O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 24 Set 2014, 14:30

sidnei cbm escreveu::88:

Bem, lembro que troquei meu eletro ventilador e tinha esta resistencia no mais novo que comprei, mas tirei fora porque o meu nunca teve, acho que alguns modelos tem e outros não e no caso do meu é um sorteado que não precisa.
Imagem

Guilherme93
Member
Member
Nome Completo: Guilherme Otávio Ferrarini
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Guilherme93 » 24 Set 2014, 15:03

Comprei meu Vectra essa semana, o vendedor me avisou que a ventoinha do radiador estava com problemas e só ligava com o carro desligado. Minha primeira reação foi leva-lo a uma auto-elétrica. O eletricista me avisou que teria feito a ventoinha funcionar, mais que ainda não estava 100%. No caminho entre a auto-elétrica e minha casa, ele ficou a 100º no painel, me assustei, pois sei bem que se um motor deste ferve, o prejuízo iria ser estrondoso. Bom, segunda reação, levei a um mecânico de confiança, ele analisou bem o caso, e constatou que estava sem válvula termostática, me explicou que isso é feito com o intuito de evitar que o motor ferva.
Resultado - Junta do cabeçote queimada - orçamento de R$ 750,00 para consertar (isso porque é um mecânico amigo meu que me fez um baita desconto) - o preço normal deste procedimento pode chegar a R$ 1.100,00 segundo ele.
Como não disponho deste valor nesse momento, pelo motivo de ter usado minhas economias na compra dele, estou usando ele somente para locomoção próxima, no máximo na cidade vizinha.

Por isso fica a dica, conserte enquanto ta barato, porque pode ficar muito caro kkk

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 15:05

Guilherme93 escreveu:Comprei meu Vectra essa semana, o vendedor me avisou que a ventoinha do radiador estava com problemas e só ligava com o carro desligado. Minha primeira reação foi leva-lo a uma auto-elétrica. O eletricista me avisou que teria feito a ventoinha funcionar, mais que ainda não estava 100%. No caminho entre a auto-elétrica e minha casa, ele ficou a 100º no painel, me assustei, pois sei bem que se um motor deste ferve, o prejuízo iria ser estrondoso. Bom, segunda reação, levei a um mecânico de confiança, ele analisou bem o caso, e constatou que estava sem válvula termostática, me explicou que isso é feito com o intuito de evitar que o motor ferva.
Resultado - Junta do cabeçote queimada - orçamento de R$ 750,00 para consertar (isso porque é um mecânico amigo meu que me fez um baita desconto) - o preço normal deste procedimento pode chegar a R$ 1.100,00 segundo ele.
Como não disponho deste valor nesse momento, pelo motivo de ter usado minhas economias na compra dele, estou usando ele somente para locomoção próxima, no máximo na cidade vizinha.

Por isso fica a dica, conserte enquanto ta barato, porque pode ficar muito caro kkk

Não use o carro!

Se não dá para trocar a junta, deixe-o parado na garagem.

O prejuízo pode ficar bem maior!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Guilherme93
Member
Member

por Guilherme93 » 24 Set 2014, 15:17

O mecânico me explicou que eu poderia usa-lo em temperaturas baixas, ou seja, se passar de 95º eu encosto e espero resfriar. Até porque o ele não esta esquentando excessivamente, quase nunca passa dos 90º. Mais você acha que talvez possa haver algum dano maior, mesmo não fervendo?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 15:20

Guilherme93 escreveu:O mecânico me explicou que eu poderia usa-lo em temperaturas baixas, ou seja, se passar de 95º eu encosto e espero resfriar. Até porque o ele não esta esquentando excessivamente, quase nunca passa dos 90º. Mais você acha que talvez possa haver algum dano maior, mesmo não fervendo?

Então não está com a junta queimada!

