O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[DUVIDA] RELE DE SETA X SETA CONJUGADA

7 mensagens   •   Página 1 de 1
dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

[DUVIDA] RELE DE SETA X SETA CONJUGADA

por dennis_suzano » 31 Mar 2014, 20:18

olá tenho uma duvida como todos sabem coloquei farol angel eyes
ai para dar uma incrementada conjuguei a seta com farol sendo assim ao ligar os angels as duas setas se ascendem conforme a foto
aconteceu que estou com este sistema ligado a 4 meses e sábado os reles de seta se queimaram
são dois amarelos de 20 ah ai como ia viajar comprei dois mas só tinha 30 ah e esta funcionando beleza
mas coloquei só para viajar ja vou providenciar de 20 a
agora a duvida será que por ficarem acesas as setas a noite estão danificando os reles ?
ou os reles só funcionam quando a seta é acionada?
vou trocar reles para os originais em breve mas minha duvida é porque os mesmo ficaram danificados
dava seta e ela funcionava mas falhando e não constantemente
segue foto para entenderem melhor .......
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: [DUVIDA] RELE DE SETA X SETA CONJUGADA

por Bruno Cesário » 01 Abr 2014, 01:00

Pra fazer isso tem que ser lâmpada de 2 pólos né ? To afim de fazer no VCD.
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 01 Abr 2014, 09:22

Como voce fez a ligação eu não sei e nem é o tema principal, porém sobre o relê queimar sim é algo preocupante, porque é raro um relê estragar desta forma, digo queimando.

Sobre sua pergunta, não tem nada a ver se o relê ficar ligado ou não desde que ele esteja ligado certo.

Sobre a amperagem dele, também não é para se preocupar, porque o amperes está por onde a anergia passa como ponte (interruptor), ou seja neste caso quanto maior o amperes, mas tempo durará o relê,

Explico melhor o que é uma ponde no relê, assim voce entenderá que a amperagem maior não será problemas embora nem sempre será preciso.

No terminal 86 - é negativo

No terminal dele 85 - entra positivo para armar o relê e a energia para armar ele é fraquinha, qualquer energia acima de 9volt arma ele que é para 12 volt, ou seja nem precisa ser 12 volt. para armar.

A ponte são os outros dois terminais que são o 30 e o 87. No 30 por exemplo voce pode colocar o positivo que está cortado e assim que ligar ele automáticamente irá emendar com 87 e transferir da bateria uma energia mais forte para outro local, mas a energia que ligou o relê é outra bem mais frágil. Pode também nesta ponte tran sferiri um negativo, isto depende da ligação que quererás fazer.

Mais um exemplo simples de relê e assim vão tendo grátis aulas elétricas kkakakka.

No meu carro eu coloquei um relê de 50 amperes para ligar o carro, ou seja o comutador quando é ligado pela chave, acinona o relê de 50 amperes, nada mais e por isto não forço o comutador porque o relê não precisa muita energia para ser armado.
Já na ponte, entra aquele fio grossão vermelho no 30 e no 87 o fio vermelho continua até o arranque e estão desconetado porque 30 e 87 só encostam quando liga o relê. Então quando dou a partida o relê é que faz a vez de interruptor para o arranque encostando os dois fios através do 30 e 87 e o comutador somente arma o relê, neste caso a amperagem precisa ser alta porque caso ela seja baixa o contato quando ele encosta um no outro para o arranque virar iria queimar em pouco tempo. Sendo ele 50Amp e um de 40 também aguenta, já está ele no meu carro há 5 anos e por dia eu ligo este carro umas 15 vezes.

Na verdade, amperagem alta para usar algo menor nada mais é que disperdicio e por isto não estraga. Ao contrário funcionaria por pouco tempo.
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por dennis_suzano » 01 Abr 2014, 19:38

obg o eletricista fez serviço muito bom por sinal ...
agora vamos aos fatos ..... acho que foi cagada minha :47:
a seta para a esquerda esta falhando ..... a da direita normal ai comprei uma lampada pensando que era a mesma e com a chave no contato e a lampada ligada
eu ficava na frente carro colocando e tirando a lampada ;;....... ai pode ser isto ... deu curto ......
não satisfeito eu troquei o rele e fiz mesma coisa isto deve ter estragado os dois
pois quando abri eles tava meio que preto dentro ......
ai comprei dois novos e esta normal ...... sem nenhum problema ....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Abr 2014, 09:21

Se a lampada for de dois pólos, com certeza ela não pode ser mexida com ela acionada e se o relê estava preto é porque queimou a bobina dele por um curto qualquer. Neste caso o bom seria usar um diôdo, assim qualquer curto que der não afeta o relê.

Mudando de assunto, achei interessante esta grade sem emblema que tem no seu carro. Porem o meu é branco e onde está cromado no seu seria bom para o meu ser preto. Onde voce comprou a sua? Verei se tem ela toda preta.

Obrigado
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por dennis_suzano » 02 Abr 2014, 13:58

eu não comprei eu mesmo fiz....
comprei uma em casa de parachoque toda zoada....
ai cortei e coloquei fibra vidro lixei e pintei ....
ficou perfeita .... mas deu trabalho .....
pq ela toda preta de plastico custava 280 reais gastei tudo 50
valew a pena mas da trabalho danado viu .....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Abr 2014, 17:14

dennis_suzano escreveu:eu não comprei eu mesmo fiz....
comprei uma em casa de parachoque toda zoada....
ai cortei e coloquei fibra vidro lixei e pintei ....
ficou perfeita .... mas deu trabalho .....
pq ela toda preta de plastico custava 280 reais gastei tudo 50
valew a pena mas da trabalho danado viu .....

Trabalhar no carro, pra mim é divertido kakkakak. A minha não posso tirar o emblema porque é bem bonita, tem no meio dela o bigode cromado e centro o emblema amarelo. Emblema original, não o que vem nela que é uma porcaria, mas não quero fazer com ela, digamos que algo dê errado e eu possa me arrepender, então tenho que comprar uma mesmo kakakka.
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1