O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema No Câmbio Automático - Vectra B

364 mensagens
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Socorro Ré não funciona mais

por Malagoli » 04 Mai 2014, 00:54

Olá pessoal..

Acho que todo mundo sabe que meu carro não tem ré a um tempão já. A ré engata porém está muito fraca, suficiente para mover o carro em reta, mesmo assim como se estivesse 'patinando'... isso com o carro frio, depois de quente, ela simplesmente morre. Fui juntando um dinheirinho para que pudesse arrumar o problema, quando me esbarro no primeiro orçamento e quase caio pra trás. Mínimo de R$3.000,00 .. pois segundo a oficina especializada, para solucionar este tipo de problema, tem que desmontar a caixa.

Bom, acho que já li tudo que podia de todo mundo que teve problemas no câmbio AT do Vectra... e só fiquei mais triste e preocupado.

Não descarto defeito elétrico, pois não entendo absolutamente nada... sei lá, nem sei por onde começar.

Irei acompanhar o tópico pra ver se rola uma luzinha no fim do túnel por aqui...

Quem tiver sugestões, eu agradeço.

:62:

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Antonio Carlos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por carlosgunner » 04 Mai 2014, 11:57

Malagoli escreveu:Olá pessoal..

Acho que todo mundo sabe que meu carro não tem ré a um tempão já. A ré engata porém está muito fraca, suficiente para mover o carro em reta, mesmo assim como se estivesse 'patinando'... isso com o carro frio, depois de quente, ela simplesmente morre. Fui juntando um dinheirinho para que pudesse arrumar o problema, quando me esbarro no primeiro orçamento e quase caio pra trás. Mínimo de R$3.000,00 .. pois segundo a oficina especializada, para solucionar este tipo de problema, tem que desmontar a caixa.

Bom, acho que já li tudo que podia de todo mundo que teve problemas no câmbio AT do Vectra... e só fiquei mais triste e preocupado.

Não descarto defeito elétrico, pois não entendo absolutamente nada... sei lá, nem sei por onde começar.

Irei acompanhar o tópico pra ver se rola uma luzinha no fim do túnel por aqui...

Quem tiver sugestões, eu agradeço.

:62:

Tbm tenho esse problema já há um bom tempo...
A diferença é q o meu qndo esquenta engata todas as marchas normalmente, inclusive a ré. Agora qndo frio... só engata a 1ª ré do dia e ainda engasgando.
Pelos sintomas, "eu acho" q deva ser o filtro entupido, mas já levei em vários lugares e tds condenaram a cx, com orçamentos de R$ 3000,00 à R$ 5000,00.
Como câmbio auto é uma coisa q poucos consertam, os caras aproveitam e enfiam a faca msm.
O jeito é juntar uma grana (tá demorando um pouco) e mandar consertar.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 04 Mai 2014, 13:47

eu apostaria a exemplo do topico que citei em solenoide com entupimento ...

se o cambio passa as marchas pra frente o cambio nao pode estar tão detonado assim

o problema e achar quem queira resolver o problema sem condenar a cx inteira ...

eu em um caso deste, mandaria trocar os solenoides e o oleo do cambio por

minha conta e risco ...

:47:

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por carlosgunner » 04 Mai 2014, 15:29

Arquiteto escreveu:eu apostaria a exemplo do topico que citei em solenoide com entupimento ...

se o cambio passa as marchas pra frente o cambio nao pode estar tão detonado assim

o problema e achar quem queira resolver o problema sem condenar a cx inteira ...

minha conta e risco ...

Então Arquiteto, no meu caso, qndo frio ele tbm não passa as marchas p frente, só qndo eu forço ele a dar erro de transmissão e ficar no modo de emergência, aí qndo passo manualmente ele troca depois de uns 10s. Conforme vai esquentando esse tempo vai diminuindo.
Qndo percebo q as marchas começam a engatar assim q movo a alavanca eu desligo o carro e ligo de novo q ele funciona sem problemas, até esfriar de novo :61:
Esse câmbio já foi escaneado e não acusou nenhum problema nas solenóides, por isso suspeito do filtro msm. O problema é q para trocar ele tem q abrir a cx...
Antonio Carlos

Imagem
Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 06 Mai 2014, 14:17

Bom, fui a 3 oficinas, e as 3 me disseram a mesmíssima coisa. Alguns mecânicos parecem nem mostrar interesse na coisa, dizendo apenas "Tem que desmontar o câmbio inteiro, fica uns 4.000,00" ...