Eu acho que você deveria procurar outro mecânico!
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 15:23

Guilherme93 escreveu:O mecânico me explicou que eu poderia usa-lo em temperaturas baixas, ou seja, se passar de 95º eu encosto e espero resfriar. Até porque o ele não esta esquentando excessivamente, quase nunca passa dos 90º. Mais você acha que talvez possa haver algum dano maior, mesmo não fervendo?

Na minha opinião ''me intrometendo'' se ele te deu garantia de que não vai acontecer nada tudo bem, porém ele falar uma coisa e acontecer outro quem vai ficar com o prejuízo?

Aí é com você...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Guilherme93
Member
Member

por Guilherme93 » 24 Set 2014, 15:26

Agradeço as opiniões, e com certeza levarei em consideração :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 24 Set 2014, 16:55

Guilherme93 escreveu:Comprei meu Vectra essa semana, o vendedor me avisou que a ventoinha do radiador estava com problemas e só ligava com o carro desligado. Minha primeira reação foi leva-lo a uma auto-elétrica. O eletricista me avisou que teria feito a ventoinha funcionar, mais que ainda não estava 100%. No caminho entre a auto-elétrica e minha casa, ele ficou a 100º no painel, me assustei, pois sei bem que se um motor deste ferve, o prejuízo iria ser estrondoso. Bom, segunda reação, levei a um mecânico de confiança, ele analisou bem o caso, e constatou que estava sem válvula termostática, me explicou que isso é feito com o intuito de evitar que o motor ferva.

Pois bem, o seu chegou em 100º e qeuimou a junta e tem uns que estão ai em 97 e disem ser normal. É brincar demais com o perigo.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 24 Set 2014, 17:07

Eu não sei porque mas o meu "nunca" chega em 90, sempre é de 88 ~89 pra baixo. Mas quando desligo o motor e a água para de circular e ligo o painel, dá pra ver o ponteiro chegando em 90 ~91. Devo ficar super feliz ou super preocupado ? :88: :38: :52: :102: :105: :6:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Set 2014, 17:13

Almeidão escreveu:Pois bem, o seu chegou em 100º e qeuimou a junta e tem uns que estão ai em 97 e disem ser normal. É brincar demais com o perigo.

Almeidão, não acredito que queimou a junta e o mecânico fala para o cliente continuar andando com o carro! :47:
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 24 Set 2014, 18:44

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Pois bem, o seu chegou em 100º e qeuimou a junta e tem uns que estão ai em 97 e disem ser normal. É brincar demais com o perigo.

Almeidão, não acredito que queimou a junta e o mecânico fala para o cliente continuar andando com o carro! :47:

2x

Cebolao errado ai ou radiador entupido.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:32

Almeidão escreveu:
marcelo.tavares escreveu:o Aditivo Visconde eu uso uns 4 anos o não conheço o verde não, eu usava um Rosa antes agora veio Junto com Radiador um Azul . Agora o Cebolão MTE 760 90º 115º o MTE 763 88º 95º o esquema de Ligação e mesma coisa . o diagrama dele Positivo, negativo e Temperatura , a marca do cebolões e mesma coisa so muda a temperatura . quando o Ar esta desligador o carro fica normal nos 80º a 90º dentro da Cidade . ai quando ligar o Ar temperatura sobe muito 100º

Eu não sei se voce escreveu errado ou se eu entendi que voce errou, mas o 760 não é 115 não. Ele é 105-100/95-90,
só que no painel ele acusa 89 a 90 para o primeiro estágio e 91 a 93 para o segundo estágio, se o seu carro está indo a 100 no painel, ai sim estás usando algo que marca 115º. O meu não passa dos 91 com ar ligado em centros de cidadades e eu já acho estes 91 muito quando liga o segundo estágio. Sei que estou me beneficiano com o ar e com certeza ferrando algo do meu motor. Não imagino o que eu pensaria se no meu painel chegasse a 95.

