedes de válvulas (trabalhar angulação).
Você terá um fluxo de ar mais otimizado em baixa e altas rpm. Com o comando mais nervoso, isso ajuda muito a estabilizar a marcha lenta e o comportamento em baixas rpm.

2) Polimentos dos dutos e válvulas.
Isso também ajuda a melhorar o fluxo de ar e o comportamento do motor em baixas/medias rpm.

3) Plaina para aumentar a taxa.
Só não precisa taxar se você continuar usando gasolina.
Não sei a taxa do seu motor, mas se for menor que 10:1, e caso você queira uns cvs a mais, pode subir a taxa até esse valor.

4) Comando com maior graduação.
Lembre-se que um comando muito nervoso altera demais a dirigibilidade do carro, ou seja, você vai precisar se acostumar a andar com o motor mais cheio. Por outro lado, um comando mais "manso" custa $$ e não da tanta potencia.
Não se apegue aos valores 272, 288, etc. O comando possui outras medias, como lobe center, lift, etc.
Não entendo muito dessas medidas, mas em geral, os comandos tem um certo "padrão", por isso dizem 272, 288...

Minha primeira preparação no kadett 2.0 que tive foi uma coisa mais "light", um comando "272º", com escapamento e filtro original. Deve ter vindo uns 10~15cv a mais.
Não foi uma coisa tão significativa, mas dava pra ver que tinha melhorado!

Depois fiz um UP com escape mais livre (sem catalizador) e um filtro menos restritivo com novo remapeamento, não gostei, pois na pratica não senti muita diferença, só com rpm muito alta mesmo. Deve ter vindo uns 5~7cv.
Era gostosinho de andar, melhor que original, mas eu esperava mais.

Como queria mais, acabei partindo pra um 288º.
O carro ficou uma caca em baixa rpm, morria muito na marcha lenta e gastava horrores.
Mas era um canhão em alta. Conseguia acompanhar bem a galera dos turbinados com baixa pressão...

Como o comportamento era bem ruim, acabei querendo melhorar a baixa aumentando a cilindrada. Ai passei a utilizar um bloco 2.2 com pistões cabeçudos (pra dar mais taxa).
Ficou bem melhor, mas ainda assim o carro ainda embaralhava muito em baixa rpm e bebia exageradamente...

Por fim, eu mandei trabalhar o fluxo do cabeçote em bancada, melhorei a ignição (bobina mais potente com velas melhores), usei uma bomba com mais força e vazão, bicos maiores e um chip feito com ajuda do dinamômetro.
O carro ficou 90% usável no dia-a-dia.
O problema era a marcha lenta tinha que ficar em 1.100~1.200, quando ligava o ar ou virava a direção tinha que acelerar senão morria.
O consumo era "brabo": 4km/l no alcool andando normal/pouco mais forte.
Andava muito, principalmente quando botava na estrada.

Pelo que me recordo, a potencia final era algo em torno de 150~160cv, mas não me lembro se era no motor ou na roda.
Nem levava em conta, pois esses dinamômetros não são muito confiáveis... O fato é que o carro andava muito mais que o original, rs.

Não sou "especialista" em preparação. Talvez minhas estimativas de potencia estejam erradas, pois nunca liguei muito pra isso, estando mais preocupado com o resultado pratico da coisa. rsrsrs

Cuidado com preparação aspirada, pois uma coisa acaba levando à outra e no fim das contas se gasta um dinheirão...
Dinheiro este que dava pra ter colocado um turbo e ainda sobrava troco... rs
Depois do meu kadett ficar "pronto", me arrependi. Deveria ter partido pro turbo! rs

Abs!
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Alez
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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 13:33

Gapski, depois do teu relato acho que vou de original mesmo e ficar quieto.

rgapski
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Re: | Dúvida Kit Comando

por rgapski » 05 Fev 2014, 13:41

Alez escreveu:Gapski, depois do teu relato acho que vou de original mesmo e ficar quieto.


Alez,

Boa escolha! rs
O problema de alterar o comando, é que isso exige outras alterações, ai já viu né... rs

Antes que eu me esqueça, aproveita que vai ter que tirar o cabeçote e revisa a parte de baixo tbm.
Faz uma boa descarbonização e limpeza das galerias de óleo/água.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 13:45

Vou ver isto com o mecânico.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 14:09

Aproveitando. Fora o genuíno GM, que marca boa eu poderia tentar para este kit?

O genuíno já fiz orçamento fica R$ 770,00 tudo.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por José Leal » 05 Fev 2014, 17:45

Que tal vc comprar um cabeçote roletado e mandar na viatura?

Nos desmanches da vida vc deve encontrar por menos que esse valor. Dependendo da situação, basta dar uma limpada na face dele e mandar para cima do motor. Se quiser alguma coisinha a mais, tira uma fatia dele, só para subir a taxa para uns 10,5:1 (taxa de motor GSI) e continuar rodando na gasolina.
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Re: | Dúvida Kit Comando

por rgapski » 05 Fev 2014, 17:47

José Leal escreveu:Que tal vc comprar um cabeçote roletado e mandar na viatura?

Nos desmanches da vida vc deve encontrar por menos que esse valor. Dependendo da situação, basta dar uma limpada na face dele e mandar para cima do motor. Se quiser alguma coisinha a mais, tira uma fatia dele, só para subir a taxa para uns 10,5:1 (taxa de motor GSI) e continuar rodando na gasolina.


Ótima opção, Leal!

Já vi esse cabeçote "completinho" por menos de R$ 500.
Fora que o antigo da pra guardar ou retificar e vender!