Segundo o Robson (O problema deu quando o carro era dele ainda), quando o câmbio perdeu a ré, ele ficava trepidando, dando uns trancos, e após um tempo ficou sem a marcha. Hoje está do jeito que eu disse, ela funciona muitoooo fraca, só traciona em reta, mesmo assim quando o carro está frio.

Na boa, estou bem desanimado por conta disso. Não tenho nem a mínima condição de pagar esse valor pra arrumar a ré, e se o fizer, venderei o carro logo em seguida para pagar a dívida do concerto.

Alguma novidade aí quanto ao seu caso Fábio? Pode ser que me dê um rumo aqui.

Abraço pessoal.

Fábio Moura
Member
Member
Nome Completo: Fábio Moura
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Fábio Moura » 06 Mai 2014, 19:57

Arquiteto escreveu:fabio leu o topico que te indiquei ?! ...

Olá grande Arquiteto, já li amigo, desculpa a demora em responder, é porque estou as voltas com outro problema aqui.

Estou estudando o fórum todo para ver se resolvo um problema de aquecimento.
Assim que resolver vou retomar esta questão da ré.

Arquiteto escreveu:eu apostaria a exemplo do topico que citei em solenoide com entupimento ...

minha conta e risco ...

Concordo amigo, vou providenciar a troca das solenóides e do óleo

Malagoli, ainda não tenho novidades, mas assim que tiver eu posto. Caso vc tenha alguma poste aqui pf.
"Conforto, segurança e estabilidade !!!! Tudo o que uma mulher procura num homem e tudo que um homem procura em um carro ! "
(Copiado de um amigo)

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 06 Mai 2014, 20:02

carlosgunner escreveu:Então Arquiteto, no meu caso, qndo frio ele tbm não passa as marchas p frente, só qndo eu forço ele a dar erro de transmissão e ficar no modo de emergência, aí qndo passo manualmente ele troca depois de uns 10s. Conforme vai esquentando esse tempo vai diminuindo.
Qndo percebo q as marchas começam a engatar assim q movo a alavanca eu desligo o carro e ligo de novo q ele funciona sem problemas, até esfriar de novo :61:
Esse câmbio já foi escaneado e não acusou nenhum problema nas solenóides, por isso suspeito do filtro msm. O problema é q para trocar ele tem q abrir a cx...

carlos, no caso do topico que citei o scanner não acusou erro em solenoide ... isto so acontece se o problema

for eletrico, no caso do nosso amigo o solenoide estava obstruido ...ok

o caso do fabio e do malagoli ... parecem ser parecidos ...

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por carlosgunner » 06 Mai 2014, 22:51

Arquiteto escreveu:carlos, no caso do topico que citei o scanner na acusou erro em solenoide ... isto so acontece se o problema

for eletrico, no caso do nosso amigo o solenoide estava obstruido ...ok

Talvez seja esse o motivo dos "mecânicos" escanearem o câmbio e já condenar td :47:
Vou procurar outro mecânico e pedir p dar uma olhada nas solenóides, msm eles escaneando e não "encontrando" nenhum problema.
Valeu pela dica!
Antonio Carlos

Imagem
Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 12 Mai 2014, 13:45

Fábio, tenho novidades aqui!

Conversei com um mecânico especializado, ele me ouviu com muita atenção, e me deu todos os possíveis detalhes para sanar o problema.

Segundo os sintomas que meu carro veio apresentando, ele diz que o problema provavelmente está na Cinta da ré. Quando retificaram minha caixa, pode ser que re-aproveitaram a cinta pois ela deveria estar 'mais que meia vida', e que é normal muita retífica fazer isso.

