por Almeidão »
01 Abr 2014, 09:22
Como voce fez a ligação eu não sei e nem é o tema principal, porém sobre o relê queimar sim é algo preocupante, porque é raro um relê estragar desta forma, digo queimando.
Sobre sua pergunta, não tem nada a ver se o relê ficar ligado ou não desde que ele esteja ligado certo.
Sobre a amperagem dele, também não é para se preocupar, porque o amperes está por onde a anergia passa como ponte (interruptor), ou seja neste caso quanto maior o amperes, mas tempo durará o relê,
Explico melhor o que é uma ponde no relê, assim voce entenderá que a amperagem maior não será problemas embora nem sempre será preciso.
No terminal 86 - é negativo
No terminal dele 85 - entra positivo para armar o relê e a energia para armar ele é fraquinha, qualquer energia acima de 9volt arma ele que é para 12 volt, ou seja nem precisa ser 12 volt. para armar.
A ponte são os outros dois terminais que são o 30 e o 87. No 30 por exemplo voce pode colocar o positivo que está cortado e assim que ligar ele automáticamente irá emendar com 87 e transferir da bateria uma energia mais forte para outro local, mas a energia que ligou o relê é outra bem mais frágil. Pode também nesta ponte tran sferiri um negativo, isto depende da ligação que quererás fazer.
Mais um exemplo simples de relê e assim vão tendo grátis aulas elétricas kkakakka.
No meu carro eu coloquei um relê de 50 amperes para ligar o carro, ou seja o comutador quando é ligado pela chave, acinona o relê de 50 amperes, nada mais e por isto não forço o comutador porque o relê não precisa muita energia para ser armado.
Já na ponte, entra aquele fio grossão vermelho no 30 e no 87 o fio vermelho continua até o arranque e estão desconetado porque 30 e 87 só encostam quando liga o relê. Então quando dou a partida o relê é que faz a vez de interruptor para o arranque encostando os dois fios através do 30 e 87 e o comutador somente arma o relê, neste caso a amperagem precisa ser alta porque caso ela seja baixa o contato quando ele encosta um no outro para o arranque virar iria queimar em pouco tempo. Sendo ele 50Amp e um de 40 também aguenta, já está ele no meu carro há 5 anos e por dia eu ligo este carro umas 15 vezes.
Na verdade, amperagem alta para usar algo menor nada mais é que disperdicio e por isto não estraga. Ao contrário funcionaria por pouco tempo.