O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

174 mensagens
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza de arrefecimento

por Pedro Josino » 13 Set 2014, 12:04

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

Imagem

No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?

Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

Meu nome ficou cinza, agora sim tem marca de graxa kakkakakak

Então se no meio é 90 o meu sistema está trabalhando direitinho, pois mesmo com dia quente com motor quente nem quando tinha trocado o refil da válvula que estava errada e sem aditivo ideal já não passava do meio hoje em dia que não passa mesmo quando ta muito quente ele se aproxima do meio mas nunca passou :88:

Quando ta quente ele fica ali no segundo quadrado no meio ou as vezes um pouquinho acima aproximando do meio.

Pois é..

Quando tirei meu Vectra C 0Km a temperatura ficava no meio sempre, mesmo em rodovia ou trânsito pesado.

De uns dois anos para cá, esse mostrador do painel só fica no frio. No máximo que consigo é fazer ele chegar a 1/4 quando desligo ar condicionado, faróis, etc.

Já levei em várias oficinas, em duas concessionárias e ninguém tem a solução.

Disseram ter testado o sensor e a válvula termostática mas eu duvido pelo fato de ainda ter o lacre original do parafuso.

Será que tenho problema de aterramento do painel, sensor ou válvula? Lembrando que meu carro está com 6 anos, com o sistema original, usando aditivo desde 0Km.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 13 Set 2014, 17:15

jonas caruso escreveu:
Almeidão escreveu:
fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Sim troquei pelo mesmo, aquele afiletado/achatadinho(mas só encontrei da marca NODUS que pertence à REACH).

Almeidão escreveu:Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

sim, so não observei a marca(vacilei)...é daqueles com a "cabecinha" azul.

Almeidão escreveu:A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.

Não atentei pra isso.
Mas Almeidão, como posso saber se é o primeiro estagio ou o segundo? Muda muito de um pro outro?

Adriano cruz escreveu:
OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer

Poxa...quem dera aqui tivesse assim Adriano...

Grato a todos.

Estou checando se existe um sensor destes que seja mais baixo. Se eu conseguir a resposta posto aqui outra vez, ou o seu está estragado e não funciona como deveria. Verei isto e voltarei

Sobre o segundo estágio, muda muuuuiito. Ele entra em alta velocidade que estando fora do carro o barulho e parecido aqueles barcos de pântano.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 10:31

Pedro Josino escreveu:
Pois é..

Quando tirei meu Vectra C 0Km a temperatura ficava no meio sempre, mesmo em rodovia ou trânsito pesado.

De uns dois anos para cá, esse mostrador do painel só fica no frio. No máximo que consigo é fazer ele chegar a 1/4 quando desligo ar condicionado, faróis, etc.

Disseram ter testado o sensor e a válvula termostática mas eu duvido pelo fato de ainda ter o lacre original do parafuso.

Será que tenho problema de aterramento do painel, sensor ou válvula? Lembrando que meu carro está com 6 anos, com o sistema original, usando aditivo desde 0Km.

Pedro pode ser uma coisa simples, como uma válvula com temperatura errada! O modelo certo e que está no meu é de 82º (MTE 211.82).
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 15 Set 2014, 20:21

Thiago Menezes escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Pois é..

Pedro pode ser uma coisa simples, como uma válvula com temperatura errada! O modelo certo e que está no meu é de 82º (MTE 211.82).

Eu pensava que o do 2.4 era de 87 graus que nem essa :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

:47:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 22:11

Adriano cruz escreveu:
Eu pensava que o do 2.4 era de 87 graus que nem essa :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

:47:

Adriano você tem razão, perguntei o vendedor sobre o código da peça e vou verificar no CepChev vê se bate, se bater é essa mesmo, bem que no dia que eu fiz a limpeza do meu arrefecimento isso quando comprei o carro reparei que a válvula que saiu era de 87/102º :47:

Pelo o que o Almeidão me indicou, achei que a válvula tinha sido trocado e no caso com a antiga dona ter colocado a errada, mas na verdade está parecendo que é a certa mesmo.