Ele disse também que para trabalhar na ré, tem que desmontar a caixa toda. Mas isso não quer dizer que eles tenham que refazer a caixa toda - No máximo, trocar as vedações, já que tem que desmontá-la.

Resumindo, um orçamento com base nestas possibilidades ficaria:

Cinta da ré = R$ 250,00
Jogo de juntas e retentores: R$ 650,00
8 Litros de Óleo e Filtro: R$ 250,00
Mão de Obra: R$ 1.200,00

Total: Aproximadamente R$ 2.350,00

Meu carro vai pra lá desmontar na Segunda, dia 19. Se for mais ou menos isso mesmo, irei autorizar o serviço... em vista de que meu teto máximo pra arrumar este carro é de R$ 2.500,00 (Mais que isso, provavelmente eu teria que vendê-lo pra arcar com os custos).

Qualquer novidade eu te aviso.

Abraço!

Eldo
Member
Member
Nome Completo: Eldo Freitas Siqueira

Problema No Câmbio Automático - Vectra B

por Eldo » 25 Mai 2014, 18:06

Boa tarde pessoal, quem pode me dar alguma informação. meu carro parou no meio da rua. com a informação no computador de bordo." transmissão automática" levei no mecânico e o mesmo comunicou que o problema era no câmbio automático, então pedi para realizar o serviço. porem o serviço não ficou bom. pois ao passar a marcha para ré ou no D, o carro morre. então levei novamente. e o mesmo me disse que o problema estava no corpo de válvula e o mesmo conseguiu quebrar a bucha do cabo da alavanca do câmbio e a alavanca está com folga, em fim estou aguardando pelo término do serviço para verificar como vai ficar e tem mais ele colocou o óleo pela vareta de nível do óleo do câmbio está correto? por favor me ajudem. meu carro é: vectra cd 2.2 16 válvula 2000/2001- Automático.

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Problema no câmbio automatico

por renatovisk » 25 Mai 2014, 20:29

Exija do mecânico que o serviço seja feito como se deve. Quanto a bucha que ele quebrou, é obrigação substitui-lá por conta da oficina.

Quanto a colocar o óleo pela vareta, não há nenhum problema, tanto que em trocas de óleo geralmente é reposto pela vareta (salvo os casos que se utiliza a máquina que aí ainda não conheço o procedimento).

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 08:25

Olá amigo.

Primeiramente queria dizer que sua postagem foi postada no lugar errado, quando for postar algum assunto sobre mecânica, elétrica, manutenção relacione a postagem aqui nesse tópico:

viewforum.php?f=39

Tem bastante informação no clube, só utilizar a pesquisa para encontrar o que precisa ok?

Sobre seu problema que ''lambão'' esse mecânico que você levou o carro? Amigo transmissão automática é algo muito complexo, tem que levar o carro em lugar especializado ou mecânico que realmente saiba dar o tratamento que o seu câmbio merece.

Se ele fez algum serviço ruim, quebrou alguma coisa cobre dele e fale para ele te entregar o carro funcionando perfeitamente, se ele pegou o serviço pra fazer tem que dar os pulos dele.

Sobre colocar o óleo pela vareta, se ele fez a troca manualmente como se faz na CSS está certo, pois o óleo é esgotado no bujão e colocado pela vareta.

Abraços.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 26 Mai 2014, 09:14

Tópico movido para a área correta. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Eldo
Member
Member
Nome Completo: Eldo Freitas Siqueira

por Eldo » 26 Mai 2014, 19:36

Obrigado pessoal pelas respostas, to muito orgulhoso de fazer parte do club do vectra, saudaçoes!!!

