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Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

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Pedro Josino
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Pedro Josino » 13 Set 2014, 12:04

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

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No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?


Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

Meu nome ficou cinza, agora sim tem marca de graxa kakkakakak


Então se no meio é 90 o meu sistema está trabalhando direitinho, pois mesmo com dia quente com motor quente nem quando tinha trocado o refil da válvula que estava errada e sem aditivo ideal já não passava do meio hoje em dia que não passa mesmo quando ta muito quente ele se aproxima do meio mas nunca passou :88:

Quando ta quente ele fica ali no segundo quadrado no meio ou as vezes um pouquinho acima aproximando do meio.


Pois é..

Quando tirei meu Vectra C 0Km a temperatura ficava no meio sempre, mesmo em rodovia ou trânsito pesado.

De uns dois anos para cá, esse mostrador do painel só fica no frio. No máximo que consigo é fazer ele chegar a 1/4 quando desligo ar condicionado, faróis, etc.

Já levei em várias oficinas, em duas concessionárias e ninguém tem a solução.

Disseram ter testado o sensor e a válvula termostática mas eu duvido pelo fato de ainda ter o lacre original do parafuso.

Será que tenho problema de aterramento do painel, sensor ou válvula? Lembrando que meu carro está com 6 anos, com o sistema original, usando aditivo desde 0Km.

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 13 Set 2014, 17:15

jonas caruso escreveu:
Almeidão escreveu:
fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Sim troquei pelo mesmo, aquele afiletado/achatadinho(mas só encontrei da marca NODUS que pertence à REACH).

Almeidão escreveu:Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

sim, so não observei a marca(vacilei)...é daqueles com a "cabecinha" azul.

Almeidão escreveu:A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.

Não atentei pra isso.
Mas Almeidão, como posso saber se é o primeiro estagio ou o segundo? Muda muito de um pro outro?


Adriano cruz escreveu:
OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer


Poxa...quem dera aqui tivesse assim Adriano...

Grato a todos.



Estou checando se existe um sensor destes que seja mais baixo. Se eu conseguir a resposta posto aqui outra vez, ou o seu está estragado e não funciona como deveria. Verei isto e voltarei

Sobre o segundo estágio, muda muuuuiito. Ele entra em alta velocidade que estando fora do carro o barulho e parecido aqueles barcos de pântano.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 10:31

Pedro Josino escreveu:
Pois é..

Quando tirei meu Vectra C 0Km a temperatura ficava no meio sempre, mesmo em rodovia ou trânsito pesado.

De uns dois anos para cá, esse mostrador do painel só fica no frio. No máximo que consigo é fazer ele chegar a 1/4 quando desligo ar condicionado, faróis, etc.

Já levei em várias oficinas, em duas concessionárias e ninguém tem a solução.

Disseram ter testado o sensor e a válvula termostática mas eu duvido pelo fato de ainda ter o lacre original do parafuso.

Será que tenho problema de aterramento do painel, sensor ou válvula? Lembrando que meu carro está com 6 anos, com o sistema original, usando aditivo desde 0Km.


Pedro pode ser uma coisa simples, como uma válvula com temperatura errada! O modelo certo e que está no meu é de 82º (MTE 211.82).
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 15 Set 2014, 20:21

Thiago Menezes escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Pois é..

Quando tirei meu Vectra C 0Km a temperatura ficava no meio sempre, mesmo em rodovia ou trânsito pesado.

De uns dois anos para cá, esse mostrador do painel só fica no frio. No máximo que consigo é fazer ele chegar a 1/4 quando desligo ar condicionado, faróis, etc.

Já levei em várias oficinas, em duas concessionárias e ninguém tem a solução.

Disseram ter testado o sensor e a válvula termostática mas eu duvido pelo fato de ainda ter o lacre original do parafuso.

Será que tenho problema de aterramento do painel, sensor ou válvula? Lembrando que meu carro está com 6 anos, com o sistema original, usando aditivo desde 0Km.


Pedro pode ser uma coisa simples, como uma válvula com temperatura errada! O modelo certo e que está no meu é de 82º (MTE 211.82).


Eu pensava que o do 2.4 era de 87 graus que nem essa :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

:47:

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 22:11

Adriano cruz escreveu:
Eu pensava que o do 2.4 era de 87 graus que nem essa :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

:47:


Adriano você tem razão, perguntei o vendedor sobre o código da peça e vou verificar no CepChev vê se bate, se bater é essa mesmo, bem que no dia que eu fiz a limpeza do meu arrefecimento isso quando comprei o carro reparei que a válvula que saiu era de 87/102º :47:

Pelo o que o Almeidão me indicou, achei que a válvula tinha sido trocado e no caso com a antiga dona ter colocado a errada, mas na verdade está parecendo que é a certa mesmo.