Engraçado que coloquei a de 82º e meu carro marca a temperatura certinha, entrei em contato com o Almeidão e vou esperar a resposta dele.

Abraços e obrigado pela observação :88:
Imagem

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 16 Set 2014, 06:48

Beleza. Acho que o seu por ser flex, deve trabalhar mais quente que o meu que é só a gasolina.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 09:01

Adriano cruz escreveu:Beleza. Acho que o seu por ser flex, deve trabalhar mais quente que o meu que é só a gasolina.

Adriano,

Em conversa com o Almeidão ele disse que não tem problema algum em utilizar a de 82º, que pelo contrário ela é melhor que a própria que estava no meu carro, que no caso e quase zero a chances de estragar pelo fato da mesma funcionar pressionada por uma mola e sendo 82º a mola é mais fraca, então ela vai abrir mais facilmente para manter a temperatura de trabalho bem regulada. (Créditos da resposta By Almeidão).

Uma obs: Uso proporção de combustível 60% gasolina e 40% álcool, porém o uso ''comum'' é o GNV como todos sabem.

Abraços!
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2014, 10:17

Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:28

Almeidão escreveu:Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.

Almeidão tem algum fabricante ''a altura'' da MTE? Pergunto isso pois só encontro o refil para compra e na próxima limpeza do meu arrefecimento está programado para trocar a carcaça inteira. A junta eu consigo comprar separado, caso de para comprar a carcaça separada também aí o problema está resolvido :47:
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2014, 10:37

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.

Almeidão tem algum fabricante ''a altura'' da MTE? Pergunto isso pois só encontro o refil para compra e na próxima limpeza do meu arrefecimento está programado para trocar a carcaça inteira. A junta eu consigo comprar separado, caso de para comprar a carcaça separada também aí o problema está resolvido :47:

Voce não conseguirá trocar a somente a carcaça, o refil vende separado, mas a carcaça não. Sim, a Wahler é ótima também, eu não comento muito sobre ela porque onde vejo anuncio de peças deles nunca tem os graus descritos, ai fica difícil de exigir do vendedor que seja tal grau. Tá ai uma dica para eles, falta informações para aumentar as vendas deles, eu não quero que informe para qual carro, quero o grau da peça.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:40

Almeidão escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

Voce não conseguirá trocar a somente a carcaça, o refil vende separado, mas a carcaça não. Sim, a Wahler é ótima também, eu não comento muito sobre ela porque onde vejo anuncio de peças deles nunca tem os graus descritos, ai fica difícil de exigir do vendedor que seja tal grau. Tá ai uma dica para eles, falta informações para aumentar as vendas deles, eu não quero que informe para qual carro, quero o grau da peça.

Entendi, vou procurar uma válvula completa então :88:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:58

Almeidão,

Achei essa aqui da Whaler:

http://www.drael.com.br/loja2/index.php ... t_id=52635

Tem essa aqui da MTE:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715162

Mas nesse caso não vem a junta, eu teria que comprar separado mesmo :47:

Uma pergunta: Essa numeração que vem antes do ponto corresponde exatamente o que? Digo isso pois a que está no meu carro é 211.82 e essa acima é 373.82?
Imagem

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 16 Set 2014, 14:38

Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
Detalhe, o a/c sempre ligado.
To na duvida :
O fato de meu vecão estar sem válvula termostática interfere para o aquecimento?
Tem mais uma coisa, como sei se a tampa do reservatório ta boa? E qual a função dela mesmo?
Vá de Vectra!
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009
Feliz Aniversário

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 14:46

jonas caruso escreveu:Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
To na duvida :
O fato de meu vecão estar sem válvula termostática interfere para o aquecimento?
Tem mais uma coisa, como sei se a tampa do reservatório ta boa? E qual a função dela mesmo?

Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 15:11

Alcir Andreoni escreveu:
jonas caruso escreveu:Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
To na duvida :

Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:

x2 :88:
Imagem

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 16 Set 2014, 15:21

Alcir Andreoni escreveu:Jonas,

Então Alcir, o orçamento para o carro foi todo no radiador e no deslizante do semi-eixo(aquele perto da homocinetica). Por isso vai ser dificil pegar uma V.termostatica agora, mas quanto à tampa será que faz muita diferença seu funcionamento?
Vá de Vectra!
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009
Feliz Aniversário

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 15:22

jonas caruso escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Jonas,

Então Alcir, o orçamento para o carro foi todo no radiador e no deslizante do semi-eixo(aquele perto da homocinetica). Por isso vai ser dificil pegar uma V.termostatica agora, mas quanto à tampa será que faz muita diferença seu funcionamento?

Imagine escapar pressão por ela?

Será que o sistema vai funcionar direito. Não precisa comprar uma original, pode comprar um click que é boa!

Aproveite e dê uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=46&t=4492&hilit=import%C3%A2ncia+termost%C3%A1tica

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 16 Set 2014, 15:59

Alcir Andreoni escreveu:Imagine escapar pressão por ela?

Será que o sistema vai funcionar direito. Não precisa comprar uma original, pode comprar um click que é boa!

Aproveite e dê uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=46&t=4492&hilit=import%C3%A2ncia+termost%C3%A1tica

:88:

É rapaz...quanta polemica em cima dessa valvula heim?!!!
Muito esclarecedor. Obrigado.
Vou cer a tal da tampa.
De resto aguardar a opnião do Almeidão sobre a temperatura que to batendo aqui e se ele descobriu algo sobre o tal do sensor escondido.
Vá de Vectra!
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 17 Set 2014, 09:18

Eu ACHO que está normal usando o AC.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Set 2014, 15:47

É Jonas, infelizmente não consegui nada sobre os plugues o qual usam os Vectras acima de 2000. Sei que o MTE é o numero 4051 para o Vectra, na não consegui nada sobre um com grau mais baixo.

Eu sinceramente se tivesse um carro que usasse este sensor para armar as ventoinhas eu iria fazer uns testes em um mais novo tipo 4053 que é da Blazer ou 4047, 4052 e 4058 que são similares ao Vectra e caso o que eu tivesse não fosse MTE, eu testaria este 4051 da MTE. Só assim para saber e arrumar o que eu consegui com o cebolão os quais comprei uns 20 para chegar no 760 que por sinal é do Vectra mais que nenhum vendedor conhece ou conhecia e muitos ainda nem sabe até hoje. MAIS SE UM RESOLVER TESTAR ALGO, DEIXE AQUI REGISTRADO POR FAVOR.

Igualmente a termostática que quanto mais novo menor o grau que é 82º, mudando somente para 87 os totalflex e mesmo assim eu usaria a 82. Como já disse, os engenheiros acordarom e melhorarom, só que os antigos insitem em ser antigo usando o que era do antigo, ou seja melhorarom os novos, mas não informarom que usando nos velhos eles ainda ficariam melhor. Seria o mesmo que eu usando KICHUTE pela idade que eu tenho, mas eu sou diferente e uso NIKE.

Um da MTE me respondeu por e.mail e eu o agradeço por isto, não divulgarei o nome porque não sei se sou autorizado, e comentou pouco sobe o plug porque não tem muito para comentar mesmo, porem comentou algo sobre os cebolões e que existem varios para os Vectras, sendo que hoje são todos iguais e com certeza isto se deve a erros e logo forom acetando, não a MTE, mas os engenheiros fabricantes do motor. Disse me ele que existem uns com graus bem mais baixo, porem para exportação. Será que lá o motor funcionando mais frio funciona melhor? Porque aqui tem que ser mais quente? Ora bolas, temperatura boa de funcionamento está entre 80 e 89 no painel, o motor não vai explodir se tiver em 94, mas não estará sendo nada economico com isto e ainda assim estará minando ele aos poucos.

Olha este tópicoabaixo que lá postarom um catálogo e verão que nos carros mais novos tudo usa 82º, exceto o felx que usa 87º. E voce, ainda quer usar KICHUTE?

viewtopic.php?f=45&t=6317
Imagem

174 mensagens