Fábio Gomes
Member
Member
Nome Completo: Fábio Gomes de Sá
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema no câmbio automático

por Fábio Gomes » 18 Jun 2014, 12:45

Boa tarde pessoal, estou com um problema no câmbio automático do meu Vectra 2.2 16v... já foi feito o câmbio há um tempo atras, o motor também, tudo novo!!!!
Quando estou andando com ele em rotação baixa (2000 a 2500 rpm) numa velocidade média (90 a 100 km/h), principalmente na estrada, aí quando pego um trecho de subida e o câmbio precisa reduzir a marcha devido a velocidade e a rotação, o câmbio fica meio bobo não reconhecendo em que marcha deve ficar... Aí fica engatando a 4 e a 5 marcha até eu ter que subir o giro do motor... Acima dessa rotação e velocidade não reparei nada de anormal.
Aí conversando com um amigo meu, ele também tem um Vectra igual ao meu... Ele também teve um problema no carro dele, levou no mecânico dele, aí conversando com ele o mecânico dele disse que carro automático que possui farol xennon pode dar problema no câmbio devido a energia que o xennon puxa do carro e com isso deixa o módulo que o câmbio com problema futuro.

Essa informação tem alguma consistência ou é problema no câmbio mesmo? Será que o alternador, a bateria não ta gerando energia suficiente para suprir todos esses acessórios? Porque o meu Vectra tem farol xennon no farol baixo e no farol de milha e mais DVD, sendo assim fiquei com isso na cabeça se tem alguma lógica!

OBS: Eu reparei que o problema se dá principalmente a noite!

Obrigado Galera!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problema no câmbio automático

por Alcir Andreoni » 18 Jun 2014, 13:27

Primeiro do tudo, seu carro não tem 5ª marcha, são somente quatro.

Agora sobre o resto vou deixar a turma que conhece dar opíniões.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Julio Viol
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Julinho Viol » 18 Jun 2014, 13:37

Se isso é o problema não sei, mas é simples de descobrir, desligue os reatores e teste, e a forma correta de reduzir marcha no cambio automático é pisar até o final.

Trecho retirado do manual do vectra C, página 6-34

"Se durante uma ultrapassagem for necessário reduzir de marcha automaticamente para aumentar o giro do motor e ganhar mais potência, pressione o pedal do acelerador até o final de seu curso. De acordo com a velocidade do veículo ocorrerá a redução automática de marcha; mantenha o pedal pressionado. Para engrenar a marcha imediatamente superior, alivie a pressão no pedal do acelerador."

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 18 Jun 2014, 13:42

o meu faz isto mas somente na subida serra devido as curvas
pois vc tira pé e depois aciona ai demora ate cambio responder ......
ai aprendi a subir somente numero 3 e não em D ..
subo que é uma beleza sem cambio ficar em duvida ......
o meu tem xenon alto , baixo e milha a 3 anos então acho que o xenon não influencia nisto não
cambio perfeito ......

heitorpc
Member
Member
Nome Completo: Heitor Camara
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por heitorpc » 18 Jun 2014, 21:29

Boa noite,

Na minha opinião o xenon causar problema é mesma coisa que falar que intestino preso causa unha encravada...

O meu carro (B auto) também quando esta na mesma situação, fica alternando num vai e vem e se tirar um pouquinhoo o pé, ou pisar mais um pelinho ele se resolve onde quer ficar. realmente uma saida muito boa nesses casos é puxar pro 3.

Acredito até que a situação que voce observa nem seja uma mudança de marcha, mas sim o acionamento do lock-up que existe na 3ª e 4ª do vectra. ele basicamente "acopla" diretamente o motor no cambio, bloqueando o conversor de torque e nesse acionamento a impressão que dá é realmente de uma mudança de marcha, por isso se voce for contar as mudanças, vai achar que o carro tem 5 ou 6 marchas (1-2-3-3Lock-4-4lock). faça o teste.

abraço

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 18 Jun 2014, 22:47

e fato que na parte eletrônica e necessário que a bateria e alternador estejam em boas condições

não custa avaliar a voltagem que esta chegando a bateria com um scaner

não sei exatamente o comportamento do seu carro na subida, no seu relato vc descreveu mais a questão

da marcha, mas se estiver percebendo o carro amarrado e com dificuldade de manter

a velocidade em 4ª marcha , eu ja ficaria com a pulga atrás da orelha com relação a

seu montagem do conjunto balanceador do seu motor ...

:76:

364 mensagens