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Vectra BRonco do Escape (Dúvida)

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leandro.anselmo
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Ronco do Escape (Dúvida)

por leandro.anselmo » 16 Out 2013, 14:29

Galera, boa tarde!

Estou com uma dúvida...

Comprei meu VCD 2.2 16v e quando adquiri estava com um furo no intermediário e o cano do silencioso já estava todo soldado e eu completei o remendo com durepox até a compra de um escape novo. rs:)

Até então achei que o som imponente era devido a isso... porém troquei o intermediário + silencioso original e mudou pouca coisa.. só não está mais ressonando... mas não tem aquele silêncio padrão dos carros "normais", continua com um ar de carro mexido..rs.

Pergunto:

Por ser um motor 2.2 16v realmente é assim mesmo ou tem algo de errado?
Obs:. Uso uma ponteira dupla.
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 14:32

Colocou Mastra?
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Isso deixa marcas profundas!

rgapski
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por rgapski » 16 Out 2013, 15:02

leandro.anselmo escreveu:Galera, boa tarde!

Estou com uma dúvida...

Comprei meu VCD 2.2 16v e quando adquiri estava com um furo no intermediário e o cano do silencioso já estava todo soldado e eu completei o remendo com durepox até a compra de um escape novo. rs:)

Até então achei que o som imponente era devido a isso... porém troquei o intermediário + silencioso original e mudou pouca coisa.. só não está mais ressonando... mas não tem aquele silêncio padrão dos carros "normais", continua com um ar de carro mexido..rs.

Pergunto:

Por ser um motor 2.2 16v realmente é assim mesmo ou tem algo de errado?
Obs:. Uso uma ponteira dupla.


Leandro,

1.
Como esta seu filtro de ar?
Verifique se esta muito sujo ou o suporte/mangueiras com problemas.
O vectra dá uma "roncada" quando temos problemas nessas partes. E isso não é incomum de acontecer.
Ele faz tipo um "buóoóóóó" bem grosso quando aceleramos. Um pouquinho é normal, mas quando fica alto tem coisa errada.

2.
Como esta seu catalisador?
Alguns donos de vectra (se é que podem ser chamados assim), quando tem problemas com o catalisador, acabam colocando uma especie de abafador, ou até mesmo uma carcaça oca de catalisador.
Ai não tem jeito, o carro "ronca" forte.

E se estiver sem, não passa na inspeção veicular (embora esteja suspensa).

Espero que este não seja o teu caso, pois esse catalisador não custa muito barato.
Eu tive que trocar o meu escape inteiro devido ao tempo, e só no catalisador morreu 380 reais. Isso foi o ano passado, não sei se o preço ainda é esse.

3.
Outra possibilidade é empenamento no coletor do escape (saida do motor).
Isso é "comum" nos 16v. Com o tempo, os coxins que seguram o escapamento cedem e força o coletor. Nem todo mundo troca isso com o tempo (eu troco anualmente, pois custa muito barato) e acaba criando essa folga.

Na melhor das hipóteses, a troca da junta e reaperto resolvem.
Mas alguns casos chegam a quebrar o prisioneiro, o que demanda a retirada do cabeçote para refazer.

Verifique esses itens e depois troca uma ideia conosco!

Abs!
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leandro.anselmo
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por leandro.anselmo » 17 Out 2013, 06:12

Opa! blz?!

Alcir, quanto a marca... não me recordo! :oops:

Rapha,

1. Filtro de ar está ok, apesar que este é um esportivo inbox, da inflow.. já faz roncar um pouco! rs

2. Catalizador, este não tenho idéia de como está.. Mas acredito que esteja bom, pois o consumo médio está de acordo com o local que moro (7,5 km/l em muitos altos e baixos e lombadas e semáforos infinitos!.. na estrada já vai pros 14..15..16 km/l) na marcha lenta o consumo instantâneo fica em torno de 0,8 rs)

3. Acredito que seja a hipótese número 3! Pois sinto que o barulho mais forte fica próximo ao pé do motor... não lá atrás...!