Só tem um porem, ao trocar o cabeçote, acho que se faz necessário um reajuste nos mapas da injeção, considerando que haverá mais taxa (possível) e um fluxo de ar diferente...

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Re: | Dúvida Kit Comando

por José Leal » 05 Fev 2014, 17:53

A taxa é determinada pela cabeça do pistão. Enquanto o motor gasolina tem pistão com uma "piscina" na cabeça, o flex tem cabeça reta.

Mesmo rodando com a taxa dos GSI, não vai ser preciso mexer no mapa da IE. Só se estiver grilando muito (mas aí manda um golinho de álcool que resolve).
Fluxo de ar, o MAP detecta qqer mudança e certamente o mapa da IE conseguirá compensar.
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Re: | Dúvida Kit Comando

por rgapski » 05 Fev 2014, 18:02

José Leal escreveu:A taxa é determinada pela cabeça do pistão. Enquanto o motor gasolina tem pistão com uma "piscina" na cabeça, o flex tem cabeça reta.

Mesmo rodando com a taxa dos GSI, não vai ser preciso mexer no mapa da IE. Só se estiver grilando muito (mas aí manda um golinho de álcool que resolve).
Fluxo de ar, o MAP detecta qqer mudança e certamente o mapa da IE conseguirá compensar.


Leal,

Quando disse sobre o aumento de taxa, me referi à própria diferença de altura comparada entre o cabeçote original e o roletado.
Se o roletado já tiver tomado passe, pode aumentar a taxa, mas acho que nem chega a superar 10:1, você não acha?.

Também acredito que o carro vá rodar numa boa com o chip original, considerando a capacidade (ainda que restrita) em reajustar os mapas.
Acho que daria pra aproveitar mais com um novo mapa. Alterar um pouco o mapa de ponto e tempo de injeção para fazer um "ajuste fino" e aproveitar um pouco mais os benefícios do roletado...

Sobre grilar, acho que com taxa de 10 pode acontecer sim, bem pouco, mas acontece. No meu aconteceu.
No meu caso, nem precisei por álcool. Uma vela grau 7 resolveu.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 05 Fev 2014, 18:05

Um caso a pensar essa idéia do José. Tenho os próximos 4milkm pra decidir o que fazer já que o mecânico me assegurou que não é urgente fazer essa troca do kit.

Daí da tempo de pesquisar.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por JoãodoValle » 05 Fev 2014, 19:59

Alez escreveu:
JoãodoValle escreveu:Mas seu carro utiliza de fábrica semi sintético ou sintético né não?

O meu (96/97) usa 15w40 ou 20w50 mineral, usava o 20w e troquei pelo 15w, notei uma diferença absurda no ruido do motor, tuchos e temperatura, tudo para melhor, até a partida melhorou (incrível né?).

Sobre preparação já aparece a turma dos pocotós ai.


O meu é ano 2005. Recomenda uso de um bom Mineral. De acordo com o manual do proprietário.

Mas, no teu caso manteve mineral ou trocou por semi-sintético?

Mantive o mineral, 15w40 acho que mais grosso sintetico so 10w40.

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Re: | Dúvida Kit Comando

por José Leal » 05 Fev 2014, 21:10

No Vectra, usei semissintético 15W40 e o motor bateu tucho. Voltei para o 15W50 mineral e resolvida a parada.

Já o Classic, é sempre o ACDelco 5W30 sintético (recomendado pela GM).
[OFF]Trocando o óleo do Classic na concessionária, sai mais barato que trocar no posto de confiança. Recomendo que o pessoal pesquise nas concessionárias.
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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 06 Fev 2014, 09:30

José Leal escreveu:No Vectra, usei semissintético 15W40 e o motor bateu tucho. Voltei para o 15W50 mineral e resolvida a parada.

Já o Classic, é sempre o ACDelco 5W30 sintético (recomendado pela GM).
[OFF]Trocando o óleo do Classic na concessionária, sai mais barato que trocar no posto de confiança. Recomendo que o pessoal pesquise nas concessionárias.


No meu caso devido ao desgaste natural do motor e algumas pisadas no manco eis o resultado.

A dúvida agora é: Quanto se pode rodar com este problema detectado e o que mais pode estragar andando assim?

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Re: | Dúvida Kit Comando

por José Leal » 06 Fev 2014, 14:39

Sinceramente, o ideal é não rodar.

Com o comando de válvulas bichado, vc pode perder potência, pois as válvulas não vão abrir direito. Em casos mais graves, o comando pode literalmente quebrar e os pistões atropelarem as válvulas. Aí o prejuízo é maior.
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Re: | Dúvida Kit Comando

por Alez » 06 Fev 2014, 15:48

O som de comando de válvulas ruim é semelhante aquele som de batido de tucho?

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Re: | Dúvida Kit Comando

por José Leal » 07 Fev 2014, 21:50

Eu nunca ouvi o barulho. Logo aparecerá alguém que teve o problema, para tirar a dúvida.
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Re: | Dúvida Kit Comando

por Arker » 24 Fev 2014, 12:30

Alez escreveu:O som de comando de válvulas ruim é semelhante aquele som de batido de tucho?


As vezes dependendo do desgaste nem aparece barulhos, meu vgls tinha um came totalmente "comido", o motor vibrava parecendo que só tinha 3 cilindros, em baixas rotações andava até que normal e com a/c, na estrada não desenvolvia a partir dos 4500rpm, e não passava de 140km motor 2.0 8v, eu o comprei e vendi assim mesmo, se não tirar a tampa de válvulas, vc diz que é um motor bonzinho com muita vibração estranha. Não se apegue a ruídos, qualquer hora ele pode simplesmente ruir e apagar quando empenar as válvulas, o meu foi sorte.

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