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Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema trava do volante (direção fixa, não escamoteável)

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MatheusJ
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Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteável)

por MatheusJ » 06 Out 2014, 14:24

Bom dia pessoal

Estou com um problema no meu carro (vectra 98 GLS) que está parado na garagem há 3 dias já.

Estava com mal contato na chave, precisava forçar o fim de curso para dar a partida e, às vezes, ao desligar o motor o carro apagava a parte elétrica. Bom...aparentemente era problema do comutador...comprei um original e desmontei o acabamento na garagem do prédio para trocar...aparentemente tudo tranquilo e simples.

Quando fui retirar o cilindro da chave, começaram os problemas. Conheço o procedimento de colocar a chave na posição correta e acionar a trava para liberar o tambor. Porém, ele estava um pouco travado (usei WD para facilitar) mas, quando saiu saíram junto alguns pedaços de metal e um pino. Comparei o tambor com um novo e, aparentemente, esses pedaços que saíram são da trava do volante, pois o tambor está intacto e igual a um novo.

Bom... dito isso, fui procurar essa carcaça da trava do volante que é uma peça de metal que segura o comutador, o tambor de ignição e possui o mecanismo de trava do volante. Aí começaram os meus problemas. Não encontro em lugar nenhum essa peça (nem acciolly, nem internet nem sucatas). Meu volante não possui regulagem, é fixo. Percebi que a única peça existe para venda é do vectra com direção escamoteável, que é esta daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Essa peça é totalmente diferente da que está no meu carro. A peça do meu carro é igual (por fora, fisicamente) a essa peça aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

Ou seja, fisicamente, a peça do meu carro é igual à usada nos Omegas, Kadetts e Corsas mas nenhum vendedor afirmou que é a mesma peça. No catálogo da GM, o código da peça para direção fixa do vectra não mostra aplicação em nenhum outro carro e ninguém (nem a própria acciolly) chegou a ver essa peça.

Alguém que possui direção fixa (raro) teve problema com essa peça ou sabe se é a mesma dos kadetts, etc? Como são carros com mesmo ano de fabricação, acho bem provável a GM ter lançado um lote de vectra com peças desses carros...tô quase comprando ela só pra ver se funciona.

Abraços

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Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por Arquiteto » 06 Out 2014, 17:27

o recomendavel e sair com sua peça na mão para comparar antes de comprar ...

:47:

MatheusJ
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Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por MatheusJ » 07 Out 2014, 18:12

Olá

O problema é que a peça é presa por um parafuso "sem cabeça" (estranho né?!). então...terei que encontrar a peça nova, instalar de lado para ligar o carro e levar ele para um lugar que possibilite fazer a manutenção. Tá complicado.

Hoje já estou com algumas novidades sobre o assunto. a peça do carro possui os códigos : 90457846, 90506090, 90506060. Essas peças não constam no CEP e, quando procuro na internet, aparece a peça somente em sites estrangeiros. Ou seja, essa peça não foi incluída na lista nacional. No CEP existe o código 90506091 mas não tem disponibilidade em nenhum lugar que liguei (incluindo acciolly).

Ou seja, tenho uma peça quebrada impossível de repor...preciso mandar vir de fora...e...o carro não liga sem ela rs.

Complicado

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Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por Arquiteto » 07 Out 2014, 23:14

acho que um bom chaveiro faz uma adaptaçoes pra sua voltar a funcionar ...

vc esta em são paulo ai e a meca das auto peças ...

:38:

MatheusJ
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Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por MatheusJ » 10 Out 2014, 03:25

Olá


Atualizando a novela. Fiquei mexendo nele ontem e consegui uma solução provisória. Os pedaços que saíram são do mecanismo da trava do volante mesmo. No tambor, existe um sobresalto que empurra o mecanismo da trava do volante para baixo ao girar a chave, liberando assim o volante. Quando a trava abaixa, existe alguma espécie de gatilho que segura ela embaixo e esse gatilho é liberado novamente ao girar a chave para tirar ela do contato. Esse mecanismo de gatilho permite que a trava foi o que quebrou então, a trava ficava sempre acionada e bloqueava o caminho do tambor. Por isso eu não conseguia montar ele. O mecanismo é feito de forma que esmo que quebre, a trava naum consiga ser acionada com a chave ligada ( para evitar acidentes) mas, ao tirar o tambor, a trava acionou e bloqueou o caminho do tambor.

O que eu fiz foi colocar um calço internamente para manter a trava abaixada e poder assim inserir o tambor. Com isso, o tambor voltou a funcionar mas, perdi a trava do volante.

Apesar de estar funcionando perfeitamente, naum vou conseguir me segurar e deixar desse jeito. Mesmo naum achando que a trava proteja de fato, naum está de acordo com o projeto original rsr. Pelo menos agora o carro está funcionando e não estou à pé rs.

Arquiteto, aqui é mesmo um lugar bom para achar as coisas, mas o trânsito mata....demora mto para se chegar nos lugares e estou com uma reforma de apto na casa dos meus pais ( 320km de Sampa) e estou tendo que voltsr todos os fds...aí complica mto. Porém...tão bom como Sampa é a internet e o ML rsrs. Descobri que essa peça é a mesma usada no corsa B ( corsa redondinho) lá fora. Encontrei um vendedor no ML que me disse aue consegue a peça... É só eu dar o lance e mandar as fotos da minha que ele consegue a original GM equivalente mais com a numeração adotada no Brasil. Provavelmente vai ser a mesma do corsa o que é uma vantagem pq ela original custa apenas 19 reais hahahah...enquanto que a do vectra custa 50. Vamos ver....assim que resolver de vez eu posto aqui para ficar de dica para o pessoal.

Abraços

Almeidão
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Re: Problema trava do volante (direção fixa, não escamoteáve

por Almeidão » 10 Out 2014, 08:49

Só para lhe adiantar, todas as ignições tem os parafusos sem cabeças, pelo menos da GM e para girar ele voce consegue com um ponção e batendo para afrouxar, para recolocar uns fazem um corte em cima com uma serra e usa fendas, já o meu eu uso parafuso cabeça alem. Eu sinceramente achei este sistema de trava muito incômodo e não uso, arranquei o meu e o motivo é simples, não segura nenhum ladrão.

Sds
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