Como é e quanto custa estes coxins?


Abraços!
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rgapski
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por rgapski » 17 Out 2013, 14:57

leandro.anselmo escreveu:Opa! blz?!

Alcir, quanto a marca... não me recordo! :oops:

Rapha,

1. Filtro de ar está ok, apesar que este é um esportivo inbox, da inflow.. já faz roncar um pouco! rs

2. Catalizador, este não tenho idéia de como está.. Mas acredito que esteja bom, pois o consumo médio está de acordo com o local que moro (7,5 km/l em muitos altos e baixos e lombadas e semáforos infinitos!.. na estrada já vai pros 14..15..16 km/l) na marcha lenta o consumo instantâneo fica em torno de 0,8 rs)

3. Acredito que seja a hipótese número 3! Pois sinto que o barulho mais forte fica próximo ao pé do motor... não lá atrás...!

Como é e quanto custa estes coxins?


Abraços!


Leandro,

O filtro de ar in box não deve elevar o ronco. Veja se não há entrada falsa de ar por ali.
Se houver, vai roncar forte. Comigo mesmo já aconteceu.
Pedi para limparem a tbi e bicos, nada mais... Ai um curioso foi mexer lá e não encaixou direito.
Saí da oficina e já notei um "buôôôôôô" quando acelerava, rs.

Sobre o catalisador, precisa desmontar pra ver.
Apesar que se eu ouvir o barulho do carro andando já sei se tem ou não, rs.
Como seu consumo instantâneo cai fácil para 0,8, provavelmente ele esta oco, e os gases estão passando direito por lá.
Andar sem catalisador, alem de aumentar a poluição (não diga! :111:), diminui a contrapressão dos gases, que pode gerar erro de leitura da sonda lambda, reprovar na inspeção, diminuir o torque em baixa, etc.

Para verificar o coletor, é fácil. Basta tampar a saída traseira e ver se "sopra" lá na frente!

* Em tempo! Os coxins do escape custam baratinho, coisa de 3~5 reais cada um.
São aquelas argolas pretas que seguram o escapamento!

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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alez » 17 Out 2013, 15:01

Alcir Andreoni escreveu:Colocou Mastra?


Recomenda ou não recomenda, Mastra?

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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alcir Andreoni » 17 Out 2013, 15:14

Alez escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Colocou Mastra?


Recomenda ou não recomenda, Mastra?

Sempre!

É o mesmo padrão de peça original...
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rgapski
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por rgapski » 17 Out 2013, 15:19

Eu uso mastra. Coloquei o catalisador, intermediário e final deles.
Esta há quase 2 anos. Até agora, nem sinal de corrosão ou aumento de barulho.
O carro esta silencioso como deve ser.

São bons, mas não acredito que devam durar como os marelli originais (+ de 10 anos).
Só não fui de original porque me pediram um caminhão de dinheiro em troca. Gastaria mais de 2000 reais pra trocar tudo!

Só faço uma ressalva: o alinhamento da ponteira da mastra não é 100% como o original, mas da pra ajustar se a loja for boa.

Antes dessa troca, eu tinha o abafador final da tuper. Não durou 6 meses (apodreceu de dentro pra fora) e ressonava demais, mas a ponteira tinha ótimo alinhamento! :6:
Talvez eu tenha dado azar, mas de qualquer forma a construção é mais simples que a da mastra, até por isso a diferença de preço, pois um tuper custa uns R$ 180 enquanto um mastra passa dos R$ 300.

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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alcir Andreoni » 17 Out 2013, 15:23

O meu, depois de 3 anos já está dando sinais de corrosão no terminal traseiro.

Me pediram R$ 210,00 no Mastra, mas como o furo é pequeno e inspeção só no ano que vem, vou fazer o conserto em casa...
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alez » 17 Out 2013, 18:06

Muito em breve vou precisar trocar o final.

Catalisador, intermediário já são mastra. Agora se eu tivesse calculado a diferença de preço teria comprado original.

Catalisador + Intermediário já saiu quase R$ 1.000,00 a brincadeira.