Verdade o Cebolão MTE 760 90º 105º , o que eu esto usado e bom também . MTE 763 88º 95º meu carro Funciona normal a temperatura fica sempre em 90 e 85 na cidade agora na estrada fica bem abaixo de 80 isso com ar desligador . quando eu ligor o ar ele fica um tempo em 90 também ai começa subir a temperatura muito rápido ate chega em 100º ja troquei todos os Rele da frete . ja troquei sensor . vou ver essa Resistência .
Editado pela última vez por marcelo.tavares em 24 Set 2014, 22:43, em um total de 1 vez.
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:36

JoãodoValle escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

2x

Cebolao errado ai ou radiador entupido.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

Radiador e novo . quando temperatura amenta a Válvula termostática abre eu vejo a agua circulado e chegado no reservatório . Radiado entupido a água não circula .
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:41

o Aditivo serve para ajuda em Alta temperatura Também , ele aumenta o ponto de Ebulição da Água , com isso o Carro não sofre tanto.o risco de Queima a Junta. mais Risco existe, Acima de 100º no ponteiro dentro do motor ja esta mais quente que isso uma 3 vez, ele marca a temperatura da Agua e nao do motor .
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:46

Adriano cruz escreveu:Eu não sei porque mas o meu "nunca" chega em 90, sempre é de 88 ~89 pra baixo. Mas quando desligo o motor e a água para de circular e ligo o painel, dá pra ver o ponteiro chegando em 90 ~91. Devo ficar super feliz ou super preocupado ? :88: :38: :52: :102: :105: :6:

Voce deve esta usado um cebolão Baixa Temperatura . mesmo com Ar fica em 90º
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:48

Almeidão escreveu:
sidnei cbm escreveu::88:

Bem, lembro que troquei meu eletro ventilador e tinha esta resistencia no mais novo que comprei, mas tirei fora porque o meu nunca teve, acho que alguns modelos tem e outros não e no caso do meu é um sorteado que não precisa.

Mais Sem a Resistência,Funciona Primeiro e Segundo estagio normal .>:
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 24 Set 2014, 22:55

Então amigo la tem, 3 vias eu testei o preto que fica no Meio parece Que não tem Função, no meu eu testei com Bateria 12v 7 A ,Quando eu Ligo Fio negativo no Do meio não Funciona , Quando eu ligo nos fio da Laterais vermelho e Marrom Funciona normal .ai se troca os Polos da Bateria o Velocidade Aumenta como se fosse Simulador o Segundo estagio .
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JA Fernandes » 25 Set 2014, 18:05

O meu GLS 2.2 98 está com o motor feito recentemente só rodou 1000 km até agora, e na pista em dias quentes com o ar ligado e quatro pessoas abordo o ponteiro fica entre +ou- 90 a 95 graus, meu mecânico falou que tá tudo normal,

PS: meu motor estava com menos de 300 km ao passar um buraco na rodovia, desligou o sensor da cebolinha, chegando na rua da minha casa o ponteiro subiu de uma vez passando dos 100!!!!, desliguei o motor abri o capô a água já estava vazando pela tampa do reservatório, religuei a cebolinha, funcionei o carro, o segundo estágio do ventilador funcionou na hora, deixei o ligado por uns cinco minutos, a temperatura voltou ao normal, levei ao meu mecânico e falou que estava tudo ok.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 25 Set 2014, 18:18

Acho que está normal...

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 25 Set 2014, 18:34

marcelo.tavares escreveu:
Adriano cruz escreveu:Eu não sei porque mas o meu "nunca" chega em 90, sempre é de 88 ~89 pra baixo. Mas quando desligo o motor e a água para de circular e ligo o painel, dá pra ver o ponteiro chegando em 90 ~91. Devo ficar super feliz ou super preocupado ? :88: :38: :52: :102: :105: :6:

Voce deve esta usado um cebolão Baixa Temperatura . mesmo com Ar fica em 90º

Estou usando a VT original código : 90501699 que abre em 82 graus.

1050 mensagens