Engraçado que coloquei a de 82º e meu carro marca a temperatura certinha, entrei em contato com o Almeidão e vou esperar a resposta dele.

Abraços e obrigado pela observação :88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 16 Set 2014, 06:48

Beleza. Acho que o seu por ser flex, deve trabalhar mais quente que o meu que é só a gasolina.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 09:01

Adriano cruz escreveu:Beleza. Acho que o seu por ser flex, deve trabalhar mais quente que o meu que é só a gasolina.


Adriano,

Em conversa com o Almeidão ele disse que não tem problema algum em utilizar a de 82º, que pelo contrário ela é melhor que a própria que estava no meu carro, que no caso e quase zero a chances de estragar pelo fato da mesma funcionar pressionada por uma mola e sendo 82º a mola é mais fraca, então ela vai abrir mais facilmente para manter a temperatura de trabalho bem regulada. (Créditos da resposta By Almeidão).

Uma obs: Uso proporção de combustível 60% gasolina e 40% álcool, porém o uso ''comum'' é o GNV como todos sabem.

Abraços!
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 16 Set 2014, 10:17

Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:28

Almeidão escreveu:Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.


Almeidão tem algum fabricante ''a altura'' da MTE? Pergunto isso pois só encontro o refil para compra e na próxima limpeza do meu arrefecimento está programado para trocar a carcaça inteira. A junta eu consigo comprar separado, caso de para comprar a carcaça separada também aí o problema está resolvido :47:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 16 Set 2014, 10:37

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.


Almeidão tem algum fabricante ''a altura'' da MTE? Pergunto isso pois só encontro o refil para compra e na próxima limpeza do meu arrefecimento está programado para trocar a carcaça inteira. A junta eu consigo comprar separado, caso de para comprar a carcaça separada também aí o problema está resolvido :47:


Voce não conseguirá trocar a somente a carcaça, o refil vende separado, mas a carcaça não. Sim, a Wahler é ótima também, eu não comento muito sobre ela porque onde vejo anuncio de peças deles nunca tem os graus descritos, ai fica difícil de exigir do vendedor que seja tal grau. Tá ai uma dica para eles, falta informações para aumentar as vendas deles, eu não quero que informe para qual carro, quero o grau da peça.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:40

Almeidão escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente ela serve perfeitamente para o seus carro e com certeza não só esta válvula mas muitas coisas nos carros são exageradas e este exagero com certeza prejudica com o futuro, infelizmente hoje como tudo é muito dinânimico eles nem estão ai com o futuro. Mas eu estou, e não quero o meu carro sofrendo com temperatura por uma termostática que é absurdamente alta e principalmente voce que usa parte em gasolina e uma alta parte em GNV. Repito que o Ricardo Crispim já comentou isto, para fazer o flex eles não chegarom no real meio termo e nem chegarom e ai ferra o motor. Para fazer o real flex, eles teriam que fazer um cabeçote variável, tipo sanfona e parece que isto é meio impossivel.


Almeidão tem algum fabricante ''a altura'' da MTE? Pergunto isso pois só encontro o refil para compra e na próxima limpeza do meu arrefecimento está programado para trocar a carcaça inteira. A junta eu consigo comprar separado, caso de para comprar a carcaça separada também aí o problema está resolvido :47:


Voce não conseguirá trocar a somente a carcaça, o refil vende separado, mas a carcaça não. Sim, a Wahler é ótima também, eu não comento muito sobre ela porque onde vejo anuncio de peças deles nunca tem os graus descritos, ai fica difícil de exigir do vendedor que seja tal grau. Tá ai uma dica para eles, falta informações para aumentar as vendas deles, eu não quero que informe para qual carro, quero o grau da peça.


Entendi, vou procurar uma válvula completa então :88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 10:58

Almeidão,

Achei essa aqui da Whaler:

http://www.drael.com.br/loja2/index.php ... t_id=52635

Tem essa aqui da MTE:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715162

Mas nesse caso não vem a junta, eu teria que comprar separado mesmo :47:

Uma pergunta: Essa numeração que vem antes do ponto corresponde exatamente o que? Digo isso pois a que está no meu carro é 211.82 e essa acima é 373.82?
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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 16 Set 2014, 14:38

Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
Detalhe, o a/c sempre ligado.
To na duvida :
O fato de meu vecão estar sem válvula termostática interfere para o aquecimento?
Tem mais uma coisa, como sei se a tampa do reservatório ta boa? E qual a função dela mesmo?
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 14:46

jonas caruso escreveu:Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
Detalhe, o a/c sempre ligado.
To na duvida :
O fato de meu vecão estar sem válvula termostática interfere para o aquecimento?
Tem mais uma coisa, como sei se a tampa do reservatório ta boa? E qual a função dela mesmo?

Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 16 Set 2014, 15:11

Alcir Andreoni escreveu:
jonas caruso escreveu:Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
Detalhe, o a/c sempre ligado.
To na duvida :
O fato de meu vecão estar sem válvula termostática interfere para o aquecimento?
Tem mais uma coisa, como sei se a tampa do reservatório ta boa? E qual a função dela mesmo?

Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:


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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 16 Set 2014, 15:21

Alcir Andreoni escreveu:Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:

Então Alcir, o orçamento para o carro foi todo no radiador e no deslizante do semi-eixo(aquele perto da homocinetica). Por isso vai ser dificil pegar uma V.termostatica agora, mas quanto à tampa será que faz muita diferença seu funcionamento?
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 15:22

jonas caruso escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Jonas,

Não é recomendável que você ande sem a válvula termostática do seu carro, pois vai interferir em todo o funcionamento do seu sistema.

A tampa do vaso de expansão (reservatório) é uma válvula também. Em algumas oficinas o pessoal tem aparelho para teste. :88:

Então Alcir, o orçamento para o carro foi todo no radiador e no deslizante do semi-eixo(aquele perto da homocinetica). Por isso vai ser dificil pegar uma V.termostatica agora, mas quanto à tampa será que faz muita diferença seu funcionamento?

Imagine escapar pressão por ela?

Será que o sistema vai funcionar direito. Não precisa comprar uma original, pode comprar um click que é boa!

Aproveite e dê uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=46&t=4492&hilit=import%C3%A2ncia+termost%C3%A1tica

:88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 16 Set 2014, 15:59

Alcir Andreoni escreveu:Imagine escapar pressão por ela?

Será que o sistema vai funcionar direito. Não precisa comprar uma original, pode comprar um click que é boa!

Aproveite e dê uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=46&t=4492&hilit=import%C3%A2ncia+termost%C3%A1tica

:88:


É rapaz...quanta polemica em cima dessa valvula heim?!!!
Muito esclarecedor. Obrigado.
Vou cer a tal da tampa.
De resto aguardar a opnião do Almeidão sobre a temperatura que to batendo aqui e se ele descobriu algo sobre o tal do sensor escondido.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Ju_Bueno » 17 Set 2014, 09:18

jonas caruso escreveu:Então pessoal...hj indo ao centro tava uns 34º ambiente(n sei se faz diferença). O segundo estagio da ventoinha entrou com 92º e voltou ao 1º estagio quando a temp caiu pra 89º, ai ela subiu pra 90º e segurou.
Detalhe, o a/c sempre ligado.

Eu ACHO que está normal usando o AC.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 17 Set 2014, 15:47

É Jonas, infelizmente não consegui nada sobre os plugues o qual usam os Vectras acima de 2000. Sei que o MTE é o numero 4051 para o Vectra, na não consegui nada sobre um com grau mais baixo.

Eu sinceramente se tivesse um carro que usasse este sensor para armar as ventoinhas eu iria fazer uns testes em um mais novo tipo 4053 que é da Blazer ou 4047, 4052 e 4058 que são similares ao Vectra e caso o que eu tivesse não fosse MTE, eu testaria este 4051 da MTE. Só assim para saber e arrumar o que eu consegui com o cebolão os quais comprei uns 20 para chegar no 760 que por sinal é do Vectra mais que nenhum vendedor conhece ou conhecia e muitos ainda nem sabe até hoje. MAIS SE UM RESOLVER TESTAR ALGO, DEIXE AQUI REGISTRADO POR FAVOR.

Igualmente a termostática que quanto mais novo menor o grau que é 82º, mudando somente para 87 os totalflex e mesmo assim eu usaria a 82. Como já disse, os engenheiros acordarom e melhorarom, só que os antigos insitem em ser antigo usando o que era do antigo, ou seja melhorarom os novos, mas não informarom que usando nos velhos eles ainda ficariam melhor. Seria o mesmo que eu usando KICHUTE pela idade que eu tenho, mas eu sou diferente e uso NIKE.

Um da MTE me respondeu por e.mail e eu o agradeço por isto, não divulgarei o nome porque não sei se sou autorizado, e comentou pouco sobe o plug porque não tem muito para comentar mesmo, porem comentou algo sobre os cebolões e que existem varios para os Vectras, sendo que hoje são todos iguais e com certeza isto se deve a erros e logo forom acetando, não a MTE, mas os engenheiros fabricantes do motor. Disse me ele que existem uns com graus bem mais baixo, porem para exportação. Será que lá o motor funcionando mais frio funciona melhor? Porque aqui tem que ser mais quente? Ora bolas, temperatura boa de funcionamento está entre 80 e 89 no painel, o motor não vai explodir se tiver em 94, mas não estará sendo nada economico com isto e ainda assim estará minando ele aos poucos.

Olha este tópicoabaixo que lá postarom um catálogo e verão que nos carros mais novos tudo usa 82º, exceto o felx que usa 87º. E voce, ainda quer usar KICHUTE?

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