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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Alcir Andreoni » 17 Out 2013, 20:22

Alez escreveu:Muito em breve vou precisar trocar o final.

Catalisador, intermediário já são mastra. Agora se eu tivesse calculado a diferença de preço teria comprado original.

Catalisador + Intermediário já saiu quase R$ 1.000,00 a brincadeira.

É Alez, qualidade tem preço. No original eu acho que sairia mais caro que isso...
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por Christian Vanicore » 30 Out 2013, 20:42

Aproveitando o assunto, o meu GLS 8V 2.0 está com um pouco desse "buó"...
Já cansei de mexer no filtro de ar mas não parece resolver, vou tentar prender a caixa do filtro com duas porcas que fixa porque está sem, mas é complicado de colocar elas, não tem espaço nenhum para colocá-las

A minha dúvida é, na alta o carro não faz barulho nenhum, assim como quando está em movimento e parado em um local, porém quando vou pegar uma subida ou então saio com o carro e forço um pouco mais na lenta posso perceber essa vácuo um pouco mais forte..

Sei que não é normal porque é o terceiro vectra na família. Escapamento novo, Mastra sem vazamentos também.

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vectra cd
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por vectra cd » 05 Mar 2014, 16:20

rgapski escreveu:
leandro.anselmo escreveu:Galera, boa tarde!

Estou com uma dúvida...

Comprei meu VCD 2.2 16v e quando adquiri estava com um furo no intermediário e o cano do silencioso já estava todo soldado e eu completei o remendo com durepox até a compra de um escape novo. rs:)

Até então achei que o som imponente era devido a isso... porém troquei o intermediário + silencioso original e mudou pouca coisa.. só não está mais ressonando... mas não tem aquele silêncio padrão dos carros "normais", continua com um ar de carro mexido..rs.

Pergunto:

Por ser um motor 2.2 16v realmente é assim mesmo ou tem algo de errado?
Obs:. Uso uma ponteira dupla.


Leandro,

1.
Como esta seu filtro de ar?
Verifique se esta muito sujo ou o suporte/mangueiras com problemas.
O vectra dá uma "roncada" quando temos problemas nessas partes. E isso não é incomum de acontecer.
Ele faz tipo um "buóoóóóó" bem grosso quando aceleramos. Um pouquinho é normal, mas quando fica alto tem coisa errada.

2.
Como esta seu catalisador?
Alguns donos de vectra (se é que podem ser chamados assim), quando tem problemas com o catalisador, acabam colocando uma especie de abafador, ou até mesmo uma carcaça oca de catalisador.
Ai não tem jeito, o carro "ronca" forte.

E se estiver sem, não passa na inspeção veicular (embora esteja suspensa).

Espero que este não seja o teu caso, pois esse catalisador não custa muito barato.
Eu tive que trocar o meu escape inteiro devido ao tempo, e só no catalisador morreu 380 reais. Isso foi o ano passado, não sei se o preço ainda é esse.

3.
Outra possibilidade é empenamento no coletor do escape (saida do motor).
Isso é "comum" nos 16v. Com o tempo, os coxins que seguram o escapamento cedem e força o coletor. Nem todo mundo troca isso com o tempo (eu troco anualmente, pois custa muito barato) e acaba criando essa folga.

Na melhor das hipóteses, a troca da junta e reaperto resolvem.
Mas alguns casos chegam a quebrar o prisioneiro, o que demanda a retirada do cabeçote para refazer.

Verifique esses itens e depois troca uma ideia conosco!

Abs!


Meu vectra cd também fazia um barulho dos infernos, cheiro forte de kombi no escape além de tremer tudo quando saia com o carro.
Solução: comprei um catalizador.
O carro não tinha catalizador!
Problema resolvido.

diegoemmanuell
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Re: Ronco do Escape (Dúvida)

por diegoemmanuell » 05 Mar 2014, 17:49

O meu acontece mesmo depois dos 120, vc escuta o ronco mais forte dentro do carro, mas abaixo disso, da tesão de andar no carro sem ouvir nem o motor
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