O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema trava do volante (direção fixa, não escamoteável)

6 mensagens   •   Página 1 de 1
MatheusJ
Member
Member
Nome Completo: Matheus Oliveira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteável)

por MatheusJ » 06 Out 2014, 14:24

Bom dia pessoal

Estou com um problema no meu carro (vectra 98 GLS) que está parado na garagem há 3 dias já.

Estava com mal contato na chave, precisava forçar o fim de curso para dar a partida e, às vezes, ao desligar o motor o carro apagava a parte elétrica. Bom...aparentemente era problema do comutador...comprei um original e desmontei o acabamento na garagem do prédio para trocar...aparentemente tudo tranquilo e simples.

Quando fui retirar o cilindro da chave, começaram os problemas. Conheço o procedimento de colocar a chave na posição correta e acionar a trava para liberar o tambor. Porém, ele estava um pouco travado (usei WD para facilitar) mas, quando saiu saíram junto alguns pedaços de metal e um pino. Comparei o tambor com um novo e, aparentemente, esses pedaços que saíram são da trava do volante, pois o tambor está intacto e igual a um novo.

Bom... dito isso, fui procurar essa carcaça da trava do volante que é uma peça de metal que segura o comutador, o tambor de ignição e possui o mecanismo de trava do volante. Aí começaram os meus problemas. Não encontro em lugar nenhum essa peça (nem acciolly, nem internet nem sucatas). Meu volante não possui regulagem, é fixo. Percebi que a única peça existe para venda é do vectra com direção escamoteável, que é esta daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Essa peça é totalmente diferente da que está no meu carro. A peça do meu carro é igual (por fora, fisicamente) a essa peça aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

Ou seja, fisicamente, a peça do meu carro é igual à usada nos Omegas, Kadetts e Corsas mas nenhum vendedor afirmou que é a mesma peça. No catálogo da GM, o código da peça para direção fixa do vectra não mostra aplicação em nenhum outro carro e ninguém (nem a própria acciolly) chegou a ver essa peça.

Alguém que possui direção fixa (raro) teve problema com essa peça ou sabe se é a mesma dos kadetts, etc? Como são carros com mesmo ano de fabricação, acho bem provável a GM ter lançado um lote de vectra com peças desses carros...tô quase comprando ela só pra ver se funciona.

Abraços

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por Arquiteto » 06 Out 2014, 17:27

o recomendavel e sair com sua peça na mão para comparar antes de comprar ...

:47:

MatheusJ
Member
Member

por MatheusJ » 07 Out 2014, 18:12

Olá

O problema é que a peça é presa por um parafuso "sem cabeça" (estranho né?!). então...terei que encontrar a peça nova, instalar de lado para ligar o carro e levar ele para um lugar que possibilite fazer a manutenção. Tá complicado.

Hoje já estou com algumas novidades sobre o assunto. a peça do carro possui os códigos : 90457846, 90506090, 90506060. Essas peças não constam no CEP e, quando procuro na internet, aparece a peça somente em sites estrangeiros. Ou seja, essa peça não foi incluída na lista nacional. No CEP existe o código 90506091 mas não tem disponibilidade em nenhum lugar que liguei (incluindo acciolly).

Ou seja, tenho uma peça quebrada impossível de repor...preciso mandar vir de fora...e...o carro não liga sem ela rs.

Complicado

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 07 Out 2014, 23:14

acho que um bom chaveiro faz uma adaptaçoes pra sua voltar a funcionar ...

vc esta em são paulo ai e a meca das auto peças ...

:38:

MatheusJ
Member
Member

por MatheusJ » 10 Out 2014, 03:25

Olá

Atualizando a novela. Fiquei mexendo nele ontem e consegui uma solução provisória. Os pedaços que saíram são do mecanismo da trava do volante mesmo. No tambor, existe um sobresalto que empurra o mecanismo da trava do volante para baixo ao girar a chave, liberando assim o volante. Quando a trava abaixa, existe alguma espécie de gatilho que segura ela embaixo e esse gatilho é liberado novamente ao girar a chave para tirar ela do contato. Esse mecanismo de gatilho permite que a trava foi o que quebrou então, a trava ficava sempre acionada e bloqueava o caminho do tambor. Por isso eu não conseguia montar ele. O mecanismo é feito de forma que esmo que quebre, a trava naum consiga ser acionada com a chave ligada ( para evitar acidentes) mas, ao tirar o tambor, a trava acionou e bloqueou o caminho do tambor.

O que eu fiz foi colocar um calço internamente para manter a trava abaixada e poder assim inserir o tambor. Com isso, o tambor voltou a funcionar mas, perdi a trava do volante.

Apesar de estar funcionando perfeitamente, naum vou conseguir me segurar e deixar desse jeito. Mesmo naum achando que a trava proteja de fato, naum está de acordo com o projeto original rsr. Pelo menos agora o carro está funcionando e não estou à pé rs.

Arquiteto, aqui é mesmo um lugar bom para achar as coisas, mas o trânsito mata....demora mto para se chegar nos lugares e estou com uma reforma de apto na casa dos meus pais ( 320km de Sampa) e estou tendo que voltsr todos os fds...aí complica mto. Porém...tão bom como Sampa é a internet e o ML rsrs. Descobri que essa peça é a mesma usada no corsa B ( corsa redondinho) lá fora. Encontrei um vendedor no ML que me disse aue consegue a peça... É só eu dar o lance e mandar as fotos da minha que ele consegue a original GM equivalente mais com a numeração adotada no Brasil. Provavelmente vai ser a mesma do corsa o que é uma vantagem pq ela original custa apenas 19 reais hahahah...enquanto que a do vectra custa 50. Vamos ver....assim que resolver de vez eu posto aqui para ficar de dica para o pessoal.

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 10 Out 2014, 08:49

Só para lhe adiantar, todas as ignições tem os parafusos sem cabeças, pelo menos da GM e para girar ele voce consegue com um ponção e batendo para afrouxar, para recolocar uns fazem um corte em cima com uma serra e usa fendas, já o meu eu uso parafuso cabeça alem. Eu sinceramente achei este sistema de trava muito incômodo e não uso, arranquei o meu e o motivo é simples, não segura nenhum ladrão.

Sds
Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1